domingo, 20 de maio de 2012

O diário de uma menina de vinte anos

Estava eu, nessa eletrizante madrugada de sábado pra domingo, na minha grande boemia do edredom enquanto a Taryne está numa balada de músicas antigas, ouvindo mamonas e Queen. Sem nada pra fazer e sem minha sagrada companhia para Skype no sábado de noite (Rafaela também evaporou), me restou curtir um tédio, abrindo e fechando páginas da internet sem absolutamente nada divertido para fazer. Tendo lido todos os blogs que deveria ler, reblogado tudo o que devia reblogar no Tumblr, stalkeado todos os perfis que deveria stalkear no facebook e conferido a monotonia do twitter, só me restava brincar com as estatísticas do blogspot. E lá fui eu.

Cheguei nas origens de tráfego e encontrei um blog novo lá, que supostamente teria trazido pessoas ao meu blog. Era um tal de: Oficina Blog na Educação. Cliquei, e parece ser um blog que ensina professores a usarem o blog de forma útil na educação. Até onde entendi, os posts são divididos em lições, e a primeira, bem básica, onde o autor explica bem sucintamente o que é um blog, e diz que ele pode servir para inúmeras funções. Aí de repente ele propõe a lição de os leitores classificarem os blogs que ele relacionar. E bem em primeiro da enorme lista de quatro blogs, lá estava o meu. E aí, pessoal? Qual a função do meu blog?

Corri rindo para ver as respostas do povo. E lá estavam, as poucas respostas, falando o que afinal meu blog seria. Segundo uma tal de Isabel, eu uso o meu blog como diário pessoal, onde conto meus medos, anseios, preguiças, e todo o cotidiano. Pausa para me atirar pela janela. A pessoa me resumiu em medrosa e preguiçosa. Sigamos. O próximo, assinando como Linhares, disse simplesmente que era um diário. Assis disse que fica marcante o meu desejo de compartilhar meus momentos vividos. Cassia disse que meu blog retrata a vida cotidiana de uma jovem de 20 anos, e Mara disse que eu falo da minha rotina.

O que me fez rir. Ah, fez. Porque quando eu criei esse blog eu devo ter pensado num diário mesmo, afinal de contas, francamente, olha o nome disso! Minha vida como ela é. É óbvio que eu vou relatar a minha vida. E eu adoro. Adoro contar meus casos e acasos, quem sabe medos, e até preguiças, como disse a Isabel. Só que isso aqui é tão, tão maior! Cabe o que me der na telha! Isso aqui, apesar de ser ‘público’ e ‘do mundo’, é tão meu, que nem dá pra explicar! Nunca consegui criar uma linha editorial para o blog, e um belo dia, vi que não queria isso! Porque adoro a linha editorial ‘não tenho linha editorial nenhuma!’ porque se aqui eu posso ser livre, porque diabos eu vou me prender? Pra isso servem os marcadores, que tentam organizar um pouco da bagunça.

Tentando facilitar a vida dos leitores do tal blog que resolveu me propor como objeto de estudos, talvez esse blog não seja exatamente o diário de uma menina de 20 anos. Mas pode até ser o diário do cérebro dessa menina. E do coração também. Eles dois juntos é que mandam na verborragia que aparece por aqui desde 2008.

F 006

Tudo que passa pela minha cabeça e eu gosto, eu digo que é MARA nesse blog.

18 comentários:

  1. Muito difícil esse exercício de tentar captar o que o autor do blog quer expressar em seus textos.. Acho que seria mais fácil classificar sobre o que o blog não fala, rs. Porém achei super legal seu blog estar sendo objeto de estudos, que máximo Nalu! ~adorei a foto~
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  2. EU COMPREI QUARTO ONTEM!!!!! Tô com vontade de passar ele na frente só pra gente fazer um "Clube do Livro de duas pessoas" depois, mas enfim, hahaha.

    Eu me assustaria se encontrasse meu blog sendo objeto de estudo de quem quer que fosse! Gente! E acho que os estudantes estão precisando ampliar seus horizontes, porque isso aqui é muito mais do que o diário de uma menina de 20 anos. Basta prestar atenção.

    Também adoro isso de ‘não tenho linha editorial nenhuma!’ Meu blog é assim e meus blogs favoritos são assim.

    Beijo, amiga!

    ResponderExcluir
  3. aaaaaaaaah que legal :B
    mesmo sobre uma curiosidade, de um tédio você vai lá e descobre que seu blog está uma lista e serve para as pessoas, que te descreve de varias formas.
    E as vezes retratamos não apenas como um diário, mais do que isto é uma parte que vivemos, que escrevemos sem se importar com o restante do mundo e sim a maneira de nós expressar.

    ResponderExcluir
  4. Linhas editoriais em blogs são um tédio! Restringem demais o pensamento e isso é tão chato, é tão não o objetivo de se ter um blog, me dá até náuseas. Imagina se eu não pudesse falar sobre Florbela Espanca num texto e logo em seguida fazer uma parada ENORME sobre greve? Qual seria a pira de ter um blog? E quer saber... Se teu blog é um diário de uma menina de 20 anos que relata suas preguiças, o que é o meu? HAHAHAH
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Você demorou no banho e eu fui dormi, porque estava caída de sono, tá, dona Ana Luísa?! Acho que a gente precisa começar a marcar dias e horários, porque fica mais fácil me programar. Tary1 que tope!

    "(...) Tendo lido todos os blogs que deveria ler, reblogado tudo o que devia reblogar no Tumblr, stalkeado todos os perfis que deveria stalkear no facebook e conferido a monotonia do twitter (...)", socorro. Essa sou eu!!!

    Também me assustaria se encontrasse meu blog como objeto de estudo. Ainda mais se avisos. Eu, hein. Mas, enfim, também não sei definir muito bem o meu blog, mas odiaria vê-lo classificado apenas como "um diário". Não sei, soa tão vago. E, assim como você, também tenho o meu blog como algo tão além disso...

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Definir seu blog em palavras é uma tarefa quase impossível, porque ele é um retrato de você. Ótimo post, haha. Beijo e boa semana!

    OBS: Ana, poderia votar na enquete lá do blog? É que estou tão em dúvidas que preciso da opinião dos blogueiros que eu gosto.

    ResponderExcluir
  7. Amei saber que seus textos estão sendo objetos de estudos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. "Cabe o meu amor, cabem três vidas inteiras, cabe uma penteadeira..."
    Não resisti!
    beijo <3

    ResponderExcluir
  9. Seu blog está na categoria "é meu". Pronto.

    ResponderExcluir
  10. Para mim seu blog é uma delícia de se ler. É como se eu pudesse ver e sentir suas expressões em cada palavra aqui... E gosto do fato de "não ter linha editorial" (ahá, o meu também não tem).

    Beijo, Ana

    ResponderExcluir
  11. Ana minha querida ando sumida, cheio de coisa pra fazer, quase que abandono o Dentro Dela rs... mas não consigo, essa blogosfera pra mim é vício e sinto saudades de entrar aqui e encontrar textos delícia como esse.
    Até porque, esses alunos que fizeram a análise talvez não tenham reparado que aqui vai muito mais além de um simples diário, é lugar de TERAPIA! rs...

    beijoca

    ResponderExcluir
  12. Pessoas e sua mania infinita de sair rotulando tudo o que veem pela frente. E o pior, fazem isso sem sequer olhar para si mesmos.

    ResponderExcluir
  13. Amor de Analu, teu blog ta no meu top 3 de blogs preferidos e amados, viu?
    Eu acho o termo "diário" bonito. Meio poético, até.
    Não sei você, mas no meu diário [sim eu tenho um e ele é lindo] eu coloco tudo! Tudo mesmo, todos meus sentimentos, todos meus pensamentos e tal. E sei lá, dizer que teu blog é um diário é dizer que esse blog é você. Toda a tua essência, tudo que tu é, mesmo que tu não coloque exatamente tudo aqui.
    Entendeu? :)
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  14. Analu Bussular... Que nome simpático e agradável, tô in love.
    É engraçado quando a gente se pega lendo a opinião dos outros sobre o que fazemos, as interpretações das pessoas é uma coisa azeda que faz coceguinhas, se é que isso é possível hahahaha. Acharia comédia ler o que fulano e ciclano pensam a respeito do meu blog. Provavelmente seria tão catastrófico e fóbico quanto percebo que foi pra ti, som sombras de dúvidas... hahahaha.

    Analui a-mei teu canto!
    Beijoca
    http://gabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Aninha,
    eu gosto muito do seu blog, exatamente por manter a tradição do diário. Em tempos de it girl, a gente sente falta da vida das pessoas, tal como ela é. E o seu blog, sendo objeto de estudos, acba mesmo como mais do que uma diversão. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Os melhores blogs são aqueles que a gente consegue deixar transparecer um pouco de nós.

    Acho seu blog muito aconchegante, literariamente falando. Até porque compartilhamos de uma mesma paixão - o teatro - e você me deixa morrendo de vontade de ler sobre suas aulas, peças e vivências lá dentro, pois assim arranjei um jeito de nunca esquecer das minhas aulas teatrais no passado. O teatro é a melhor coisa do mundo mesmo! Morro de saudades da época...

    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  17. Acho difícil reduzir o blog de uma pessoa a simplesmente "um diário". São tantas as coisas que publicamos por aqui, que compartilhamos! Triste reduzi-lo ao simplismo do diário. Acho que mais do que isso, o blog acaba se transformando em um pedacinho da gente. Aquele em que a gente alimenta com o que der na telha, com tudo aquilo que nos é querido e especial. E o mais divertido disso tudo é poder olhar nos arquivos e reencontrar todos esses pedacinhos devidamente registrados. Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Até imagino sua reação ao ver seu blog listado? Eu ficaria constrangido, MUITÍSSIMO, mesmo sabendo que qualquer pessoa pode ter acesso ao blog, ficaria constrangido (sou desses). E também adoro o editorial ''não tenho editorial nenhum'' kkkkkkkkkkkk

    Beijo =D

    ResponderExcluir