segunda-feira, 16 de abril de 2012

O nome mais feminino do mundo.

Esse é um post nada imparcial. Porque eu passei anos da infância puta da vida porque tinha nome composto, e odiava ter que me apresentar. Era muita coisa pra falar. Depois, mais crescida, eu passei a amar meu nome. Ana Luísa, o primor da nomenclatura humana da face da Terra. Depois eu cansei de amar meu nome e comecei a achar simplesmente OK.

Sempre me irritei com o Luísa que meus pais inventaram. Acho lindo. Bem mais bonito que com Z, que me desculpem as Luizas. Mas prefiro o S. Acontece que a humanidade decidiu que Luiza é com Z, e todo mundo escreve assim. Quando eu sei que as pessoas vão ter que escrever meu nome, eu já me apresento assim: Ana Luísa com S. (Sim, porque do pobre agudo em cima do I eu já desisti).

Mas acontece que, de uns anos pra cá, eu cansei dessa brincadeira toda de falar Ana Luísa pra todo mundo. Quando é coisa simples, eu sou Ana. Quando a conversa passa um pouco do tempo, cedo ou tarde a pessoa descobre sozinha o Luísa. O importante mesmo é o Ana.

Ana. 3 letrinhas. Começa com A, termina com A, e tem um N sutil no meio. Ana. Pequeninho e doce, pode ir na frente de quase todos os outros nomes. Ana. Na minha humilde e totalmente parcial opinião, o nome mais feminino do mundo. Ana é forte. É leve. É flutuante e é pesado. É simpático e arisco. E quando é pra ser mais carinhoso, pode virar Aninha, o apelido feminino mais delicioso de se ouvir desse mundo. Quer me ver saltitar de felicidade interna, me chame de Aninha. É tão delícia!

É por essa e por outras que eu brinco de parafrasear Vinícius, dizendo que me perdoem as outras, mas ser Ana é fundamental!

21 comentários:

  1. HAHAHAHA Quanto amor por um nome! Queria gostar assim do meu, mas não rola. Nunca rolou.
    Eu ODEIO Luiza com Z, amiga, desculpe se alguma Luiza for ler esse comentário, é um desgostar simples demais e sem muitos fundamentos. É pessoal. Quando a minha tia ficou grávida, há uns cinco ou seis anos (eu sei, que tipo de prima sou eu?) e disse que queria colocar o nome da menininha de Luiza, eu fiz tanta pirraça que acabou ficando LuÍSa. Tenho certeza que a Lu ainda vai me agradecer no futuro. Tem algo nesse Luiza com Z que me parece meio masculino, meio bruto, não sei explicar. Luísa é tão mais meigo...

    Adoro esse nome Ana, Analu. É simples, delicado. Vivo pensando em usar Ana pra ser nome da minha filha... só que Clara e Elise aparecem primeiro. Só não conseguiria colocar "Ana Clara", porque não me traz lembranças boas, rsrs.

    Beijos, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Me lembrou o texto do Caio "Sem Ana, blues". E tenho que concordar, Ana é um nome que tem todas essas características que tu falou. É simples, pequeno, mas ao mesmo tempo é todo cheio de significados.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha! Adorei o post. Também tenho uma relação de amor e ódio com o meu nome. Não que você queira saber, mas é Mariany. Esse 'Y' no final é coisa de gente que não tem o que fazer e é por ele mesmo que o ódio tem sua grande contribuição no relacionamento que tenho com o meu nome. Ele poderia ser um 'A'. E aí eu poderia te dizer que, realmente, 'Ana' é o nome mais feminino que existe. E acompanhado pelo 'Mar', então... Oceânico!

    =)

    ResponderExcluir
  4. Aninha querida... rs
    você tem mesmo um nome lindo. e gosto dos dois viu? Incluindo o Luísa. Mas concordo com você que Ana é um dos nomes mais femininos do mundo. Tá ali ó... com o "Maria". rs


    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ana Luísa,

    Lendo o seu texto senti-me um pouco responsável por ele. Explico: Muito antes de vc nascer, eu acalentava o sonho de ter filhos. Eles não vieram, mas os sobrinhos vieram com abundância! E vc sabe bem disso.
    Eu tinha nome escolhido para uma filha. Era Ana Luísa. Quando sua tia Joana ficou grávida da Rafaela, ela prometeu-me que poria o nome no bebê. Mas não aconteceu.
    Logo depois sua mãe engravidou de vc. E como ela e seu pai também gostavam do nome, decidiram colocá-lo em vc.
    E eu me realizei, recebendo vc em meu coração como filha e sentido-me a mais feliz do mundo por poder pronunciar seu nome quando perguntavam como se chamava.
    Ele é simplesmente lindo!
    Bjs, te amo

    ResponderExcluir
  6. Ana era o nome da avó de jesus cristo, acho que já comentei isso com você. É um nome doce, forte e muito sonoro. Aninha Luísa junta todas as combinações a doçura do Ana, a sonoridade do Luísa

    ResponderExcluir
  7. Adorei, mas só porque sou Anna também! Se eu tivesse outro nome ia negar suas afirmações até a morte! hahahahaha
    brinks!
    Mas eu curto bastante o Anna. Ou Ana. Já tive fase de odiar meu nome e agora gosto bastante dele, acho diferente. E sempre adorei Ana Luísa, com S, porque eu também acho muito mais bonito quando vejo escrito do que com Z. Parecem até nomes diferentes.
    Acho que pelo meu tamnho, nunca fui chamada de Anninha, e posso dizer que me derreto de amor quando você e as outras mafiosas me chamam assim!

    ResponderExcluir
  8. HAHAHAHA Eu adoro "Ana", acho ele prático! Minha irmã também se chama Ana e acho um máximo. E problemas com nome?! Todo mundo teima em escrever meu nome sem o H. "Raíssa" é o c*, que me perdoem essas, mas meu nome tem H. Porque ele é igual ao da Rainha da Rússia! Aliás, agora, eu adoro soletrar "R-H-A-I-S-S-A", mas também desisti do pobre acento agudo do Í!
    Te amo, Aninha!

    ResponderExcluir
  9. Ai gente que coisa linda! Ana é um nome lindo mesmo! Tanto que quero ter uma filha que se chame Ana, sozinho mesmo, porque acho lindo e nunca conheci uma. Ana é fantástico e eu concordo que LuiSa é mais bonito que LuiZa e nunca vou me esquecer que você se apresentou na aula da Gabs dizendo "Meu nome é Ana Luisa com S" e o Jeff te chamava assim por um booom tempo hahahaha
    E eu comecei a te chamar de Analu pq tu disse que era teu apelido preferido e talz, agora é Aninha? Chamarei-a assim pois pois!
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  10. Meu nome não tem acento, mas toda vez eu falo "É ALessandra, com dois esses" porque a sociedade tambem insiste que toda Alessandra é AleXandra e eu ODEIO isso profundamente, ainda mais na gringa, mas disso tirei proveito e me tornei Alex, unissex, prático e forte... Cabou!
    Mas enfim, acho Ana um charme mesmo, e é mais legal pra nomes compostos do que Maria, não gosto de Maria acho tão.. Bleh - com respeito as Marias do mundo -.

    Sei lá, não morro de amores pelo meu nome, mas acho que me define bem sabe? Acho que no final cada um tem o nome que merece gahahahahahaha

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Aninha! (esperando os saltinhos de alegria!) seu nome é mesmo incrível. Lindo, lindo. E é o mais feminino mesmo, acompanhado de Maria, na minha opinião. Eu prefiro muito mais o Luísa com S, acho mais fofo.

    Beijo, flor!

    P.S: Eu tinha comentando antes, mas o blogger comeu. Magoei pra sempre.

    ResponderExcluir
  12. Sempre gostei de Ana, Nalu. Assim mesmo, com um 'ene'. Acho que é uma das coisinhas mais delicadas da face da Terra. Já até considerei chamar minha filha assim, mas sem complemento. Só Ana. E, realmente, Luísa com 's' fica muito mais bonito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. aaah que lindo rs, tenho sonho de colocar e vou realizar, o nome da minha filha de Ana Carolina, sou assim, apaixonada por esse nome. sera que um dia ela vira blogueira aniquila o Carolina, Carol, Nina e vários outros apelidos desse nome e fica so com o 'Ana'?

    ResponderExcluir
  14. Sempre gostei do nome Ana, sempre quis ter uma Ana Júlia. Só que também sempre quis ter uma LuiZa, por causa do Tom. Agora não quero ter filho nenhum, hahahaa...

    Seu post me lembrou uma música da Ana Cañas, procura depois!

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Também acho que ser Ana é fundamental, mesmo que eu não ache. Mesmo que se meu nome fosse composto seria Maria Luisa (dizendo mamãe). Ana é um baita nome.
    Outro dia conheci uma espanhola que se chama Aina. E eu repeti "Aina", eu sempre repito nomes aqui pra gravar e pra ver se estou pronunciando certo. E ela completou "Isso, Aina. É como Ana, mas tem um i no meio. É um nome comum, tipo Ana mesmo, pros catalões". E eu fico me perguntando: como ela consegue pensar em estragar um nome convencional como Ana? Nada contra Ainas, nem espanholas. Mas Ana é uma coisa e Aina outra.

    Deixo também meu protesto pq todo mundo coloca acento no meu nome e eu me chamo Luisa-com-esse-sem-acento-no-i. Como as pessoas esquecem o acento só na hora do teu nome????

    ResponderExcluir
  16. Daiane: eu gosto do meu nome graças a Deus não é Daiany kkkkk

    ResponderExcluir
  17. ♥Realmente Ana e um nome lindo, fiquei tão feliz em ler esse post falando do meu nome ''Ana''. Adorei.♥

    ResponderExcluir
  18. o meu nome é Luisa com s grassas a deus a letra z não rola muito comigo na minha rua a na minha classe da escola so tem eu com s não sou igual as outras

    ResponderExcluir
  19. o nome luisa com s é mais bonito primeiro inventaram luisa com s para depois colocar o intruso com z

    ResponderExcluir
  20. Acho ana lindo so que tenho muito trauma desse nome kk'

    ResponderExcluir
  21. aaaaaaaaaaaaaa eu gosto de ysabela e sofia

    ResponderExcluir