quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O mal do século


Todo mundo já ouviu falar em depressão.
E como é triste isso.
Eu nunca tive conhecidos com essa doença, mas deve ser muito barra pesada..
(Tinha me esquecido da minha prima, que estava super mal, mas agora, finalmente, já está sorrindo de novo! Ela tem muitos motivos para ser feliz! 2 deles, os mais preciosos, 2 meninos lindos, de cabelinhos loiros e olhinhos de diamante, que fazem toda vida valer a pena)
No começo do ano, uma moça se atirou de um andar do shopping. Nova.. coitada.
Triste, muito triste.
Pensar que as pessoas estão sujeitas a isso.. A vida fica tão sem importância quando se depara com a infelicidade..
Não sei se já disse aqui, que li uma frase que dizia que o homem agüenta 40 dias sem água mas não agüenta 2 segundos sem ter pelo que esperar.
Acho que essa doença terrível deve ser isso. Ficar triste ao ponto de achar que não tem motivos para viver. Num momento terrível, deve ser bem difícil pensar em coisas boas, mas elas existem. Estão sempre lá, junto com as ruins. Não existiram coisas boas, se não existissem as ruins. E sempre se tem um motivo para viver, para dar um sorriso..
Já experimentou olhar pro céu numa noite de lua cheia? Se não, não sabe a paisagem que está perdendo.
Um pôr do sol, um sorriso...
Sempre há um motivo pra viver. É só prestar atenção nas pequenas coisas da vida.
São tão necessárias!
Ao acordar, sempre decida consigo mesmo: Prefiro passar o dia de mau-humor, ou sorrindo?
A 2ª opção é a melhor, sempre. Nem sempre é possível, mas sempre que possível, sorria.
Um sorriso pode mudar o dia de muita gente.
Quando ver alguém, diga bom dia.
Nem é questão de educação não. São pequenos atos que nos trazem felicidade. E para as outras pessoas também, pode acreditar.
Dedique um pouco do seu tempo a pessoas que precisam dele.. Crianças carentes, idosos.. Sente para conversar com eles. Faz um bem danado. Pra eles, e pra vc. Não quero parecer piegas, longe disso, mas sempre que vou ao salão fazer as minhas unhas, tem uma senhora lá de uns 80 anos. Filha única, os pais já morreram, ela nunca se casou, enfim, não tem família, e faz do pessoal do salão a sua família. Um dia eu comecei a conversar com ela. No outro dia que ela foi, já perguntou por mim. Hoje, quando eu estou lá, só me chama de princesa. Eu também quando vou pra lá, pergunto por ela. Ela fica super feliz. Eu também. A gente tem tanto a aprender nessa vida, ouvir é tão bom.. As vezes, as pessoas só querem falar. De 5 minutos do seu tempo!
Ser feliz não é complicado. As pessoas é que complicam.
É por isso que quando estou triste, eu penso: Vou deixar a tristeza me consumir ou prefiro ser feliz? Eu prefiro ser feliz. E você?

7 comentários:

  1. Se vc ñ fazer jornalismo ou alguma coisa do gênero eu esgano vc =D³

    ResponderExcluir
  2. ameiii o texto!
    pelo que eu sei, na depresão a pessoa não tem animo nem pra tentar melhorar, o q me parece bem desesperador! acho que o segredo é não deixar chegar ao fundo do poço e ter sempre amigos em quem confiar!
    é claro que as vezes eu fico triste por algumas coisas, mas na maioria das vezes eu sempre acabo rindo do meu drama!

    ahh e sobre conversar com os mais velhos, eu também me amarro em conversar com as minhas avós e tias avós, elas tem tanta historias intaressantes, morro de rir com as "estripulias" delas!

    ResponderExcluir
  3. É realmente muito triste essa doença, para muitos já chamada mal do século. Vc sabe que estamos enfrentando esse problema com uma pessoa muito especial e amada por nós. Graças a Deus ela está em tratamento e já estamos vendo o seu sorriso outra vez.
    Com a depressão desencadeia outras, como a anorexia. Muitas vezes temos que ser enérgicas e não tratá-la como coitadinha. Mas tenho fé que chegaremos lá.
    Quanto ao assunto da senhora que é sua amiga, realmente é gratificante quando podemos fazer alguém feliz; mesmo que seja por algumas horas em um salão.
    Vc é demais!
    Ah! Observando o que disse a Helena, vc está me parecendo uma futura jornalista ou coisa que o valha, brilhante.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. pois é depressão é difícil, e o pior de tudo é que muita gente pensa que é frescura ou que a pessoa não tenta ser feliz, mas já tá provado que tem casos de depressão que é genético e tudo mais. Já que é uma doença mesmo acho que o melhor jeito seria as pessoas aceitarem isso e começarem a ir ao médico e se tratar sem ter vergonha de dizer que toma antidepressivos e/ou que vai ao psiquiatra ou psicólogo, afinal todo mundo vai a medicos qual o problema em ir a um médico que cuida das suas emoções e do funcionamento do seu sistema nervoso?

    ResponderExcluir
  5. li em algum lugar que pessoas que pessoas que fazem planos, que sonham com o futuro nao tendem a cometer suicidio ..
    quantas pessoas nao se matam por problemas minusculos, coisas q poderiam ser resolvidas , estragando toda sua vida?
    tbm nunca conheci alguem com depressao, mas deve ser muito triste.. nao ter motivo pra viver, nao ter porque levantar da cama. Oo
    gostei dos seus posts.. vou passar mais vezes aqui ! (:
    beeijos

    ResponderExcluir
  6. É minha flor, a depressão está mais perto de nós do que imaginamos sabia? Tenha certeza que sempre terá alguém muito próximo a vc que está em depressão. A questão é que existem diferentes níveis...então as vezes vc não percebe e outras vezes não tem como não perceber! É muito triste...eu já passei por isso tanto comigo como com gente muito próima e te digo...realmente a coisa mais difícil desse mundo é vir um pensamento bom na sua cabeça!!!
    Mas diversos fatores da atualidade colaboram muito para que a depressão e a síndrome do pânico estejam tão presentes assim na vida atual...o jeito é tratar a cabeça e a alma!!!
    Bjinho.

    ResponderExcluir