terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Para mim é fácil gostar do Natal

Sabe, antes eu não entendia (e fazia questão de não entender) quem saía por aí pregando que odiava Natal. É sério, os Grinchs da vida me tiravam do sério. Por que, como assim, não gostar do Natal?

E aí, um belo dia, há menos de um mês, eu estava conversando com uma amiga, e ela estava falando que não gostava de Natal, que os pais eram separados, a família era desunida, e ela acabava jantando em casa, só com a mãe, como num dia normal. E pela primeira vez eu entendi.

Minha família é enorme. Minha mãe tem 13 irmãos. Nós somos em 29 netos, isso sem falar nos mais ou menos 10 bisnetos. Nós moramos em cantos diferenciados do Brasil, do Nordeste ao Sul, e a tia caçula mora em Portugal.

Nós nos amamos o ano inteiro. A maioria só se vê no Natal. Eu, que moro longe de todo mundo desde pequena, sempre passei o ano sonhando com o Natal, onde eu reencontraria todo mundo.

Então o Natal, pra nós, é A data. É quando a gente põe o amor em dia. Os abraços, as risadas, o carinho. É quando o povo passa o dia inteiro enchendo a cara junto, e uma garrafa de cerveja nuca para cheia. É quando a gente faz o tradicional amigo-X, que só as mulheres entram, e os homens ficam todos em volta gritando que é tudo marmelada, porque só dá parente tirando parente.

Natal 030

É quando eu “faço o favor” de tirar minha madrinha, e aí todo mundo grita em dobro que foi marmelada, e meu padrinho invade a “pista”, fazendo a brincadeira parar por uns 5 minutos, só porque ele quer que batam um milhão de fotos.

É quando a gente canta parabéns pro vovô um trilhão de vezes, tira um trilhão de fotos (iguais às do ano anterior), senta na calçada pra conversar e rir, se entope de comida da vovó, transforma a piscina da minha tia em um “Piscinão de Ramos”:

Natal 196

A clássica foto: Mais Bussular que água.

Então, depois de tudo isso, eu sou obrigada a concluir que pra mim é fácil, muito fácil, gostar tanto assim do Natal.

Obrigada, Senhor.

10 comentários:

  1. Eu também amo o Natal. É a única data do ano em que minha família inteira se reúne.

    Feliz 2012 pra você :)

    ResponderExcluir
  2. Pra nós é muuuuuito simples gostar do Natal!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto do Natal, em parte é por causa da família, em outra por causa de toda a hipocrisia da data.
    Legal esse teu post Nalu, muita gentenão entende porque outras não gostam do Natal... e acabam gerando brigas por isso. Legal essa sua reflexão, Natal com a sua família deve ser uma delícia mesmo @___@

    xx

    ResponderExcluir
  4. Piscinão de Ramos no Natal: ADOOOORO!!!

    Até ano passado eu era extremamente Grinch, mas nunca soube explicar da onde vinha tanta angústia e mimimi, mas esse ano meu Natal foi diferente, foi uma delícia...


    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu amo o Natal, pois é justamente isso, sinônimo de família. Mesmo agora, com minha família bem menor do que antes, ainda é especial pra mim e tenho medo de um dia não ter com quem dividir esse amor que tenho por essa data tão linda *-*

    ResponderExcluir
  6. Não sei quem é mais linda, você ou a sua família.
    Juro que quando eu imagino família, imagino bem assim. E eu achei o seu post sobre seu avô a coisa mais linda de todas!
    Pra mim não é lá muito fácil, mas prometo que vou tentar :)
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha lido o post e amado. Mas tava no trabalho e de lá, não consigo mimar nem a chefa (adoro conversas que só a gente entende). Sua família é um amor, amiga. Você sabe! E a minha também é assim, superanimada. Já pensou nossas famílias juntas em uma festa? Não ia prestar isso. Pra mim sempre foi fácil gostar de Natal também... é minha época favorita do ano mesmo quando a família INTEIRA (e é grande) não se reúne. Uma atmosfera de paz que me domina, sabe? Que esse fim de ano seja lindo pra nós e que 2012... NOSSA. MUITAS COISAS boas. MUITAS MESMO. aconteçam pra gente. TE AMO MUITO <3

    ResponderExcluir
  8. Mais Bussular que água, HAHAHAHHA, AMEI! Natal é essa coisa boa, mesmo! E que isso nunca se perca! É precioso demais!

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto de Natal, mas minha família não é nem um pouco unida. É só o pessoal aqui de casa mesmo.
    Por isso que eu amo ler as histórias da tua família, e ver as fotos. Posso um dia conhecer todos? :)
    Beijo Amor de AnaLu. Amo.

    ResponderExcluir
  10. sou meio q obrigada a participar de festas de final de ano com a familia do meu marido.pq passo natal com a minha familia e ano novo com a dele..mas sempre saio chateada..minha familia se une e cada um ajuda no q pode .tbm se um não ajuda meus pais não cobra para eles o importante é todos estarem juntos.já a familia do meu marido é aquela coisa vc tem q da isso ,vc tem q fazer aquilo no final nem todos fazem e quem fez ainda ,não fez o bastante..ficam falando mal de todo mundo,pelas costas.no final falam de quem não ajudou na limpeza.este ano foi tudo descartavel em um salão e msm assim ..tem confunsão.meu desejo é sair destes tipos de festinhas inventar algo diferente para mim e minha familia fazer ano q vem..ai teria uma descupa para não estar com eles..fico triste por isso,,mas é assim a familia do meu amdo marido rsr

    ResponderExcluir