domingo, 22 de abril de 2012

Agora eu tenho a minha história.

Eu tinha por volta dos meus 5 anos quando o mundo parou pra falar de Titanic. O famoso navio naufragado que tinha virado filme. Todo mundo despencava para ir ao cinema, e eu brincava de bonecas. Como essa febre durou. Saiu do cinema, lançaram o VHS, e meus pais compraram, super animados. Eu nunca tinha visto, obviamente. Ouvi a música e me apaixonei. No alto dos meus 6/7 anos, ficava ouvindo a música no Repeat, abraçada na caixa do VHS, sem nunca ter visto o filme. Só achava mágica aquela capa, daquele navio, com Jack de um lado, Rose do outro.

Por volta dos 8 anos, eu brincava de desenhar um navio em alto mar. O nome dele sempre seria Titanic. E eu passei a vida ouvindo a música e achando poética aquela capa com Jack, Rose, e o navio no meio. Mas nunca tinha visto o filme.

Em 2008 ou 2009, sei lá, meus pais compraram o DVD. E eu fui acabar com a lenda que girava em torno da menina que nunca tinha assistido Titanic. Eu não tenho paciência pra filmes grandes. Sentei no sofá, e tudo bem. Achei o filme bonito, mas as longas horas me deram faniquito, eu lembro que estava mais preocupada em levantar do sofá pra ir fazer qualquer outra coisa do que em ver o filme. Terminei dizendo que era bem bonito, mas que não veria de novo nos próximos 10 anos. Precisaria de pique.

Só que aí inventaram de lançar o 3D, e eu vi o cartaz e me animei sutilmente com a possibilidade. Mas bem sutilmente mesmo, do tipo: “Se por acaso eu não tiver mais nada pra fazer, eu vou.” Só que a dona Mayra aqui se animou de verdade, e quis mover o mundo pra irmos assistir o filme. Combinamos, inicialmente, de ir assistir em 7 pessoas. No fim das contas fomos eu, ela, e minha irmã.

Compramos uma quantidade absurda de pipoca, e depois de bons 30 minutos paradas na fila, entramos na sala, e colocamos os óculos. Quando a tela se iluminou, me preparei para um mundo de trailers, mas de repente, apareceu um navio gigante em tons sépia, com pessoas abanando seus chapeuzinhos, e… sem preliminares, bebê. Não tem trailer. E eu nem tinha me preparado psicologicamente.

Sei que, se daquela vez, no sofá de casa, tudo o que eu queria era que o filme não acabasse, dessa vez eu torcia para que ele demorasse anos para acabar. Me apaixonei por cada minuto. Me emocionei toda vez que surgia ao fundo o instrumental daquela música. Gargalhei de verdade com cada minuto descontraído do filme, me arrepiei com cada vento no cabelo, me aninhei na cadeira em cada desespero. Eu senti. Senti tanto o filme que precisei tirar o celular da bolsa pra tirar uma foto da tela do cinema naquela cena. Só pra eu poder ver a foto de novo e lembrar de como eu estava me sentindo naquele momento. Porque eu estava sentindo. Sentindo a emoção daquela criança de 5 anos que nem sabia o que era isso. A emoção daquela criança de 7 anos que, sem saber direito o que era, se arrepiava abraçada na capa de um VHS que ela nunca tinha assistido. A emoção da coincidência do navio ter afundado na data do meu aniversário, exatos 80 anos antes de eu nascer. Sentindo raiva da menina que teve faniquito pra levantar do sofá quando assistiu o filme pela primeira vez.

Saí do cinema cantando junto com Celine Dion, sem medo de passar vergonha. Aquele era o meu momento. Eu finalmente estava ouvindo a música, enquanto os créditos subiam, na sala de cinema. Eu. Assisti. Titanic. No. Cinema. Exatos 100 anos e 7 dias depois do naufrágio. Aos meus 20 anos e 7 dias. Agora eu tenho a minha história.

MSDTITA EC070

You jump, I jump. Remember?

23 comentários:

  1. tipo assim, acho que esse foi o filme que mais me fez chrorar, um dos primeiros...

    Eu adorava a história do navio, quando eu era menor eu fazia pesquisas sobre ele e ate esperava que a historia de Rose e Jack fosse verdade... Um história tão linda, no meio de uma grande tragédia.


    http://herecomesmyworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai gente... nunca vai existir um filme mais triste, denso e intenso que esse. Choramos juntas pra valer ontem, hein? E foi lindo! Titanic é lindo! E eu achei TÃO lindo que só fui notar que realmente tinha passado 3h de filme na hora que saímos da sala e já era mais de meia noite. O 3D foi uma bosta, digo mesmo. Não mudou nada. Mas eu não estava ali pelo 3D e sim pela emoção de ver Titanic no cinema e o mais legal foi que enquanto via percebi que a Globo tinha cortado MUITO mesmo e eu não tinha visto nem metade de toda aquela belezura, fora que era dublado ainda... Não tinha toda a emoção dos gritos de "Jack!!! Jaackkk!!!!" e "Rose! Roooseee!!!" ai gente... ai ai ai... Um dia quem sabe nós reles mortais encontremos um amor como aquele, que em dois dias atingiu um ápice bombástico, capaz de fazer a pobre velhinha mudar de sobrenome para sempre, mesmo sem ter se casado.
    E eu nunca vou me conformar com o fato do Jack morrer. Nunca. Mas na vida é assim... coisas ruins acontecem... infelizmente :(
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  3. Gente, eu falei que não teria paciência de assistir a esse filme de novo. Quando ele lançou eu assisti 2x no cinema, depois umas 150 na tv. kkkk. Mas é tanta gente postando sobre ele, que tô ficando com vontade de assistir de novo, só pra ver se vou sentir a mesma emoção. kkkk.

    PS: Eu sou velhinha, quando lançou eu tinha uns 10 ou 11 anos. Lembro bem! Já sabia ler bem na tela do cinema. kkkk

    ResponderExcluir
  4. Ah, Ana...seu blog tá muito lindinho!!! Tenho tido pouco tempo para lê-lo, mas quando venho atualizo mnhas leituras.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Tô combinando com uma amigas de ir ir ver, mas né, sei lá quando isso vai ser :( E, nossa, eu assisti só uma vez. Na Globo. Ou seja, tem muita emoção inédita pra eu sentir ainda hahaha

    E tira esses gatos daqui, já disse!
    Beijo, Aninha ;*

    ResponderExcluir
  6. Ai, que fofa. Titanic é um filme lindo, eu me encantei desde a primeira vez que vi, nem lembro quanto tempo faz. É o conto de fadas que toda menina, no fundo, sonha, né? Eu sonhava. Imaginava e criava o meu navio e o meu Jack, e então eu podia ser a Rose.

    Fiquei com vontade de assistir mais umas 10 vezes. Vou ali, e já volto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Assisti esse filme logo que saiu em VHS (eram DUAS fitas, lembra?). Os vizinhos se reuniram todos e a gente embarcou nessa. Naquela época eu ainda não chorava em filme (isso só começou com os hormônios, lá pelos 12), mas nunca vou esquecer como aquele filme me deixou triste! Depois disso só assisti trechos.

    Ainda não fui ver em 3D no cinema, mas vou. Nem que seja sozinha. E já sei que, dessa vez, vou me acabar de chorar de verdade.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Liindo, Titanic é um filme encantador, me ganhou desde a primeira vez que vi. ♥
    http://srt-jully.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre amei Titanic, e estava contando os dias pra ver no cinema, porque também só tinha visto o filme na tv de casa. E é demais, né? Já vi ZILHÕES de vezes, e em todas eu surto, choro, rio e nem vejo as 3h30 passarem. Ver no cinema foi uma mega experiência, parece que a gente SENTE mesmo, me deu até falta de ar e tremedeira junto com eles.
    Coisa mais linda.
    beijo

    ResponderExcluir
  10. Eu chorei tanto, mas taaaanto, semana passada quando vi que precisava tirar o óculos 3D pra limpar os olhos. Amo essa breguice!

    ResponderExcluir
  11. Putz eu queria taaaaanto ir vem em 3D! Tomara que eu ainda consiga... como a Anna Vitória aqui em cima, eu também sempre amei Titanic, de pequenininha achava a música linda (e depois Sandy e Junior regravaram e eu amava mais ainda). É um marco muito grande na história do cinema.
    E é todo lindo...

    ResponderExcluir
  12. Ainda não fui ver Titanic em 3D no cinema, mas juro que morro de vontade. o que me falta é tempo. só isso.
    marcou mesmo toda uma geração. beijos!

    ResponderExcluir
  13. Não me lembro perfeitamente do filme em si, pois acho que assiti há muito (mas muito) tempo. Espero assistir em 3D também!

    ResponderExcluir
  14. Ai, que amo amo amo Titanic, nunca me canso e nunca troco de casal quando tá passando, mas ainda não pude ir ao cinema. Deve ser uma sensação tão única... mal posso esperar!

    P.S. estou com saudades, Analu! <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Também me emocionei tanto!!! Chorei diversas vezes lembrando de mim no cinema há 15 anos atrás e chorei pelas diversas pessoas que morreram, chorei pelas lembranças... enfim! esse filme marcou minha vida!!
    Foi lindo ver tudo de novo!!
    Finalmente vc viu Titanic, pela segunda vez e em 3D =)))
    Beijossssss

    ResponderExcluir
  16. E aliás... quem nunca brincou de titanic quando era menina nova???
    =)

    ResponderExcluir
  17. Adorei sua história, amiga! E não posso deixar de comentar que nessa parte em que você fala da sua inquietação pra assistir os filmes, lembrei da Rê dizendo: Analu tem formiga na bunda. Por que, NÉ? Hahaha!

    Ainda não fui assistir, mas quero. Lembro que a primeira vez que assisti nem liguei muito. Minha tia era LOUCA pelo filme, falava nele o dia inteiro e eu já estava cansada de saber o que acontece no final, sabe? Anos mais tarde, chorei horrores vendo na televisão e passei a gostar mais.
    Só que não tenho esse amor louco pelo filme, não. Hahaha!

    Quem sabe depois que ver no cinema também tenha uma história diferente pra contar?

    Beijo, amore!

    ResponderExcluir
  18. Eu só vi uma vez. Me emocionei, chorei, ri, fiquei com o filme no coração mesmo. Mas nunca mais. Até escrevi no blog sobre isso. Me dói. É triste demais.
    Beijo Amor de AnaLu.

    ResponderExcluir
  19. Adoro assistir ao Titanic.
    A primeira vez que o assisti eu tinha uns 6 anos... Mas era legendado, e eu ainda não sabia ler direito (só poucas coisas) então não deu pra entender muito. Só sei que chorei litros quando o Jack morreu e pensei que ele tivesse morrido de verdade. Aí tiveram de me acalmar porque eu realmente havia acreditado naquilo. hahaha
    Tô pensando em ir assistir a esse Titanic 3D. Deve ser bem legal.
    Mas olha que legal sua história. Poxa, muito tri. Agora você realmente tem sua própria história sobre o Titanic.
    Bjo!
    Wink!

    ResponderExcluir
  20. Ainda não acredito que eu não fui ver Titanic no cinema. Estou muito desapontada com as minhas amigas que ficaram falando tanto disso e agora não querem mais ir. Titanic foi o primeiro filme que eu vi no cinema. Pirralhíssima, é verdade. Na minha cidade não tinha cinema e esse foi o primeiro filme que eu enchi o saco dos meus pra eles me levarem assistir na outra cidade. Meu gato chama Leo porque eu fiquei impressionada demais com o Leonardo/Jack.
    Ler o seu post só me fez ficar com mais vontade ainda de assistir, vou agora mesmo torrar a paciência das minhas amigas. Quero tudo isso que você teve.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Arrepiei! Como assim ele afundou do dia do seu aniversário! Se fosse comigo, ia ter certeza que era destino, sinal divino, reencarnação do Jack... kkkkkkkkk
    E não acredito que você só foi ver Titanic em 2008/2009! Eu passei a vida vendo isso, nem lembro qual foi a primeira vez. Bem que eu queria ir ver no cinema.
    Beijo! <3
    P.S: Agora tenho medo de vir aqui porque me sinto rodeada de gatos e tenho medo deles.

    ResponderExcluir
  22. aff...aeuhaehueahueahuea =P que bregaaaa

    ResponderExcluir