quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Os meus Anos Dourados

Hoje eu estava sentada na escola de teatro e vi uma menina de uns 8 anos descer a escada correndo e saltando. Os cabelos dela voavam. Foi um daqueles momentos em que eu entrei em alfa e quase deixei escorrer uma lágrima. Não por não ter tido infância, mas por ter coisa demais pra lembrar.

É que quando a gente é criança, a gente quer crescer. E parece que não vamos crescer nunca. Aí de repente você dorme, acorda, e pluft! Está crescido. E aí, quando nos damos conta disso, a vontade é se enfiar debaixo de um cobertor e chorar.

Não que “ser crescido” seja ruim, porque não é. Agora eu posso dormir a hora que eu quero e pegar sorvete na geladeira às 2 horas da manhã. Depois é só eu me entender com minhas olheiras e quilinhos a mais, afinal de contas, sou adulta e o que eu faço da minha vida é problema meu, certo? Certo. E isso dá a maior preguiça.

Quando eu penso nas manhãs que passei enrolada no edredom assistindo Scooby Doo, e nas noites sentada comendo macarrão e assistindo Laboratório de Dexter, eu juro que me dá vontade de me enfiar numa máquina do tempo pra recuperar isso. Era aquela época em que sentar para ver um desenho era apenas sentar para ver um desenho, e a única decisão a ser tomada era se o canal seria Nickelodeon ou Cartoon Network. Quando a gente cresce, parece que as decisões ficam cada vez mais complicadas, e cada vez mais elas vão repercutir no seu futuro. Aquela história do: “Caso ou compro uma bicicleta?” vai se tornando tão real que para de ser engraçadinha. Isso porque eu ainda não tenho contas pra pagar.

Tem horas que eu saio de mim, sento na minha frente, e fico me observando. É engraçado. Ser criança era um fato tão consumado, que eu realmente achava que não ia crescer. E então eu me vejo às voltas com estágio, trabalhos de faculdade, cansaço, respiro, e ufa, quando foi que isso tudo passou a fazer parte da minha vida, meu Deus? Não é de todo ruim, mas fala sério, dá uma preguiça…

Eu vou fazer 20 anos. 20. Tenho que roubar o título maravilhoso que a Anna usou no texto dela sobre o dia das crianças e dizer, nostalgicamente, que a Aurora da minha vida já passou. Não que o que vem pela frente não seja bom, porque eu espero que seja, e muito! Mas a inocência, o deslumbramento com a vida, o tomar banho de mangueira no quintal da vovó só de calcinha, isso não volta nunca mais.

O presente que eu desejo a todos nós nesse dia 12 de outubro de 2011, meu 20º dia das crianças, é apenas um: Que saibamos amar e preservar a infância que fica dentro de cada um. E isso não é tão difícil. É só não ter vergonha de dar as gargalhadas mais espontâneas. Não ter medo de dar os abraços mais sinceros. Não se sentir idiota por apreciar as coisas mais simples.

Os Anos dourados se foram, mas pode ter muita prata folheada pela frente! Feliz dia das crianças a todos nós!

S 051

“Se você só pensa em crescer, esquece! A infância é minha ilha!”

8 comentários:

  1. Pois é... Quando nos damos conta, entendemos as coisas com duplo sentido!
    E isso não é legal! É muito mais legal ficar julho inteiro hibernando no sofá! É legal se preocupar com coisas que, para nós, são pequenas ou inúteis, mas não são (como o brigadeiro da outra Aninha)!

    ResponderExcluir
  2. "Os Anos dourados se foram, mas pode ter muita prata folheada pela frente!" - matou à pau!

    E eu toda satisfeita com meu meme do dia das crianças, há! Quebraste minhas pernas, excelência. Que texto lindo! É tudo tão verdade. Tudo bem que minha infância foi muito turbulenta, cheia de problemas já muito cedo, mas mesmo assim a vida adulta entra em contraste e acabo por querer a voltar ser criança. Era tudo mais inocente. A gente pode pedir ajuda e ser ajudada DE VERDADE. Não aquela ajuda maquiada de "aprenda você mesmo" que os adultos dão. Ajuda. Acho que é disso que sinto mais falta.

    ResponderExcluir
  3. "Os Anos dourados se foram, mas pode ter muita prata folheada pela frente!"

    Eu tbm destacaria essa frase, em um texto todo lindo!! Seus textos me dão uma vontadezinha de retomar meu blog, Ana!

    Lindo, lindo! Que a sua criança, seu otimismo e sua alegria vivam pra sempre, querida! E que você contagie as pessoas assim sempre, escrevendo ou atuando. Doe sempre um pouquinho disso tudo de lindo que há em você! =)

    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  4. não sinto a menor saudade de ser criança! rs.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, eram bons aqueles tempos... Pena que passaram... Mas bola pra frente! Não podemos ficar lembrando o que fizemos e ficar sofrendo por não podermos fazer da forma que fizemos! Seguir em frente! Avante! Que venha o futuro, pois o faremos ser nossos anos dourados de segunda mão! (é que superar a infância é foda... Diria até impossível, mas não custa tentar)

    Beijos, Aninha, e vamos em busca do nosso futuro brilhante!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu 20° dia das crianças!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Infância realmente é o melhor momento das nossas vidas! Tudo é tão novo, simples e divertido que somos capazes de encarar as coisas mais bizarras levemente e isso é simplesmente lindo e invejável! Morro de saudades da minha infância, embora ainda tenha uma tremenda cara de neném e um jeito de neném as vezes também, o fato é que deixei de ser criança, não sei mais brincar de boneca e puxa... isso é frustrante.
    Queria ter de volta as férias em que eu acordava as 7 da manhã pra passar o dia inteiro vendo desenho.
    Feliz dia nosso :)

    ResponderExcluir
  8. E eu digo, aproveita os teus 20 anos. Porque logo logo lá vem 30, 40, 50...e você vai se colocar de frente para essa moça de 20 anos, e lembrar, lembrar, sentir saudades....aproveita bem para ter lembranças. Até dos ufas!!!

    beijo

    ResponderExcluir