segunda-feira, 11 de março de 2013

Por que você escreve?

Perguntaram à Clarice. “Por que você bebe água?”, foi o que ela replicou. “Pra me manter vivo” foi a resposta do jornalista. “Pois então”, foi o que ela disse depois.

E eu acho que é bem isso aí. Com a singela diferença de que todo mundo precisa de água pra viver, e só alguns precisam escrever. Talvez eu preferisse não precisar escrever. Beber um copo de água é muito mais prático. Escrever é um caso um pouco mais complicado.

Tem vezes que é uma maravilha. Você está passeando na rua quando de repente um texto despenca prontinho de paraquedas na sua cabeça, e você senta para colocar no papel sabendo o lugar exato de cada vírgula. É mágico. Mas é bem raro. Não dá pra contar com isso. Os textos (pelo menos os meus) são meio medrosos, e não saltam de paraquedas com muita frequência. Na maioria das vezes eu preciso fazer carinho nas palavras para convencê-las a virem caindo. Mas ainda assim é lindo quando eu faço carinho e elas caem. Porque tem vezes que não adianta.

E é aí que o bicho pega. Porque eu preciso escrever, né? É. E não dá pra passar sete dias deitando no travesseiro com a cabeça tranquila sem conseguir soltar nenhuma linha. Mas a linha não quer sair. E eu rodo de um lado pro outro. Fico horas olhando pra uma página em branco. Muitas vezes, não existe nem um tema geral. Não faço a menor ideia sobre o que preciso escrever. Mas sei que preciso. É aquela vontade desesperadora de algo que você não sabe o que é. Você sabe que em algum lugar do universo existem palavras flutuando e loucas de vontade se agarrar naquela folha em branco, mas você simplesmente não as encontra.

Mesmo passando algumas poucas e boas, não troco esse vício por nenhum outro. Não quero me curar de ter que escrever. Acho que a vida é muito menos completa quando a gente não escreve. Sexta-feira mesmo. Minha irmã me contou um causo da vida dela que foi tão engraçado, que mesmo tendo sido um super mico que ela pagou, eu olhei e disse que deveria ter acontecido comigo, só porque eu poderia escrever algo sobre o assunto.

Escrever é procurar a poesia em cada canto, a prosa em cada situação, é fazer o coração pulsar no ritmo que as palavras jorram dos nossos dedos. Precisar escrever pode ser uma necessidade meio masoquista. Mas eu não troco. Porque um texto bem escrito me satisfaz muito mais que um copo cheio de água. E porque existem muitas perguntas que eu preciso responder pra mim mesma, e que talvez só as minhas palavras possam solucionar, mesmo que elas sejam extremamente irrisórias perto das grandes palavras da humanidade das quais eu sou uma eterna fã.

zflores

14 comentários:

  1. Analu, quando estou passando por essa frustração de precisar escrever e não conseguir, pego um caderno meu e escrevo todas as palavras que estão na minha cabeça, assim bem soltas na folha. Depois eu olho, e fico olhando, e aí me vem tudo o que eu preciso escrever. Cai de paraquedas, como tu disse. :)
    Tenta!
    Beijo. <3

    ResponderExcluir
  2. Analu, você descreveu minha relação com a escrita. Porque às vezes brota, mas é bem às vezes mesmo. Quando brota é lindo, é uma delícia, é um delírio, mas existe prazer também num texto que nasce aos poucos, em ir polindo as palavras e ficar trocando as vírgulas até achar o tom perfeito.
    E sobre não escrever, que suplício! Me sinto extremamente sufocada quando não consigo escrever, quando entro numas de achar que tudo que escrevo não presta ou parece pouco natural.
    Mas também a gente precisa passar por essas vacas magras pra depois sentir o êxtase que é escrever e gostar, parece que alguma coisa pulsa dentro da gente, chega a ser meio loucura.

    Acho que, no fundo, escolhemos um barato bem interessante pra nos apegar, e o melhor ainda é que quanto mais intenso, melhor a consequência :)

    beijo <3

    ResponderExcluir
  3. O que posso comentar se concordo com tudo? Só que as linhas na minha cabeça, só surgem nas horas que não devem... Tipo, na aula de matemática. Juro que isso acontece...

    ResponderExcluir
  4. Amiga, eu me identifiquei demais com esse post. Porque isso me acontece direto. Textos que caem prontinhos na cabeça - a dádiva - e textos que vão fluindo ou que precisam ser construídos aos poucos. Além disso, também passo por esses momentos em que as palavras não querem sair. Isso dói muito porque me sinto engasgada, sem voz. Ainda bem que passa. É que nem a Liesel de 'A Menina que roubava Livros' disse "eu amo e odeio as palavras''. Mas, com toda a certeza, não viveria sem elas. Escrever pra mim é que nem respirar.

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  5. Confesso que ando escrevendo muito pouco. E ler esse teu texto me fez pensar um pouco sobre isso, preciso escrever mais. Nem que seja pra mim. Durante minhas viagens de férias, eu escrevia todos os dias. Era uma delícia.
    Bom mesmo é quando a gente recebe prontinho o texto, cada vírgula posta em seu lugar. Na maioria das vezes os textos mais difíceis são os que eu tenho que fazer pra faculdade mesmo.
    beijocas!

    ResponderExcluir
  6. E claro que não deve mesmo parar de escrever. Você sempre escreve super bem, e cada dia vai tendo mais experiências, mais vivências, e escrevendo melhor. Adoro a sua forma de expor as ideias.
    Gostei muito da imagem.
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Então, né. Difícil essa nossa vida de dependente físico da escrita. Minha cabeça chega a doer quando eu fico muito tempo sem escrever, tipo agora. Aí nessas horas eu chego a pensar que deve ser mais fácil viver sem precisar analisar cada minuto num texto, mas logo em seguida lembro que o fácil não é sinônimo de melhor. Acho que é a nossa sina mesmo, a gente só se sente vivendo quando pode escrever sobre. Enquanto eu fico com meu próprios problemas com a escrita, agradeço por você ter os seus. Eles te fazem continuar. Ainda bem!
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  8. Escrever liberta, mas achar essa liberdade é um pouco complicado, como vc disse!

    ResponderExcluir
  9. Guria tu acabou de descrever perfeitamente meu maior problema nos dias de hoje, eu acho que estou com defeito ou sei lá >< porque tá foda, mas tu faz esse problema ser até poético sabia? E não consigo TE imaginar lutando pra escrever qualquer coisa, sai tudo tão natural, tão... enfim. Muito bom Nalu, muito bom!

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Analu, isso é exatamente o que eu estava sentindo há algumas semanas. Até escrevi sobre isso no blog, não sei se você leu. É verdade mesmo que escrever às vezes dói como o parto que é, mas dói muito mais ficar em silêncio. Você sabe que quando a gente está nessas crises de não conseguir escrever, parece que vamos explodir. Parece que a gente não se sente confortável no próprio corpo. A gente precisa mesmo escrever, como você disse, mesmo sem saber sobre o quê.
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  11. Ana, você sabe que eu sou do mesmo time né? Eu escrevo diários desde os meus oito anos e meu blog tá aí pra todo mundo ver há mais de quatro. Claro que temos maneiras diferentes de nos expressar, mas fico feliz que existam pessoas que, como eu, precisam escrever tanto como de água pra beber. É gostoso saber que sou do mesmo time da Clarice também... e andava agoniada, cheia de sede de letras. Uma hora sai, a gente desembucha... e ficamos saciadas! rs

    beijoca

    ResponderExcluir
  12. Amiga, só quem te conhece de verdade sabe a sinceridade desse texto. Já perdi as contas de quantas vezes você me disse: "Preciso escrever. Sobre qualquer coisa."
    Eu amei esse texto justamente por isso, porque sei o quanto ele significa pra você e, ao mesmo tempo, porque ele significa bastante pra basicamente todas nós.

    "Escrever é procurar a poesia em cada canto, a prosa em cada situação, é fazer o coração pulsar no ritmo que as palavras jorram dos nossos dedos. Precisar escrever pode ser uma necessidade meio masoquista. Mas eu não troco." <3

    Te amo!!

    ResponderExcluir
  13. Passei quase dois anos trabalhando num jornal semanal, escrevendo de buracos na rua a perfis de pessoas anônimas. Gastei várias doses de inspiração tentando fazer textos que fossem coerentes e bem escritos, num clima de correria e obrigação.

    Acho que por isso estou aprendendo a conviver melhor com os períodos de zero-escrita. Gosto muito de escrever, mas não quero a obrigação do "Preciso escrever". Já sofri muito olhando para uma página em branco, e o chefe estressado, pedindo o texto porque precisava fechar o jornal kkkkk

    ResponderExcluir
  14. Me sinto completamente assim. ;)

    ResponderExcluir