domingo, 28 de dezembro de 2014

O (meu) melhor de Taylor Swift

E aí galera, todo mundo vivo por aí? Eu tô viva, juro, mas cês sabem como é, né. Se já tava difícil escrever antes enquanto eu estava em casa, trabalhando e mergulhada na rotina, imaginem nas férias, na casa da vovó, com muita gente, verão, essas coisas todas. Entre mortos e feridos, todos se salvam e aqui estou, ainda sem inspiração, mas com vontade de honrar rapidinho esse fim de ano com uma pequena premiação, livremente inspirada na Anna que montou premiações de tudo e mais um pouco. Parcial que sou, não vou falar de muita coisa, na verdade. Ok, cortando logo o barato de vocês e honrando meu título, só vim mesmo falar de Taylor Swift. Sim, de novo, o x vermelho lá em cima é cortesia da casa grossa.

Acontece que de outubro pra cá eu não sei fazer outra coisa da vida a não ser escutar 1989. O que me faz ficar com muito peso na consciência, e, believem vocês ou não, nem é em relação aos outros cantores, é em relação à própria Taytay e suas outras obras (principalmente RED, aquela maravilha) que ficaram preteridos com a novidade. Amiga, meu troféu do ano é todo seu, pega aí:

bffMelhor pessoa

Eu, Anna, Mimi e Rafinha vivemos chateadas ao pensar que nossa melhor amiga famosa enrola tanto pra fazer uma turnê no Brasil que quando ela vier, deixará muitas das nossas queridinhas de fora da playlist. Enquanto a moça não toma vergonha na cara e promete 5 dias de show pra gente (um pra cada álbum, acho justo, acho necessário), vou resolver eu mesma a questão com esse post: MEU MELHOR DE TAYLOR SWIFT, onde eu elencarei para vocês as minhas 20 25 músicas favoritas. Estou chorando desde já por ter que escolher 20 25, mas me limitei forçosamente ou vocês leriam esse post até a virada do ano de tão longo que ele seria. Aviso de antemão que, como na maior parte das listas difíceis que eu faço nesse blog, estou montando essa sem pensar demais e possivelmente logo depois de publicar eu estarei arrependida chorando por ter esquecido algo icônico. Faz parte do show, galera. Ah sim, a ordem não é relevante e tentarei explicar sucintamente cada escolha com detalhes que me marcam (e que talvez convençam você, distinto leitor, a encontrar para ouvir). Por último, vai só o nome da música mesmo e cês vão ter que procurar pra ouvir porque a Tay échatapacarai não disponibiliza as músicas dela nesses sites de montar playlist e eu tô com preguiça de procurar todos os links no Youtube. Tô mesmo, gente, juro. 28 de dezembro tá no fim e ninguém quer ter trabalho no fim do ano, me amem mesmo assim. Beijos e até 2015! Uma ótima virada procês.

1. Cold as You: Se tem alguém nesse mundo que sabe chorar uma fossa bem chorada, esse alguém é Taylor Swift, e nessa música não muito estimada (tô de olho nocêis) ela me faz arrepiar até a alma cantando que o amado faz questão de oferecer um final chuvoso aos dias perfeitos dela quando não a quer e que, prestem bem atenção, ela nunca esteve num lugar tão frio quanto ele. Quem nunca conheceu alguém com alma de geladeira que atire a primeira colherada de sorvete.

2. Come in with the rain: Como até pisarmos em 1989 as músicas vão ser, em suma, sobre fossa, pouparei vocês de repetir essa parte da explicação. Vamos então apertar o coração um cadiquim lembrando daquelas pessoas que fariam a gente deixar a janela aberta tamanha nossa vontade de que elas brotassem ali junto com a chuva. Ai, deixa eu limpar a lágrima aqui enquanto canto.

3. You Belong with me: Essa é a primeira das três que você, que não é tão fã, não vai ter que pesquisar pra saber qual é. A conhecidíssima YBWM foi uma das minhas iniciações na música de Taytay e ela faz qualquer menina dançar de pijama em cima da cama usando a escova de cabelo como microfone, não tentem negar. Como se não bastasse a filmografia adolescente e a literatura me trazendo ilusões na vida amorosa, me vem menina Tay cantando contos de fada – começam com fossa, mas terminam com declarações do vizinho gato, olha só que maravilha?

4. Love Story: Logo que comecei a escutar achava essa música um saco, mas não pude não me render. Romeu e Julieta, né, gente, cês sabem. Não que eu acredite que Romeu e Julieta é uma boa história de amor: concordo plenamente com quem disse uma vez (juro que li em algum lugar) que Romeu e Julieta é uma história de paixão adolescente que dura 2 dias e termina com alguns mortos e que história de amor de verdade são os primeiros 5 minutos de UP Altas Aventuras. MESMO acreditando nisso, não dá pra não dar aquele sorrisinho delicioso quando ela canta que ele ajoelhou e a pediu em casamento.

5. You’re not sorry: Adoro o refrão dessa música, acho o ritmo sensacional e amo menina Tay gritando por amor e esticando a última sílaba da palavra – gritinho do qual senti profunda falta em 1989.

6. Two is better than one: Essa aqui ela canta com alguém que estou com preguiça de pesquisar quem é (sou dessas) mas é tão linda, gente, tão linda! Juro que quando ela canta Maybe is true that I can’t live without you, maybe two is better than one o meu coração chega a doer. A gente sabe que é mentira: todo mundo consegue viver sem a outra pessoa, por mais que não queiramos. Mas vamos dar licença poética pras nossas fossas e, principalmente, pras nossas paixões. Se no momento da dor parece impossível viver sem alguém, no momento em que ~temos~ a pessoa conosco esse sentimento de “não consigo viver sem e veja só, não preciso porque a tenho” é a melhor dor que a existência humana nos permite sentir.

7. Speak Now: Já falei em algum lugar aqui que essa palhaçada de largar alguém no altar pra ficar com a mocinha é bonitinha só na ficção e desesperadora na vida real. Sempre fico com peso na consciência de amar essas coisas, pensando na pessoa que hipoteticamente ficou plantada lá no altar – e não tinha nada a ver com essa palhaçada toda. Mesmo assim não consigo não me divertir horrores com o ~final feliz~ de Taytay nessa música quando o noivo diz So glad you were around when they sad speak now.

8. Long Live: Uma das partes que mais me dói nessa música é quando ela fala que eles viveram tantas glórias juntos que no dia que eles se separarem tudo o que ela quer é que ele fale o nome dela quando os filhos dele apontarem uma foto dela um dia. Gente. Apenas lágrimas. Assim como o que ela clama em…

9. Wildest Dreams: … o pedido legítimo que ela faz é que, poxa, quando tudo acabar, lembre dela. Acho justíssimo. Lembre dela com bochechas rosadas, vestido bonito, viva um pouco dela nem que seja só nos sonhos. Isso é um pé no saco quando somos as atuais – mas atire o primeiro álbum de fotos quem nunca quis ser uma ex que foi tão amada que apenas sua memória é capaz de abalar as estruturas da tal atual namorada.

10. All too well: Demorei propositalmente a entrar em RED porque sei que agora que pisei nessas bandas será difícil sair. Que álbum, senhoras e senhoras, e começo por essa música porque ela me deixa transtornada. Pensem numa história de amor onde as pessoas dançam na cozinha à luz da geladeira. Quando essa história de amor acaba e a outra parte envolvida cisma em não lembrar que ela foi tão especial, tudo o que você quer é gritar nas fuça dela que foi bonito sim, foi raro, você estava lá, você lembra muito bem e é impossível ela fingir que não tem nada com isso.

11. 22: Está em RED mas é tão animadinha que podia estar em 1989. Essa música diz muito da minha história com minhas amigas (#bichas) porque foi trilha sonora de muitas das nossas ~aventuras~ mas vai, é impossível não dar uma mexidinha no esqueleto e/ou cair na tentação de responder I don’t know about you, but I’m feeling 22 quando perguntarem a sua idade (isso, é claro, se você deu a mesma sorte que eu de fazer 22 bem quando a música estava no auge).

12. Enchanted: Voltei pro Speak Now rapidinho porque tinha esquecido dessa obra prima. Quem, como eu, passou a adolescência toda e o começo da vida adulta solteira (triste) sabe a dor que é conhecer alguém incrível e cruzar os dedinhos pro moço não ser comprometido. Dói. Dói porque a gente não quer a treva das outras (e nem disseminar o término), mas a gente queria muito alguém livrinho pra gente também. Menina Tay me representa muito com seu I’ll spend forever wondering if you know I was enchated to meet you e o pedido please don’t be in love with someone else, PLEASE don’t have somebody waiting on you.

13. Mine: Speak Now again porque também tinha pulado essa bela história de superação & amor que Taytay nos da de presentem em Mine. Nem tenho muito o que dizer, apenas vejam o clipe. Vejam, vai, por favor, olha essas criancinhas loiras fazendo aniversário.

14. I knew you were trouble: Vou definir meu amor por essa música em uma palavra: GRITOS.

15. Everything has change: Em seu melhor momento “contanto mais uma história romântica aí pra vocês”, Taylor se uniu com ninguém menos que Ed Sheeran, nosso ruivo favorito, para dizer que:::::: All I know is we said hello and your eyes looked like comming home. Acredito que não preciso dizer mais nada sobre o assunto.

16. Come back… be here: Muita gente ama o RED sem ter ouvido essa pérola. Eu também não costumo ter paciência pra ouvir os finais dos CDS mas minha gente, essa música CONSAGRA o desespero amoroso que ronda todo esse álbum. Sério, I don’t wanna miss you like this, come back, be here é um apelo tão sincero e ela canta isso tão lindamente que não tem como não voltar.

17. We are never ever getting back together: WEEEEEEEEEE are NEVER EVER ever e clipe com pessoas aparecendo vestidas de BICHOS explica toda a magia. Corrão.

18. Should’ve said no: Essa eu também acho subestimada. É mais do início da carreira, então é aquela fossa menos recalcada e mais animadinha, um presente que o estilo country de Taylor nos oferece. Aqui ela canta que o cara devia ter dito NÃO para a ~tentação~ e ele ainda a teria. Adoro, porque ela tá sofrendo mas faz tudo parecer uma brincadeira divertida quando diz que o cara devia muito ter pensado duas vezes antes de ter jogado os dois pro alto. Se lascou, mocinho.

19. Teardrops on my guitar: Tragam as caixas de lenço porque a p**a ficou séria. Cliquem aí no link e choremos todos juntos ao som da menina (que ainda tinha cabelos cacheados) cantando que I bet she’s beautiful, that girl you talk about, and she’s got everything that I have to live without. Eu repito: SHE’S GOT EVERYTHING THAT I HAVE TO LIVE WITHOUT. Que dor, minha gente.

20. Blank Space: Chegamos em 1989 e eu só tenho direito a essa e mais 5 músicas, isso porque fiz vista grossa na lista do RED. Enfim, aqui estamos no novo álbum, Taylor tá gata, tá madura, tá resolvida, tá sambando na cara dos homens e não consigo não aplaudir essa música toda vez que escuto: “tenho uma lista de ex namorados longa sim, cara, e tô doidinha pra escrever seu nome nela. você inclusive tem as fuça perfeita que imaginei para meu próximo erro, vamos brincar disso?” SWIFT, Taylor, a mesma que cantou Teardrops on my guitar. Cresceu lindamente e tomou as rédeas da própria vida ou não?

21. Style: Essa entra na minha lista porque amo muito o tom dela cantando You got that James Dean daydream look in your eyes. Apenas amo, lidem com isso.

22. All You Had To Do Was Stay: Impliquei horroresh com essa música quando ouvi o CD pela primeira vez porque achei o refrão repetitivo um saco. Continuo achando repetitivo e pouco criativo, mas não é que a música caiu nas minhas graças? Adoro imitar o agudinho do STAY.

23. Shake it Off: Hater gonna hate hate hate hate hate.

24. I Know Places: Amo a parte do HIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIDE. Amo Taylor esticando as sílabas, já falei disso antes em alguma das 23 explicações anteriores

25. New Romantics: Senhoras e senhores, que fim de CD, que fim de lista que montei. Pensem num álbum que fecha com chave de ouro e comemoraremos todos abraçados ouvindo a última faixa de 1989. Depois de sambar (e muito!) na cara da sociedade, a menina encerra a brincadeira numa batida total fim de festa, deixando bem claro que está construindo um CASTELO com os tijolos que andam jogando nela. Além disso, ela diz que o melhor tipo de gente que existe são as pessoas livres. Fala se não é pra dançar bêbado abraçado com o amigo às 4 da manhã? Claro que é. Bom castelo pra vocês, peguem aí os tijolinhos e vamo que vamo.

UPDATE: Hehehehe gente então, lembram que eu disse que logo depois que postasse iria dar falta de alguma música e chorar? Então, eu deixei faltar uma, mas não pude apenas chorar e deixar passar porque eu AMO demais essa música, assim, demais mesmo, talvez mais que 90% da lista, então voltei só para falar dela:

The Last Time: Só de ouvir as batidas iniciais dessa música, no PIANO, vocês vão entender porque ela absolutamente não poderia ter sido esquecida. This is the last time I’m asking why you break my heart in a blink of an eye. IN. A. BLINK. OF. AN. EYE. Gente, essa vai ter até link, só pra convencer vocês. Ou melhor, vou botar o vídeo incorporado logo e fim de papo porque tô aqui ouvindo enquanto escrevo sobre ela e sem or, tô no chão como em todas as vezes que escuto.

THIS IS THE LAST TIME I LET YOU IN MY DOOR

7 comentários:

  1. Analu, que post divertidíssimo! Quero fazer meu próprio top Taylor, mas sei que o espaço para comentários do seu blog não é o lugar adequado e vou tentar me conter, prometo.
    Comprei o dvd da tour do Speak Now na Black Friday e: CHORANDO porque essa tour não veio pro Brasil (a do Red eu já chorava antes). Que coisa maravilhosa. Bem como você disse, vai ficar muita coisa ótima de fora do setlist o dia que ela viver: provavelmente nessa nova fase não vai ter nenhuma das minhas músicas de breakup favoritas, All Too Well e Dear John (aliás, redescobri o quanto essa música é ótima nos últimos tempos). Imagino eu que não vai ter Long Live - esse trecho que você citou é o mais lindo, nossa - e não vai ter Enchanted, que eu amo amo amo demais.
    Enfim, tem algumas músicas entre as 25 pras quais eu não ligo muito (All you had to do was stay, Two is better than one... meh) e outras que eu quase nunca ouço, mas descobri que nem tenho Cold as you aqui hahaha

    Possivelmente já tenha falado demais, então pararei por aqui rs beijo, e um ótimo 2015 pra você!

    PS: só faltou dizer que não gosto muito de Love Story, é bonitinha e tudo mais, mas tirava ela fácil da posição de música-onipresente-nos-shows pra pôr uma outra musiquinha bonitinha e tudo mais.

    ResponderExcluir
  2. Vamos por partes nesse seu top 25 porque ainda estou sendo alfabetizada em Taylor Swift (cheguei no Speak Now indo do mais recente pra trás)
    Uma dela que me marcou muito foi Starlight, acho que é uma das favoritas assim como everything has changed. Também amo teardrops e as queridinhas dazamérica, 22, we are never [...] e i knew you were trouble (lembra a goat version? haha). do 1989 amo quase todas, com new romantics sendo uma favorita disparada, junto com how you get the girl, que passei uma semana lavando o cabelo todo dia sem conseguir tirar da cabeça, haha
    You belong tb foi uma das primeiras que ouvi, two is better than one foi apresentada por um ex (sinceramente, só lembrei da música agora que vc falou), tb amo Long Live, Mine e Ours, o que sempre me faz pensar que no speak now ela tava numa vibe meio possessiva?

    realmente, não há cura pra febre de Taylor Swift! mas né, quem disse que alguém quer se curar mesmo?

    Beijos, Analu! Feliz ano novo para você :)

    ResponderExcluir
  3. Quase soltei uma gargalhada quando li o "believem". Isso é tão eu! Sempre esqueço as palavras em português e improviso em inglês hahaha (o contrário acontece direto, também).
    Sobre serem apenas 25 músicas: fui fazer uma playlist pra minha viagem contendo apenas as favoritinhas mesmo, e deu 36. Estamos no mesmo barco, Analu.
    Sobre Speak Now: a mulher largada no altar era uma nojentinha. Talvez ela merecesse essa dorzinha pra ver se criava vergonha na cara hahahaha
    Sobre Long Live: EU CHORO NA MESMA PARTE!
    O amor que você tem pelo Red é o amor que eu tenho pelo Speak Now. Se eu fosse fazer a lista das minhas 20/25 músicas preferidas, todas do SN estariam lá (tirando Innocent, que não gosta de mim e é correspondida). E eu faria uma pausa entre cada música para cantar e ouvir as versões acústicas ♥
    Sobre Everything Has Changed: é Enchanted 2.0, e ninguém tira isso da minha cabeça.
    Sobre Should've Said No: uma das minhas favoritas também. É estranha a sensação que essa música causa em mim. Me dá um aperto no coração, faz surgir um bolo na minha garganta, e eu morro de vontade de ir atrás do moço e berrar "VOCÊ DEVIA TER DITO NÃO, MEU CHAPA".
    E sobre The Last Time: levei muito tempo pra amar, vou precisar de mais 2 vidas para enjoar.

    Eu sei que deve ter sido doloroso para você excluir If This Was A Movie, Our Song, Never Grow Up, Sparks Fly, Back to December, Dear John, Last Kiss, Mean (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!), The Story Of Us, Haunted, The Moment I Knew, Treacherous, I Almost Do, Stay Stay Stay, Wonderland, Fifteen, Fearless, White Horse e as demais que não vou escrever porque preguiça, mas a lista ficou bem completinha e bem parecida com as minhas escolhas. Tirando algumas do 1989, que apesar de eu gostar, não está no meu top 3 (ou no 4).

    Taylor Swift é irresistível ♥


    Beijos e bom ano novo!

    ResponderExcluir
  4. Bom, Bananinha, vamos lá (já estralei os dedos e estiquei as costas antes de escrever esse comentário): sua lista me ajudou a tirar várias conclusões sobre eu mesma & e a carreira da nossa best Taylor. A primeira delas é que Taylor Swift, pra mim, é Taylor Swift de franja, roupinha listrada e violão vermelho. Eu já conhecia algumas músicas dela antes do Red, mas foi We Are Never Ever Getting Back Together que me fisgou, me deixou ansiosa pro lançamento de um cd e é ele que segue comigo há dois anos. Foi por essa Taylor que eu me apaixonei, foi ela que eu chamei de melhor amiga famosa. Mesmo querendo conhecer mais coisas, nunca consegui realmente me conectar com o que veio antes disso. Uma coisa do Fearless ali e acolá, mas não muito mais que isso. O que nos leva a segunda conclusão: essas fossas das antigas não fazem a minha cabeça (!!!). Sei lá, me parece tudo over melodramático, vitimizado demais, e lógico que é assim porque ela escreveu essas músicas com 15 anos e quem nunca, né, mas eu preciso estar num estado de espírito muito específico e raro pra me render a alguma coisa tipo Cold As You. Acho que não tenho paciência, gosto dela mais matreira e ousada. Se for pra escolher feelings adolescentes, minha vibe é bem mais a do amor colorido de verão. You Belong With Me, Love Story, Mine (pfvr crianças loiras fazendo aniversário e brincando na praia PRECICO dessa vida!!!1111) etc. Nessa vibe, colocaria Our Song (sdds namoradinho da adolescência pra me entrar escondido pela minha janela e andar comigo de carro com 15 anos) e Today Was a Fairytale (TÃO BREGA). Ours também, por favor! Ela tocando essa música no Storytellers é maravilhoso, e o clipe sempre me deixa emotiva. Choro no final invariavelmente. Enchanted é uma do Speak Now que eu gosto bem, que é uma música com aquilo que a Taylor faz de melhor, que é descrever sensações muito específicas de ~experiências~ que a gente vive, e gente, QUEM NUNCA, QUEM SEMPRE? Euzinha sempre sozinha. Suspiros.

    "This is me praying that this was the very first page
    Not where the story line ends" I REST MY CASE.

    Agora que chegamos no terreno de Red, assino embaixo de todas as suas escolhas (menos essas do meio pro fim porque zzzz). Das últimas só gosto de Come Back... Be Here que é tão brega e tão maravilhosa porque I DON'T WANNA MISS YOU LIKE THIS!!!11111 Senti falta de Red e Treacherous ("put your lips close to mine as long as they don't touch" uau, nossa, pra mim é uma das letras mais ~sexys~ da Taylor??). I Almost Do, apesar de ser TRISTE DE BREGA tem uma letra cheia de #verdades. A Marie, acho, escreveu um texto ótimo inspirada nela, nunca saiu da minha cabeça. EVERYTIME I DON'T I ALMOST DO >>>>>> versos poderosíssimos.E fiquei feliz que você destacou que 22 é toda nossa, porque bichas sim senhora. Muito bichas.

    Pro 1989 nem sei o que dizer, porque a gente só tem ouvido e falado dele, né? Eu adicionaria Welcome To NY e Out of The Woods, e sabe que eu tava pensando em Wildest Dreams esses dias e pensei que a gente podia sonhar em dedicar ela pros nossos gatos cariocas desaparecidos: Standing in a nice dress, etc. É uma boa lembrança. Outra música muito sexy dela, amo essa menina ousada e alegre.

    E pra mim a definição de New Romantics é a gente na piscina. Naquele momento. Gritando tia Lara e morrendo de rir. The best people in life are free <3
    Enfim, vou fazer minha lista, óbvio, me aguarde.
    Te amo!

    ResponderExcluir
  5. Antes de tudo e de todos, vou confessar que não ouvi 1989 inteiro ainda. Aquele dia quis baixar cds antigos pra conhecer a Taylor antes de me aventurar ao lançamento, mas é claro que até agora não tive coragem de atualizar as músicas do meu celular risos

    "3. You Belong with me: Essa é a primeira das três que você, que não é tão fã, não vai ter que pesquisar pra saber qual é." Essa foi a primeira música que reconheci assim de nome comolidar ahhahahaha

    Love story eu acho divertida pra cantar debaixo do choveiro mas como lidar com aquele clipeeee (um dos poucos que vi)

    Saudades eternas dos meus 22 anos

    Depois desses comentários aleatórios, só tenho a dizer que num primeiro momento amey amey todas as músicas dela que escutei, mas agora tô enjoada???? Não me odeie plis

    Mas aí cliquei no vídeo e AIIII AMO ESSA MUSICA HUAHUUSHAUHASH como lidar </3

    ResponderExcluir
  6. Inclusive acho que tava tocando The last time hoje quando acordei no susto dentro do ônibus e quase perco de descer no terminal certo? risos

    E sobre seu comentário na retrospectiva, não acho que meus livros sejam mais adultos? Li bastante YA esse ano, mas tenho uma barreira sei lá não consigo analisar muito bem essas minhas leituras aí nunca sei o que falar sobre elas? Talvez porque não faz tanto tempo que perdi meu preconceito bobo (que sim, existia mesmo antes de pegar Jogos vorazes quem diria hein), enfim, não sei o que acontece! Que 2015 seja ano de mais YAs lindos e que eu consiga entender porque os amo <3

    ResponderExcluir
  7. AHAHAHAHAHAHAHA ANALU, EU TE AMO CARA!

    Preciso dizer que acho divertidíssimo você e as meninas surtando com as coisas dela no tuinter, e confesso, comecei a ouvir mais a menina taytay por culpa de vocêêêês, vou ter que fuçar algumas musicas aí, mas que fique marcado que: melhor lista, melhor post, melhor Analu!

    Beijos e bom ano novo pra você também :3

    ResponderExcluir