quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Todos somos bombas

Quem disse algo mais ou menos do tipo foi Hazel Grace, em “A Culpa é das Estrelas”. E ela disse isso numa situação extremamente emergencial e desesperadora. Ela tinha medo de participar da vida das pessoas o suficiente para que elas sofressem quando ela se fosse, visto que sabia que não tinha um infinito muito grande de números para viver. Os pais dela, então, a chamaram para conversar, e em um dos textos mais lindos que já achei dentro de um livro na minha vida, contaram a ela o quanto ela é maravilhosa, e o quanto viver com ela valia a pena, e o quanto os momentos felizes são mais importantes que os tristes. E então, Gus arrematou, dizendo: “Seria uma honra ter meu coração partido por você”.

E eu não vim aqui falar de Hazel Grace. Eu vim falar da vida. Eu vim falar de nós. Eu vim falar das pessoas e do quanto elas nos machucam nessa vida, e no quanto a gente permite deixar se machucar. Todos somos bombas.

Com doenças terminais ou não, somos bombas. Bombas explodem. E atingem. Temos a ilusão de estarmos cercados de pessoas e de certezas, mas somos rodeados de bombas e imprecisões. Cada novo encontro é apenas a certeza de uma nova perda. Cada vez que nos dispomos a amar, estamos nos dispondo, conjuntamente, a sofrer. Mesmo que seja dali a muito tempo.

Isso não é pessimismo. É a triste poética da realidade. Todas as pessoas nos machucam. Só temos a chance de escolher por quem achamos que vale a pena ser machucado. Pessoas cometem erros, pessoas cruzam linhas, pessoas te apagam de suas vidas sem mais nem menos, pessoas morrem. São pessoas. São bombas em contagem regressiva, e tão logo as conhecemos e deixamos que invadam nosso coração, a contagem parte de um 10 para chegar até um 0, que, se dermos sorte, conta com um infinito recheado de números. Se não, passa que nem vemos e, de repente, explodiu. Mas, ora, antes de fazer isso, cada pessoa nos dá um infinito. Mesmo que dentro de poucos dias. E por isso, devemos agradecer. Agradecer por ter tido a chance de amá-las.

Encontramos as pessoas; conhecemos-nas pelo caminho e quando começamos a gostar delas, estamos apenas deixando com que tenham a chance de quebrar nosso coração. Já disseram por aí aquela verdade dolorida que conta que não importa em quantos pedaços nosso coração é partido, o mundo não vai parar para que possamos consertá-lo com calma. Estamos cansados de saber disso e mesmo assim não tememos em assumir que seria realmente uma honra ter o coração partido por algumas pessoas.

Amar é saber que passamos a vida tentando segurar pássaros livres, que ao mesmo tempo que parecem estar felizes por estarem aninhados com você, resolvem que voar pra longe pode ser tão mais legal. Amar é ter certeza que encontrou e, de repente, perceber que perdeu. Acima de tudo, amar é ter coragem de amar. Infinitamente. Mesmo sabendo de tudo o que isso pode trazer de dolorido. Amar é um ato de coragem. Um ato de entrega. Um ato de saber que os momentos bons farão com que seja uma honra ter de carregar um coração partido depois.

E nós amamos. Amamos porque queremos, amamos porque nos arriscamos, mas principalmente: Amamos por sabermos ser fundamental. Por sabermos que … se nada nos salva da morte, pelo menos o amor nos salva da vida. E se o fato dele nos salvar da vida for somente uma mentira… então é realmente a mentira mais linda com a qual podemos contar.

bird

23 comentários:

  1. Analu, eu senti uma coisa meio texto de Grey's Anatomy nesse texto, sabe? haha Foi uma mistura linda, envolvendo a série e A culpa é das estrelas. Tou meio anestesiada aqui, então o que eu posso fazer além de concordar com você, amiga? Acho que nada, absolutamente nada nessa vida é de graça. Algumas coisas, como o amor, vale a pena se pagar um preço, ainda que alto. E quando a gente vai amar, se for amor de verdade, a gente nem para muito pra pensar nisso. Só depois, bem depois, é que analisamos os riscos e não acredito que quem amou de verdade um dia se arrependa.
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  2. Esse texto realmente é um dos mais lindos do livro. Pensei em uma pessoa especial que eu perdi e lembrei de como seria terrível se Deus não tivesse me dado a chance de conhece-la. Amei essa "bomba" e os ferimentos foram ruins, mais valeu a pena no final. Mas o amor é assim mesmo: é se jogar de um precipicio. sabemos que um dia ele vai chegar ao final e vamos cair nas pedras, lenta e dolorosamente. Mesmo assim, nos jogamos, amamos as pessoas, e rezamos para não cair. Como pode, nos jogarmos e rezarmos para não cair? é humanamente impossível, mas fazemos.
    É assim mesmo. Imagina se não existissem precipicios? que graça teria essa vida?

    ResponderExcluir
  3. Amamos simplesmente pela necessidade de amar. Porque nos ensinaram que somos amados por nossos pais e que um dia na vida teríamos que amar uma terceira pessoa para só assim constituir família, para reproduzir, etc.

    Mas tem várias formas de amor. Amamos pessoas que nos magoam o tempo todo, e mesmo assim, não deixamos de amar, de querer estar junto, perto, conversando, dando atenção, talvez seja um pouco de obsessão.

    Sem amor, a vida de nada valeria.

    Hazel Grace é demais. :D

    http://mundodenati.blogspot.com
    @meuamorpravoce

    ResponderExcluir
  4. Amiga,
    eu amo que você quis escrever com o coração e conseguiu. Eu amei esse texto com toda a minha alma. Essa frase da Hazel é uma verdade absoluta pra mim, vez ou outra eu a coloco como background no celular, só pra lembrar que eu sou bomba e tenho direito de explodir a qualquer momento, bem como todo o resto do mundo.
    Eu espero que algum dia alguém me ame como Gus amou a Hazel, a ponto de aceitar ter o coração partido por mim, assim como espero que alguém me ame sempre, como o Snape amou a Lily. Espero, de coração, que um dia essa "mentira" seja verdade nas nossas vidas.

    E, se já adianta alguma coisa: eu já amo você!

    Beijo <3

    ResponderExcluir
  5. Lindo, lindo, lindo! :'(
    Sem mais.

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  6. Amiga, se algum dia você se cansar da minha cara na foto do lado do facechat e sumir pra sempre, saiba que será uma honra ter meu coração quebrado por você, viu? Mesmo <3

    E depois desse texto eu poderia dizer muito pra você ver Amor, porque ele também fala muito sobre isso, mas ele ia quebrar tanto seu coraçãozinho que é melhor não.

    ResponderExcluir
  7. Essa reflexão foi tão sensata, que me deixou meio desorientada e pensando em todas as pessoas pelas que já me marcaram ou que eu marquei. E isso tudo é tão insano... essa ideia de sempre sermos marcados e marcarmos alguém, seja de maneira boa ou não, e que isso nos forma. Somos formados pelas relações e isso é lindo.

    Adorei o texto!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Uau, meu amor de Analu. Arrepiei. Fiquei pensando na minha vida e em todas as pessoas que amei e permiti que quebrassem meu coração.
    Eu amo com todas minhas forças e dou a cara a tapa pelo amor. Para mim é o sentimento mais lindo do mundo, e eu tenho certeza que não conseguiríamos viver sem ele.
    Beijo. <3

    ResponderExcluir
  9. Amiga, amei esse texto. Arrasou demais! Vi muito de você nele. Essa coisa da entrega, sabe? Você é dessas que se entrega àquilo que ama e isso é uma das coisas que mais admiro em você. Mas confesso que ler esse texto depois de terminar 'A Guardiã da Minha Irmã' teve um significado ainda mais especial pra mim. Talvez porque o livro me ensinou a valorizar as pessoas que merecem o direito de quebrar nossos corações. Cada uma delas. You're my person.

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  10. Também senti uma vibe meio Grey's Anatomy, meio voz da Meredith narrando o fim do episódio, além da Hazel. Porque na contagem de 0 a 10 das nossas vidas há o infinito, e simplesmente alguns infinitos são maiores que outros.

    Amo amor e amo amar, mas olha, é difícil mesmo. Se doar ao outro é uma tarefa que a gente faz sem nem notar, especialmente quando o amor é completo e preenche o que a gente está cedendo. E quando a pessoa vai embora, uma parte dela fica mesmo, para sempre, e uma parte sua com ela. Mesmo que outra pessoa venha, o que você irá doar é resultado do que você já passou. Amar é isso, a vida é isso, e apesar de todos os percalços, estamos aqui. Amando, apesar de tudo!

    Viajei, mas só pra dizer que amei o texto. Arrepiei também.
    Beijo, beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  11. Como é que você pode querer que eu comente em um texto que me deixou completamente sem palavras e me fez morrer de vontade de ter uma internet boa o suficiente para me fazer colocá-lo no meu mural chamando atenção do UNIVERSO?
    Vai aprender a escrever direito, vai. Aff.
    Aff. *chorando*
    Obrigada.
    <3

    ResponderExcluir
  12. Que texto mais maravilhoso de todos os tempos, Ana! Amei, amei, amei e chorei. Dá pra sentir que você o escreveu com o coração, de verdade! <3
    Como não tenho muito o que dizer porque você disse TUDO, vou te dizer que favoritei seu texto aqui pra sempre e que esse foi um dos textos mais lindos que já li na vida. :)

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  13. Não sei o que dizer.
    Não sei porque acho que fui bomba muitas vezes, e me permiti ser vítima de outras tantas.
    Não sei porque se eu fui bomba, quer dizer que o que passou, talvez, não tenha sido tão bom ou tão ruim quanto eu julgava.
    Talvez as cicatrizes que eu tenha deixado tenham sido especiais, e ficaram pra mostrar que nada foi em vão.

    Não sei o que dizer Ana Luísa. Não sei.

    ResponderExcluir
  14. "Acima de tudo, amar é ter coragem de amar. Infinitamente." Nada mais certo, sabe? Amar é fácil, rápido, ter coragem de se permitir amar que é a parte mais complicada, ter coragem de enfrentar as bombas que podem explodir no meio do caminho e a qualquer momento que é o grande desafio.
    Nunca tinha pensado dessa forma, viu? Belo texto, Analu!
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  15. O amor, para mim, é instinto. A gente ama porque faz parte da vida, é natural. Tanto que pessoas que não têm sentimentos são taxadas de psicopatas ou qualquer outro distúrbio psicológico. Amor não tem que ser planejado, ele simplesmente acontece. Você pode tomar todo cuidado possível para aquela pessoa não entrar na sua vida tão intensamente, pode tentar evitar, fazer o que for. Se for para ser amor, você vai amar. Se for verdadeiro, vai valer a pena. E, se te machucar? Basta amar a si mesmo, é o melhor remédio.

    inconstanteando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Analú, minha amiga querida... de verdade, li esse texto, e já o reli mais de uma vez e preciso te dizer que acho que é um dos seus textos mais lindos e bem escritos. Não sei se é porque ele diz exatamente o que acho que preciso ouvir, mas há tanta verdade em suas palavras que foi inevitável balançar a cabeça concordando ao final de cada parágrafo.
    Você me fez até sentir vergonhinha do meu recém postado texto fútil.

    Lindo!

    Beijoca

    ResponderExcluir
  17. Que lindo, Analu! Essa metáfora das bombas foi uma das mais lindas que já, John Green já é rei!! E o que você escreveu tomando essa metáfora como ponto de partida foi tão lindo quanto. Não há nada mais perfeito do que "escolher por quem teremos nosso coração quebrado".

    Ah, e obrigada pelo convite do meme das 5 divas! Vou fazer sim, claro! Só me resta pensar em quais seriam essas mulheres, rs. Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Demaaaaaais!! http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  19. Acredita que apesar de ter visto todo mundo compartilhando o texto, eu só fui ler agora? E mais bizarro: fiquei com isso na cabeça a semana toda sem saber porque. "If it's a lie, it's the most beautiful lie we have".
    Apesar de morrer de medo do que essas explosões podem me causar, eu quero que essa mentira me ensine tudo que tiver pra ensinar. Porque é a melhor. E desde já digo que foi um privilégio ter meu coração partido por você. Por todas vocês.
    Que texto!
    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  20. "[...] Um ato de saber que os momentos bons farão com que seja uma honra ter de carregar um coração partido depois".

    Eu estava precisando ler um bom texto hoje. E 'deu na veneta' de ler teu blog, que faz tanto tempo que não visito.

    É melhor carregar na bagagem a dor dos amores perdidos, dos filhos arrancados de nós, das idas e despedidas... Do que simplesmente ter vivido a vida em cinza, em escalas monocromáticas.

    ResponderExcluir
  21. Desculpe a " invasão" apesar de ser um blog com predominância feminina, não poderia deixar de postar um pequeno comentário, agradecendo a possibilidade de ler um texto tão A-DO-RÁ-VEL, com tanta sensibilidade e Vida...Parabéns!!!

    ResponderExcluir