quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Paixão, Paixão, Paixão!

Desde que eu comecei a ler “Querido John” que estou com a ideia desse post na cabeça. Não tem nada de spoiller, isso é sempre bom de avisar, mesmo eu tendo noção de que sou a única que nunca viu o filme e só começou a ler o livro agora. Enfim. Pensei nesse post mas acabei não tendo tempo de sentar para desenvolver a ideia, mas já que é de paixão que eu quero falar, vou deixar minha paixão por escrever tomar conta agora e ir escrevendo sem pensar no assunto.

A questão é que mais ou menos no começo do livro, a personagem Savannah fala a seguinte frase: "Paixão é paixão. É o entusiasmo intercalando o espaço do tédio, e não importa a que se dirige.”

E aí? Me apaixonei pela frase! Eu concordo muito com ela. Eu acho que paixão é muito importante. E nem estou falando de paixão no sentido de encontrar aquela pessoa que se torna a razão da sua vida. Estou falando do mesmo que ela disse, da paixão ser simplesmente paixão, independe de a que ela se dirija.

Adoro conversar com pessoas apaixonadas. O assunto, por mais que bata mil vezes na mesma tecla, sempre acaba sendo interessante, porque a pessoa te contagia. Se você se deixar entrar no mundo dela, você quase se apaixona junto. Seja por um filme, por um seriado, pelos seus amigos, ou, sou suspeitíssima para falar, por uma peça de teatro, hahaha.

Tudo se torna mais divertido e mágico quando se está apaixonado por algo. Foi o que Savannah disse: o entusiasmo intercala o tédio! Eu acho que é porque quando há entrega total a algo, não sobra tempo para existir o tédio. Quando estamos apaixonados, pensamos e fazemos o que é relacionado àquilo com alegria e tanto afinco, que nem nos damos conta disso. É uma energia que simplesmente aparece.

Sendo assim, apaixone-se. Apaixone-se pelas pessoas, pelo trabalho, por um livro, por uma música, por uma coleção, por um dia de sol, por pãezinhos de queijo saindo do forno, seja pelo que for. Mas apaixone-se. Apaixone-se e deixe-se transbordar por isso. Fale sobre, e divida com o mundo o brilho que só a paixão pode trazer a alguém.

13 comentários:

  1. Ah eu li o livro mês passado.
    esse frase me chamou muita atenção também... tomei pra mim diria que da mesma maneira que voce!
    acho que você expressou exatamente o que ela quis dizer.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ana, acabei de comentar no seu post passando e você já me aparece com um novo! Oba!

    Sabe que essa é uma das coisas que eu mais gosto de fazer na vida? Conversar com as pessoas sobre suas paixões? Parece que elas se enchem de vida! E é bem isso que você falou, elas contagiam.

    E olha eu sou uma apaixonada: pela família, pelo namorado, pela literatura, por filmes e cantores e ah....! que delícia! rs.

    beijoca

    ResponderExcluir
  3. Eu terminei de ler "Querido John" há alguns dias e já tinha assistido o filme, que eu achei bem fraco e mal adaptado, no ano passado.

    E quando eu terminei o livro, tive essa mesma sensação de paixão. Não sei se foi porque a leitura era gostosa, ou se porque a história dos personagens dava vontade de se apaixonar, mas eu me senti mais leve e contente.

    Pena que livros assim, que inspiram tanto, a gente só encontre de vez em quando. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Querido John, me deixou muito mal, apesar de eu ter gostado do livro. É muito importante nos apaixonarmos por algo bom na vida. Sem paixão não existe entusiasmo para vencermos os obstáculos do dia-a-dia. Como dizia uma amiga: "Sem tesão não há solução" e é isso mesmo. Sem termos aquilo no que se apaixonarmos, vivemos sem sentido.

    Beijinhos, adorei o post!

    ResponderExcluir
  5. Não li o livro, e nem vi o filme... mas não me chame de desantenada. É apenas falta de tempo depois que me apaixonei por muitas coisas. Engraçado isso, sabe porque? Precisei levar um pé na poupança da pessoa que eu era apaixonada para descobrir todo o resto que deixou de ter valor. Hoje eu paro para pensar e chego a conclusão como deixei de ter paixão pela minha vida todinha para sentir paixão por uma pessoa?
    Gostei do seu espaço! Voltarei mais vezes

    ResponderExcluir
  6. Eu, como uma eterna apaixonada, sou muito suspeita pra falar que concordo com esse seu post :)
    E quando terminar de ler o livro, veja o filme. Bem adaptado ou não, a versão do cinema é indiscutivelmente linda.

    Beijos, Ana querida.

    ResponderExcluir
  7. Ei Analu!

    Minha vida anda um saco justamente porque não estou apaixonada. Digo, por absolutamente na-da. Não tem nada que me deixe animada agora, ninguém na minha mente, nenhum projeto em andamento... nem a peça da escola está me tirando dessa sensação de tédio em tempo integral. Que saco!
    Então, é, concordo muito contigo. É maravilhoso acordar com um propósito, e isso só acontece quando se está apaixonado. Porque, quando não se está, todos os dias são iguais... Basicamente como minha vida tem sido. =/

    ResponderExcluir
  8. Você gosta muito de conversar comigo então, né amiga? HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  9. Que lindo! Paixão é o que nos move! A melhor sensação do universo! Paixão pelo teatro então? Incomparável. Concordo com a Savannah e concordo com você, todos devem tentar se apaixonar ao máximo possível, por qualquer coisa que seja. Simplesmente porque a vida é curta demais para perder tempo deixando de se apaixonar por algo.
    Disse tudo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ah, as coisas mais bem feitas são aquelas onde puseram paixão, né?

    -

    Indiquei um meme para você.
    :*

    ResponderExcluir
  11. Se apaixonar por algo é apostar todas as suas fichas naquilo, independente do que seja. O tédio deixa de ser tédio, porque você acaba se dedicando 24hs diárias para o que você ama. E no momento, se apaixonar é luxo.

    Tchamo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ana Lu, seu post não podia ter vindo em melhor hora pra mim. Precisava mesmo lembrar disso :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. É, devemos nos apaixonar sempre. E o que não falta são encantos. É sempre bom conversar com quem está tão impregnado de amor. O que é bom contagia. O encanto fica singelo. A paixão nos traz esta sensação de paz sim.

    Lindo!

    Beijos!

    ResponderExcluir