sábado, 3 de novembro de 2012

A vida é a arte da sintonia

Já comecei parafraseando Vinícius desde o título, porque o Humberto sempre reconhece meus textos pelas citações. E isso combina. Porque eu acho que encontro, sintonia e reconhecimento andam sempre juntos.

Se a vida é a arte do encontro, todo mundo que está predestinado a se encontrar, um dia se abraça. Nós passamos pela arte de cair numa mesma sala de aula de teatro, com um professor incrível que conhece nossa outra professora incrível desde os 15 anos. Sabe o que isso é? É família.

É família porque família se estranha, se desentende, mas lava a roupa suja, chora e se abraça. É família, bem, quando passa mais de 12h respirando arte juntos e mesmo exauridos, se transbordam de criação. É família porque reclama das aranhas junto, porque filosofa junto sobre a falta de água, porque se aprende a dançar funk, porque se dança like a virgin em cima de cadeira.

Sintonia não se procura. Se encontra. E quando se está numa casa de chácara, entre o nada e o lugar nenhum e sem nenhuma chance de sinal de celular, a única coisa que resta somos nós. Somos nós, nossos corações e nossa sintonia. Somos nós e nossas vivências, nossas escolhas e nossos sonhos. Somos nós e nós. E isso, só nós entendemos.

Você chega em casa sonhando com o chuveiro e com as almofadas, e quando abre a porta de casa, vê que tudo continua exatamente do mesmo jeito que você deixou. Você é que chegou diferente e em outro contexto, depois de pouco mais de 24h que foram infinitas para cada um ali presente.

A gente chega em casa e as pessoas perguntam: “Como foi?”, e tudo o que você pode falar, com os olhos brilhando, é que foi incrível fora as aranhas. E eu vou ter que parafrasear também a minha brilhante amiga que sabe que às vezes simplesmente não dá pra falar sobre o resto.  Porque o resto, ninguém entenderia.

Porque o resto foram os abraços. O resto foi uma dupla de pais incríveis dançando lady gaga e tropeçando. O resto foi mãe que odeia aranha matar aranha a vassouradas, tentando não fazer barulho, e sem soltar a mão da filha morrendo de medo. O resto foi pai ensinando filha tonta a abrir a geladeira.  O resto é o fato de não existir vida além do amor. Simplesmente porque o amor está em tudo.

anigif

O resto é nosso. E de mais ninguém.

15 comentários:

  1. E eu concordo com tudo e encho os olhos de água !!!
    Nessas horas recebo a visita de uma velha amiga: a certeza. Ela me trouxe lembranças!

    ResponderExcluir
  2. Nálu, que lindo ver um grupo com uma sintonia dessas, ultimamente está impossível cultivar momentos e pessoas assim nessas nossas vidas agitadas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Babaluzinha, que delícia que deve ter sido!
    Todas as minhas "simple life experiences" foram fantásticas e só renderam boas histórias, não tem motivo pra ter sido diferente com você.
    Que tal uma ~vivência~mafiosa no campo, hein? Agora que a gente sabe que o pai da Dedê é senhor de terras no Maranhão fica mais fácil ainda! hahaha
    beijocas

    ResponderExcluir
  4. Fofa loira do meu coração. Eu não conto pra ninguém que você me obrigou a vir aqui dar o meu depoimento, mas você sabe que eu já tinha vindo olhar as fotos e saber que lance todo foi esse do meio do mato. E agora que eu vim ler fiquei aqui pensando em toda essa arte do encontro. Eu não faço teatro e nem nunca faria, você sabe, mas já pensei várias vezes no tipo de pessoas que de repente aparecem na nossa vida. Muitas vêm e vão, mas curioso são aquelas que ficam. Às vezes tão diferentes da gente, mas o que importa mesmo é que todo mundo sempre está conectado por algum motivo que quase nunca é a coincidência de estudar ou trabalhar num mesmo lugar. Acho que é troca, sabe? De aprendizado de vida, de momentos únicos, de experiências, de danças na cadeira. No fim das contas o que a gente vai levar pra vida nem sempre é toda a amizade (porque pode acontecer de um dia os caminhos serem diferentes) mas a lembrança de momentos vividos e que são, na forma mais pura de ser, felicidade.

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  5. A certeza de ter encontrado alguém(s) que devia é uma das melhores sensações do mundo. Acredito muito que algumas pessoas estão predestinadas pra nós. Nada melhor do que se isolar do resto do mundo e aproveitar a companhia delas. Ainda mais se for com arte até a exaustão. Que lindo, Nalu! Acho que todos devíamos ter experiências desse tipo.
    [e tô dentro do fim de semana no interior do maranhão, bjs]
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  6. QUE LINDOOOOOOOOOOOOO! Acho que é um dos meus textos preferidos seus, Analu! Amei, muito! Sempre senti uma invejinha branca da sua relação com a Airen, que eu acho amor demais. Agora, acompanhando toda a emoção com as fotos no Insta e esse texto maravilhoso, só consigo ficar com uma invejinha ainda maior, mas muito, muito feliz pela sua alegria e sentimento de pertença nesses momentos.

    "Você chega em casa sonhando com o chuveiro e com as almofadas, e quando abre a porta de casa, vê que tudo continua exatamente do mesmo jeito que você deixou. Você é que chegou diferente e em outro contexto, depois de pouco mais de 24h que foram infinitas para cada um ali presente." <3

    Amo você!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Amei, amei, amei. Simplesmente amei esse texto :') <3

    ResponderExcluir
  8. OLHA............. Queria muito saber o que comentar, mas não sei. Você matou a pau, sapatilhou, calou a boca. Um dos meus favoritos aqui, sério. Li em 5 minutos, desceu mais fácil como água e eu fiquei esperando a continuação. É como se alguém tivesse me dado um soco na cara e eu tivesse ficado sem reação esperando o resto. Você ARRASA, te amo!

    ResponderExcluir
  9. Fernando Figueiredo12:02 AM, novembro 04, 2012

    Olá, é a primeira vez que posto aqui, em mais ou menos uma semana, desde que descobri o blog e venho lendo-o todos os dias, e tudo o que posso fazer é dar os parabéns. Você tem um modo único de lidar com as palavras e sentimentos, e sempre escolhe temas tão belamente simples que quase sempre saio daqui tocado (como se tivesse lido algo da MESTRA Martha Medeiros), e sentindo que há alguma esperança por aí, basta procurar bem. Pode me achar afetado e tudo o mais, mas é o que sinto. Parabéns, e que essa inspiração que te impele pra frente nunca seque. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando! Muito obrigada pelas palavras de carinho! Bom saber que o que eu escrevo toca alguém! Sabe qual é o segredo? É usar o coração! Volte sempre!

      Excluir
    2. Fernando Figueiredo10:52 PM, novembro 05, 2012

      Com certeza volto. É sempre bom ler o que você escreve, com uma inspiração tão genuína que não pode ter vindo de outro lugar que não o coração. Fico lisonjeado de receber resposta. Obrigado.

      Excluir
  10. Que liiiindo! Deve ter sido maravilhoso <3
    Amei as fotos e amei o carinho.
    Concordo muito com nossa amiga genial. Tem sentimentos tão inexplicáveis, tão nosso, que só a gente entende.

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  11. :)

    aninha, tadinha, morrendo de medo, mas se entregou a tudo!
    ei, essa foto da cerca, eu queria ela pra mim tmb! :)

    ResponderExcluir
  12. Olha que maravilhoso tudo isso, amei aqui!

    ResponderExcluir
  13. Desde que você me contou que faria isso eu já achei um máximo! Nunca fiz uma coisa dessas no teatro, mas já passei tempo com pessoas especiais em locais afastados de todo o resto e vivi altas aventuras e, cara, é como se naqueles momentos a gente realmente vivesse, como se fosse isso que fizesse a vida valer a pena. E é lindo. Absurdamente lindo! Tenho certeza que a experiência foi maravilhosa e que com toda essa vivência vocês conseguirão fazer uma peça épica!
    E, bem, esse também é um dos meus textos favoritos daqui, porque você sabe escrever direito sobre sentimentos bons, ao contrário da minha pessoa.
    Um grande abraço de alguém que te ama e morre de saudades!

    ResponderExcluir