sexta-feira, 9 de março de 2012

Do olho cor de rosa

Quando eu era pequena eu fazia ginástica olímpica. Eu amava desde sempre, acho. Sempre fui daquelas crianças que pulava e fazia piruetas em qualquer situação. Na primeira série, eu e minha melhor amiga resolvemos que íamos fazer ginástica olímpica. Abriu uma turma no colégio, e fomos, super empolgadas. Só que a professora era uma megera, e queria que a gente simplesmente chegasse lá espacando, na primeira semana de aula. E ela forçava nossas costas pra conseguirmos espacar. Nós tínhamos 7 anos.

Arianne desistiu, eu segurei mais uma ou duas semanas e abandonei o barco também. Aí mudei pra São Paulo e comecei a 2ª série. E.. abriu uma turma de ginástica olímpica, e lá fui eu. Saltitante. Era a primeira turma da escola, tínhamos colchões horríveis e um trampolim mega velho. Mas eu estava lá. Feliz da vida. Crescemos juntos. Foram comprados colchões próprios, uma cama elástica nova, e lá estávamos nós. Passamos da “cambalhota” pra reversão, a altura do salto foi aumentando, e de repente fazíamos mortais sem a ajuda do professor. Foram 4 anos mágicos. Mágicos. Onde eu venci meu medo de virar uma reversão pra trás sem as mãos do professor, e ele me rodopiou de orgulho. Foram 4 anos onde a gente aprendeu o que era disciplina. O que era força. O que era comprometimento e dedicação. 4 anos doloridos (muscularmente falando) e lindos, onde a gente “brincava de competir” em outros colégios, e até conversava sobre moda: Todo ano tínhamos que decidir o desenho do collant para a apresentação do final do ano. Era lindo. Quando os collants chegavam, ficávamos todas iguaizinhas, de lacinho branco no cabelo, e ai. Melhor parar por aqui dizendo que foram 4 anos maravilhosos que terminaram num rompante no dia que meu médico virou pra minha mãe e disse que se eu não saísse da ginástica olímpica eu ia ficar nanica.

Eu tenho 1,57. Minha mãe deve ter 3 centímetros a mais. E o meu primeiro pediatra, lá em Vitória ainda, vivia dizendo pra minha mãe: “Você quer que essa menina saia alta de onde? Você e seu marido são baixos!”. Baixinhos ou não, meus pais me arrancaram da ginástica que eu amava, e me obrigaram a fazer natação por uns 3 anos. Eu odiava. Com todas as minhas forças. Aí eu me rebelei e parei de fazer esportes. Eles reclamam, e eu rebato, dizendo que o único que eu gostava eles me obrigaram a atirar pela janela. Enquanto isso, eu viro madrugadas vendo Ginástica Olímpica quando tem Olimpíadas. Choro junto, pulo pela sala, e me desfaço ao ver que nem espacar eu consigo mais.

Onde eu quis chegar com essa introdução? Ah sim. Tem aula de Circo na minha escola de teatro. “Piruetas de solo”, ou algo do tipo. E eu morria de vontade, mas me auto-sabotava. Até que ontem, eu estava na escola, de calça jeans e sapatilha, esperando dar 20h30 pra assistir uma peça, e vi que umas amigas minhas estavam lá, em cima de um colchão, de ponta cabeça, e fiquei assistindo com os olhinhos brilhando pela janela, até que me chamaram pra entrar. E eu fiz a aula. De calça jeans mesmo. Meu Deus, que saudade. Não fizemos muita coisa no primeiro dia, mas eu fiquei tão feliz de fazer uma parada de mãos, que coloquei tanta força, mas tanta força, que esqueci de respirar e…

O 001

… ouvi de relance a professora dizer que se eu fizesse muita força de ponta cabeça e esquecesse de respirar, eu ficaria com marquinhas de sangue ao redor do olho. Bingo.

Cheguei em casa com o olho cheio de pintinhas roxas/cor de rosa. Meu pai não achou até agora. Minha irmã disse que a primeira menina que olhasse pra mim iria perceber. Pisei na faculdade e xinguei mentalmente o fato de meus amigos não estarem na área externa, afinal, seria um ótimo motivo para eu usar óculos escuros, mas não. Eles estavam lá dentro. Cheguei como quem não queria nada. Sentei, e em menos de 10 segundos, minha amiga: “Guria, que isso em volta do seu olho?”. Eu ri, expliquei, e agora tem gente que acha que eu estou fazendo boxe. Ou pior. Que eu apanho do marido. E eu nem marido não tenho!

7 comentários:

  1. Eee laia!! Mas é loira mesmo!
    HAHAHAHAHA.
    s2

    ResponderExcluir
  2. Nossa. Não sabia que isso podia acontecer. Mas já passou? Sabe, eu sempre quis fazer parte desse mundo "olímpico", mas nunca tive dinheiro para isso e na minha escola não tinha. Aliás, nem biblioteca tinha, mas enfim. haha
    Beijo Amor de AnaLu. <3

    ResponderExcluir
  3. Analu, ginástica olímpica é tãããão a sua cara! Eu acho lindíssimo e SEMPRE quis fazer, é uma das minhas frustrações de infância, sabia? Eu fui uma criança que apesar de desastrada era muito saltitante. EU pulava o dia todo pela casa e amava dar piruetas, me pendurar nas coisas e queria MUITO fazer ginástica olímpica. Só que todo mundo sempre disse que eu não conseguiria fazer porque era muito grande, o que faz um enorme sentido porque se já sou desengonçada andando, imagina num cavalo ou coisa assim. O sonho ficou pra trás, mas meu amor por cama elásticas segue firme.
    E, ao menos pela foto, você ficou uma fofura com essas manchinhas <3

    ResponderExcluir
  4. Acho lindo ginástica olímpica. Tive uma maiga, na terceira série, que fazia. Ela amava. Penso que é um aforma mais bonita e evoluída do ballet. E é a sua cara, moça.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Ginástica Olímpica é um esporte que eu sempre amei de longe. Quando eu era pequena, minha mãe me colocou na natação e eu passei oito anos só me dedicando a esse esporte. Adquiri muita determinação e resistência física. Eu amo estar na água, sabe. Mas admito que não teria sido ruim se eu tivesse tido a oportunidade de voar com aqueles saltos nas barras.

    Tem um seriado sobre ginástica olímpica que eu acompanho e amo. Chama-se Make It or Break It. Pretendo falar mais sobre ele em breve. :)

    Gostei muito do seu blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. O jeito que você descreve as atividades que você faz, me dá uma vontade louca de fazer só pela descrição. É sempre muito lindo! Nunca fiz nem Ginástica Olímpica, nem Teatro. =/

    ResponderExcluir
  7. nossa, Analu, não sei se vc sabe, mas entrei em uma faculdade de artes esse ano (unesp), onde tem teatro, musica e artes, e la tbm tem aula de circo... fiz só a primeira e determinei que seria a ultima! HAUSHAUSH não pq não gostei ou pq saí com os olhos cor-de-rosa (rs), mas pq fiquei uma semana com dor em tudo quanto é parte do corpo, além de descobrir que eu não tenho dom nem pra dar uma cambalhota (até dou, mas tudo desajeitado haushaush)
    mas enfim, eu ri da sua história, vc me perdoa mas eu seria um desses que ficaria apontando pra vc e dizendo que vc apanhou do marido! nenhuma outra justificativa seria aceita! HAHAHAHA

    bjs

    ResponderExcluir