quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Cada um tem que fazer a sua parte


Uma vez, a professora passou um trabalho em grupo. Um seminário, sobre um livro. Tinhamos a data do trabalho, e então, combinamos, em grupo, que deveríamos todos ter terminado de ler o livro na segunda-feira após à Páscoa. Fui viajar pra Curitiba, e mesmo assim, arranja um tempo pra ler o livro. Mas, podia imaginar o que estava por vir. Qual não foi o meu espanto, ao chegar na segunda feira e saber que só eu havia lido. Alguns, ainda leram a metade, pediram desculpas, se ofereceram pra montar a parte mais complicada.. Outros, não leram nem a sinopse, e chegaram quebrando o pau, dizendo que eu era estressada. Enfim, cada um montou seu slide, eu juntei tudo no power point, editei, e levei. Fomos apresentar. Cada um leu o slide correspondente à sua parte. Mas, só eu sabia explicar todas as partes. E, a professora percebeu. Fui a única do grupo a tirar 10, que modéstia parte, foi bem merecido. O final, portanto, foi justo. 
Acontece que nem sempre é assim. Nem sempre quem cumpre sua parte direitinho é a que leva a melhor. Nem estou falando de trabalho escolar agora não. É de trabalho obrigatório, pra sociedade. Essas férias, por exemplo, tenho um caso. Em Baixo Guandu, onde fica a casa da minha avó, interior do ES, é muito quente. E dessa vez, nessa época entre o natal e o ano novo, choveu bem. Entre a casa da vizinha da minha avó, e uma oficina mecânica, existe um local estreito, com um portão. É um pedaço do quintal da vizinha, mas que não pertence a ela, tem um muro dividindo a casa dela e esse local. Pois então. Aquilo fica trancado, mas a céu aberto. Enquanto minha avó fazia a parte dela para combater o mosquito da dengue, aquele lugar estava lá, cheio de pneus jogados. Não deu outra. O mosquito deu as caras. Mas quem pegou dengue, não foi o dono do lugar. Foi a minha avó. Ah, meu tio, minha mãe, um primo da minha mãe, a esposa dele.. Isso basta?

Maior indignação.
E é por isso, que as pessoas continuam sem se tocar..
Aquele riquinho* que fica escovando os dentes com a torneira aberta, sem se preocupar com a água.. Lógico, não é na casa dele que vai faltar primeiro ?
Ah, sociedade e o meio ambiente são problemas para todos. E se só 75% fizerem a sua parte, 25% vão ficar lá, errado. E quem dera, se realmente, 75% fizessem o certo..

*Usei só um exemplo, ok? Não quero jamais dizer que só os ricos fazem isso, ou mesmo, que fazem.

10 comentários:

  1. com certeza!
    se todo mundo parasse de se preocupar com o proprio umbigo e percebesse que suas atitudes interferem na vida dos outros a gente teria um mundo bem mais justo e melhor... mas enquanto isso não acontece a gente vai fazendo a nossa parte e se ferrando e mesmo assim não deixando de fazer o certo!


    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. aew...protesto social...hauahuahaua...adoro...e faço muito isso também.

    meus amigos se indignam porque nao deixo eles jogarem lixo na rua, pq eu faço coleta seletiva na minha casa, porque eu combato o mosquito da dengue....e esses detalhes todos que fariam do nosso pais um verdadeiro paraiso tropical se a outra parte tomasse duas doses de "semancol" por dia...

    belo texto,e melhoras pra TODA a sua familia...ahuahuah

    evd

    ResponderExcluir
  3. ainda bem q dessa vez eu n tava no seu grupo! huahuahauhauahauh

    realmente...se cada um fizesse a sua parte o mundo ia ficar bem melhor!a verdade é que ninguem ta ai pra nada!


    beijo

    ResponderExcluir
  4. é amiga.... realmente cada um tem que fazer a sua parte, não adianta um fazer tudo e o oturo fazer nada!
    Isso com qualquer coisa, desde o controle de pragas até a convivencia dentro de uma casa!

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus!!!
    Tua mãe tá com dengue???
    Que horror.
    E como ela está?
    Tudo sob controle?

    Beijo e melhoras pra ela flor!!!!

    ResponderExcluir
  6. Haha, lembrou meus tempos de escola. Era sempre desse jeito, ngn fazia nada e eu carregava todo mundo.. =/

    Sobre a situação da sua vó e da dengue, é mesmo falta de responsabilidade desse povo ô..

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Ola amadinha..

    É uma das coisas que eu mais questiono, por que o mundo é tão injusto?

    Sempre quem não merece paga pelos erros dos outros..

    E eu sempre fui a que carreguei o grupo nas costas, gostava de estudar.. com o tempo quando entrei na facul, passei a fazer os trabalhos sozinha, boas notas e somente minhas.. mas como o mundo nao é justo, aqueles que eu carreguei se derao melhor do que eu na vida que me dediquei..

    Bjosss..

    ResponderExcluir
  8. É, realmente!!! Concordo com todas suas palavras. Por isso que é díficil quando dizem "fazemos a nossa parte", como se o outro não tivesse que colaborar! Pelo menos você tirou 10 no trabalho, mas como vc mesma disse: nem sempre é assim que acontece. E não mesmo!!!

    ResponderExcluir
  9. É isso aí garota! Dá-lhe Analu!
    Precisamos fazer o presente protesto chegar até os responsáveis. Espero que alguém da área de saúde de Baixo Guandu, leia e tome as devidas providências.
    Beijos querida, e continua assim, dando suas opiniões.

    ResponderExcluir