terça-feira, 26 de junho de 2012

Sobre o simples.

Eu sou apaixonada por metáforas. Adoro. Fico em um estado de encantamento com textos apaixonantes e lotados de metáforas. Me encanto quando me explicam as metáforas que eu não entendo, e adoro explicar para os que não entendem. Adoro uma oportunidade de utilizar metáforas no meu cotidiano. Porque acho que metáforas são um jeito extremamente mágico de dar aquela escapadela da realidade nua e crua. Adoro.

Adoro metáforas, mas também amo ficar encantada por coisas simples. Coisas puramente simples, como frases curtas e comuns no meio de um texto cheio de significados. Sempre me perco em pensamentos ao analisar as frases curtas e simples, porque acredito que se elas estão ali no meio do resto, é porque merecem toda a importância do mundo.

Desde que me apaixonei irrevogavelmente pela letra de “Vento no Litoral”, do Legião, que eu escuto a música repetidamente e cada vez me encanto mais. Vamos lá, a música é cheia de frases INCRÍVEIS, que sim, retratam uma dor muito forte. Mas apesar de achar que cada trecho daquela música renderia um texto, eu não vim falar de “Vai ser difícil sem você porque você está comigo o tempo todo”, e nem de “Do nossos planos é que tenho mais saudade, quando olhávamos juntos na mesma direção”. Eu vim falar de cavalos marinhos.

Sim. Porque numa música extremamente bela, dolorida, e cheia de cuidados em cada nuance, eu SEMPRE me arrepio quando, após dizer que tudo o que pode fazer é ser feliz, ao menos, já que o plano era eles ficarem bem, ele simplesmente diz que achou cavalos marinhos. Assim. Simples Assim.

Eu amo. Eu amo. Eu amo aquele “Ei, ei, ei, ei, ei! Olha só o que eu achei! Cavalos Marinhos!”. E por isso eu resolvi falar de simplicidade. Porque ninguém é triste sempre, nem feliz o tempo todo. E se eu estou feliz da minha vida e vejo um cachorrinho passando fome, eu vou minguar. É simples. Mas também é puramente belo o quanto é simples também estar sofrendo uma dor que parece irremediável, enquanto se luta para ser feliz, e de repente, cavalos marinhos! Você olha para cavalos marinhos e se encanta! E sorri ao contar que achou!

Pra mim essa frase é a mais bonita da música. Porque cada milímetro dela é puro e simples. A forma de chamar a atenção, com os “ei, ei, ei”, e depois o “olha só!”, jeito tão infantil e doce de mostrar algo a alguém.. e então o “o que eu achei!”, jeito ainda mais infantil e doce de mostrar o que VOCÊ, e mais ninguém achou. Como se ele descobrisse um tesouro. E então, de repente, “Cavalos Marinhos”, porque eles são fofos, coloridos e extremamente mágicos. Pra mim eles parecem bichinhos de outro mundo, de tão diferentes do convencional. Então, imagine! No meio de uma tristeza, você acha cavalos marinhos! Não é pra acalmar, ficar feliz e compartilhar?

Sim. Esse post vai pra categoria ainda não oficialmente fundada de posts FILOSOFIA DE BOTECO. Porque eu sei que pode não ter pé nem cabeça pra quem ler, mas pra mim tem. Porque, no fim das contas, é simples demais! E ao meu ver, tem uma grande metáfora escondida. E os cavalos marinhos? Ah, eles são pontinhos de pura cor, luz e magia. E acreditem: Estão por todos os lugares.

7

“Ei, ei, ei, ei, ei! Olha só o que eu achei! Cavalos-Marinhos!”

8 comentários:

  1. HAHAHAHAHHAHA bota filosofia de boteco nisso, hein! Ótimo! Adoro filosofias, sejam elas de boteco ou não, rs. Muito boa a metáfora, viu minha linda? Também sou fã delas! Adoro sua simplicidade para com os textos, perco tanto tempo planejando-os que não consigo simplesmente escrever sobre uma coisa tão simples quanto cavalos marinhos, só você e o Renato mesmo, hein! HAHAH <3

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAHAHAHAH! Que fofaaaaaa! Não curto cavalos marinhos e, pra ser sincera, achei meio nojenta a foto do post, mas tudo bem. Me sinto feliz assim sempre que vejo lhamas (um dia ainda escrevo sobre elas). <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muitas filosofias sobre "Vento no Litoral" também. Imagino um rapaz chegando na praia, entrando no mar, deixando a onda lavar a alma, aí ele senta na areia e fica lá sentindo saudades, lembrando dos planos, pensando onde a amada estaria. Daí que ele vai dar uma caminhada, pensa no que fazer dali pra frente. Encontra os cavalos marinhos! hahahha... Mesmo sendo repleta de frases incríveis, "Agimos certo sem querer foi só o tempo que errou" é a minha favorita, muito significativa.
    Adorei seu texto e fiquei feliz por alguém compartilhar meu amor por metáforas! hahah Beijos, Nalu <3

    ResponderExcluir
  4. Cavalos marinhos também me intrigam. Estou vendo a série Fringe e eles apareceram duas vezes na série, e tem um sentido agradável de aparecer rs

    ResponderExcluir
  5. Anaaa, me identifiquei totalmente com o post, primeiro porque também sou completamente apaixonada por metáforas, como você disse "Me encanto quando me explicam as metáforas que eu não entendo, e adoro explicar para os que não entendem." Sou exatamente assim, pra mim é a figura de linguagem mais linda que existe, mais engenhosa, enfim. Segundo porque amo Legião Urbana, são músicas que, querendo ou não, contam histórias, têm letra, e a gente vai se identificando, mesmo sem querer. Só Deus sabe a calmaria que me bate quando ouço "Giz", ou a alegria contagiante, de me fazer sair pulando pela casa, quando coloco "Será" pra tocar. Sem falar nas letras fantásticas de "Há Tempos", "Acrilic On Canvas", "Teatro dos Vampiros", "Eu Sei" e por aí vai.
    Vento no Litoral é linda de morrer, mesmo com toda a tristeza que transmite, e meu Deus, o jeito como você falou dos cavalos marinhos... Muito amor, muito simples. E como Renato mesmo dizia, numa das frases que eu não me deixo esquecer nunca "que o mais simples fosse visto como o mais importante".
    ADOREEEEEI, Analu, sério. :3 Tu é muito sensível, cara!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica de música, não conhecia essa do Legião, ou nunca tinha reparado nela... enfim!!!aouha....
    Mt bom seu texto!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Analu, meu amor, sem querer minguar o seu amor, uma vez li não sei onde que essa coisa dos cavalos marinhos tinha um significado concreto e nenhum um pouco feliz e cavalomarinhístico como o nome evoca. É claro que me escapa da memória o que eles significam a valer, mas independentemente disso, digo de cara que gosto mais do seu olhar sobre eles. :)

    ResponderExcluir