sábado, 8 de dezembro de 2012

Do que é feito um ídolo

Segundo o dicionário, ídolo é um substantivo masculino que designa uma pessoa à qual se prodigam louvores excessivos, ou uma figura que desfruta de grande popularidade. Eu nunca fui de ter muita paciência com essas coisas.

Assim, quando eu era criança, não podia ouvir o nome da Sandy que corria desesperada pra frente da TV. Tive todos os CDS e fui em 2 shows. Também fui fã de Avril, tenho várias músicas no IPod e fui em um show. Adoro os meninos da seleção brasileira de vôlei, e tenho foto com quase todos eles, bem como uma camisa linda oficial autografada por vários. Está escrito GIBA no peito dela, e eu dei um abraço tão forte nele neste dia, que fiquei com vergonha. E então ele me deu um beijinho no rosto quando eu me virei para ir embora.

Tirando isso, não consigo me lembrar de outros grandes episódios. Eu adoro Friends, adoro Harry Potter, acho aquelas pessoas incríveis por terem feito o que fizeram, mas apenas isso. Tive minha fase de ter pôsteres colados dentro do armário, mas nunca me importei com o que aqueles rostos realmente significavam. Adoro Cazuza, Caio F., Florbela Espanca e Renato Russo, mas não tenho mais nada o que fazer com eles além de apreciar as obras e suas trajetórias com o coração mareado. Foi depois de grande que eu descobri, sem perceber, o que um ídolo realmente significa.

Não quero julgar ninguém, mas as pessoas passam grande parte de seu tempo babando por alguém que nunca vai saber o nome delas. Chorando, gritando, passando 2 semanas numa fila pra um show. Pra mim, isso é um sofrimento tão desnecessário. E não quero diminuir o sofrimento ou o objeto de paixão alheia, porque essas coisas não se explicam. Só quero expressar o quanto agradeço por ter nascido com uma cabeça e um coração que decidiram que um ídolo é alguém que está muito além disso.

Descobri de repente que meus ídolos são pessoas às quais eu admiro pelo que fazem de forma tão bem feita e apaixonada, e que, também por isso, não se acanham em transmitir tudo para os outros. Meus ídolos sabem quem eu sou, eles torcem pra eu fazer direito, e entram correndo num camarim pra me abraçar apertado e dizer, com os olhinhos brilhando: “Eu sabia que você ia conseguir, que orgulho de você”. Meus ídolos, vejam só, têm a coragem de me abraçar dizendo serem meus fãs!

Eu sou fã de uma guria que é mais nova que eu. E eu vivo dizendo que, quando eu crescer, quero ser igualzinha a ela. Eu era sua fã desde que eu tinha 16 e ela 14. Hoje ela é uma das minhas melhores amigas, diz que é minha fã também, e que eu sou sua metade que gosta de verão, vejam só.

Meu ídolo é meu avô, que me deu a família mais linda do mundo de presente, ainda antes de eu nascer. É a minha avó, que faz docinhos maravilhosos pra eu comer. Meus ídolos são meus pais, que me ensinaram uma enorme parte de tudo o que eu sei nessa vida, e que me amam mesmo eu contrariando muitas das coisas que eles acham ser o melhor a ser feito.

Meus ídolos são de carne e osso. Eles existem. Eu os abraço, deito no colo, choro no ombro, e comemoro as alegrias com. Meus ídolos me abraçam apertado. Dizem que confiam em mim, que são meus fãs. Pra mim, todos os sentimentos saudáveis do mundo são vias de mão dupla. Eu jamais conseguiria idolatrar sozinha. E é por isso que eu agradeço aos meus ídolos não apenas o fato deles existirem, mas também o fato de eu existir na vida deles. Um ídolo é feito de reciprocidade, de entrega, e de carinho. Mútuo.

Que bom que eu encontrei os meus.

10 comentários:

  1. O que dizer a não ser reforçar alguns pontos que acredito e martelo sempre...
    1) mais que comprovado que idade cronológica nada tem haver com idade mental
    2) mais que comprovado que o universo coloca pessoas especiais em nosso caminho para que possamos aprender com elas (e vai da gente querer ou não)
    3) mais que comprovado que você realmente é um ser especial Ana Luísa e somente tenho a agradecer o universo por ter te encontrado no meu caminho, um ser de tão grande luz, propriamente uma estrela de luz própria. Já disse algumas vezes para você e volto a repetir publicamente: Ainda vou ouvir falar muito sobre você bebê! Não tenha dúvidas disso. O único grau de superioridade que eu conheço é a humildade. E juntando a sua humildade com todas as outras qualidades, a única coisa que posso te dizer é que realmente você é um ser de infinita grandeza superior! Mil beijos, meu carinho, respeito, amizade e admiração eternos! Ass: Jr. Pereira (seu fã).

    ResponderExcluir
  2. E como eu concordo com vc!

    Eu sempre disse essa frase final sua "meu ídolo é de carne e osso" qdo me questionavam o pq de eu nunca de me apaixonar por alguma atriz ou celebridade do cinema. "Ah vai, todo mundo já teve um amor platônico por uma pessoa famosa um dia...". Eu não. "Sempre gostei de alguém de carne e osso" rsrs

    Enfim, embora o caso não seja o mesmo, o raciocínio é.

    Admiro intensamente os britânicos do Radiohead, a ponto de terminar de ouvir uma música e dizer para o rádio "como vcs conseguem isso?!". Mas eles não são meus ídolos. Meus pais são. E disso eu não tenho dúvida :)

    ResponderExcluir
  3. Analu, é esse seu jeito tão puro e tão seu de amar e admirar que fazem com que você seja minha ídola. Ídola, amiga, e minha metade cheia de sol.
    te amo <3

    ResponderExcluir
  4. No que depender deste meu coração carregado de amor e fé, sempre estarei adentrando os camarins, com os olhos estufados de orgulho, no que diz respeito a você.
    Beijo da fã incondicional.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo esse post. Meus ídolos também são bem reais e presentes. Acho que só assim vale a pena, né?

    ResponderExcluir
  6. Lindo post, amiga! Tenho uma opinião parecida com a tua nessa história de "ídolos". Mas claro que, assim como você, foi louca por Sandy & Júnior quando pequena. Não lembro se fui primeiro no show deles ou no show das Chiquititas, hahahaha! Era super fã.

    Te amo!

    P.S: Mas olha, fiquei com ciúme de você e Anna Vitória morrendo de amor uma pela outra sem a minha companhia. Me amem também, tô precisada!

    ResponderExcluir
  7. Sabe que acabo de perceber que também nunca tive um ídolo desses platônicos? Nunca fui dessas lunáticas que sabe a vida de um desconhecido de cor e que sonha acordada o dia de conhecê-lo e talz... Gosto de muitas cosias que pessoas que eu jamais conhecerei fizeram/fazem, mas concordo com sua visão de "ídolo", porque meus maiores ídolos eu já abracei e já conversei sobre coisas que jamais conversaria com um ídolo intocável e, bem, você é um deles, embora você não acredite nisso.
    Te amo!
    E passa no meu blog que tá atualizadíssimo!
    Ah! O layout tá lindo como sempre, já que foi a Tary que fez e tal hihi

    ResponderExcluir
  8. Já me descabelei muito por Sandy e Júnior quando eu era criança, mas ainda que eu tenha minha admiração guardada por pessoas que não sabem que eu existo, acho que você está certíssima. Admirar nada tem a ver com sofrimento e sacrifício. E é muito mais difícil parar e reconhecer o mérito diário de quem está ao nosso redor.
    Eu sou sua fã, sem vergonha nenhuma de admitir.

    Beijo, te amo! <3

    ResponderExcluir
  9. Amiga, eu já tive ídolos que me deixavam louca, tipo os Jonas Brothers. Eu era absurdamente apaixonada, já cansei de dizer isso. Hoje em dia, é mais a Angelina e o Wagner mesmo, porque eles são desde sempre e pra sempre, eu acho que vou morrer com vontade de conhecê-los só pra dizer oi. Aí tem o Alex, que pra mim é meu ideal de marido e cara perfeito. Isso sem falar no Renato, de quem eu sinto saudade sem nunca sequer ter visto num show ao vivo.
    Eu diferencio muito ídolos de amigos e familiares, pessoas próximas, sabe? Meus pais e meu bisavô não são meus ídolos. Não consigo defini-los como ídolos, porque sou acostumada com ídolos sendo algo como os que eu citei. Eles são pessoas que eu amo demais e que me amam mais do que eu mesma consigo imaginar, estão mais pra anjos do que pra ídolos, mas não dá pra descrever em palavras o orgulho e a honra que sinto em poder conviver com eles. Sei lá, é diferente. É tão além que, pra mim, não é a mesma coisa.

    Te amo, bobona!

    E sou sua fã!

    Beijos

    ResponderExcluir