sábado, 2 de agosto de 2014

1. O livreiro apaixonado

Livremente inspirado nesse blog genial aqui

Eu já cheguei a mencionar esse moço antes, em um post que fala sobre escritores. Mas depois da minha mais recente ideia fiquei cavando a mente em busca de personagens e não demorou para que eu lembrasse dele. Lembrei de mais uns tantos que poderiam render algo e estou ansiosa pra escrever mais,  mas resolvi começar com ele mesmo.

Já falei também, algumas vezes, sobre como eu fico encantada com a paixão das pessoas. Cada paixão com seu foco, todas dignas de nota. E com esse cara não foi diferente. Ele tinha aquele olhar de quem é apaixonado por muitas coisas: apaixonado pela vida, por exemplo e apaixonado pela paixão, inclusive. Sobretudo, ele era apaixonado por livros. E uso o verbo no passado só porque esse encontro se deu há uns 2 janeiros. Espero que ele ainda use tudo isso no presente.

Eu estava passando uma semana na casa da minha amiga em São Paulo, para aproveitar um pouco as férias de janeiro. Aproveitar as férias, na nossa língua, means passar horas conversando, jogando Perfil, jogando Mario Party, tudo isso de pijamas e, por ventura, ler um pouco e, pelo menos uma vez, entrarmos juntas na livraria sem medo de cometermos um estrago.

Nosso sonho é uma de nós ganhar na loteria para podermos abrir uma filial da Livraria Cultura juntas, e nosso lema seria: “Se sobrar nóis vende”. É. Mas isso não é sobre nós, é sobre o livreiro. Encontramos com ele na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos.

Entramos animadas, depois de um dia anterior frustrado: tínhamos ido até o shopping e a livraria deu com a porta na nossa cara: era dia de organização de estantes e estoque e sim, isso aparentemente existe. Adicionando 24 horas à nossa espera para a orgia literária em uma das livrarias mais deliciosas de todas, entramos devagar naquele ambiente, sentindo aquele cheiro de livros.

Ela, mais habitué que eu naquele ambiente específico, me puxou pelo braço e me levou para frente de uma estante onde ficam aqueles livros em edições de ouro. Manjam aquelas edições originais, com um milhão de páginas, capas duras, folhas fininhas com lateral dourada? Então, essas aí. E era uma estante comprida e relativamente estreita, mas era cheinha dessas edições. Ela então me disse, com os olhos brilhando: – Amiga, bem vinda à estante dos sonhos.

Foi aí que ele apareceu. Dois segundos depois de estarmos petrificadas com caras completamente abobadas na frente da estante uma voz masculina repetiu exatamente o que ela tinha dito, nos tirando do transe momentâneo: “A estante dos sonhos de todos nós”, e riu. Riu e saiu pegando os livros e falando deles enquanto nós olhávamos sem piscar para aquele moço que tinha brotado do nada para nos convencer ainda mais de que a obra completa da Jane Austen em folhas douradas era um excelente negócio. O moço falava tão apaixonadamente da coisa que eu, mesmo sem gostar de ler inglês, fiquei a 2 passos de sair daquela livraria levando a coletânea da Jane, um combo de contos de fadas e Moby Dick. Só de lembrar fico pensando em como conseguir me manter firme e colocar tudo de volta na estante e procurar algo que eu realmente fosse ler, e não só olhar e babar.

Vire mexe quando estou em alguma outra livraria Cultura, frente a frente com a estante dessas edições, eu pego alguma na mão, faço carinho na capa, decido que algum dia na vida eu compro e lembro do moço. Poucas pessoas tem a chance de trabalhar com o que tanto amam e tão perto do próprio ouro – ainda que tão longe de uma mina.

bp

13 comentários:

  1. Já amo essa nova tag, sim ou claro?
    Tenho essa ideia de que amaria trabalhar em livraria, mas tento não romantizar a coisa porque vai que não é tão bom assim? Com certeza é cansativo.
    Mas entendo a paixão dele, aliás, entendemos, né? Esse tipo de gente que quer morar numa livraria. Queria encontrar mais gente com paixão pelo caminho. Dá gosto de conversar, né? E acho que por uns momentos a gente para e só se inspira em pessoas assim.
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  2. Já estou amando essa tag! <3
    Amo pessoas apaixonadas por algo também. Coisa mais inspiradora não tem.
    Sobre os livros, uma dia, na minha biblioteca digna de A Bela e a Fera eu vou ter um espaço reservado só para os livros de ouro. Ai, ai...
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  3. Essa ideia é fantástica, tanto a dona original quanto você estão de parabéns! Acho que todo mundo, mesmo que sem querer, acaba colecionando histórias como essas, de pessoas que participam de nossas vidas por um minutinho, mas ficam pra sempre, lembradas pela forma como encostou no nosso caminho. E acho isso tão legal, saber um pouquinho da vida do outro, colecionar essas pessoas só pra quando quiser colocar um sorriso nos lábios. (:

    ResponderExcluir
  4. Posso roubar a ideia que cê buscou daquele blog genial? hahahahhahaha
    A gente encontra tanta gente bacana na vida né? Vê uma vez mas continua a lembrar sempre...
    Justo escrever sobre quem de alguma forma, fez a diferença na nossa vida.

    Cê inspirou, de novo, Analu.

    Ps: Eu odeio os deslocamentos longos. Morro de medo de acidente. :p
    Fico agoniada e nem consigo dormir mais. (em resposta ao comentário no Prato)

    Bjs.

    ResponderExcluir


  5. Posso roubar a ideia que cê buscou daquele blog genial? hahahahhahaha²
    Acho muito chuchu eternizar lembranças... fotografando e escrevendo.

    ResponderExcluir
  6. Que blog genial esse das 1001 pessoas, Analu! Que achado!!!!

    Essas edições de luxo são de encher os olhos d'água mesmo. Na Saraiva daqui vejo uma ou outra perdida, nunca uma estante inteira. Deve ser como ver ouro empilhado na sua frente mesmo. E que legal você lembrar do livreiro toda vez que olha pra uma estante dessas. Acho o máximo quando certas coisas (cheiros, livros, lugares) fazem a gente se lembrar de alguém. Deixa a lembrança mais completa ao meu ver.

    Beijos. <3 Amei essa tag!

    ResponderExcluir
  7. Eu também amo paixão, e fico genuinamente sempre que encontro gente apaixonada pelo que faz. Coincidentemente (ou porque bichas, como preferir), meu primeiro post também é sobre uma dessas pessoas. Acho que, no fundo, esse é o sonho: conseguir unir aquilo que a gente ama com aquilo que fazemos por obrigação, o que é definitivamente a forma perfeita de fazer qualquer coisa da melhor forma possível.

    Quando penso em livreiros apaixonados, lembro do senhorzinho do sebo Papagali (QUE FECHOU, ACREDITA???? UMA LÁSTIMA) que conhecia e sabia falar de cada livro/disco/revista empoeirada que estava ali, sempre com um amor profundo pelo espaço que tinha.

    Já amando esse novo ~projetinho~ e amando a gente sempre. <3
    beijo!

    ResponderExcluir
  8. Esse é o segundo post que leio hoje que cita essas edições de luxo e eu, que nunca tinha realmente dado muita bola para capas diferenciadas e laterais douradas, me vi tentada a começar uma coleção.
    Fico encantada com pessoas que conseguem aliar paixão ao trabalho. Às vezes parece tão impossível, que me dá um desânimo gigantesco só de pensar no que estarei fazendo daqui alguns (poucos) anos. Mas aí leio histórias assim e começo a ter esperanças. Queria ter a sorte de esbarrar com uma dessas pessoas por aí :-)

    ResponderExcluir
  9. Livrarias tem algo de encantado, não tem? E pessoas que gostam do que fazem confirmam tudo isso :)

    ResponderExcluir
  10. Apenas que a ideia desse blog é genial!
    E o ambiente de livraria já é apaixonante por si só, encontrando alguém que se abre tão lindamente sobre sua paixão por livros faz parecer que nada aqui fora existe. Pelo menos é assim que me sinto. Adorei essa tag!

    beijo procê :*

    ResponderExcluir
  11. Que ideia maravilhosa! <3
    Ai, eu tenho um respeito extremo pelas pessoas que sabem o que querem da vida e são felizes fazendo isso. É bonito de ver, é bonito de observar. Ótimo primeiro personagem, Aninha! (:

    Beijins!

    ResponderExcluir
  12. AMO ESSE BLOG, AMO ESSA IDEIA E TO ENTRANDO NELA! #1001PESSOAS
    Amiga, também sou louca por pessoas apaixonadas. Por qualquer coisa que seja! Amo gente que tem paixão por algo. Acho inspirador. Tô louca pra ler os próximos textos! te amoooo!!

    ResponderExcluir
  13. Eu entrei naquele blog por esses dias também, e achei tão bacana! Legal você te começado justo por um livreiro. :)

    Mas, olha, a coleção da Austen vale a pena, hein?

    ResponderExcluir