terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Só as mães são felizes

Foi a Lucinha Araújo que disse isso, no título daquele livro sobre o Cazuza que todo mundo conhece, e que todo fã de Cazuza já leu, menos eu. E eu acho essa frase linda. Por isso, vou filosofar amavelmente a respeito.

Já vi um monte daquelas correntes feministas dizendo que não, nenhuma mulher precisa ser mãe pra ser feliz, e eu concordo. Quem não quer ser mãe que não seja, Cristina Yang que o diga. Eu não sou mãe e vejam só, sou feliz. Agora, podem atirar pedras na minha cabeça, mas vou dizer que sinto no âmago do meu coração o que Lucinha quis dizer com essa frase e concordo: Só as mães sabem de verdade o que é ser feliz. Isso, pra mim, bate com aquela frase de Vinícius, que eu acho maravilhosa: Filhos. Pra que tê-los? Mas se não tê-los, como sabê-los?

Porque eu imagino que você é muito feliz na sua vida, sabe? E se sente perfeitamente feliz, curtindo suas alegrias cotidianas com as quais você está acostumado a respaldar sua felicidade, até que, de repente, cai um filho no seu colo, e pronto. Aí você descobre o real sentido da felicidade.

Eu acho que crianças são magníficas. Acho que um sorriso de um bebê jogando os bracinhos pra você pegá-lo fazem até os corações mais duros se sentirem infinitos. Acho que quando uma criança de 3 anos te diz que te ama muito e te dá um abraço apertado, aí está o verdadeiro sentido da vida. Aí você sabe que fez a coisa certa.

Eu acho que só as mães são felizes de verdade porque nada nessa vida deve se comparar a receber um bebê pequenininho no colo e saber que ele é seu, e que por mais que você saiba que ele é que é o seu mundo, ele, em toda a sua inocência e pequeninice, tem certeza de que você é o mundo dele.

Eu acho que só as mães são felizes porque eu li uma vez que quando você tem um filho é como se arrancassem seu coração e colocassem no seu braço. Ter um filho deve ser sentir seu coração bater em outro corpo, deve ser ter certeza de que tem uma vida que te importa muito mais que a sua. Isso significa abandonar todos os nossos egoísmos, e finalmente entender o que é amar alguém muito mais do que a si mesmo.

zola

Só as mães são felizes porque eu acho que não exista amor maior no mundo do que esse. E não acho que exista nada mais feliz no mundo quanto sentir o maior amor que se possa sentir.

11 comentários:

  1. Amiga, eu amei ter te dado esse título, porque sabia que você ia escrever um texto exatamente assim, cheio de emoção e sonho, coisa que a gente sabe bem o que significa.
    Eu tenho certeza de que só as mães são felizes, uma vez que, se amar incondicionalmente já é uma sensação incrível, imagino o que deva ser amar e ser amado incondicionalmente. Pego pela minha mãe. Eu sei que ela daria a vida por mim, bem como eu não pensaria duas vezes antes de me jogar na frente de um trem por ela. Não consigo imaginar a minha vida sem ela, dói só de pensar. E isso deve ser bom demais pra ela, também. É um tipo de conexão que eu nunca vou saber explicar nessa vida, que não tem nome, não tem cheiro e nem cor. Amor de mãe e amor de filho é isso. Meu maior sonho é ser amada como mãe um dia, ser a razão da existência de alguém - literalmente. Ter bracinhos gordinhos pra morder e, mais tarde, pra me abraçar forte no primeiro dia de escola.
    Ah! Só de imaginar, eu já te disse, fico com vontade de pular direto pro dia do nascimento do meu primeiro filho.
    Como não posso, fico aqui, sonhando junto com você sobre o dia em que levaremos a Clara e a Sofia para andarem de bicicleta com rodinhas no parquinho. HAHAHAH!

    Beijos
    Te amo <3

    ResponderExcluir
  2. Amiga, a gente fala tanto em amor incondicional, né? Mas acho que sentir deve ser melhor ainda. Esse post ficou super a sua cara e não combinou nadinha com a música do Cazuza - a única dele que eu pulo quando aparece no shuffle, haha! Você precisa ler esse livro. É triste demais porque dor de mãe é a pior dor pra se presenciar, mas é necessário pra gente saber que o mundo não é bonzinho para quem é o NOSSO mundo. E fiquei com vontade de dizer - mesmo sabendo que ela não vai saber - que a minha mãe é maravilhosa <3 E que eu espero ser um pouquinho igual a ela quando chegar a minha vez.


    Te amo!

    ResponderExcluir
  3. Ser mãe é amar incondicionalmente. Incondicionalmente MESMO, cara. Acho q amor nenhum no mundo se compara. Nunca pensei em ter filhos, acho que mais por medo de pôr um ser inocente nesse mundo louco do que outra coisa, mas ultimamente, com a idade chegando você vai pensando "Por que não?". Vamos ver no futuro. Mas tu, Analu, nossa... tu seria uma mãe linda, em todos os aspectos! <3

    ResponderExcluir
  4. E ser mãe adotiva para mim é uma dádiva maior ainda. Que química há entre a Zola e a Grey? Fora de sério!

    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  5. Eu quase nunca falo sobre maternidade porque tenho uma opinião muito extrema sobre esse assunto: pra mim, quem não se derrete com uma criança é porque não tem coração. Nada me dá mais aperto no peito que ver noticiário de criancinha que foi abandonada, gente :( e esse post é mesmo sua cara, amiga! Além do que, se eu tivesse que fazer um post com as melhores mamãe da ficção, a Meredith com certeza estaria numa posição lá em cima da lista!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Que texto mais lindo!! Só quem tem esse desejo de ser mãe no fundo do coração sabe o que é isso, ser mãe deve ser indescrítivel! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Bebê rende, né amiga?
    Na sua mão então rende que é uma beleza.
    Sei que é maluquice dizer isso, mas já amo meus filhos mesmo sem conhecê-los, mesmo sem saber quantos serão. De um jeito ou de outro sinto que eles existem dentro de mim, e acho que a convicção com a qual eu sinto essa presença só é uma prova de que tudo que você escreveu, e tudo que sempre escreveu sobre mães e seus rebentos, é mais do que verdadeiro.
    Não vejo a hora de sermos mães juntas <3

    "Só as mães são felizes porque eu acho que não exista amor maior no mundo do que esse. E não acho que exista nada mais feliz no mundo quanto sentir o maior amor que se possa sentir."
    Vou tatuar, pode?

    te amo <3

    ResponderExcluir
  8. Linda!!! Quanta sensibilidade...
    Desejo muito que, um dia, você tenha toda essa felicidade de mãe!! Grande beijo.

    ResponderExcluir
  9. "Só as mães são felizes porque eu acho que não exista amor maior no mundo do que esse. E não acho que exista nada mais feliz no mundo quanto sentir o maior amor que se possa sentir."

    Tô om você, Ana! ;)

    ResponderExcluir
  10. Que bonito, Aninha!
    Também acho isso. Dar a vida a outro serzinho deve ser uma experiência incrível e, sim, creio que eu sou feliz agora, mas só serei completa quando eu tiver passado por isso. (:

    Beijinho, amora!

    ResponderExcluir
  11. Ai que texto lindo e verdadeiro. Ai. Ser mãe deve ser fantástico, espero conseguir ter pelo menos metade dos meus pimpolhos planejados, rs.
    Abraços!

    ResponderExcluir