sábado, 12 de maio de 2012

Sempre achei que Legião fosse o coletivo de anjos.

Sei lá porque. Acho isso desde criança. Acho que perguntei alguma vez o que significa, pra quem, não lembro. E me responderam anjos. Fui jogar no google antes de vir postar, e o dicionário diz que pode significar tropa de comando, ou até mesmo, um conjunto de voluntários. Aí, vai, talvez voluntários sejam meio anjos. Não? Ah, sei lá, são quase 3h da manhã, gente. Me dêem um desconto.

Sempre achei que Legião fosse o coletivo de anjos. Sempre achei que Legião Urbana eram os anjos da cidade. Sei lá se era isso que o nome pretendia ou não, sei que pra mim, são. E isso talvez explique eu estar a mais de 2 horas deitada no tapete roxo do meu quarto, no meio de um almofadão roxo, duas almofadinhas roxas, e um edredom lilás, com legião no fone de ouvido. Duas músicas estão tocando na playlist. Há 2 horas. Quase 3, posso arriscar.

Sei que de “Quase sem querer” a “Tempo perdido”, eu já estou tão embriagada que demoro a saber qual das duas começou a tocar. Elas já se emendaram uma na outra e viraram uma coisa só. E eu virei uma coisa só junto com elas, o tapete, as almofadas, e meu cabelo, que hoje tomou chuva e está brilhantemente cacheado, se é que minha modéstia me permite dizer.

Peguei meu caderninho de trechos, as canetas, e ia ficar horas em cima dele, anotando as frases dessas músicas. Então fiquei com preguiça e vim direto pra cá. Gente. Não tem como não, é demais. E dessa vez não é só minha filosofia da madrugada hein. Os meus anjos da cidade estão falando a horas no meu ouvido sobre um sol numa manhã cinza. Sobre lembrar e esquecer como foi o dia, antes de dormir. Numa tempestade chegando da cor dos olhos de alguém. De alguém sendo abraçado e ficando distante de tudo. De gente que tem seu próprio tempo. É, acho que o que está tocando agora é tempo perdido. E ele acabou de dizer que não tem medo do escuro, mas que as luzes devem ser deixadas acesas agora.

Sempre existe um sol, mesmo lá no fundo de uma manhã cinza. Acho impossível dormir sem aquele momento de lembrar e esquecer como foi a vida o dia. Não existem tempestades maiores que as dos olhos de alguém que te balança. Aliás, acho que tsunami poderia entrar bem no lugar da tempestade. Abraços nos fazem ficar distantes de tudo. Todo mundo tem seu próprio tempo. E gente! Poucas coisas são tão sinceras nesse mundo como nós não termos medo do escuro, mas precisarmos sim que as luzes estejam acesas em alguns momentos de nossas vidas. Agora, nesse instante… parece aquela necessidade arrebatadora de alguma coisa. Que precisa ser agora, mesmo que não tenha precisado em nenhum dos outros momentos. Sabe assim?

Começou a tocar “Quase sem querer agora”. O cara tá andando distraído, impaciente e indeciso. Confuso, mas diferente, tá tranquilo e contente. Quem nunca? Eu sempre. Distraída, impaciente, indecisa, confusa, tranquila e contente. Sempre. Agora lá veio ele gritar no meu ouvido que tudo o que ele mais queria era provar pra todo mundo que não precisava provar nada pra ninguém. Passamos a vida lutando por isso, não? Isso sem falar no fato  de que vivemos esquecendo que mentir pra nós mesmos é SEMPRE a pior mentira. Que não somos mais crianças a ponto de sabermos tudo. E que, sempre tão correto e bonito, o infinito é REALMENTE um dos deuses mais lindos. Agora ele disse que vivemos usando palavras repetidas, mas, quais, Cristo, não foram ditas ainda? Talvez as mais importantes…

Já sei. Já sei. Esse texto não tem nem pé, nem cabeça, nem membros, e eu nem vou ler de novo antes de postar, senão vou correr o risco de deixar pra lá. Acho que vou ali soprar umas bolhas de sabão pra completar o cenário. Beijo.

Shine 012

Já não me preocupo se não sei porquê.
Às vezes o que eu vejo, quase ninguém vê.

13 comentários:

  1. Eu tenho vergonha de deixar uma música ou duas no repeat infinito... Sei lá por que. Morro de vontade mas nunca faço.
    De ouvir tantas vezes, que a gente começa a filosofar em cima dela. Não sei o que é isso.
    Acho que acabei de ver o efeito do repeat infinito.
    Eu não tenho o que discutir, Renato Russo e sua legião são gênios. E conseguiram ser imortais, importantes.
    Pois para mim, Legião Urbana são os gênios da cidade. Outro.

    ResponderExcluir
  2. Ah, filosofias musicais são incríveis. Cresci ouvindo todo o repertório de Legião Urbana e muitas vezes já escrevi várias coisas a respeito dos versos de suas músicas. São inspiradores.
    A música que fica no meu repeat infinito não é da Legião, mas é linda também: Wuthering Heights (tanto com a Kate Bush quanto com a versão do Angra - que é a minha preferida, por sinal). Eita música mais inspiradora!
    Também já pensei que 'legião' fosse coletivo de anjos. Aí eu descobri que na verdade é o coletivo de demônios. Que seja.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. E eu sempre soube de legião significava 'muitos'. apenas. quando vejo essa palavra, eu sempre lembro do Bob de o Fantástico mundo de Bob (aquele moleque da cabeçona, sabe?) porque ele vivia falando de uma tal Legião Estrangeira que eu até hoje não entendi o que significa.

    Eu adoro Legião o/ Principalmente Tempo Perdido e Ainda é cedo, e Vendo no Litoral e Maurício e Angra dos Reis hahahahaha :****

    ResponderExcluir
  4. Sim! Eles são os anjos da cidade, meu amor! E como eles são anjos... como nos guiam por momentos incertos, indecisos e sem sentido, nos quais ninguém se daria ao trabalho de olhar em nossa cara, não é mesmo?
    Eu sou completa e totalmente apaixonada por esse anjos e confesso que morro de ciúmes quando leio sobre eles em blogs alheios, porque gostaria de gritar ao mundo que são SÓ MEUS, mas minha bondade vem a tona e me elmbro que o que é bom precisa ser repartido, então... escute-os freneticamente, porque essa é a melhor coisa do mundo.
    Eles são a melhor banda do mundo.
    E espero que seu tempo não se perca.
    Te amo, viu? Muito mesmo! O tempo todo! Mesmo quando a gente não se abraça e isso faz com que ambas fiquem tristes!
    Minha coisa loira mais linda do mundo <3
    (fiquei com inveja do teu tapete)

    ResponderExcluir
  5. Que amor esse texto. Que amor essa Amor de AnaLu.
    Começo a pensar que tenho que escutar mais Legião Urbana. Quem sabe esses anjos da cidade não me inspiram...

    P.S.: Tu adora coisas roxas, né? Espera eu começar a trabalhar [vou ser estagiária, vou ter dinheiro.risos] e eu vou mandar um mimo pra ti. hihi
    Te amo loira linda malavilosa.

    ResponderExcluir
  6. que amorzinho o comentario do Gary ali em cima <3
    meu texto de hoje tambem saiu fruto de uma musica em looping infinito, foram uns 15 minutos só eu acho, ou uma hora... Só o tempo suficiente pra eu terminar aquele texto, acho que a musica tava me dando coragem e por mais sem pé nem cabeça que seu texto tenha sido ele me fez um sentido absurdo Nalu.
    Acho que a máfia toda ta numa vibe em filosófica esses dias, pelo o que eu to vendo das nossas postagens mais recentes -rs

    Legião é... aff, nem preciso falar né?

    beijo

    ResponderExcluir
  7. EU SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE QUIS ESCREVER UM TEXTO SOBRE "QUASE SEM QUERER" DO LEGIÃO, mas sempre achei que a música falava por si só. Obrigada por fazer isso por mim. Acho que essa é uma das músicas com a qual eu mais me identifico. E ah, que foto MA-RA-VI-LHO-SA essa! Um beijo, chefa diva!

    ResponderExcluir
  8. Amo de paixão "Quase Sem Querer". Aqui vai um segredo sobre mim: sempre percebi que vocês, da Máfia, têm ídolos musicais brasileiros, ou pelo menos um. E eu sempre quis um pra mim, que não fosse Cazuza (porque, apesar de tentar muito, a gente só não tem AQUELA conexão) ou Chico. Foi aí que eu percebi que, do Brasil, o cara que eu mais gosto é o Renato. Papai sempre me colocou pra ouvir Legião no carro, junto com Titãs. E agora eu tô meio que num período super duper apaixonada por ele, não sei o que deu. Mas tá sendo bom demais.
    Tô louca por essas duas músicas também, mas "Índios" é outra que me deixa de boca aberta. O jeito como escrevia as músicas, sempre com alguma coisa por trás... Renato Russo era um cara incrível. Não dá pra falar mais nada.

    Beijos, Aninha! <3

    P.S. Você PRECISA regular seus horários de sono, menina! Que isso!

    ResponderExcluir
  9. Olha, se Legião é o coletivo de anjos eu não sei, mas Renato, sem sombra de dúvida, tinha asas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Analu, sempre que leio um novo texto seu vou acreditando cada vez mais que você tem uma certa boemia na alma. De ficar acordada de madrugada, ouvindo músicas e tendo ideias. Acho isso muito legal, pena que meu espírito não seja tanto assim. Não sou a maior fã de Legião Urbana, mas não nego o talento de Renato e seus companheiros. As músicas que conheço tem letras lindas e inspiradoras, e a que mais gosto, Eduardo e Mônica, é uma adorável história de amor. Pena que os caras inteligentes da música a gente acaba perdendo tão cedo. Beijo!

    ResponderExcluir
  11. ouvir músicas é o que HÀ!
    e logo legião, umas das maiores bandas do Brasil! O renato foi realmente um grande artista!
    adorei seu texto, é muito inspirador. sempre leio eles sinto uma coisa boa.
    parabens!

    herecomesmyworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Analu linda, que crônica mais gostosa de se ler foi essa? Sério, suas palavras são tão belas (ainda mais falando sobre Legião, que é uma banda incrível). Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  13. Seu cabelo é lindo. Dito isso nem preciso dizer que Legião é inexplicável na minha vida. São deles as minhas músicas favoritas de todos os tempos e meu amor é tão grande por todas elas que... até dói, às vezes.

    Amei o post, amorinha!

    Você sempre sensível e florzinha, né?

    =*

    ResponderExcluir