quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Um livro é mudo, mas conta tudo...


Você gosta de ler? Eu amo. Desde pequenininha, quando eu tinha uns 4 anos, já queria aprender.. Pegava meus livrinhos e ficava inventando as histórias.. Depois, fui aprendendo a ler.. Sei que quando tinha 6, já lia muito bem.. E aí já podia ler a história do jeito que era.. E eu sempre lia, tudo o que eu via. Letreiros nas ruas, outdoors, placas.. Lembro que quando fiz 7 anos ganhei de uma tia-avó um monte de livrinhos, e arrisco dizer que dei mais atenção pra eles do que pro patins que ganhei, poxa, com eles eu podia brincar dentro do apartamento, rsrs.. Enfim, eu não sei como isso começou, mas eu gosto muito de ler.. Pra mim, o livro é uma coisa que ninguém vai conseguir superar, como o CD que já era depois que chegaram esses programas de baixar músicas, MP3, essas coisas.. Livro é diferente.. Não é a mesma coisa ler na internet, baixar, o mesmo imprimir em folhas sulfites.. Tem que ler na mão.. Pegar, sentir, virar as páginas, folhear.. Me sinto tão bom com um livro na mão.. Detesto ficar sem ler.. Quando eu era mais nova, não entendia porque o pessoal não gostava de ler os livros da escola, sempre reclamavam.. Eu devorava.. Infelizmente, hoje em dia não é assim, mas também, Machado de Assis ninguém merece (que me perdoem os seus fãs).
O estilo de livrarias hoje em dia está maravilhoso.. Quem gosta de ler, fica com certeza maravilhado na livraria Cultura do conjunto nacional.. Eu fiquei de queixo. Um lugar enorme, lindo, com puffes, pra vc se jogar e ler.. Ler os milhares de livros que tem naquele lugar. Se pudesse, passava um dia inteirinho.. Já li um livro inteiro lá.. Já fui com professora, com amigas.. Sempre pegando livros diferentes, pra rir, pra chorar, pra desestressar. Livro, pra mim, é um dos objetos mais preciosos que a gente tem.. Empresto sim, aliás, AMO emprestar meus livros, pras pessoas lerem, compartilharem.. Mas ele tem que voltar bonitinho pra minha mão! Pegar livro emprestado é bom também.. Livros indicados, que amigas leram, o que sentiram lendo.. É realmente mágico. As vezes leio até 2 de uma vez.. Fazer o que, o da escola, é chato.
;D

4 comentários:

  1. É verdade, eu sou testemunha de que vc ama ler desde que era um toco de gente! Eu sempre achei isso lindo...ler é um hábito de gente culta, inteligente! Eu depois ve mais velha tenho tentado criar esse hábito...e gosto bastante! Mas to longe de ser como vc que se joga nos puffs de uma loja pra ler um livro...hahahahaha!
    Vc é meu Gorgulhoooo Brymma!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. ahuahauahauha
    e eu não sei que vc adora ler!!!
    é só vc começar a ler que suas respostas passam a ser "arram" "ham"
    nao consegue nem difarçar!

    ResponderExcluir
  3. AAaaah, como é bom ler! *----*
    Quando eu fico pelo menos por uma semana sem leer eu sinto uma falta tão grande! Principalmente antes de dormir que é a minha hora preferida dos dias movimentadoss.. agente relaxa, se diverte, se emociona..
    Deve ser o máximo essa livraria então! Que sonho! ^^

    ResponderExcluir
  4. Acho que posso contribuir com suas reminicências: - Ainda bebezinha, eu lhe dei livros de banho. Lembra-se deles? Tinha um de formas, de bichos, circo (Acho que era isso). E depois, vc ávida de aprender a ler, começamos com brincadeiras de cantar juntando consoantes com vogais.( b a - ba; b e - be....) Depois, passei a mostrar as sílabas escritas. A seguir começei juntando sílabas simples; pequenas frases, tipo: A bola é bonita (Lembra-se?). Lembro que com menos de duas semans vc já lia pequenas palavras. Fico orgulhosa da pequena parcela que tenho nesse seu amor pelos livros.
    Ah! Machado de Assis é um dos maiores escritores da língua portuguesa. - Eu gosto muito.l

    ResponderExcluir