terça-feira, 23 de abril de 2013

Os livros que eu salvaria

Sempre vi em blogs por aí fora alguns memes do tipo "Se sua casa pegasse fogo, quais 10 objetos você salvaria?" e nunca me atrevi a brincar disso. Porque, gente, eu sou do tipo apavorada que sairia correndo ao menor sinal de fumaça, carregando a cachorrinha num braço, meu celular no bolso, tentaria catar o computador e a minha câmera e depois eu pensava em como viveria sem as minhas roupas, sabe assim? Eu jamais conseguiria escolher 10, porque se eu tivesse tempo pra escolher 10, isso significa que eu poderia pegar mais que 10, e enfim.

Só que hoje é o dia Mundial do Livro, e como, injustamente, não é feriado e eu não pude passar o dia lendo, resolvi homenagear essa data deliciosa respondendo o meme que achei no blog da Thay, que se chama Save The Book e que consiste basicamente em você enumerar os 10 livros que você salvaria primeiro no caso de uma catástrofe. Percebam que eu, sabiamente, excluí a quantidade definida do título, porque eu obviamente vou roubar. Prossigamos.

Pra começo de conversa eu já vou apelar horrores, colocar os 7 Harry Potters embaixo do braço e fazer de conta que eles são um livro só. Porque os 7 juntos é que formam a grande história, porque foi por causa de J. K. Rowling que eu me tornei a leitora (e a pessoa) que sou, e porque eles são meu tesouro. Logo em seguida içaria meu Orgulho e Preconceito do andar de cima da estante, porque muito mais do que um clássico, aquele exemplar é uma parte de mim. Seguindo a mesma lógica, passaria logo a mão em Para sempre teu, Caio F, a biografia linda e pink escrita pela melhor amiga dele, que faz parte do mesmo pedaço de mim onde está gravado Orgulho e Preconceito. Depois disso, pegaria logo o meu A Culpa é das Estrelas porque meu amor por esse livro é tão físico que eu pego ele pra abraçar de vez em quando. Bem pertinho dele em minha estante fica Capitães da Areia, o meu livro preferido da literatura brasileira, e eu com certeza lutaria por ele. No andar de baixo, cataria logo os dois Pollyannas, porque foi minha avó que me deu e porque eu ia precisar de muito jogo do contente pra superar todo o resto da estante que teria sido perdida. Então, pegaria Todo Garoto tem, o meu Meg Cabot favorito, e Extraordinário, uma das minhas mais recentes paixões, perfeito por ser levemente pesado na medida certa (ou seria pesadamente leve?). Falando em algo levemente pesado e pesadamente leve, pegaria Meu pé de laranja lima e só de pegar nele já sentiria aquele arrepio que ele traz. Por último, mas jamais por ser menos importante, caminharia até a minha cabeceira onde ficam eles, que nunca saem dali: Meus dois volumes que contém a poesia completa da Florbela Espanca, porque não dá pra viver sem Flor.

Essa lista deu 20 livros, mas eu fui cara-de-pau e dividi bem bonita entre 10 categorias, e deixei tanta coisa de fora que só me resta ajoelhar e comemorar o fato de isso aí não ser real. Que Deus me livre das catástrofes, e mantenha meus filhotes livros bem longe delas também! Amém.

dolivro

Feliz dia do livro!

13 comentários:

  1. Eu salvaria O pequeno príncipe e A culpa é das estrelas. Beijos

    Mundo de Nati
    @meuamorpravoce

    ResponderExcluir
  2. Eu estaria completamente ferrada se tivesse de fazer uma seleção dessas. Não rola. É muito difícil!
    Beijo. ;*

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que enrolaria MUITO pra conseguir escolher entre 10 porque a cada vez que vou pegando um vou pegando outro e outro e outro e outro e.... isso entra num looping completamente perfeito porque né. Dá muita dó deixar todos eles sendo queimados.
    Acho que faria a mesma coisa, viu Analu! Ajoelharia e agradeceria a Deus por isso não acontecer!

    E ah, só pra constar, alguns aí acabaram de entrar na minha lista ''para ler''. Tô lendo Extraordinário e estou amando...

    Beijinhos,
    Lu.

    ResponderExcluir
  4. eu também salvaria primeiros meus 7 livros da tia Rowling o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Poisé, você tem um tesouro guardado em casa, Só livro lindo gente. Poxa.

    Bom dia moça,
    até bre. "_"

    ResponderExcluir
  6. Quantos livros bons! Eu não li alguns, mas pelo gosto do HP posso acreditar que são bons! Haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Como assim eu esqueci Todo Garoto Tem!! Tô me sentindo péssima agora, Analu!! Também é meu favorito da Meg, e morro de raiva que ela tenha autografado Pegando Fogo e não ele, #mimimi. Ahh, roubei legal nesse meme também, haha. E seremos perdoadas, pq bons livros não são deixados pra trás nunquinha! (=

    E fiquei feliz de você ter feito o meme! <3

    ResponderExcluir
  8. Eu amo ler também e acho que ficaria com pena de escolher só 10 também!!

    Blog atualizado
    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  9. Ah, quantos livros iguais aos que eu salvaria.
    ACEDE e O&P são divos. Tão divos. *.*
    E poxa vida, queria ter 947894 braços pra conseguir salvar todos.

    Analu, aquele post foi antes do seu de Sandy e Junior, era sobre musica em geral, mais ainda farei o dessa duplinha amor. *.*

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei imaginando a senhorita carregando essa quantidade de livros em caso de catástrofe (Eu vou torcer para que isso nunca venha a ocorrer com nenhum de nós...), eu acho que salvaria os 7 de Harry Potter também, e o Harry Potter: Das Páginas para a Tela, porque ele é um dos meus maiores tesouros literariamente falando, custou uma fortuna e é impossível achar ele em qualquer lugar hoje em dia, e o conteúdo é perfeito, meu xodó, porém, acho que eu enrolaria tanto pra escolher qual salvar que seria mais fácil sair carregando a estante, é sério, e o peso na consciência depois, quando você pensar que deixou aquele livro incrível para trás? Ai Analu, isso não é pra mim, ainda assim, adorei o post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. GENTE que perigo esse meme! Não sei quais livros eu salvaria daqui de casa não, porque tem MUITOS, mas os 7 potters certeza e meu perks (que, SHAME ON ME, nem sei onde tá acredita?) agora de resto, ai ai ai meu coração ><
    Eu passei meu dia do livro redevorando minha edição de orgulho e preconceito, gente como eu amo esse livro! Ai ai ai sempre fico suspirando querendo me achar um mr. darcy depois disso haha

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Ai que horror pensar numa coisa dessas de catástrofes e tal. :(
    Eu com certeza pegaria minha mala que fica em cima do ropeiro e colocaria o máximo de livros que eu conseguisse lá, porque todos são meus tesouros, gente! Ai que dor no coração pensar em perder alguns deles num incêndio ou algo assim. :((
    Beijo meu amor de Analu!

    ResponderExcluir
  13. Eu não faço a menor ideia do que eu salvaria. Sério. Nem me atrevo a pensar nessa hipótese porque me embanano inteira e ia acabar morrendo queimada junto com os livros, igual em Fahrenheit 451.

    beijo, amiga <3

    ResponderExcluir