terça-feira, 2 de agosto de 2011

É que eu ando com preguiça

Comecei a pensar nesse post, depois de um hiatus de uma semana onde as palavras simplesmente não quiseram sair da minha mente. Sentei, abri o writer, e fiquei feliz ao pensar que tinha conseguido um título, com algumas ideias fluindo. A barra estava pesada aqui nesses dias, gente. Sabe o desespero de ficar com o writer em branco te encarando e você não conseguir escrever? Então. Aí que quando vem assim, um título, e algumas constatações mentais que combinam com ele, você tem que se agarrar a isso de todas as formas. Quando eu comecei a pensar no fluxo de ideias para esse post, me veio na hora uma constatação: “Eu já vi isso antes em algum lugar.” E aí lembrei. Foi aqui, onde a Rafa contou que estava feliz, simplesmente por estar feliz, mas não que ela fosse sempre assim, é porque ela estava cansada de ser triste.

Eu nunca fui de ser triste, porque né, não tenho a menor paciência para me aturar deprimida, sério. Mas digamos que talvez as pessoas gostassem de comentar que o bom-humor não é a mais evidente das minhas características. Vou fazer uma mistura meio tosca de mau-humor com felicidade, e dizer que, embora tardiamente, e anos depois de ler a história, estou aprendendo a brincar de Polyana.

Esse ano já me estressou tanto, mas tanto, que vocês não fazem ideia. No fim de abril eu pensei que não aguentaria mais um mês sem dar alguma crise. Mas aí, de repente, alguma coisa mudou. Não foram as circunstâncias, eu acho, porque parando pra pensar sobre esse ano, ele continua meio irritante. Talvez tenha sido eu que mudei, sem perceber, meu modo de ver as coisas. Talvez tenha sido também o fato de ter me apaixonado por alguma coisa e me entregado tanto a isso, como foi com Vamos Falar de Amor sem dizer Eu Te amo, e ter visto resultados bons, no fim das contas, além das excelentes lembranças… Não sei.

Sei que cada vez mais eu ando trocando o bico pelo sorriso e os negativismos pela crença de que as coisas sempre podem melhorar. Tenho aprendido a rir do que não tem remédio, ao invés de reclamar por horas a fio. Confesso que fazer isso às 7h da manhã de uma segunda feira, depois de 24h ininterruptas de chuva, fica meio complicado, mas durante o dia, até do tempo eu já ando dando risada.

É uma questão simples: O mundo pode cair em chuva lá fora, com um frio completamente desnecessário para acompanhá-la, e eu posso fazer o sol brilhar aqui dentro se eu estiver feliz. A outra opção é o mundo caindo em chuva lá fora, com um frio completamente desnecessário, e eu puta da vida por causa disso. Vejam bem. Eu ficar puta da vida com isso vai mudar o tempo? Não. Então melhor continuar sorrindo. Tão fácil calcular qual é a melhor opção. Acho que eu andava deixando a minha inteligência de escanteio, para não conseguir perceber algo que talvez sempre tenha estado na minha cara.

Está muito piegas esse post, eu sei, mas é interessante deixar ele aqui, porque assim, o dia em que eu estiver xingando o mundo e querendo que ele acabe em barranco para que eu morra encostada, eu abro, leio, e tento acreditar que um dia eu acordei pensando que ficar de mau-humor era pura perda de tempo. Não, nenhum ET abduziu a minha pessoa e deixou uma boba-alegre no lugar, e nem eu coloquei um par de óculos cor-de-rosa nos olhos.

Eu continuo franzindo a testa de manhã, chegando na faculdade xingando o tempo, querendo explodir um professor ou outro, mas no geral, tenho dado conta de acabar com isso logo pela manhã, e assim, em menos de 2h que eu acordei, está tudo bem. Parece mágica.

Não, eu não sou assim… mas é que eu ando com preguiça de ficar de mau-humor.

Um sorriso vale muito mais a pena. Com certeza.

smile

Smile, it’s healthy! You’re better smiling, so smile!”

Foto e legenda: Jaisson Zepon

17 comentários:

  1. Tenho tomado essa filosofia de que sorrir vale bem mais a pena. Eu sou uma pessoa ultra pessimista, então antes das coisas acontecerem eu já estava achando que não ia rolar e quando não acontecia eu só sabia reclamar.
    Mas aí eu comecei aquele exercício que eu até falei no blog, de anotar as pequenas alegrias do dia. Desde então eu comecei a ver que tem muito mais motivos pra sorrir do que para ficar emburrada, então né. Pra que ficar reclamona e chata se eu posso estar feliz e sorrindo?
    Faz muito sentido! :)
    Queria que todos pensassem assim, o mundo seria outro!

    ResponderExcluir
  2. nossa que post gay, do verbo gay americano: alegre
    Coisa bunitinha de se ler e as palavras que acalmariam a fúria de uma irritação sem propósito, estão bem postadas.
    À minha maneira, nota 8,5
    Uha

    ResponderExcluir
  3. É, você conseguiu colocar em prática a teoria mais bonita...Isso é difícil, praticamente impossível, estou a 24 anos tentando..hehe

    Adorei o blog!

    ResponderExcluir
  4. Finalmente achou o fio da meada da vida. Eu não aguento quando falo com vc e me responde com monossílabos.
    Mas eu te amo de qualquer maneira.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ana do céu, vou te falar que eu estava planejando um post sobre aprender a ser Polyanna...
    Mas tudo bem, você está certíssima! O mundo seria um lugar melhor se as pessoas tivessem noção do poder de um sorriso!

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Ana, antes de mais nada: poxa, que honra receber uma linkada sua no twitter! De verdade! Você é uma dessas coisas gostosas de fazer parte da blogosfera: nunca te vi pessoalmente, mas sinto que conheço muito do que você é e te admiro, sabe? Por textos como esse, em perceber que você tem toda uma inocência e ao mesmo tempo é tão madura... sei lá, por você conseguir levar a vida de um jeito tão leve.

    Adoro!

    Mesmo!

    Beijoca

    ResponderExcluir
  7. Você é uma fraude. Porque é mentira, você não tem nada desse mau humor que descreve aí. Você é uma fofa, gosta de lilás, sai saltitando de manhã, chega abraçando todo mundo no teatro, sai abraçando todo mundo no teatro, lava o cabelo ridículo e deita no sol que bate no quarto da sua irmã, faz docinhos de leite ninho para adoçar o mundo e come margaridas. NÃO TEM COMO uma pessoa assim vir me dizer que chega reclamando do frio de manhã. Sabe? Eu não acredito em uma palavra dessas que você disse. E você pode dar umas patadas de vez em quando, mas é fato: você é um ursinho carinhoso. E a sua barriga pisca. ;)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Ai fofa, todos têm direito de se estressar com as coisas e sair xingando por aí as vezes, é algo estritamente normal, não fique se achando depressiva por isso, se reclamar da vida fosse sinal de depressão, eu deveria estar no cemitério há tempos. É sempre bom desabafar sobre o que nos aflinge, mas concordo que conseguir manter um sorriso no rosto mesmo com o mundo desabando é um bom jeito de lidar com as coisas, o esquema é não deixar que esse sorriso seja falso e acabe abafando suas verdades.
    Nunca te vi sem ser feliz, estressada e com a testa franzida várias vezes, mas ainda assim transmitindo leveza e coisas boas, espero que quando você não se sentir assim tão bem tenha a liberdade de contar comigo para bater ou até mesmo xingar, porque eu aguento tranquilamente.
    Quero mais é que você seja muito feliz, mesmo sem motivos e continue a sorrir por aí, feito boba.
    Te amo! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ultimamente não tenho conseguido ficar contente por muito tempo. Vai entender? Acho que é meu organismo querendo rotina, trabalho, faculdade, compromisso. Mas essa tática funciona bem, até porque não dá para ficar o dia todo choramingando, né?! Cansa mesmo.

    beijinhos, boa quarta! :*

    ResponderExcluir
  10. Queria fazer um pequeno comentário de agradecimento.
    Não sei se de fato você ficava puta com tudo do jeito que diz, mas eu sei que EU ficava. E graças a algumas terapias e conversas contigo, eu acabei melhorando o humor. Quando eu fico enfezadinha, a uns dias, e quero, bom, me desenfezar, escuto Smile, porque é uma música que me faz sorrir e sair saltitando por aí como um unicórnio!! E eu lembro da loira e das horas na madrugada conversando e trocando risadas ^.^
    A gente até pode não se conhecer a muito tempo, mas agora eu tenho uma razão para entrar no msn, que é rir e escutar boas notícias de uma certa menina que adora blogs, escreve tão bem e sempre me deixa feliz. Se eu sorriu quando escuto Smile e lembro da madame e sorriu mais ainda e lembro do teatro e de todos os meus amigos? SIM eu sorrio mais!!! :D
    Brigada Ana,MESMO!!!
    Mais uma vez seu post foi maravilindo contando como é bom sorrir!! :D

    ResponderExcluir
  11. "Eu ficar puta da vida com isso vai mudar o tempo? Não. Então melhor continuar sorrindo." ÓTIMO conselho. E, ah, adorei o post, no geral. É bem o que você disse mesmo, um daqueles posts pra se ler vez ou outra, assim, como lembrete. Você com preguiça, eu cansada e nós duas felizes. Tem coisa melhor?! :)

    Obs:
    terminei de ler o roteiro da Vamos Falar de Amor sem dizer Eu Te amo e volto a dizer o que eu já te disse no Skype: "Que vontade de ter assistido isso!" Sério, uma delícia de roteiro... imagino a peça em si.

    Beijos, Analu!

    ResponderExcluir
  12. Ah, quanto a essas coisas eu confesso que sou muito bipolar. Tem hora que fico grilada demais por pouca coisa e tem hora que eu tento me controlar ao extremo pra aprender a ver lado bom em tudo. Eu, hoje, tô grilada porque as férias estão acabando.. sem ânimo nenhum de voltar as aulas segunda feira! Mas ao mesmo tempo me dá um gás pra querer fazer um ótimo segundo semestre e recuperar a vagabundagem do primeiro semestre. Meu curso é anual, então só saberei minhas notas no final do ano... dá tempo de recuperar e ver se fico com nota boa =) rs.

    Mas resumindo todo, to tentando adequar a filosofia de buteco "se a vida te der um limão, faça uma limonada". Clichê, mas válido!

    ResponderExcluir
  13. Adorei o texto, adorei mesmo!
    Porque eu também sou assim. Eu li Pollyana no começo do ano, e não sei se tem alguma influência. Mas desde o final do ano passado que minha vida anda uma bagunça, e a única coisa que eu faço é rir. Tento, claro que tento, melhorar as coisas. Mas a vida gosta de dar umas rasteiras na gente e o único jeito é revidar sorrindo. Espero que nós duas continuemos assim, afinal, é muito mais saudável!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. "Está muito piegas esse post, eu sei, mas é interessante deixar ele aqui"
    Interessante? Caramba, obrigada por ter deixado! Há muito tempo procuro inspiração pra escrever, mas havia esquecido de onde vinha. E você acabou de fazer com que eu lembrasse. Não foi nem com o o tema, no geral, mas alguns trechos em que você cita elementos do dia-a-dia, chuva e afins... Sei lá, me bateu uma vontade de subir no telhado, olhar além e, sei lá, RESPIRAR! Eu nunca mais fiz isso.

    ResponderExcluir
  15. Gente, pelamordedeus, que comentário foi esse da Renata!? Tô me acabando aqui de rir haha. E sério, eu sempre imaginei você como o ser humano mais bem humorado da face da terra. Mas foi ótimo ouvir essa sua revelação bombástica mostrando seu lado chato e reclamão. Já tava com medo de você ser tipo aquelas pessoa que são tão bem humoradas e fofinhas e meiguinhas e dançantes e queridas e... que tem dias que a gente, mortais mal-humorados e pessimistas na maior parte do tempo, tem vontade de dar um soco bem no meio da cara do (in)feliz. Porque convenhamos que ser feliz todo o tempo além de desnecessário é irritantemente chato, Pollyanna que me perdoe. Aliás, um dia faço um "testemunho" no blog de como Polly mudou minha vida. Se foi pra melhor ou pra pior eu nunca vou saber dizer, mas enfim.


    PS: É verdade mesmo que a sua barriga pisca? *-* HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  16. Está aí uma belíssima preguiça! Ou melhor, a maior e melhor delas! Preguiça contra o mau-humor é uma preguiça muito boa, e que você sempre a tenha, para que assim nunca fique de mau-humor. Não lembro das vezes que já te vi de mau-humor, sei que existiram, mas não lembro de nada em relação à elas. Sério.
    Isso pode ser porque simplesmente não consigo te imaginar de mau-humor. "Ana Luísa" e "mau-humor" são duas palavras que, pra mim, não conseguem ficar juntas numa mesma frase. Enquanto você acordava e vinha pro colégio eu já não sei, pois nunca te vi nesses momentos (e serias deveras estranho se visse, não é?), e acho que esse é um momento de despejarmos todo o mau-humor do dia pra fora, antes que cheguemos na escola.
    Tentarei ser mais assíduo em meus comentários em seu post, e por favor que você faça o mesmo! Você era famosa no meu blog (famosa entre 7 pessoas... Uau...) por ser sempre a 1ª a comentar meus posts, mas no último que escrevi, o Betão escreveu dois comentários na sua frente! E ai, #comofaz Aninha?

    ResponderExcluir