domingo, 21 de agosto de 2011

Sobre coisas que perdem o sentido.

E foi no início da madrugada de hoje, 21 de agosto, que eu entrei nas configurações do meu Orkut e tive coragem de deletar minha conta.

Foi engraçado. Eu já tinha pensado nisso várias vezes. Abria o Orkut, achava totalmente tosco, e tinha muita vontade de deletar. Olhar para a minha conta ali, aberta, me irritava. Mas eu não tinha nenhuma coragem de deletar. E aí eu simplesmente fechava a página, e esquecia o assunto. Hoje eu não pensei no assunto. Eu senti que tinha chegado a hora de apertar o botão de “Excluir conta”.

Eu tinha acabado de ler o post da Luiza sobre Orkut. Enquanto lia eu só balançava a cabeça e ria. Depois, tive que comentar que foi um post sensacional, e que eu me identificava completamente com tudo o que ela disse. Enviei o comentário e resolvi abrir o Orkut. O que eu encontrei lá?

22 scraps não lidos. Scraps esses que eram, em sua maioria, mensagens luminosas desejando boa semana. O resto era divulgação. Olhando um pouco pro lado, vários perfis de pessoas. A maioria deles desatualizadíssima. Aí eu olhei para elas: As comunidades. Quase 500, se não me engano. Sim, eu era daquelas orkuteiras maníacas por entrar em comunidades. Afinal, 7 anos atrás, quando eu criei meu Orkut, isso era divertidíssimo. Eu achava as comunidades engraçadas e ia correndo procurar minha mãe e falar: “Mãe, olha que engraçada essa: Tire as mãos da minha batatinha!”. Eu achava o máximo. E como disse a Luiza, as comunidades acompanharam fases de nossas vidas. Tinham as romanticazinhas clichês, tinham aquelas melosas cuja frase começava no nome da comunidade e terminava na discrição, tinham aquelas com letras de músicas, aquelas com piadinhas, aquelas que todo mundo entrava. Fui ‘folheando’ as minhas e me deparando com cada coisa… Do tipo:

  • Deus me disse: Desce e arrasa
  • Meu nome é Ana Luísa com S
  • Eu nasci no dia do meu níver
  • Decepção não mata, ensina a viver
  • Eu odeio acordar cedo
  • Eu dollo _____ (adicione aqui o nome de um amigo)
  • Eu roo as unhas

E aí eu já comecei a pensar que de agora meu Orkut não passava. Afinal, Deus não manda ninguém arrasar, eu não preciso entrar em comunidade nenhuma para falar que meu nome é com S, é óbvio que eu nasci no dia do meu aniversário, todo mundo se decepciona de vez em quando e ainda tá vivo, 99% da população deve odiar acordar cedo, o verbo DOLLAR não existe, e eu parei de roer as unhas.

Achei melhor parar de deletar comunidades uma por uma, porque eu sentia que não precisava perder tempo com isso: Eu ia acabar deletando aquilo de vez. Continuei minha saga de “dar uma última rondada pelo meu Orkut”. Nem quis ler depoimentos, porque sou apegada em coisas fofas que as pessoas me falam e sabia que aquilo ia me colocar em dúvida. Fui direto para o álbum de fotos. E lá tinha um álbum só com as minhas fotos com os jogadores de vôlei, outro com fotos aleatórias, um com fotos minhas bem maquiada, outro com umas míseras 10 fotos das férias de verão, outro com uma letra de música no título e muitas fotos dos meus amigos. Não abri nenhum deles. Saí clicando no excluir. Um por um. Porque ninguém precisa ver um álbum com muitas fotos minhas bem arrumada, nem fotos minha pagando de tiete, muito menos foto minha na praia com minha família, e meus amigos não precisam de um álbum-declaração para saber o quanto são importantes na minha vida.

E aí eu dei risada daquilo sozinha, chamei a minha mãe para assustá-la dizendo que tinha tomado uma decisão na minha vida. Ela chegou no meu quarto, e eu falei: Minha adolescência acaba aqui. Vou deletar meu Orkut. Ela riu, segurou minha mão, e eu cliquei. E ali se foram 7 anos.

Esse post poderia ter muitos títulos, como por exemplo:

  • 7 anos depois
  • O fim declarado da minha adolescência
  • R.I.P Orkut
  • Um post melodramático beirando o tragicômico

Mas eu acho que escolhi o melhor. Porque tem coisas que simplesmente perdem o sentido. Eu não sou ‘melhor’ nem ‘pior’ do que há 7 anos atrás quando eu cliquei no botão de criar uma conta no Orkut. Só que a fase daquela rede social passou pra mim.

Teve uma fase na qual eu e mais 836472674192 pessoas da minha idade chegavam da escola e iam direto para o Orkut. Nessa fase, aquilo ali era TODO o sentido. Só que sentidos se perdem. E o do Orkut, para mim, se perdeu completamente. Me diverti com algumas coisas que vi nessa minha última ronda. Ri da minha própria cara quando vi as comunidades e as legendas dos álbuns. Ri quando lembrei das minhas pretensões orkutianas de ter um namorado e fazer um álbum lindo chamado: “There’s no life without you” ou algo do tipo, colocando 198173863 fotos de nós 2 juntos, e um monte de legenda brega. O namorado ainda não chegou, e eu nunca vou fazer esse álbum. Porque agora eu “passei de fase”. E quando o namorado chegar, o máximo que vai acontecer vai ser um álbum de facebook, com um coraçãozinho no lugar do título, umas 15 fotos, e legenda clichê-beirando-o-brega só em 1 ou 2 (Porque o amor é clichê, gente, e é lindo). Mas isso, claro, só até o dia em que a fase do facebook passar, né.

{Reli o post e começo a pensar que o nome realmente devia ser “Um post COMPLETAMENTE melodramático beirando o tragicômico. Mas vou deixar o título que escolhi no começo mesmo.}

Sendo assim, Adeus, Orkut. Foi divertido enquanto durou. A partir de hoje eu assumo que posso sobreviver sem receber 300 scraps de “Feliz aniversário”. (As pessoas só não podem esquecer de deixar um “Feliz aniversário” no meu mural do facebook, e tudo vai ficar bem.)

19 comentários:

  1. Eu dei adeus ao orkut no comecinho de 2009, não entrei no facebook quando ele virou modinha e deletei minha conta no twitter no mês passado.

    Tudo bem que as pessoas hoje não me deixam recados de feliz aniversário, mas as que me conhecem de verdade lembram de mandar mensagem para o meu celular. Enfim... não sinto falta de nenhuma dessas redes sociais. É como se eu tivesse tirado um peso ou me livrado de uma prisão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. hahaha sabe que também tenho uma conta totalmente inativa no orkut, mas não tenho coragem de deletá-la?!
    Vc me deu coragem. Farei isso já!!!
    Beijo e parabéns pela nova era pós orkut!hehe

    ResponderExcluir
  3. Hahahahaha! Fico feliz que meu post a inspirou a cometer tal ato! O Orkut realmente marcou uma época, e chega a ser triste se desfazer dele. É bem provavel que façamos o mesmo com o Facebook daqui um tempo, mas com certeza não será a mesma coisa, né? O Orkut tinha todo um momento de vida por trás, o que o tornava bem mais especial hahaha. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  4. Eu deletei meu orkut quando comecei a me sentir sufocada pela vergonha alheia.

    Mas eu confesso que sinto falta das minhas comunidades, principalmente daquelas: "hoje eu acordei meio fulano".

    Parabéns pela maturidade, Ana, sadhasuidhisa

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. ahahahahahaahhahah! ótima! Adorei a simbologia deletar orkut = adeus adolescencia! Interessante é observar que cada faixa etária tem uma forma de utilizar as redes sociais....pode reparar! Eu acho absurdo o twitter por exemplo, acho que é pq minha fase passou antes dele chegar! Agora, meu orkut eu não deletei, tenho vontade....mas não deleto pq ainda existem pessoas com as quais só falo por lá!

    ResponderExcluir
  6. Cara, meu orkut ainda tá lá, e toda semana eu recebo as "atualizações dos seus amigos". Preguiça, pura preguiça... Juro que eu pago uma cerveja pra quem for lá deletar a conta pra mim! :D

    ResponderExcluir
  7. Você só trocou 6 por meia dúzia, daqui a pouco vira a febre de outra rede social e adeus Facebook... Ou então, mais um upgrade na vida e adeus qualquer rede social nova.
    Precisamos mesmo de redes sociais? Como nossos pais viviam?

    ResponderExcluir
  8. Perdi meu comentário. kkkkk

    Talvez um dia delete meu orkut, ou não, sei lá. E o facebook quanto tempo terá de vida? O que vira depois? Às vezes me pego pensando nisso.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Você chegou exatamente no estágio que eu procuro há algum tempo e para o qual eu caminho em linha reta. Já desativei os meus 3 (TRÊS) orkuts, mas confesso que as lembranças do passado ainda me prendem lá: os comentários nas fotos, os depoimentos fofos... Apagar tudo aquilo pra mim seria dar fim em uma representação de uma fase ultra especial na minha vida. E não é como se eu visitasse o orkut com frequencia; é mais como a certeza de que se eu sentir saudade de tempos atrás, posso me afogar nas lembranças que tenho lá. Mas ainda assim, não deixo de concordar com você.

    Beijos, Ana querida.

    ResponderExcluir
  10. E agora Ana Lu, como farei para me comunicar com vc? Já que disse que facebook e twitter é muita inclusão tecnológica para tia.........

    ResponderExcluir
  11. AKOAOKAKOAKOAKOAKOAOKAKOAAA ADOREEEEEEEEEEEEEI ANALU!
    Tenho que deletar o meu também, já passou da hora... Mas e a fadiga? E o Gary tem razão, mas é divertido poxa, acho que a única "fase" que não perde o sentido é essa de blogueira né? AInda bem!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  12. HAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAH

    e eu ainda nao criei coragem de deletar o meeeeu! se bem q eu tenho o meu só para fuçar no do meu namorado HAHAHAHA

    pq eu nao recebo um recado ha mil anos jaa...

    ResponderExcluir
  13. Deveria ter esse mesmo ato de coragem, Analu! Mas gosto de ter meu Orkut pra entrar em comunidades de download de séries e discos (toda trabalhada na pirataria) e stalkear, vez ou outra, um povo vileno que eu costumava conhecer. Sabe, pra dar umas risadas. HAHAHA
    Mas já excluí todas as minhas fotos, e tranquei minha página de recados, porque não aguentava mais receber flyer de festa. Quem não me conhecia e entrava no Orkut pensava que eu era A baladeira!
    Acho que sou a única que super gosta das comunidades! Eu era viciada nelas, e excluí as idiotas lá pelos 14 anos, mais ou menos, quando comecei a ter um pouco de juízo na cabeça.
    ótimo post!
    beijinho

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda tenho meu orkut porque meu namorado não está em mais nenhuma rede social além dessa, e aí quando eu quero ser brega/fofa eu mando um depoimento todo amor. haha
    Mas só tenho umas 10 fotos no album, e uns 20 amigos. Deletei os que eu nem conhecia mais.
    O Orkut é toda minha adolescência, ainda não to pronta pra dar tchau. hahaha
    Mas admiro tua coragem. :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Despedi-me do orkut em meados do mês passado. Nunca fui muito assídua a redes sociais, sempre fui bipolar e enjoava delas e as desfazia. Ainda brinco disso com o twitter, depois que chego no 10000 tweet deleto e faço outro. Sempre boa a sensação de recomeço. Quanto ao orkut, era legal fazer isso para tirar aqueles amigos "inúteis" e adicionar os novos. Scraps e comunidades foram minha vida por um bom tempo também, mas ah... Passei dessa fase.
    Fiz um facebook há uns 4 anos, ninguém tinha na época e a vida era super divertida! Nem sabia como usá-lo direito, mas tudo que fazia ali era mais especial, porque ninguém ia ver. Agora o facebook está popular e vejo que brevemente voltarei ao orkut em busca do meu "lugar sozinha", sei lá... Não gosto dessa sensação de ser observada. Uma coisa que me irrita no facebook aliás, é não poder ver meus visitantes recentes. Por outro lado, é um alívio saber que posso stalkear a vontade e nunca me descobrirão!
    De qualquer forma, é um grande passo em nossas vidas nos desfazer dessas coisas que um dia foram tão importantes! Quem diria que você conseguiria fazer isso? Merece um parabéns bastante especial, só por ter conseguido praticar o desapego! Espero que não se arrependa!
    E acho que nem vai, porque uma das coisas boas da popularização do facebook é que agora tudo que você posta no mural acaba recebendo várias "curtições" e comentários e isso é bem legal!
    No mais, aguardemos para ver qual vai ser a próxima rede social da vez e tomara que seu namorado surja nas épocas de auge facebookianas ainda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ai amiga... isso me lembra que meu orkut ainda está lá na UTI do Google. Tenho pena de desligar os aparelhos, mas quem sabe, um dia eu tomo coragem e deleto tudo ahuahuah. Uma gracinha teu post.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Ah, eu ainda gosto do orkut enão pretendo deletá-lo tão cedo. Faço faxinas por lá vezenquando, mas detesto essa pose de facebookianos idólatras que vem surgindo. E olha que eu tenho facebook também. Enfim, cada um tem a rede social que aguenta.
    beijo pra vc :*

    ResponderExcluir
  18. Hahaha... Ana! Incrível! Muito tempo atrás (uns dois anos eu acho!) postei no blog um texto tipo o seu, cujo nome, se não me engano era: Acabo de deletar meu orkut. Assim, simples, porque deletá-lo foi quase que indiferente - não fosse pelo alívio.

    Engraçado chegar aqui e ver que você também fez o mesmo. Sinceridade? Acho que deletar o orkut é assinar atestado de maturidade, #prontofalei! hahaha.

    A propósito eu adorei o seu comentário lá no blog. Bom saber que você tem uma amizade assim tão boa também! beijos

    ResponderExcluir
  19. Muito bem! Adorei o post! Tomei essa atitude na fase que todo mundo usava Orkut, e o que eu mais ouvia "nossa tu nao tem orkut?". Penso com meus botões que quem realmente importa na vida da gente, a gente acaba mantendo contato e a maioria que eu conheço, usa mais pra bisbilhotar a vida alheia do que se relacionar com as pessoas, e eu nao preciso disso (ai eu abri um blog!)..rsrs

    Bjooo.

    (nao sei pq eu nao to conseguindo comentar pelo login do blogger)

    ResponderExcluir