terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sobre lendas e Curitiba.

Semestre passado tinha aula de psicologia no teatro. E aí eu lembro de uma vez que comentamos em sala de uma lenda mitológica. Eu NÃO lembro direitinho da lenda, e muito menos dos nomes dos personagens (e a minha professora de psicologia lê esse blog às vezes, olha que beleza. Beijo pra você, tia Airen! Eu não lembro de tudo, mas eu te amo, HAHAH) mas eu lembro da conversa na aula sobre a lenda. Então vou tentar explicar aqui.

Se não me engano é a história da filha de um deus, que o deus das profundezas vivia sequestrando. Sei que quando a menina estava sequestrada lá embaixo, aqui em cima faz frio e é nublado. E quando a menina está solta, é calor e sol. Essa lenda seria a explicação das estações do ano. E a equação seria simples: Outono e Inverno? A menina está presta. Verão e Primavera? Solta. Na hora alguém falou na sala: – Aé. Aqui em Curitiba é assim: PRENDE A MENINA! SOLTA A MENINA! PRENDE! SOLTA!

E eu SEMPRE dou risada quando lembro disso. E eu sou obrigada a viver lembrando disso, porque vejam se isso faz sentido: Semana retrasada fez frio e chuva a semana toda. Era ver a previsão do tempo e querer se jogar pela janela. Observem:

DSC05572

Sim. Era desse nível. Só água caindo na previsão. Ai tá. Essa semana acabou, e de repente, um dia, acordou sem chuva. Mas ficou ainda mais frio. Sei que segunda feira passada eu morri de frio na faculdade, e terça feira fiquei quicando na carteira, pois estava com 3 blusas de frio, um casaco em cima, e não conseguia parar de tremer. Aí foi ficando mais tranquilo durante a semana, e ontem, segunda feira, foi de sol o dia todo, e minha irmã jura que deu 32 graus. Eu não vi isso, mas tudo bem. Fez sol e calor, e eu estava muito feliz, radiante, andando pela cidade do ônibus até o trabalho com meu óculos de sol roxo e UMA blusa só, além dela NÃO ter gola e eu poder exibir o colar de lacinhos que ganhei dos meus padrinhos no natal. Aí hoje o que aconteceu? Adivinhem! Não é que choveu não. É que foi quase um dilúvio. Choveu o dia INTEIRO. Mas a minha previsão era um pouco pior, pensei que por causa da chuva fosse GELAR de novo. Mas são 23h13, e eu ainda estou conseguindo usar o pijama de calor que ressuscitei do armário ontem. Vamos ver amanhã como o dia acorda. Me recuso a ver a previsão do tempo, prefiro continuar iludida com esse veranico gostoso. Só espero que amanhã faça SOL!

Deixem a menina solta um pouco, por favor.

13 comentários:

  1. Olha, ontem estava um calor INSUPORTÁVEL (eu estava odiando, acho que você notou), mas a senhorita teve a capacidade de usar uma blusa com manga três quartos. Vontadezinha mínima de te dar uns tapinhas e aprender a ser encalorada, porque pra morar em Curitiba não rola ser friorenta, você só sofre.
    Enfim, hoje o dilúvio foi LINDO. ADORO chuva. Principalmente quando vem depois de um dia tão estufante como o de ontem. Foi lindo, refrescante e maravilhoso.
    Aguardo o frio, mas se fizer um sol bonito e um vento delicioso, estou satisfeita já.
    Só não quero ter que morar no polo norte por uma semana e na outra ir direto pro sahara. Não nasci pra isso.
    Quanto à lenda... coitada dessa menina! HAHAHAH
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ai, guria, nem me fale! Aqui no RS é assim também, que tempo doido! :/
    Sábado fez um calorzinho gostoso, com sol lindo. Domingo o tempo fechou e chuuuva. Hoje à noite já começou a melhorar e a previsão é de sol e calor. Haja organismo para aguentar (e mochila para caber sombrinha, blusa curta e casaco, por que vai saber, né).

    Beijinhos, ótima quarta com a menina solta! :D

    ResponderExcluir
  3. No RS do sul também é assim. Acho que é assim no sul do Brasil todo. Estou esperando ansiosamente pelo verão.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Eu já te disse que não há melhor lugar pra morar que SP?


    A terra da garoa tá ficando cada vez menos com garoa. E jajá vai chegar o verão escaldante de meu-deus-alguém-jogue-um-balde-de-água-na-minha-cabeça e eu vou ter inveja de você por morar em Curitiba. Mas eu não moraria aí não, viu? Apesar de gostar de frio, acho que eu ia cansar de TANTO frio.

    Hoje eu vi na tv a mulher falando que Curitiba é a cidade mais fria do Brasil. Pensei: que o diga a Analu! rs

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Sobre o post dos biscoitos: "Uma que eu aprendi depois de grande é que capixaba não paquera, “arroiza”" Me imaginei total falando 'oi, vamo arroizá ali?' hahahahahahahah tipo casamento, sabe? Jogue arroz pra cima e seja feliz! haha

    Deus, que visão do inferno que capixaba vai pro rock mesmo sendo sertanejo ou pagode. Graças a Deus que eu não moro lá. Imagina? Eu indo pro rock e chego lá e é pagode? Morri. E faltou a versão paulistana de 'ir pra night': balada. Lembra aquele dia que eu falei que vc ia pra balada e vc disse que era festa? Então. Aqui, tudo que é de noite, seja festa, bar ou sair pra dançar, é balada.

    Sobre nosso "meu", já foi substituído pelo "mano". E, mano, pegou geral. Aliás, mano e mina, na verdade. haha. Mas eu particularmente acho meio de gente diferenciada demais, sabe? Nós e nossos regionalismos. rs

    Sobre biscoitos e bolachas, tenho a dizer: o que mais me irrita nos cariocas (regionalismos paulistanos: odiamos cariocas) é o fUgão e bUtão. Em segundo lugar, o biXcoito. Concluindo: pra mim o negócio é BOLACHA. Porque biscoito é só quando é de polvilho. Para todos os outros, bolacha. Inclusive se for "bolacha" de sopapo na cara. Sabe? rs

    ResponderExcluir
  6. Sobre o post do churrasco em família:

    Eu devo ter dormido quando você falou que a sua casa tem vista para uma casa com balanço. Balanços fazem parte do mundo mágico dos algodões doces, chantillis e unicórnios, sabe? Eu tinha um quando era criança e era tudo o que eu mais amava na minha vida. E mais: sótãos, juntamente com balanços, sempre são assombrados em filmes. Eu já falei pra você que gosto desses detalhes de filmes de terror? haha. Eu gosto!


    Que post gostoso de ler. E enquanto eu lia, fiquei aqui lembrando dos muitos churrascos de família que participei nessa vida. Dos em casa, na casa dos avós, dos tios. De quando eu era criança e era do tipo resistente e que não dormia e que queria brincar como se não houvesse amanhã, aos mais atuais, como aquela vez que a minha vó resolveu fazer churrasco e eu me ofereci pra abanar a churrasqueira e abanei tanto que pegou fogo e meu tio correu lá e jogou água e encharcou o carvão e no fim sobrou só a minha avó com o churrasco frustrado e a gente com dor de barriga de tanto rir.

    ResponderExcluir
  7. Não pude deixar de me identificar com seu texto, haha, essa Curitiba nos prega peças diárias, viver aqui é uma emoção eterna. Leva o guarda-chuva? Não leva o guarda-chuva? Coloca blusa, tira blusa? Haha, eita vida!

    E sobre a lenda, acho que pode ser que seja a de Perséfone, que vivia metade do tempo com sua mãe na Terra (verão e primavera, boa época para as colheitas) e metade com Hades no mundo dos mortos (inverno e outono). Bem, pelo menos foi disso que me lembrei. XD

    Enfim, adorei o blog! Já li uns quantos textos anteriores, todos muito bons! Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Analu, eu detesto frio. Chuva durante o dia, então, é pra querer morrer. Aqui em Campinas, depois de 2 semanas de sol e MUITO calor... hoje está um frio de lascar e aquela garoa ridículaaa.
    Ô sr deus das profundezas, dá pra pedir o resgate logo, hein...
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Manda as coordenadas de Uberlândia pra esse deus das profundezas pra ver se ele não está afim de sequestrar alguém aqui, porque já tô de saco cheio desse calor e dessa sequidão. Quero frio e chuva já, vamos trocar!

    ResponderExcluir
  10. "Em um dia quente de outono. É você pode achar engraçado, mas Curitiba tem dessas coisas: dias quentes de outono, dias gelados de verão. Primaveras e invernos descompassados..."
    Querida, você passou 6 messes escutando isso, e ainda fica surpresa e indignada? Hunf, eu aprendi em apenas 4 dias....
    (sempre falo isso quando o tempo muda do nada... hehe)

    ResponderExcluir
  11. É a lenda de Perséfone! @_____@
    Mitologia grega é muito amor!!!
    ó eu postando nos posts velhos já :x Mas não pude não comentar nesse haha *----*

    beijo grande!

    ResponderExcluir
  12. Aqui em são Paulo é bem parecido, rs semana passada passamos de 33 graus para 13 graus, isso entre segunda e quarta, provavelmente essa semana será assim também...

    ResponderExcluir
  13. O nome da menina é "Perséfone", minha flor. O antigo nome do meu blog! Eu fiz um teste uma vez "que deusa grega você seria?" e deu ela. Meu amigo Ricardo brigou comigo, dizendo que a Perséfone é triste, deprê, melancólica e que eu sou luz. Não lhei dei ouvidos, mas um belo dia eu senti este descompasso. Precisamos soltar a Perséfone! rs...
    beijocas

    ResponderExcluir