segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O outro capítulo sobre os capítulos de 2011

Junho acabou, e eu comecei o semestre novo lendo Comer rezar amar, que é bem divertidinho no início, e eu dei boas risadas, mas no final ele dá uma boa enrolada. E meu exemplar tem a capa baseada no filme, e eu me estressava de tanto ver a foto da Julia Roberts. Depois dele, comecei Sushi, da Marian Keyes, que foi mega enrolado até a última parte, que foi uma delicinha de ler. Depois disso, comecei com a série Os O’Hurley, da Nora Roberts, que fala sobre uma família de artistas. O primeiro, Abigail, fala da irmã que foi morar na fazenda. O segundo, Maddy, fala da atriz/dançarina de musicais da Broadway. O terceiro, Chantel, fala de uma estrela de cinema, e o quarto, Trace, fala do irmão ovelha-negra, que não quis ser artista. Me perguntem se eu amei. Como disse a Madi, em seu comentário do post passado, tenho os 2 pés enfiados no teatro, então a história da Maddy me comoveu demais. É uma série de livros linda, que fala do amor. À arte, à família, e à vida em si. Vale muito à pena.

Bom, não quis separar os O’Hurley, mas teve coisa no meio. A autobiografia de Sidney Sheldon, O outro lado de mim, foi um deles. FANTÁSTICO. Livro bem grosso, que eu lembro de ter devorado em menos de cinco dias, simplesmente porque eu não conseguia parar de ler.

Já em agosto, comprei o livro Harry Potter – A magia do cinema, que é quase uma obra de arte. Cheio de fotos e acessórios que pulam das páginas, é realmente um passeio pelos filmes da série. Muito bom, de verdade. Depois dele eu me enfiei em Gabriel García Márquez, com Memória de minhas putas tristes, que ao contrário do que o nome insinua, acaba sendo bem puro, em partes. Só quem já leu pra me entender. De Gabriel fui pra Sparks. Meu primeiro Sparks, e como eu sou clichê, comecei logo com Querido John, e achei bem meloso pro meu gosto, mas é fofinho, e é bom de vez em quando. Depois do Sparks cheguei em Florbela Espanca, e já falei tanto da minha paixão pela poetisa aqui e aqui, que não vou falar mais. Não porque não há assunto, porque sempre há. Mas pra não ficar tão repetitiva. Eu amo Florbela e pronto, sobre ela, acho que basta dizer por hora que foi o primeiro livro de poesias que me encantou, e que a coleção da poesia completa dela nunca mais saiu da minha mesa de cabeceira e do meu coração.

Entre a poesia completa da Flor, eu li também Fadas no divã, um livro gigantesco sobre a psicanálise nas histórias infantis, que, obviamente, a minha professora de teatro me emprestou no começo do módulo. É uma viagem, de verdade! A explicação que mais me marcou foi certamente a da história Barba Azul, mas todas tem fatos muito interessantes.

Setembro chegou, e com ele, meu segundo Sparks. Um amor pra recordar, que eu já tinha visto o filme há muito tempo. E foi interessante, porque ao contrário da maioria dos filmes baseados em livros, que são um resumo da história, dessa vez senti que o livro foi um resumo do filme. Porque o livro era tão curto e grosso que o pessoal do filme teve que inventar coisas fofas para o desenrolar da história, sério. Sei que isso é inusitado, mas mil vezes o filme. É a segunda vez que prefiro o filme ao livro. A primeira vez foi com O diabo veste Prada, leitura de 2009, se não me engano.

Bom, depois de Sparks eu voltei pra Harlan Coben, em Cilada, que é fantástico. Quase engoli o livro. Do tenso Cilada eu fui para o doce/tenso Pequena Abelha, que ganhei da minha amiga-futura-sócia-de-uma-filial-da-livraria-cultura, Juju. É um livro bacana e bem diferente, nunca vi história parecida! Depois dessa, li Eu sou o mensageiro, do Markus Zusak, de A menina que roubava livros. Fantástico, eu DEVOREI, peguei emprestado da Rafa, e fui eu mesma que dei pra ela. Mas assim, é um livro fantástico MESMO, desses que ninguém deveria passar sem ler.

Depois disso sabem o que eu fiz? Passei o fim de setembro, outubro, novembro, e começo de dezembro INTEIROS enrolada com o primeiro de NOVE volumes de As aventuras de Sherlock Holmes, que eu comprei pensando que ia amar. Reparando no tempo que eu demorei para ler, vocês já devem imaginar né. Sorte que eu não cometi a insanidade de comprar mais de 1 volume de uma vez, senão estaria me odiando profundamente. Gente, Sherlock Holmes nunca mais. Achei um saco o livro. E aí eu fui ganhando/comprando livros nesse meio termo, e os livros que eu ainda não li, eu vou deixando em cima da minha cabeceira… Observem o estrago que Sir. Arthur Conan Doyle fez em minha doce cabeceira:

Cabeceira

Finalmente terminei, e agora estou lendo Trem noturno para Lisboa, de Pascoal Mercier, que peguei emprestado com a mãe da minha amiga. Parece bacana, mas tem que estar bem concentrada, é um livro bem introspectivo. Ali na foto tem Florbela também, porque Florbela nunca sai dali, eu já disse. E esse amarelinho é um oráculo de pensamentos fofos, que eu ganhei de natal da Nathy.

Acho que tenho chances de terminar o Trem Noturno ainda esse ano, e certamente emendarei em Um Dia, que foi o presente de amigo secreto mais acertado do mundo, que ganhei da Letícia. E olha que eu nem falei nada, só falei que queria um livro, e a danada foi direto no que eu mais queria ganhar!

Enfim, é isso né gente! Na literatura do segundo semestre também teve O Submarino Amarelo, adaptação de Juliana Lang. Que venham muito mais capítulos de tudo isso! 2012, me aguarde!

7 comentários:

  1. E vc disse que em 2011 havia deixado a desejar em termos de leitura!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Aninhaaaa!! Eu estou lendo Um Dia!!! Estou amando. Será meu último livro do ano porque estou atoladíssima de trabalho na escola.
    Suas leituras foram excelentes.
    E deixa eu contar um segredinho: eu também não gosto de Sherlock Holmes, embora jure de pés juntos aos meus alunos que é ótimo... (Leitura obrigatória dos coitadinhos...)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Fadas no Divã já entrou pra minha lista no Skoob! Em 2011 não li nem UM livro, acredita? Nadica de nada. Sou uma decepção.

    Não consigo ler os livros de Marian Keyes direito. Quando chego na metade, perco a paciência e pulo para o final. Acho ela muito enrolada e repetitiva. Não sei. Ela escreve super bem, é criativa, mas falta técnica. É, falta de técnica, mas ela é best seller e eu não. HAHAHAHA

    Te amo por falar da Florbela, essa linda. E mais ainda por ter mencionado Markus Zusak, que se casará comigo, mas ainda não sabe disso. Sidney Sheldon foi um dos primeiros autores que conheci, chega a ser nostálgico :D

    ResponderExcluir
  4. Oi, amiga linda, quanto tempo! (hihihi)
    Comer rezar e amar eu DETESTEI o filme! E o livro parece ir na onda autoajuda e isso não me desce mesmo. Sushi é um amorzinho! Acho bem melhor que o tal do Melancia que todo mundo ama. Os da Nora Roberts eu não sei não... ando de mal dessas autoras femininas, a única que eu gosto mesmo é a Alice Sebold, eu acho. O outro lado de mim é mesmo incrível, eu amo muito esse livro e adoro aquele velhinho incrível, queria muito ter ido a uma noite de autógrafos! Ai, Harry Potter! Eu quero tanto, vem o Mapa do Maroto, o convite do baile de inverno .___. Preciso!!!!! Memórias de minhas putas tristes eu também me interesso, mas primeiro eu preciso ler Amor nos tempos do cólera que está aqui em casa há uns 5 anos e eu nunca consigo passar das duas primeiras páginas.
    Sparks, aff. Não rola a química entre nós, você sabe. É muito água com açúcar e raso pra caramba, acho que não vou ler mais nada dele não.
    Florbela! Tô louca pra conhecer o trabalho dela por causa de você, amiga! Vou comprar essa coleção completa assim que a grana aparecer (anda sumida). Fadas no divã eu quero pra caramba também porque amo contos de fada e as desmistificações são muito interessantes. Deve ser uma piração como você me disse no momento em que escrevo esse comentário pra você, hahahaha. Também tô louca pra ler Harlan Coben, vou pedir emprestado na minha próxima viagem. Eu sou o mensageiro é um dos livros que mais preciso reler, me marcou pra caramba. Aqueles personagens maravilhosos... Ah! Saudade deles (:
    Pequena Abelha nem comento, já te contei no skype o quanto PRECISO desse livro pra ONTEM. Sherlock eu já não me interessava, agora mesmo que vou passar longe.

    Amei o post, amo conversar sobre livros com você e TE amo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. AnaLú, comento aqui por este post e pelo anterior. Adoro vidas literárias movimentadas como a minha! rs... Enfim, fiquei chocada que você não tenha gostado da saga do Stieg Larsson, porque eu simplesmente amei, devorei, achei incrível. Comer, rezar eu também amo, apesar de reconhecer que não mé pra qualquer momento, é um livro bem "interior" mesmo e eu acho que a gente gosta dependendo da fase em que estamos.

    Enfim, Cilada está a minha lista de presentes do amigo secreto e estou prestes a começar Pequena Abelha, cheia de ansiedade. Aproveito pra recomendar uma boa leitura pra 2012: A Sombra do Vento. Achei incrível!

    Beijoca

    ResponderExcluir
  6. Você leu bastante. Me senti humilhada literariamente, haha. Menina, queria muito ler sushi, mas desempolguei um pouco. Eu amo os livros de Sherlock Holmes. Quanto ao Sparks, eu li Querido john e curti muito. Achei clichê sim e bem típico dele esses finais não tão felizes. Mas foi um livro que eu li super rápido, porque achei a história em si diferente e gostosa de ler. Odiei a Savannah imensamente e desejei muito um John. O livro é mil vezes melhor que o filme, que me decepcionou um pouco. Enfim, tô louca pra ler Um Dia. LOUQUÍSSIMA! Tô só esperando pra ver o que vou ganhar de amigo secreto, pra comprar, haha. Beijiinhos Nalu <3

    ResponderExcluir
  7. Peguei várias dicas de livros aqui, várias. E se Um Dia for bom, me avisa. Beijões.

    ResponderExcluir