sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Quem tem as flores também precisa.

Quando eu estava no colegial, fomos estudar Fernando Pessoa em literatura. A professora dividiu os pseudônimos do moço entre a turma, e pra mim, sobrou Alberto Caeiro. Eu comprei o livro, e abri no meio dele pra ver o que encontraria lá dentro. E me dei de cara com um “poema” de uma linha, solto, no meio de uma página amareladinha. E lá estava escrito: Quem tem as flores não precisa de Deus.

Achei um absurdo. Peguei raiva de Fernando Pessoa, li o livro emburrada, e apaguei da memória tudo o que sabia a respeito dele. Não lembro de quase nada, só que ele tinha pseudônimos. Nunca mais quis ler nada da criatura. Falta de maturidade.

Hoje minha tia resolveu sair tirando livros dele pelo armário, e eu fiquei pensando na tal frase que tinha lido anos atrás e conclui que eu tive um ataque de rebeldia desnecessária, porque ele pode ter tido vontade de dizer que as pessoas geralmente são assim, e que deviam acordar pra vida. Pode ter sido uma crítica. E uma carapuça muito bem servida, porque quando a gente está feliz demais, geralmente, a gente esquece.

Eu confesso que rezo muito mais quando estou num momento difícil. Mas aprendi, inconscientemente, a rezar quietinha, no meio dos momentos felizes, pra agradecer. Assim, silenciosamente, e com um sorriso no rosto. Os momentos onde isso mais acontece é quando estou com a minha família inteira.

Eu geralmente paro, quietinha, no meio daquela bagunça deliciosa, pra analisar e agradecer pela família em que eu fui nascer. Descobri que minhas primas faziam a mesma coisa, e agora, geralmente, no meio da bagunça, a gente só encontra olhares, pisca, e sabe que estamos agradecendo juntas. De coração.

Dia 24 de dezembro meu avô fez 90 anos! Nosso baixinho com cabelos ainda pretos. Nosso maior presente. Comemoramos deliciosamente juntos. Nós temos as flores. Nossa família, nossos momentos, a vida do vovô. E quanto mais eu reparo nessas flores, mais eu preciso de Deus. Preciso que Deus abençoe esse presente, pra que ele continue acontecendo. Preciso contar, feliz e segura, com mais muitos anos de vida pro meu avô. Pra que a gente consiga realizar nossos sonhados planos de comemorar seu centenário. Pra que nunca percamos nossa união. Pra que os abraços continuem sendo verdadeiros, e continuemos chorando e agradecendo juntos por termos nascido na família em que nascemos. Pra que tenhamos muito, muito mais o que comemorar, a cada dia que passa.

vovo

90 anos é um infinito, e tudo que eu quero é um infinito ainda maior de números na vida do meu avô e na de todos nós! São 90 anos, e tudo o que eu peço é mais tempo! E peço agradecendo, porque há 90 anos, muito antes de nós nascermos, nasceu o maior presente que poderíamos ganhar na vida. E a gente nunca vai cansar de comemorar.

8 comentários:

  1. Own, seu avô é simplesmente uma graça!
    Abençoada seja sua família!
    Não sou muito do tipo que faz orações, nem sei se acredito em alguma divindade, mas respeito muito isso e acho sensacional a forma de ver as coisas por esse ângulo divino.
    Parabéns para o seu vovô, tomara que ele viva mais algumas boas décadas! Aproveitar avôs é uma das melhores coisas do mundo! <3
    Beijão! :*

    ResponderExcluir
  2. Achei a coisa mais linda descobrir que você também agradece baixinho pela sua família, ali, no meio da bagunça. Eu costumo fazer isso. Não em forma de prece, mas apenas a frase. "Meu Deus, obrigada pela minha família". Já tinha dito que achei seu vovô uma fofura e amei a ver a alegria de vocês cantando o hino do time dele. Um amor <3


    Amar nossas famílias foi uma das coisas que nos aproximou, lembra? Nossa primeira conversa foi sobre isso. Enfim, achei legal lembrar.

    Te amo, hermana!

    ResponderExcluir
  3. Quero morder seu avô, posso?
    Sou apaixonada pelos Bussular, acho a união de vocês linda demais e pode ter certeza que Deus olha com carinho pra esse amor enorme que existe entre vocês, o que já é uma graça Dele :)
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Geeeeeeeeeente, seu vô é uma graça!!! E 90 tenho eu, nunca ele! HAHAHAHAHA O meu morreu esse ano, eletrocutado. Crueldade da natureza, né? '-'

    Parabéns para ele, por aguentar as flores da vida por tanto tempo :DDD

    ResponderExcluir
  5. Confesso que chorei, por motivos de saudade do meu bisa. Mas, amiga, fico muito feliz sempre que vejo como sua família é bonita e você é agradecida por isso. Certamente, seu vovô ainda terá muitos anos de vida e amor com vocês. Parabéns a ele, por tudo o que construiu e principalmente por ser tão amado.

    P.S. Que vídeo gostoso! HAHAHA Achei tudo muito amor e quero morder seu avô, igual a Annoca.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Que coisa linda. *-*
    Eu já sou órfã de avós e avôs e acho muito legal as pessoas que dão valor na família, pois no fim das contas eles é que são nossos melhores amigos, aqueles que vão estar sempre do nosso lado.
    Deus é maravilhoso e sempre ao acordar eu agradeço por minha vida e de cada um dos meus familiares. Bom saber que existem outros jovens que tem essa mesma confiança Nele.
    Que seu avô possa comemoras muitas outras flores com você.
    Beijos

    http://cafeeocio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Moça,
    como me aproximei do espiritismo, não sei mais se sou ateia. Aprendi a agradecer ao fim da noite, antes de dormir, por mais um dia de vida. E pedir pouco. muito pouco.
    Talvez o seu avô pense ou faça o mesmo. Parabéns para ele.
    Feliz amo-novo para você e sua família.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. QUE LINDO! Adoro essas homenagens a avôs porque eu morro de saudades dos meus e fico muito feliz em gente que valoriza os avós que tem! E eu sie que você valoriza, não só a eles, mas à sua família inteira e eu acho isso imensamente belo e te admiro muito por isso, viu? Deve ser o máximo ver seu avô chegar a 90 anos, garanto que a festa foi a altura da data! E quanto ao Fernando Pessoa, é um dos meus poetas favoritos porque ele escreveu "A Tabacaria" e meu sonho é conseguir decorar esse poema!
    Abraços minha flor linda e um ótimo ano novo! <3
    (passa no meu blog que tá atualizado ;D)

    ResponderExcluir