quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Qué te importa que te ame?

E daí que de uns tempos pra cá eu invoquei que eu não poderia morrer sem aprender a dançar tango. Porque tango é lindo. Porque no meu casamento eu vou emendar a valsa em um tango. E porque eu acho completamente chique e elegante. Eu decidi que eu precisava dançar tango na minha vida, e que deveria ser logo. Já andou dizendo Anna Vitória em seu último (e ótimo) texto: “Cuidado com o que você deseja. Pode se tornar realidade”.

Sem tempo nenhum para me matricular seriamente em uma aula de dança de salão, eu ficava suspirando por aí com vídeos e pensando no dia em que eu conseguiria milagrosamente fazer igual. Convenhamos que esse dia precisará de muito suor para se tornar realidade, visto que essa que vos fala, enquanto dançarina, é uma excelente blogueira.

100% dos genes de dança da minha família foram cuidadosamente depositados em cima da cabeça da minha irmã, que samba feito um neguinho do morro. Pra mim não sobrou nada. Até pra fazer a dança do Siri eu me perco, e precisei de muita atenção e análise de movimento alheio no meio de festas para finalmente aprender as coreografias de YMCA e Macarena. Até hoje me perco dançando Ragatanga. Essa sou eu.

Só que eu continuava lá, ignorando esses dados trágicos e sonhando com o dia em que eu dançaria tango. E esse dia “chegou”. Meu professor/diretor desse semestre falou desde o começo que queria um tango no meio da peça. E hoje, a 7 dignos e corridíssimos dias da estreia, a professora de dança apareceu para coreografar. Assim, graças a Deus que foi ela, porque ela nos deu as aulas de dança do semestre e já sabia bem com quem estaria lidando quando chegasse a hora de coreografar os meus passos.

Um adendo para comentar sobre as aulas de dança: Era hilário, gente. Eu ria da minha própria cara. Bruna e Amanda aprendiam os passos da primeira vez que a professora fazia, enquanto eu suava frio e conseguia acertar o primeiro passo ensinado apenas na hora em que ela já tinha marcado o fim da coreografia. Enfim.

Enfim que hoje ela foi marcar o tango. E eu estou inocentemente feliz, porque vou dançar tango! Vou dançar tango com uma moldura de espelho como par, já que interpreto a Vaidade, que se basta e não precisa de ninguém pra nada. Então eu danço com uma moldura vazada de espelho, enfiando e tirando a minha cabeça de dentro dela durante os passos. Eu danço tango abraçada com uma moldura de espelho, com uma saia que passa dos meus pés no cumprimento, e com salto alto. Já mencionei que a peça será montada na plateia, e não no palco? O que significa que dançaremos em desníveis, ou seja, terei o espaço de um degrau (largo, mas ainda assim, um degrau), para fazer meus passos. De saia cumprida, salto, com uma moldura vazada & pesada nos braços. Amanda, Bruna, Elo, Fabi e Murilo fazem passos altamente complexos. E pegaram rapidinho, os danados, enquanto a pobre da professora ria e sofria para me fazer pegar o básico do básico: “Ana, presta atenção, vou te mostrar de novo. Põe o peso na perna esquerda e cruza com a direita em 2 tempos! Respira e vai!”, ela dizia, toda fofa. Enquanto eu respirava confiante, começava, e errava o cruzamento das pernas. Entre trancos e barrancos, decorei a minha participação nesse evento nessa coreografia e não errei nas últimas 5 passagens.

Estou com medo. Mas estou feliz da vida, porque eu não tenho juízo, e só consigo pensar que cara, eu finalmente vou dançar tango! Não é demais? Na próxima encarnação serei argentina, me chamarei Conchita, e darei shows homéricos com direito a rosa no cabelo e cabo de flor na boca. Quem viver verá.

ztango

E tenho dito.

11 comentários:

  1. Primeiro e mais importante: QUE CENA MÁGICA! PRECISO VER TANGO COM A MOLDURA!
    Agora sim: olha, dançar é uma das coisas mais difíceis da vida. A probabilidade de parecer aqueles bonecos de posto de gasolina é enorme. Aí você tem que dançar um ritmo todo sensual e argentino. Vai ralar, amiga, mas aposto que o resultado vai ser incrível e que Vaidade será inesquecível.

    Depois dê aulas grátis da Máfia.
    Te amo <3

    ResponderExcluir
  2. Pausa pra rir da referência quase escondida à Presença de Anita: te amo demais por isso. Conchita <3
    Mas então, acho bárbaro quando temos a chance de realizar esses pequenos sonhos de forma inusitada. Sou uma negação enquanto dançarina, então imagino o seu desespero, mas você é a super Babalu e vai divar absurdamente que, se errar uns passinhos, ninguém vai notar. A propósito, o figurino é o mesmo das fotos? Porque se for, amiga, pode ter certeza que ninguém vai reparar nos seus tropeções (que não irão acontecer!).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Tango: onde a mulher se entrega verdadeiramente ao cavalheiro que a conduz. O verdadeiro tango é dançado com essa entrega e esse tom de que a mulher não sabe o próximo passo, assim sendo ela tem de ser conduzida pelo homem. É isso que deixa a dança tão linda como é...
    " É apenas com o coração que se pode ver direito: o essencial é invisível aos olhos" - Esta aí uma das cenas do filme perfume de mulher (Scent of a Woman), que eu amo. Onde Alpacino interpreta um deficiente visual e nesta hora ele tira para "bailar o tango" a bela Gabrielle Anwar. Por este filme AlPacino ganhou o Oscar de melhor ator em 1993. Deleite-se então bebê com Alpacino e Gabrielle ou ainda: Tenente-Coronel Frank Slade e Donna, dançando Por Una Cabeza de Carlos Gardel.https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=8CHlvWowaJU, deleite-se!

    ResponderExcluir
  4. Acho Tango tão lindo, mas tão lindo.
    Fico hipnotizada vendo alguma apresentação.

    Alguma chance de eu ver tu dançando? *-*
    Beijo!

    P.S.: Conchita <3

    ResponderExcluir
  5. você sabia que tem poucas coisas no mundo que eu gosto mais do que dançar - e nelas incluem-se ler e escrever? fiz aula de dança minha vida toda e parei há uns dois anos e já sinto o efeito de uma vida sedentária, minhas pernas não mentem. meu namorado brinca comigo que até no meio da c&a eu consigo dar meus passinhos rs.
    mas tango nunca foi comigo, você acredita? eu acho uma dança extremamente sexy e tal mas nunca nunca pensei em fazer rs.. que linda você tendo todas essas vontades e as realizando de alguma maneira! aproveeeiteeee

    ResponderExcluir
  6. Analu,

    Que divertida a sua situação! Mas fica tranquila que vai dar tudo certo! Você se preparou para isso e vai realizar o seu sonho de dançar tango :)

    Eu não sei dançar. Fim. hahaha

    Beijos e bom final de semana :)

    Michas

    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. QUE LIIIINDOOOOOO QUERO MUITO VER A ESTREIA DESSA PEÇA GENTE, ESTOU ANSIOSÍSSIMA E TENHO CERTEZA QUE TEU TANGO VAI ARRASAR PORQUE CARA, VOCÊ É VOCÊ E SENDO VOCÊ NUNCA FEZ NADA ABAIXO DAS EXPECTATIVAS!!!!! AI COMO TO ANSIOSA!!!!!!
    BJSSSS
    (não passa no meu blog, não tá atualizado, rs)

    ResponderExcluir
  8. Ah, se eu pudesse ver algumas de suas apresentações, Analu!
    Quem dirá que agora é Tango! Você vai bem,sim! Vai ser espetacular e inclusive vai ser um sonho realizado!

    Nunca fui fã de tango, sou mais street dance, porém Tango tem sua beleza que consigo reconhecer!
    Boa sorte!

    Beijos, bom final de semana!

    Lu Grilli

    ResponderExcluir
  9. Como fiz ballet quando criança, não foi difícil entregar-me ao tango, uma dança muito sensual. O tango é isso mesmo: uma entrega absoluta, desmedida, absurda. Como se fosse impossível fugir - embora se queira. O tango é muito intraduzível, mais vale sentir na pele, nos passos.
    E você combina com esse ritmo, Analu. Você me parece viver intensamente. O tango foi feito para você.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Tb quero aprender alguma dança, mas parceiro não tenho, já que o namorado não curte, massss! eu acho lindo jazz, algumas danças contemporâneas... mas tango nunca pensei! Quando vc for finalmente pra Argentina vai humilhar as pessoas na rua: linda, loira, do olho azul e dançarina de tango!
    Boa sorte no tango e na peça, coisa loira!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ai, amiga, queria ver você divando no tango! =( Me espera que eu tô chegando, hehe! Lembrei daquele meu post querendo aprender gaita, sabe? Esses desejos que a gente sempre teve, mas que por algum motivo, ainda não tornou realidade. Mas agora você terá sua chance! E vai arrasar, tenho certeza.


    Te amo <3

    ResponderExcluir