segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A luz das Auroras

Desde que eu li esse post da Anna Vitória que eu comecei a matutar na minha cabeça se eu tinha uma palavra preferida. Pensei em várias, mas nenhuma fazia meu coração ter certeza de que aquela era a preferida. Sempre desconfiei que essa história de "preferência" a gente realmente não escolhe, a gente descobre. Resolvi então sossegar e parar de pensar no assunto. Se um dia fosse para eu ter uma palavra preferida, ela apareceria na minha frente e eu saberia que era ela. E foi assim mesmo que aconteceu.

A primeira pontada foi, de novo, no blog da Anna. Ela fez um post de dia das crianças chamado: Aurora da minha vida. Esse também é o nome de uma peça teatral, que por acaso foi encenada na minha escola no fim de 2010, mas infelizmente eu não pude assistir. Quando vi o título do texto da Anna, me emocionei. E não sabia porquê. Li o texto, achei lindo, mas continuei aficionada pelo título, a ponto de deixar o blog aberto só para ficar olhando para o ele. Sim, sou dessas. No fim das contas, eu deixei escorrer uma lágrima por causa do tal do título, e eu não conseguia saber porquê. Desisti de pensar no assunto e "fui seguindo minha vida", até que, se não no mesmo dia, no dia seguinte, abri meu oráculo (lê-se: Florbela Espanca) e li o seguinte:

"Saudades e amarguras
Tenho eu todas as horas.
Quem só noites conheceu,
Não pode cantar Auroras."

Outra pontada. Mas dessa vez eu reli, e percebi qual era a boa. Aurora, gente! Aurora! A palavra que faz meu coração bater toda vez que aparece na minha frente. Aquela que eu leio por vezes seguidas, repito em voz alta e demoro a criar coragem de mudar de página. Depois disso, eu ainda lembrei que a Airen (que tinha um jeito carinhoso de chamar cada um de nós) me chamava de "Aurora das minhas manhãs", e eu sempre ficava encantada quando escutava isso. Aurora, gente! Aurora!

Aurora, segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa:
  1. Claridade que aponta o início da manhã, antes do nascer do sol.
  2. O despontar da vida; Infância
  3. As primeiras manifestações de qualquer coisa.
Pronto. Meu coração me avisou, minha cabeça concordou, a sonoridade me encantou, e o dicionário oficializou! Uma palavra que significa começo, infância, lembra sol, e ainda por cima é nome de princesa, não podia ser menos prestigiada! E o título do post foi escolhido pelo mesmo motivo: Não acredito que tenha outra palavra nessa língua portuguesa com tanta, tanta luz!


Aurora, gente! Aurora!

8 comentários:

  1. Legal como essa palavra foi entrando na sua vida de forma que você só percebeu depois...
    Eu também acho 'Aurora' uma palavra bonita e com uma sonoridade bonita.

    ResponderExcluir
  2. QUE AMOR!

    Eu tenho uma palavra terapêutica, rs, mas não sei se tenho uma preferida. Tem uma que eu gosto muito, sem saber o motivo: piegas rs.
    Eu só não vou ficar matutando qual é minha palavra preferida porque, como você disse, essas coisas a gente não escolhe. Tem que deixar fluir.

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Realmente acho que Aurora combina contigo, ahaha. Não sei se é porque me lembra da Princesa Aurora, da Bela Adormecida, porque ela é loira ou algo assim, mas o fato é que acho que tu escolheu a palavra certa! E, como tu disse, se ela já te perseguia tanto na tua vida, não ia demorar muito pra tu perceber!
    Ah, e vou salvar o trecho de Florbela Espanca que tu postou ali em cima, muito bonito!

    ResponderExcluir
  4. Parei de estudar só pra ler seu post, aurorinha!
    Eu acho essa palavra linda, sempre achei, antes mesmo das nossas reflexões em torno dela, e agora, depois desse post, só posso mesmo dizer que você não poderia ter escolhido palavra melhor, palavra mais você. Porque olha, você me lembra aurora, viu? Essa fofura, essa paixão imensa, essas palavras encantadoras que enchem de luz esse blog... Aurora, gente! Aurora!
    haha
    beijão

    ResponderExcluir
  5. Eu consigo ver a palavra "Aurora" fechando 112% contigo. Nem sei por que, bem de boa, mas dá pra entender a tua afinidade com o termo. É aquela coisa mais instintiva, que não tem nome (se tiver, talvez essa seja a minha palavra favorita, hehe) e que explica tudo, que faz com que o mundo faça sentido.
    Será que um dia eu também vou encontrar minha palavra favorita?

    ResponderExcluir
  6. "Aurora, gente, aurora!" hahahahaha, essa foi boa! Mesmo depois de ler aquele post da Anna também não sei qual é minha palavra preferida. Provavelmente deve ser alguma aleatória como escafandro mesmo. Por enquanto me contento com caranguejo (ai que saudade de comer isso hahahah)
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Aurora é sim uma palavra bonita! Na verdade, eu trocaria meu nome com V lá trás na lista de todas as chamadas por um nome cheio de luz como Aurora. Eu prefiro nem tentar entrar no questionamento sobre minha palavra preferida, pois sou uma pessoa indecisa e nunca encontraria a resposta ideal no meio de tantas opções haha

    ResponderExcluir