sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A Insônia é o soro dos desesperos

Minha amiga costuma dizer que o sono é o soro da verdade. Eu acho essa teoria incrível, que gerou uma frase mais bonita ainda, mas não sei se isso pode se aplicar a mim, já que quando eu estou com muito sono eu começo a falar coisas sem sentido, e não exatamente a verdade. Naqueles momentos antes de apagar completamente, quando eu estou seriamente alterada pelo sono, eu começo a falar em inglês, ou jogar frases soltas, que mais parecem devaneios. E isso geralmente acontece quando estou com alguma amiga e já passa das 5h da manhã. Mariana, que me conhece desde os 12 e dormiu mil vezes na minha casa, sabe muito bem. Quando ela começa a perguntar se eu prefiro “Amarelo ou Vermelho”, e eu dou uma gargalhada e respondo: “Verdade, né, meu?” é hora dela me deixar dormir.

Essa introdução toda foi só pra comentar que pra mim, o sono é o soro da embriaguez, e não da verdade. Mas que, agora a pouco, pensando no assunto, fui obrigada a concluir que a insônia, essa com certeza, é o soro dos desesperos.

Não tenho nada contra as madrugadas. Aliás, as acredito incrivelmente poéticas. O mundo inteiro está em silêncio e você pode se encontrar com você. Deitada na cama, depois de um dia longo, com tudo escuro em volta. Dá pra conversar só com quem você quer conversar, assistir seu seriado, ler um livro, ou apenas desligar a luz, colocar a cabeça no travesseiro, e ficar olhando pra cima, sem enxergar nada, apenas curtindo o momento. Sim. Madrugadas são poéticas. Quando você está deitado tranquilo fazendo qualquer uma dessas coisas. Só que às vezes elas são assustadoras.

Sempre tem aquelas onde parece que qualquer posição te incomoda. Você senta, deita, deita de lado, vira de bruços, e nada. Fica com calor, fica com frio, embola o edredom, joga o travesseiro no chão, e nada. Assiste seriado e percebe que nem está lendo as legendas. Tenta ler, e lá pela terceira página, percebe que não sabe absolutamente do que a história está falando. Tenta umas músicas e elas só te agitam mais. A cabeça vaga longe. Mas bem longe, também, das estrelas. Até que você desiste de vez, deita com os olhos pra cima, e fica encarando aquele teto, com pupilas arregaladas. E então começa a passar aquele filme assustador pela sua mente, elencando todos os seus medos, culpas e preocupações. E se o mundo acabar mesmo? Quando meu avô morrer, o que vai ser da minha família? E se eu nunca passar na prova do Detran? Cara, quando eu tinha 7 anos eu aprontei na escola e deixei meu colega de sala levar a culpa, eu sou um monstro. AH, acabo de me lembrar que tenho que comprar um presente amanhã, e se eu não tiver tempo?

zgiff

E assim vai. Medo, preocupações e culpas atrás de medo, preocupações e culpas. E isso vai se tornando uma bola de neve, e então você se pega sentado na cama com os olhos vidrados no nada, parecendo um zombie. Edredons já estão no chão, travesseiros idem, algum cachorro desandou a latir lá fora, e alguma porcaria de galo já resolveu começar a cantar. Você sente as suas olheiras, mas já não tem espírito nenhum pra dormir, afinal, o mundo está caindo e dormir é uma frivolidade. A insônia É o soro dos desesperos.

A madrugada, vez ou outra, tem o poder de te mostrar que tudo na sua vida vai bem errado e assustador. E o pior: Você não tem ideia de como começar a resolver. Ou de repente, tem. Um milhão delas. Mas aí, chega uma hora, que você vira pro lado, e sem querer, adormece. E no outro dia tem sol. E com ele, de repente, metade dos medos foram guardados nas suas caixinhas de volta. Agora está de dia, e você pode começar a resolver as preocupações. E quanto à culpa? Uma colega disse uma vez que quando você faz alguma merda, você vai ter feito a merda de qualquer jeito, e já vai carregar isso no seu passado. Colocar uma tonelada de culpa junto só vai fazer o fardo ficar mais pesado, e não vai mudar mais porcaria nenhuma na vida de ninguém. Eu sei. Na teoria foi bonito, mas de vez em quando é bom pra acordar a cabeça, né. Ninguém morreu quando a professora deu uma bronca no teu coleguinha aos 7 anos porque você estava assobiando na sala. E tem outra, você já levou culpa no lugar de outros coleguinhas e também está viva pra contar a história.

A insônia da madrugada tem o poder de acordar todos os monstros que existem na minha cabeça. Mas meu consolo é que a aurora chega bem no fim da madrugada. E ela sempre vem carregada de uma dose de calma. Manhãs são um santo prozac, não? Sei lá. Elas, pelo menos, passam a sensação de que a gente tem tempo pra resolver a vida.

14 comentários:

  1. Estava eu aqui estudando para Química , prova que terei hoje e quando deparo com esse seu texto, vi que de alguma forma eu ia me identificar então não exitei, sentei e comecei a ler texto.
    A química? Ela que espere.
    Enquanto lia cada palavra e concordo com você, a madrugada é o momento que você se encontra, no escuro, vendo série, ouvindo musica, conversando, escrevendo, lendo seja lá o que for (por esse mesmo motivo meu tumblr se chama Script a lá Madrugada), mas também dos desesperados (TIPO EU DESESPERADA PRA PASSAR DE ANO AQUI).

    De qualquer forma, esse texto foi tipo, uma versão dos meus pensamentos. E quer saber, ADOREI.

    Parabéns, amei realmente o texto!

    Beijocas e paçocas - fazer o que? É de madrugada e são 05 horas da manhã.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, exatamente o q esta ocorrendo esses dias comigo.
    E sim, concordo plenamente que madrugadas são poéticas...

    ResponderExcluir
  3. Fernando Figueiredo1:49 AM, dezembro 15, 2012

    Acho que pra ver tudo como errado e assustador não tem hora. Nem pra se perdoar, o que é muito mais efetivo. Se perdoar por forçar-se a ficar acordado quando deveria estar no vigésimo segundo sono (que é de fato o soro da verdade, visto que, percebendo bem, a gente dorme com o problema e quase sempre acorda com a solução). Se perdoar por ter tomado uma decisão errada. Se perdoar por ter dito o que não devia pra quem não merecia. Se perdoar por ter procrastinado até agora pra começar a estudar a valer pra entrar na DPE do RS (aqui falo pra mim mesmo). Enfim, ver que tudo pode estar errado e assustador, mas que pode começar a mudar com uma decisão simples: perdoar-se.

    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  4. Minhas madrugadas são um misto de desespero e ideias boas.
    Geralmente é de madrugada que tenho as melhores ideias para um texto, para a roupa que eu quero vestir no outro dia, para a receita daquela sobremesa nova que eu quero experimentar...é uma loucura! E também um pouco frustrante porque é madrugada e eu não posso fazer quase nada daquelas coisas.
    Mas tem noites que é foda. Começo a pensar em tudo de errado e aí sim a madrugada se torna o soro do desespero. Aí vem minhas neuras com morte e fantasmas, preocupações banais...vish. Aí só o sol salva, realmente.
    Beijo meu amor de Analu. <3

    ResponderExcluir
  5. Meu sono me deixa grogue quando estou perto de outras pessoas e quase sempre saio balbuciando UM MONTE de nada a ver pra elas, é triste, mas quando estou só serei obrigada a concordar com você que o sono é o soro dos desesperos. É tanta coisa que passa pela cabeça na hora de dormir que só gosto de deitar quando realmente estou muito cansada. Parece que tudo de ruim ou de difícil que está acontecendo pra você resolve te assombrar na hora que você deveria estar dormindo. Realmente não entendo.
    Minha saída, como já disse, é dormir tarde ou ficar imaginando uma plano de fundo negro e respirar fundo. Ajuda um pouco.
    Mas sua amiga também está certo. "O sono é o soro das verdades" é bem equivalente ao desespero pra falar a verdade, pois é no desespero que aparecem as verdades que a gente prefere esconder.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Amiga, pensei que você fosse levar o texto por um outro rumo, mas esse bem me agradou também. Madrugadas podem ser super assustadoras. Eu, por exemplo, tenho que dormir ou antes das 3h ou só depois das 4h, se estiver na turma da madrugada, porque de 3h às 4h desde pequena eu acho que é a hora do coisa ruim e não consigo dormir nem a pau.
    Por outro lado, madrugadas são poéticas DEMAIS mesmo. Na maioria das vezes, eu fico imaginando mil e um enredos pra livros legais, ou criando cenários na minha cabeça sobre quando eu conhecer o amor da minha vida e por aí vai. Essas madrugadas são deliciosas. Quero logo poder ter muitas e muitas delas.

    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma benção que é dormir como um neném, então tive insônia, sei lá, umas duas ou três vezes na minha vida. Encosto no travesseiro e, se quiser dormir, durmo (que é o que geralmente acontece).

    Mas o que tenho é que, de vez em quando, surgem aqueles ápices de criatividade, que me fazem levantar e acender a luz e modelar e costurar uma bolsa todinha (já aconteceu) ou fazer um layout do começo ao fim (também) e até escrever um capítulo inteiro e revelador. Massss o que acontece geralmente é que eu acho a ideia tão incrível que vou lembrar dela amanhã, e sempre esqueço...

    Assim como os problemas, as ideias também evaporam.
    E como eu queria poder curtir mais madrugadas em claro! E não apodrecer no trabalho no dia seguinte.

    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  8. Eu passei a minha vida inteira "reclamando" de insônia, mas todo mundo sabe que eu adorava as madrugadas acordadas pra estudar e/ou escrever. Elas realmente são poéticas. E não tem coisa melhor na vida (mentira, tem) do que ficar acordada de madrugada olhando pro teto e pensando na vida, até mesmo quando a gente fica sendo pessimista e pensando besteira. Sei lá, mas a madrugada me torna mais corajosa pra encarar certas coisas.

    Beijo, Banana <3!

    ResponderExcluir
  9. AURORA! <3
    Ela precisa chegar pra acabar com a agonia de uma madrugada passada inteiramente à mercê dos pensamentos torturadores. Me identifiquei tanto com esse texto, Nalulis! E melhor, te vi em cada pedaço dele. Cada frase fazia ainda mais sentido com todas as madrugadas compartilhadas (ainda que eu não passe tantas quanto deveria bem acompanhada em party hard ou desesperos).
    A Aurora vem. Me ensinaram isso.
    Beijo, te amo! <3

    "O sono é o soro da verdade", eu fui, 2012.

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo piamente na sua idéia de que a madrugada é poética mas a insônia é uma palavra tão difícil pra mim. Já passei tanto tempo com ela me querendo fazer companhia e me dá um desespero tão grande que só de lembrar já tenho vontade de tomar uns três comprimidos de maracujina pra ver se eu consigo capotar de noite. rs
    Mas sim, já peguei meu diário e escrevi coisas lindas e outras um tanto desconexas, e ela tem esse dom da urgência. O tanto de coisa que já decidi no meio de uma insônia já me impulsionou muito a vida!

    Beijoca

    ResponderExcluir
  11. Você é muito inteligente, gosto do jeito que escreve.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho insônia muito raramente, durmo muito bem obrigada, mas também lido muito mal com elas. Quando era mais nova entrava nessas de ficar pensando em como seria quando as pessoas da minha família morressem e em todas as coisas erradas que eu tinha feito, chorava horrores e no outro dia tinha que lidar com aqueles olhos inchados, acima das olheiras roxas. Um terror.
    Mas como você bem coloca, as manhãs sempre chegam, e que coisa linda isso de pensar que elas são um santo Prozac. Só poderia ter saído de você!
    Te amo!

    ResponderExcluir
  13. Comigo tem acontecido uma coisa desesperadora por causa das mudanças de horário: eu acordo a manhã inteira achando que tô atrasada. Porque trabalho a tarde, mas alguns dias tenho que ir de manhã. Aí meu cérebro acha que eu preciso levantar, MAS NÃO! Eu posso dormir até 10h30 da manhã direto ¬¬ Oh, God. Você faz a linha bêbada de sono, tipo eu. E verdade... as manhãs nos fazem ter esperança. Novos dias, novos anos, nova vida.

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  14. Amiga, essa é a terceira vez que estou comentando. Por esse motivo, o meu humor não está dos melhores, mas enfim. Tava dizendo que comigo tem acontecido uma coisa horrível, que é dormir e acordar sempre às 7h achando que estou atrasada porque tem dias da semana que trabalho de manhã. MAS NÃO, eu não estou! Eu posso dormir até as 10h sem interrupção. Aí eu fico acordando de uma em uma hora ASSUSTADA até ter que levantar. E com ódio do mundo a cada vez que olho pro relógio. Isso sim é o soro dos desesperos. E eu não poderia concordar mais com você sobre as manhãs. Apesar de eu não aproveitá-las direito, sou apaixonada pela magia de ter sempre um novo dia lindo pra viver, com céu azul e vento no cabelo (:
    Te amo!

    ResponderExcluir