terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nem foi tempo perdido!

Estamos cada vez mais escravos do tempo. Isso é fato. Eu mesma sou um exemplar perfeito dessa turma, vivo reclamando que meu dia deveria ter 48H, mas quando estou fazendo alguma coisa extremamente entediante fico desejando que o tempo passe mais rápido. Sou daquelas que repara demais em horários e calendários, que em fevereiro já está pensando que o ano passa rápido demais, e que em outubro, quando começa a ver o pessoal pendurando luzes de natal já surta com a visão do fim do ano: Fim do ano de novo? É, essa sou eu.

Quando eu tinha 12 anos eu tinha ataques absurdos de “o tempo precisa passar rápido”. Era tão absurdo que eu e minhas amigas passávamos o intervalo todinho falando sobre o futuro: Nossa profissão, nossos maridos, nossos filhos e coisas do gênero. Eu olhava para as crianças das turmas menores, tipo, de 7 anos, e pensava: “Ai que coitadinhos, ainda falta muito pra eles serem adultos, eu estaria maluca se ainda tivesse 7 anos”. Eu lembro claramente disso, porque eu pensava desesperadamente nisso. Eu queria que o tempo voasse e eu acordasse adulta. Minha primeira ficha caiu quando eu terminei o colegial. Por quê? Porque na primeira semana de provas da 5ª série eu estava com dor de barriga de nervoso (eu ainda era CDF), olhei para os alunos do 3º colegial e morri de inveja. Falei na hora: “Meu sonho era estar no último dia de aula do 3º colegial”. E de repente eu estava lá. Meu sonho era que o tempo passasse. E passou.

E agora? E agora eu me pego pensando, muitas vezes, que gostaria que ele voltasse. Eu, que sempre fui louca para ter 25 anos (sempre, nunca sonhei com os 18), estou morrendo de medo de completar os 20 em abril. Às vezes olho para as crianças e me sinto uma velha. E olho para meus avós e imagino o quanto eles não devem ficar assustados por serem velhos. E quando me pego pensando nisso, tenho vontade de me dar um soco. A conclusão que eu cheguei? O tempo passa. Sempre mais rápido ou mais devagar do que desejamos, mas nunca como desejamos. E eu já devia ter aprendido a lidar com isso.

Tenho 19 anos. 19. Pra que diabos preciso querer ter 7 ou 25? E porque tanto medo dos 20? Por que eu perdia tempo pensando que deveria ser mais velha, e agora perco o mesmo tempo pensando que deveria ser mais nova? Why on earth eu me preocupo tanto assim com tempo?

Já percebi, esse texto está completamente bizarro e sem nexo, mas é só mais uma daquelas minhas filosofias de botequim, dessa vez, muito mais ao meu respeito do que ao interesse de vocês, singelos leitores, e doces mafiosas (que me mimarão mesmo assim).

Eu só queria ver se escrevendo eu entenderia o porquê de eu ouvir Oração ao Tempo e sentir uma invasão de paz na parte do: “Tempo, tempo, tempo, és um dos deuses mais lindos”.

Eu só queria ver se escrevendo eu perceberia o porquê de eu ouvir Tempo Perdido, me apaixonar por cada milímetro de sua letra, mas sentir uma ânsia desesperada de gritar com lágrimas aos olhos quando chega na parte que diz que “nem foi tempo perdido, somos tão jovens”.

É uma emoção libertadora gritar isso. Assumir pro mundo que nada é tempo perdido, e que sempre, sempre seremos jovens. Assumir pro mundo que o tempo é  lindo. E que ao invés de me preocupar se ele passa rápido ou devagar demais, eu devia me preocupar em vivê-lo direito. Aliás. Me preocupar, não. Viver. E só.

somos

“Tempo, tempo, tempo, tempo. Entro num acordo contigo.”

25 comentários:

  1. O tempo passa rápido sim e eu tb lembro que quando eu tinha meus 15 anos queria fazer logo 18 pra entrar na balada e dirigir. Estou quase fazendo 20 e não tirei minha carteira ainda e nem saio muito pra balada. É a vida. E ela é bonita assim... Reclamamos demais e às vezes não vivemos. "VAMOS VIVER, VAMOS VIVER, TEM GENTE SENDO FELIZ NO NOSSO LUGAR". Isso aí, amiga, esse ano, o próximo e todos os outros que ainda estão por vir são NOSSOS!
    E que o tempo nos ajude, somos tão jovens! o//
    TE AMO

    ResponderExcluir
  2. como não faz sentido? claro que fazz loirinhaaa....ta sensacional o texto, mesmo nervosa voce escreve de uma maneira extraordinária....sabe pq?? porque você tem o dom, voce tem esse talento, tu vai longe pra kramba e eu ja te falei isso e nao canso de repetir...=D muito sucesso sempre...beijao

    obs: o tempo? deixa ele pra lá e vamo beebbberrrrrr....=D AEHUhaeueahueahueahueahu

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que você nunca vai ser velha. Adultaa você tá se tornando, mas acho que você, no fundo, sempre vai ter uma criança linda dentro de você. Não me pergunte porquê, mas é uma coisa positiva.
    Tenho esses surtos também. Acho o tempo pouco. Outro dia eu tava sonhando com o dia que eu fizesse 15 anos e como eu ia ser grande nesse dia. Hoje eu tenho 18. DEZOITO!
    É absurdo e assustador, mas a gente vai vivendo sem perceber. Não quero ver ruguinhas de preocupação nesse rosto cheio de curiosidade. Vai lá continuar vivendo. Beijo! <3

    ResponderExcluir
  4. Eu não consigo deixar o tempo de lado. Eu calculo até quantas horas eu preciso dormir. Vivo completamente voltado para o futuro, embora eu não saiba exatamente aonde parar de me preparar para o futuro. Pode ser que eu morra me preparando para o futuro.
    Não devia ser algo ruim, mas me privo de muitas coisas hoje.
    Mas, ao mesmo tempo, eu garanto que exista cada momento belo no meio de toda essa preparação.

    ResponderExcluir
  5. Amorinha linda, nem tem por que a senhorita se agoniar tanto assim com o tempo. Não importa que você tenha 80 anos, eu sei que você será pululante como uma menina de 7. (:
    Eu também tenho uma agonia em relação ao tempo. Acho que todos nós né. Vivemos num mundo de agoniados. É uma tarefa difícil, mas precisamos achar a nossa paz em meio a isso.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. O tempo voa, e o maior erro do ser humano é pensar que el vai andar de acordo com nossa vontade. Não vai. Eu sou a pessoa mais nostálgica e saudosista da face da Terra. Vejo o sol e lembro da sminhas férias de quando tinha apenas doze anos, das tardes na piscina. Aí ouço uma música e penso em como era bom ter 15 anos e passar o dia lendo e cantando no quarto.
    Naquela época eu também queria controlar o tempo, queria crescer, me tornar adulta, poder sair sed dar satisfação e ter dinheiro. Cresci, sou adulta, trabalho e não tenho dinheiro e ainda tenho que dar satisfação. Era melhor que o tempo não tivesse passado, mas isso é impossível. E me assusta pensar no tempo voando assim, porque logo também terei 20 anos e o que tanto mudou? Nada, praticamente. Essas duas músicas me arrepiam também, amiga, mas não consigo entender o porquê. De qualquer jeito, com o tempo voando ou não, temos que viver, né!? Com ou sem a paranóia dos 20 anos. Agora imagina a gente na crise da meia idade como vai ser!? Ha! Guerra nuclear ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ana! Andei pensando sobre isso também... o pior problema nisso tudo, é que junto com a idade vai chegando também as obrigações, meu sonho sempre foi ter 16, e quando finalmente chegou, não vi nada de tão diferente assim,a não ser olhar pra traz e pensar : Poxa, eu esperei tanto por isso e era só isso? Agora eu aguardo pelos 18, ansiosa para tirar a carteira de motorista! HAHA beijo!

    ResponderExcluir
  8. Quando eu era criança, pensava a mesma coisa. Eu sempre quis ter dezessete anos, achava que com essa idade, tudo ia mudar. Agora eu tenho dezessete anos e as coisas mudaram mesmo! Quando completei, fiz mais amigos, perdi um pouco da minha timidez (que era extrema...), sei lá, parece que foi um presente da vida. Eu consegui uma bolsa na PUC! E eu estou com um pouco de medo, não conheço ninguém lá, ninguém mesmo. Tenho que arranjar lugar pra ficar, foi tudo de repente mesmo, não esperava nada disso, chega até a ser engraçado... hahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Ana, é inevitável pensar sobre o tempo que passou, passa ou passará... Todas nós já fizemos isso e faremos mt ainda
    Mas acho importante pensar no aqui-agora e, como vc disse, viver o tempo direito! Não se prender a um tempo que não existe...
    Bom, é assim q eu tenho visto minha vida, ligando para o tempo, mas só para o tempo presente, que é o que eu conheço!
    Acalento, querida!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  10. Aninha, eu tô com a Amanda quando ela diz que você sempre será uma menininha. Ando pensando muito sobre o tempo também (e olha que eu só tenho 17 anos). Às vezes acho que tenho perdido muito (indo contra seu título) com besteira, atrapalhando o rumo natural das coisas... Mas aí eu lembro que nem dá pra fazer muito isso. As coisas são como devem ser, a gente só vai aceitando, né?!
    Eu ODEIO essa música da Maria Gadú, mas a letra é realmente significante. "Tempo, tempo, tempo, tempo... és um dos deuses mais lindos." <3

    Tomara que sua TPM passe logo (apesar de render ótimos textos, hahaha)
    Beijos, flor :*

    ResponderExcluir
  11. Sempre que minhas amigas começam a falar de idade, eu faço cara feia. Eu nunca me incomodei com idade. Já desejei, sim, voltar aos cinco anos, mas nunca senti isso de uma forma desesperadora. E quanto ao passar dos anos, eu sempre achei lindo ficar mais velh@, sou dessas que falam que nunca vão pintar o cabelo pra esconder um fio branco.

    Enfim, esse sentimento logo vai passar, Aninha!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Exatamente igual a mim. Eu vi pensando nisso e me da um arrepio na espinha em me imaginar bemmm velhinha. Quando eu era pequena eu queria estar na serie, a 8ª passou ai eu queria estar no 2° e passou também agora eu estou no 3° e quero muito estar na 1ªserie de novo. to ficando quase louca porque eu não sei o que eu vou fazer depois desse ano.
    Tempo, essa é a palavra que mais de arrepia.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Sou mais a pensar que ainda somos jovens. Isso, aliás, me remeteu também às cobranças do cotidiano. Poxa, são tantas cobranças absurdas, tanto 'olhar lá na frente' que, no fim das contas, acabamos induzidos a viver em função de evitar perder tempo, viver pro futuro. E agora? O que a gente faz com o agora? Acho que devemos viver e ponto, como bem diz você. Viver e só, ou então o caminho da loucura é logo ali.
    Adorei demais esse texto, me identifiquei com você em várias partes, principalmente quanto à insegurança em fazer 20 anos. Passei um pouco por isso no ano passado, e te garanto: vai ficar tudo bem, rs. A idade parece pesada, e pode até reservar algumas mudanças, mas nada de assustador, flor. Vai com fé! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ei meu amor, li isso aqui e me lembrei que estou para escrever algo parecido há séculos, portanto nem vou me estender muito no comentário, daqui a pouco vá ao meu blog e leia o que tenho a dizer à respeito, no momento fique apenas com o "O tempo passa sem parar, tente notá-lo menos e aproveitá-lo mais"
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Pra mim você vai ser sempre a menina baixinha que gosta de Alice e se encanta com as coisas pequenas da vida...

    Acho que o que realmente vale é aproveitar, viver. Amo Tempo Perdido e sempre fico com lágrimas nos olhos quando escuto.

    Amiga, eu ando muito triste, querendo ficar sozinha no meu canto o tempo todo, não falar com ninguém e esse seu post provocou meu primeiro sorriso sincero em dias. Te amo <3

    ResponderExcluir
  16. Eu já tive surtos do tipo "De Repente 30" (já viu esse filme?) e me vi sonhando também com o futuro - próximo ou não. Sempre penso que o tempo passa rápido demais. Beijoss!

    ResponderExcluir
  17. Só digo que depois dos 18 anos a vida voa. Pronto. É clichê, mas é a pura verdade. Ontem mesmo eu tinha 19 anos, e agora em 2012 vou completar 25! Vinte e cinco. Infelizmente, tenho a sensação de que perdi MUITO tempo, mas isso não me impede de viver meus segundos da forma correta daqui pra frente :)

    PS: Você SABIA que eu ia surtar ao ver o Água para Elefantes na sua sidebar, né? VOCÊ SABIA! Sua linda! Leia, e espero que goste do livro. Apesar de ser circense, não vou passar a mão na cabeça da escritora, não hahaha mas é um livro bom! :D

    ResponderExcluir
  18. Eu também sempre acho que o tempo está passando rápido ou devagar demais. A diferença é que quando eu penso que vou fazer vinte anos não me acho velha, é mais uma sensação de estranheza do tipo "o que aconteceu com toda a minha vida?". Quanto a quando eu REALMENTE tiver velha, acho que vou ficar feliz só de poder ser um daqueles casaizinhos bonitinhos que ainda andam de mãos dadas por aí. E seu texto ficou foi muito legal, viu?
    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  19. Olha que eu nunca torci pro tempo passar rápido quando eu era mais nova. Vivi minha infância feliz e aproveitei o máximo que pude. Tive minha idade de achar o MÁXIMO meninas de 18 anos, depois de 25... e cá estou com 27. MEODEOS, longe de onde planejei estar. Mas enfim, estou. E agora, o jeito é ser. heh

    Beijo, Nalu!

    ResponderExcluir
  20. Meu sonho de infância era chegar no terceiro, ser grande, legal e descolada como todos os formandos que eu conheci durante a minha vida acadêmica. Meu terceiro ano foi xoxo, eu estou feliz porque acabou e não morro de saudades não. MAS dos meus tempos de criança, AH QUE SAUDADE! Não fui uma criança precoce e aproveitei bem meus anos dourados. Mas ainda dá saudade lembrar e saber que nunca mais terei uma vida tão fácil quanto a que eu ja tive.

    Crescer é tão difícil e dá uma preguiiiiiiça, acho que ninguém deveria tomar decisões importantes - tipo escolher a profissão de uma vida - antes dos 25/30 anos. Pena que o resto do mundo discorda ><

    Beijão Nalu

    ResponderExcluir
  21. Este texto? Sem nexo?

    Pois eu te digo que esse é um dos meus preferidos. Porque é isso mesmo... a gente ta sempre querendo de volta o que já teve, ou almejando o que pode vir a ter, mas somos cegos em relação ao presente.

    A propósito... eu amo essa música. Mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Olha, eu me identifiquei com o teu texto porque quando era criança sonhava com os 18 anos (pra ticar carteira de motorista), com 18 eu sonhava com os 20 e agora, com 23, fico com medo dos 24 que chegam em junho. Me identifiquei também porque ouço essas duas músicas e sinto o mesmo... é como se eu orasse para o tempo não ser rápido e nem devagar, ser apenas justo.

    Gostei do teu texto.
    Beijo!
    Tô seguindo. =)

    ResponderExcluir
  23. Hello! Adorei seu texto, seu blog. Me identifiquei bastante com o post, tbm falo as mesmas coisas sobre o tempo... eu ainda nao acredito que terminei o colegial... e que mal comecei uma faculdade e já tranquei por um tempo... o tempo passa e muita coisa muda. Essa é uma das tragedias da vida, alguma coisa sempre muda.
    ósculos e amplexos pra você...
    herecomesmyworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olha Aninha, esse negócio de tempo é um problema pra mim também. Hoje, com 33 anos, tenho muita saudade dos meus 20 e poucos, época de baladinhas, diversão e menos preocupações. Hoje já vivo preocupada porque JÁ estou com 33 anos e logo logo chega os 40!!! Mas por outro lado, como vc falou, a gente vive a segunda querendo que chegue sexta, vive querendo o próximo feriado, a próxima Páscoa, etc... Ou seja, o negócio é aproveitar cada época da vida, porque passa muito rápido mesmo. Mas vamos combinar que você ainda é uma "criança" né! Não tem que se preocupar com essas coisas!!!! :-)
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Você sabe o que eu penso disso, ne? Acho que o tempo passar mais rápido ou mais devagar é uma simples questão de ponto de vista. Acho que a gente tem que desencanar, não pensar tanto e viver mais.
    Eu não queria que o tempo voltasse não, só de pensar em repetir o colegial eu sinto um terror sem igual. Acho que não aproveitei minha infância como deveria, porque era dessas que queria desesperadamente crescer. 16 anos era minha idade dos sonhos.
    Hoje eu só tenho medo da decadência, sabe? De ficar doente, de não conseguir viver sem a ajuda dos outros, essas coisas. De resto, cada fase da vida tem suas dificuldades e suas maravilhas. Sinto saudades de quando tinha 12 anos e minha maior preocupação era com o dever de casa de Matemática, mas não trocaria essa cabeça leve pelas coisas que tenho hoje.
    Pense assim, xuxu. E relaxe.
    Beijo.

    ResponderExcluir