terça-feira, 25 de novembro de 2008

Como é que se perde?


Pessoas entram e saem da nossa vida a todo instante... As vezes só uma palavra é trocada. As vezes chegam de mansinho, e um simples OI pode começar uma amizade.. Talvez um simples NÃO pode acabar com ela.. Eu não tenho uma história de uma verdadeira amizade que se tornou ódio. Que bom. Mesmo porque, tenho poucas amigas verdadeiras, e essas, eu quero guardar pra sempre. Esse é o problema. Quando tempo dura o pra sempre? O tempo em que os 2 lados estiverem se esforçando para fazer ele existir.
Quando eu me mudei de Vitória deixando ela para trás, a gente não deixou o pra sempre acabar. Entre cartinhas cor-de-rosa, fotos dedicadas, telefones, e hoje, msns e blogs, não deixamos a história da menina do baldinho lilás acabar. Não somos mais grudadas, e talvez, nem troquemos mais confidências, mas não por falta de confiança. Talvez por falta de tempo pra conversar. A nossa amizade já é do tipo sólida. Nada estraga. Não existe mais briga, não vale a pena. São 13 anos. 13. E eu sei que por nós 2, vai durar mais uns 70.
Quando entrei no colégio, Mari não gostava de mim, porque outra "amiga" que eu achava que gostava já tinha feito a minha "fama".
Mas não demorou pra ela ver que eu era melhor que a outra. Pelo menos, pra ela.
E então, nós somos amigas a 4 anos. Não é sólida que nem a primeira. Mas está criando sua história. A gente ficou meses praticamente separadas, brigamos por bobeira, mas estamos lá, sempre, sorrindo de novo, ou chorando de novo, juntas. Costumo dizer que nossa frase é: A lua as vezes tem formato de vírgula pra mostrar que nem no infinito uma amizade tem ponto final.
Eu acho que tem sim, mas a nossa, não. Eu espero.
Com a Jéssica, é amor e ódio. 4 anos também. A gente discute o tempo inteiro. Mas acho que só brigamos 1 ou 2 vezes. Costumo dizer que nossa frase é: Amigo é não ter nada em comum. Amigo é não ter nada em comum mesmo. Amigo é ter mais em comum do que se imagina.
Com a JuW, começou do nada. Ela entrou no inglês, falou comigo, e pronto, já éramos irmãs. Nem me recordo em que ano começou, pois parece que foi desde sempre.
Com a JuZ, foi nos EUA. E ela me mandou um depoimento quando voltamos, dizendo: Se não morássemos tão longe, seríamos muito amigas. Que? (Pensei).. Vou provar pra ela que não é assim que a banda toca, porque longe é um lugar que não existe. E eu consegui.
E eu tenho medo. Medo de isso um dia acabar. Medo de ser a culpada. Medo de não ser.
As pessoas entram e saem das nossas vidas, eu sei.
Eu posso querer que muitas fiquem pra sempre.
Mas eu não posso mandar que fiquem.
A JuW vai mudar de horário de inglês. Mas o telefone dela vai estar na minha cabeça.
No fim do ano que vem, a escola acaba. A Mari e a Jéssica não vão acabar.
A JuZ daqui a uns 2-3 anos deve estar subindo no altar (!). Espero que isso só me traga um presente ainda maior. Bento.
A Arianne... ah, essa não tem jeito mesmo, eu acho. 13 anos dá pra provar isso.
E vcs? Já perderam amigos que disseram que nunca iriam perder? Digo, perder o contato, ou brigar?
É engraçado essa história de perder o contato. Quando eu tinha 9 anos, conheci uma menininha linda aqui no meu prédio. Ela tinha 10 meses. No mês que eu fiz 10, ela fez 1. Eu ia no apartamento da avó dela, e amava. Ela delirava quando me via, eu, idem.
Sexta feira eu a vi no parquinho. 6 anos. Em que ponto eu dormi? Não sei. Só sei que tem no mínimo 2 que eu não sentava pra conversar com ela, e vice-versa. Não sei de onde parou! Ela parou de descer, eu parei de ir lá.. Sei lá. Estranho. Talvez seja por causa da idade mesmo.
Mas tem uma outra menina no meu prédio, com 16. Quando eu tinha 11, a gente estava sempre juntas no play. Depois, não mais. Sem brigas, nem nada. Simplesmente, não mais.
A vida é estranha.
Pessoas entram na sua vida por acaso, mas não é por acaso que permanecem ? Talvez não seja por acaso que saem também.
;D

6 comentários:

  1. Realmente amigos vem e vão, mas sempre tem alguns que ficam, uma amiga minha de infancia (infancia tipo 4 anos de idade), parou de falar comigo por causa de um namoro, e entao me fez pensar se realmente ela era minha amiga de verdade. Por que pra mim, amigo de verdade não faz isso.
    A única coisa que consola a partida de um amigo, é a chegada de um novo, quando vc entrar na faculdade, vai evr como as coisas e as pessoas mudam!
    Mil beijinhos
    e nós seremos sempre amigassss
    mesmo a distancia!
    rs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, amigos que ficam são sempre aqueles que agente mais se identificava, e de um jeito ou de outro vão continuar na nossa vida sempre. Depois que você foi pra SP, eu fiquei 'amiga' de uma garota, que no fundo eu não me identificava bem. Tanto que não era nada pra ser levado por muito tempo. Na terceira série eu conheci a juh, e parei de falar com a outra menina. Mas foi mais porque cada uma encontrou uma amiga mesmo. A juh desde essa época continua minha amiga, quando eu mudei de colégio ano passado ela tbm veio comigo. A bela eu conheci na quinta série, e apesar de continuar na escola antiga, nos falamos sempre, e formamos o inseparável 'arijubela'. Aqui no prédio eu também já passei por situações de 'grandes amigas' que agora não passa de um oi, ou bom dia. É triste, mas agente simplesmente não se fala mais, não teve briga tbm. Eu até gostaria de continuar amiga dela, mas tudo mudou, é estranho mesmo. Só a thainá que ainda é minha amiga aqui do prédio, continuamos nos falando, somos amigas mesmo. Essas foram as venceram o tempo. :D
    É claro que no meio de tudo isso tem as outras amigas, no caso eu meio que separo em: melhores amigas, amigas e colegas. As mellhores amigas vc sabe bem o que é. As amigas são aquelas que sabem de algumas intimidades nossas e tal, mas ainda não demonstraram um perfil pra melhor amiga... E as colegas são aquelas que agente encontra por aí, bate um papinho bobo e tal. HIIHOSA, eu poderia escrever um livro com isso.. mas já é demais pra um comentário!
    Tá lindo aqui... :}
    Você que fez o template?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olha, acho que serei repetitiva mais uma vez. Mas, me emeociona ver o quanto vc cresce a cada dia.
    É minha linda, "longe é um lugar que não existe". Lembra-se? Acho que escrevi essa frase em um livro que lhe dei qdo. vc foi morar longe de mim. E a nossa amizade continua cada dia mais e mais.
    Te amo. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. O mais legal é pode resgatar determinadas histórias, determinadas pessoas... o coração sabe quem merece ficar. Ele sabe.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Sabe que a pouco tempo atrás tive uma crise por causa de amizade! Eu achava que depois dos 25 a gente já tinha aprendido tudo sobre amizade! Mas não...incrível como nunca é tarde pra vida ensinar as coisas pra gente!!!
    Amigos realmente vem e vão...muitos não SÃO amigos...ESTÃO amigos!
    Mas aprendi tbm que os momentos difíceis são os melhores para vc avaliar que realmente é seu amigo...e pasme...normalmente aquele que se mostra realmente amigo não é aquele que vc vê sempre sabia? Vem da onde vc menos espera...
    Amigo de verdade a gente conta nos dedos de uma mão...e com certeza sobra dedo!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. naninhaa!!!
    foi muito fofa essa sua descrição sobre a nossa amizadee! não importa pra que horário de inglês eu vá, eu sei que sempre vou poder contar com vc... não importa onde eu ou vc esteja.... a porta da sua casa estará sempre aberta pra mim, assim como a minha estará sempre pra vc!!! hehehe nossas idas ao Hopi Hari sempre serão as melhores, mesmo vc me deixando ir no elevador sozinha... sniff...
    emfim não importa o que, a nossa amizade vai ser pra sempre!!
    te amooo!!!
    beejo;*

    ResponderExcluir