quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Preconceito racial


É um absurdo pensar que, no alto do século XXI ainda exista isso. Ainda mais no Brasil, que como dizem os slogans políticos, é um país de todos.. E no sentido literal da palavra. Basta andar um dia na avenida paulista, por exemplo, que você verá de tudo.. Ouvirá muitas línguas diferentes.. As pessoas SÃO difentes, oras. E porque existe ainda essa porcaria de preconceito? Vou te falar, que eu tenho 1. Preconceito com quem tem preconceito. Valha-me gente, isso é crime, é pecado, é completamente abominável. Qualquer tipo de preconceito. Mas vou falar mesmo do racial.
As coisas estão mudando cada vez mais.. Há uns dias atrás mesmo, vivemos um fato histórico: A posse do primeiro presidente negro dos EUA. Emocionante.. Porque? Porque ele diz que vai mudar. Que pode mudar. Sinceramente, não devia nem contar o fato de que ele é negro. O que tem a ver a cor da pele do distinto moço? NADA! Ok, ele venceu o preconceito que infelizmente existe e tudo.. Mas ficarm lembrando TODA HORA isso evidencia o preconceito.
Outra coisa, que já foi até discutida em alguns blogs queridos, é a tal questão das cotas. Tenho que achar justo a cota para estudantes de escolas públicas. Afinal, o governo não arranja um jeito de melhorar de vez o ensino, então, tem que dar um jeito de tapar esse buraco. Agora, cota pra negros gente? Que isso! Só porque a pessoa tem o tom de pele diferente ela tem menos chance de entrar na faculdade do que as outras? Pros que não tiverem condições de estudo, existe a cota das escolas públicas que abrange a todos. Se um negro estudou a vida toda em colégio bom, em excelentes condições.. Ele vai ter cota só pela cor de sua pele? Está certo isso? Também evidencia o preconceito!
As pessoas não se diferem pela cor de sua pele.
Tava lembrando de um fato.. de quando eu era criança.
Eu devia ter uns 8 anos.
Estava no parquinho do clube, brincando com uma menina.
Ela era loira, de olhos azuis, até parecida assim comigo.
Ai, chegou uma outra menininha, Maria. (Isso me marcou tanto que eu lembro até o nome dela!) Devia ser da nossa idade, ou um pouco mais nova. Chamei ela pra brincar. Ela não quis, foi brincar com o primo dela, ok. Maria era moreninha, do cabelinho preto, todo enroladinho. A menina, a loira, virou pra mim e disse: Que bom que ela não quis brincar, senão eu ia ter que parar. Minha mãe não gosta que eu brinque com negros.
(!)
COMO É QUE É?
Eu fiquei passada com aquilo, tanto que até hoje eu lembro.
O que é isso gente? Pais passando esse tipo de coisa pros filhos!
Onde o mundo vai parar?
Gente que não sabe conviver com gente diferente, devia viver numa redoma, dentro de casa, isso sim.
Pelo menos pra não fazer burrada do lado de fora.
Argh

22 comentários:

  1. eiii
    lindo o texto...
    eu também acho que não é certo existir pessoas que ainda tem preconceito!
    afinal, não se deve olhar a cor, a religião...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. ooi, então gostei muito do seu blog. se puder dá uma passadinha lá no meu. vou acompanhar ok?!

    ResponderExcluir
  3. Flor, esse é sempre um assunto problemático. Veja bem, eu tb acredito que não tenho nenhum tipo de preconceito (o que provavelmente não é verdade pq todo mundo tem algum), mas o racial eu não tenho mesmo! No entanto, não temos como condenar radicalmente aqueles q tem preconceito racial, pq é um lance muito arraigado sabe, é bem como tu colocou, passa de pai pra filho e ainda tem um looooongo caminho até que esse conceito de cor fique obsoleto. Tipo, a minha avó é um doce de pessoa...porém, é racista pra caraleo. Tenho como culpar a criatura? A avó dela tinha escravos em casa...imagina os conceitos que ela recebeu quando era criança.
    É bem difícil, mas, felizmente, eu acho que a tendencia é melhorar.

    Beijokão e parabéns pelo assunto escolhido.

    ResponderExcluir
  4. é amiga, as evzes eu sinto que isso nunca vai acabar, desde os primordios da sociedade os negros foram discriminados e tratados como seres inferiores, ate mesmo discutiam se eles tinham alma, e é muito dificil quebrar essa relação de preconceito, mesmo com séculos da liberdade deles, assim como foi dificil para as mulheres consquistarem seue spaço, e até hoje, as mulheers recebem menos que os homens exercendoa s mesmas funções.
    Preconceito, é uma coisa muito dificil de ser totalmente quebrada!

    ResponderExcluir
  5. uau...eu me lembro da minha historia d inicio e fim repentino d racismo.

    qdo eu tinha 9 anos,eu brigava com os meninos da rua no caminho pra casa.um belo dia,eu falei pra um deles "odeio você. devia ter uma escola só pra preto."

    eu apanhei mto,porque meu pai é pretop....ahuahauahuahauahua

    e qro falar q eu respeito a cota d afrodescedente...pq eu entro nela...huaahuahau

    bjos

    evd

    ResponderExcluir
  6. Você tocou em um assunto que será meu post amanhã.
    Hoje presenciei um fato, na verdade, já não é a primeira nem a segunda que isso acontece, mas o de hoje me deu motivação para escrever um post.
    Eu trabalho na Secretaria da Segurança Pública do meu estado, e entre as pessoas que trabalham comigo tem uma delegada negra. Mas não é moreninha não, é negra mesmo, e a escrivã dela é bem branquinha. Quando chega alguém querendo falar com a delegada, advinha a qual das duas as pessoas se dirigem? A branquinha, claro!
    É horrível isso. Me sinto muito mal por ela. Mas como disse a Nina que comentou aqui, é um lance muito arraigado. Essas pessoas cresceram ouvindo que negro é inferior, que negro não presta. Vide o que aconteceu com você e sua amiguinha, a mãe dela não queria ela brincando com negros.
    O que eu acho que deve ser feito, é banir essa conduta de nossas vidas. Ensinar aos nossos filhos, nossas crianças, que o valor de uma pessoa não está na cor de sua pele, e sim, no seu caráter.
    Talvez assim, essas crianças cresçam com noçao de igualdade e passe essa mensagem adiante.

    Eu acho que a diversidade de cor, credo, opção sexual e muitas outras, nos enriquecem culturalmente.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. ótimo texto. Muito bom. Parabens .
    centrado, bem escrito, inteligente.
    belo post.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  8. Já sofri preconceito pro parte de uma pessoa que gostava muito...
    Ela me magoou profundamente!
    acho q é daí q se deve ser banalizado o preconceito, a partir das piadinhas idiotas dos grupos de amizade!!!

    adorei seu texto amore!!
    =D

    ResponderExcluir
  9. meew, concordo plenamente contigo. É vergonhoso depararmos com essas situações.

    ResponderExcluir
  10. Oiii..

    A tua histórinha me fez lembrar de uma minha.. uma vez ja nao era tao criança era adolescente, e.. me vi sozinha na rua e logo atras vinha um moço negro. Eu fiquei com muitto medo, mas em segundos eu recobrei a minha consciencia e me cobrei, pq eu estava com medo so por ele ser negro? Afinal eu o conhecia de vista e sempre que passava em frente a sua casa ele e seus irmão estavam trabalhando e todos no bairro diziam que eles eram honestos.. e passei a cuidar melhor do que eu penso em relação as pessoas...

    minha melhor amiga era uma negra linda e tagarela, o preconceito existe infelizmente, e nao é somente o preconceito dos brancos, e sim dos negros contra si mesmo, que em qualquer atitude eles veem preconceito, alguns!..

    Tbm concordo em relação as cotas para alunos de escolas publicas e discordo de cotas para negros!Se nao tem condições estuda em escolas publicas e participe com essas cotas, agora ter preferencia por ser negro.. eu ahco muito errado!..

    Bjinhosss, e um otimo final de semana, adorei as tuas indicações musica, ja estou providenciando todas elas..

    ResponderExcluir
  11. olaa garota tu falou uma coisa q eu vivo falando..tenho preconceito com quem tem preconceito
    pq eh ridiculo o ter..as pessoas só sao diferentes..
    tenho preguiça desse povo ¬¬
    beijOo ameii o blog ^^

    ResponderExcluir
  12. noosa fiquei chocada com a atitude da mãe da criança! e olha que eu infelizmente convivo com mt gente preconceituosa.
    é muito triste ver que tem gente que ainda se importa com o tom de pele de alguem, mas um dia isso vai mudar! assim espero.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. visite meu blog mais vezes \o/
    e va pintar mermoo kkk
    beijO

    ResponderExcluir
  14. Amada, estou saindo de férias e ficarei um pouco ausente da blogosfera... Claro que tentarei estar presente, mas não será com a mesma frequencia. Por isso, fiz um selinho pra que não esqueçam de mim... ;) É um presente, não tem nada de repasse obrigatório ou algo do gênero, ok! Repassa, se quiser... Está lá no meu blog. Pega ele pra você!
    Fique com Deus e que tenha muita paz no coração!
    Prometo que terei muitas novidades para dividir!!!
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  15. menina também não entendo o preconceito desse povo, se fizer um corte em todo o mundo o sangue vai sair vermelho, ngm é diferente aos olhos de Deus.

    Tenho uma atração fatal por negros, acho a cor, o beijo, acho tudo melhor! huahuahua.
    Mas o melhor mesmo é que eu gosto de homem kkkkkkkkkkk =P

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Sempre fiquei chocada com a ignorância de pessoas podres por dentro que julgam os outros pela aparência. E me vergonho por esta parte da nossa historia.

    Beijoca*

    Ps: que isso querida, você merece os selinhos, eu é que agradeço as indicações!

    =*

    ResponderExcluir
  17. Lindíssimo texto...é inconcebível esse tipo de atitude...
    Mil beijos e excelente semana

    ResponderExcluir
  18. Meu gorgulhoooooooo! Desculpa eu estar sumida viu? Mas to numa loucura total com essa história de mudança!
    Bjokas brymma!

    ResponderExcluir
  19. Minha princesa,
    Há dias não tenho acessado seu blog, vc sabe da minha correria. Mas, hj, ao ler seu texto, me senti extremamente feliz com sua posição, diante de um assunto tão polêmico.
    Te amo, continue a ser essa pessoa maravilhosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. O que é preconceito:
    Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.

    Exemplos de preconceito racial:
    Preconceito entre negros e brancos, pessoas de nacionalidades diferentes, culturas diferentes e etc...
    O preconceito forma uma camada na cabeça das pessoas de maneira que ela muitas vezes não se relacionam, não visitam os mesmo lugares, desprezam e muitas vezes tem atitudes agressivas de outra raça ou cultura.
    Como a sociedade lida com o preconceito racial
    A grande maioria da sociedade atual apesar de dizer de não possuir preconceito muitas vezes em situações extremas mostram preconceito com pessoas de raça ou cultura diferente, muitas pessoas fazem campanhas contra o preconceito mais muitas vezes essas mesmas pessoas ultilizam o preconceito e fazem essas campanhas para se livrarem do sentimento de culpa.
    Como lhe dar com o preconceito racial
    Obviamente o preconceito não é uma coisa normal pois se fosse ele existiria em todos os lugares,mas não é o que sempre acontece pessoas que muitas vezes em vez de se tornarem pessoas melhores preferem diminuir as outras pessoas, para se sentirem melhores, e isto é uma atitude covarde,você é mais do que isso, seja a mudança que você quer ser no mundo,
    Preconceito na sua vida
    Na nossa vida o preconceito esta extremamente a mostra, mais não foi sempre assim, no inicio de sua vida o preconceito não estava presente você lidava com as pessoas de maneira imparcial, mas com o passar do tempo e do convívio com a sociedade preconceituosa esse mesmo mal entrou na sua vida de forma aparentemente natural mas, devemos sempre refletir se isto é normal.
    OBS: no final fale PENSE NISSO.

    ResponderExcluir
  21. Legall ! No texto vc falou realmente o q pensa em linguagem bastante interessante

    ResponderExcluir
  22. Parabéns, pelo texto.
    As pessoas deveriam ver que todos nos somos iguais, nao deveriam ver as pessoas como boas ou ruins pela cor, isso é uma ignorância para quem pratica.
    Bjos

    ResponderExcluir