sexta-feira, 15 de junho de 2012

Amor? O que a gente faz com isso?

O ser humano é engraçado, né. Deveras cômico, na realidade. A gente vive reclamando que o amor dói, que paixão só da trabalho, que o coração anda calejado e cansado de não ser correspondido. A gente se olha no espelho com os olhos embargados de lágrimas e jura que nunca mais vai amar. E no próximo momento já temos certeza absoluta de que o mundo não existiria sem amor, e que tudo o que a gente quer é dançar conforme a música dos apaixonados. Afinal de contas, ah, o amor!

Hoje a tarde, numa breve pausa no espaço-tempo loucura que andam esses dias com a estreia próxima de “Estado”, renovamos a energia numa sala de aula diferente, com professora antiga, e texto aleatório. Se não me engano, o texto se chamava O apocalipse segundo João Domingues. Aposto que estou bem enganada, mas sei que pelo menos o começo está certo. Era o apocalipse segundo alguém. Mas isso não vem ao caso. O que vem ao caso é que eles falavam coisas tão inusitadas e interessantes, que acabamos dando risada, discutindo, e anotando no bloco de notas do celular. O texto falava, nesses trechos mais analisados, que Deus fez a vida certinha, com tudo encaminhado, direto, e reto, e aí veio o homem estragar tudo quando resolveu inventar o amor. Porque o amor bagunça e tira tudo dos trilhos.

Ele dizia que as pessoas morriam, e a causa mortis era só uma: Infecção Amorosa. Porque o amor é um vírus muito perigoso. E ele ainda disse que sobre a paixão, só de pode afirmar duas coisas: “Que é eterna enquanto dura, e que não dura!”. Depois disse que devia-se matar o amor, e que isso não seria um crime, pois não é crime acabar com uma ilusão. Além disso, ele diz que pra complicar tudo, todo “amante” ainda contrai uma doença básica chamada ciúme. Junta uma dose de amor, um tanto de ciúme, e pronto! Eis o Caos!

Será? Será mesmo o amor algo tão caótico? Eu ainda acho que dói, que machuca, mas que completa e nos motiva a viver! Damos risada, xingamos, reclamamos, mas precisamos. Então continuo com a baboseira de viver proclamando “Mais Amor no Mundo”, sendo o amor uma ilusão ou não, uma invenção do homem ou não. E como indicam a lateral da Revista Tpm de junho, e o meu mais novo filho livro…

167

Só o amor salva e Preciso dizer que te amo

Com uma inspiração dessas dentro do quarto, não tem como dizer que o amor podia não existir pra bagunçar menos. Digamos que ele seja a bagunça que dá sentido a tudo. E fiquemos felizes assim!

14 comentários:

  1. Acho que todo mundo precisa de amor. E não tem jeito certo de amar. Amor é loucura, é não entender nada, é confusão e certeza. Quando eu encontrar um amor recíproco, falo mais a respeito, haha. Amei o texto, linda. E ah, que livro é esse? *---*

    ResponderExcluir
  2. De um certo modo eu concordo com o texto, mas também acho que a sua colocação no final do post está correta. Amor é algo que mesmo que dê dor de cabeça, as pessoas ainda continuam nesse caminho, afinal, toda a lei da vida estaria troncha sem o amor. Como iriam se reproduzir, afinal? O mundo ia entrar numa "greve".

    Garota de All Star

    ResponderExcluir
  3. O mundo precisa mesmo de amor (: Mas de amor que faça bem! Discordo um pouco desse texto, pra mim são as pessoas que complicam e bagunçam o mundo, não é tudo culpa do pobre do amor, não. Hahaha! Na verdade, a vida é simples, a gente é que complica mesmo.
    Faltou dizer que comprou o livro por minha influência, rããn! Chatiada!


    Beijo, amore <3

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com a Tary, acho. Pra mim, quem machuca o outro/complica as coisas não é o amor, mas as pessoas. E eu, como sempre acreditei em diferenças entre amor e paixão, gosto de pensar que amar não dói, que é saudável, que faz bem pra saúde.
    Mas também concordo com o comecinho do seu texto: as pessoas reclamam do amor e segundos depois reclamam que não são amadas/não amam... Tsc, tsc!

    Gostei do texto, Nalu!

    ResponderExcluir
  5. Ai, gzuz, sou louca por esse livro! Tá na minha meta do ano... <3
    "Pra mim, quem machuca o outro/complica as coisas não é o amor, mas as pessoas. E eu, como sempre acreditei em diferenças entre amor e paixão, gosto de pensar que amar não dói, que é saudável, que faz bem pra saúde." tô com a Franzinha, hahaha!

    Beijo, Ana!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, cheguei ao final dos parágrafos em que você fala do texto analisado em aula achando que você partia da mesma opinião. Ai, credo! Haha

    Concordo com você. O amor é essencial. E o que seria da vida sem as bagunças a serem arrumadas e as peças pregadas? Que coisa tão cinza seria essa, sem as borboletas no estômago? Deus nos livre!

    Um beijo,
    Monique

    ResponderExcluir
  7. AMor: A presença dele quando correspondido é boa, quando não é entristece, quando acaba desestrutura vá viver sem ele, pra ver que chatice seria a vida, rs. Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. O amor é necessário!
    Fiz um post em sua homenagem, me visita lá!!!

    ResponderExcluir
  9. MAIS AMOR POR FAVOOOOOOOOOOOOOOR!
    Apesar de ser debochada e rir da cara de pessoas com coração de manteiga derretida, sou uma romantica incurável e acho que o amor é o tipo de mau necessário... e é uma coisa tão terrivelmente linda e tão simples em toda a sua complexidade que me faltam até palavras.

    Mas eu acredito no amor, até mais do que deveria.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho uma relação estranha com o amor. Acontece que eu quero amar tudo! E todos! É dificil, porque as pessoas não estão acostumadas com demonstrações de amor. Acham que é brincadeira, mas poxa, é sério. Quando eu amo, EU AMO. E digo porque faz bem. Pelo menos pra mim...
    O amor é lindo e como disse a Tary, são as pessoas que estragam tudo.
    Beijo amor de Analu.
    Te amo <3

    ResponderExcluir
  11. Por que vocês escrevem textos sobre o amor ser necessário, o amor doer e etc. quando eu não posso ler esse tipo de coisa? POR QUE, MEU DEUS?! :(

    Ah, mas tudo bem. Ainda te amo.
    E sinto saudades!
    Beijos, amiga

    ResponderExcluir
  12. Mais doses de amor!
    Ele nos inspira em sem pessoas melhores, mais dedicadas e aflora nossas verdadeiras essencias, né! =D
    Eu uma manteiga derretida, super romantica que ainda chora por cada texto que toca meu coração me faz acreditar que ele pode existir puro e duradouro.

    Ana.. te indiquei para o Meme: Complete as frases

    Bjs, Tali
    MySinapse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nossa, bastante mal amado e generalista esse autor rsrsrsrsrsrs. Acredito que o amor possui varias formas e cada forma tem algumas formulas diferentes. Porque se a gente simplesmente sai por aí dizendo que o amor é isso ou aquilo, depois de uma decepção amorosa, estamos nos enganando a curto prazo. E o amor de mãe, e o amor entre amigos, e o amor próprio? Acho que o amor agrega ciumes se a pessoa não é segura de si. Mas não julgo o autor pelo lado negativo, quem nunca saiu por aí desdenhando o amor depois de algumas decepções consecutivas, não é mesmo? O amor tudo faz, tudo constrói e, em dose errada, pode tudo destruir.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Podem falar o que quiser, mas o amor é essencial e necessário em nossas vidas. Afinal, a falta de amor é pior do que a dor de um amor não correspondido.

    ResponderExcluir