sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Eu e minhas 3 estrelas - 14/31

Um dos maiores medos da minha vida é ficar cega. Não gosto nem de registrar o assunto assim, em palavras, porque tenho medo até de pensar a respeito. Juro. Quando eu era criança, não conseguia dormir de jeito nenhum em locais totalmente escuros. Muitas crianças também não, mas é porque elas tinham medo do bicho papão. Eu tinha medo de estar ficando cega e não perceber, até que amanhecesse e eu descobrisse que não estava escuro de fato, era eu mesma que tinha parado de enxergar do nada. Dá para acreditar? Isso sem falar nos pesadelos.

Cegueira, talvez com o parágrafo anterior vocês já tenham entendido, para mim é um filme de terror. Foi por isso que eu nunca tive coragem de tocar em “Ensaio sobre a cegueira”, de Saramago. Nem livro, nem filme, nem quero ouvir nada a respeito. Sei que é metáfora, sei que deve ser bom mas não, por favor não insista. Se eu ler um negócio desses não é você que vai ficar 1 mês assustada pensando no assunto toda hora. Sou eu mesma.

Dito tudo isso, nem consigo explicar direito porque foi que tive tanta vontade de ler “Toda luz que não podemos ver”, sendo que a única informação que eu tinha sobre a história, a priori, era de que a protagonista era uma menina cega. Estava com muita vontade ler, mas fingia que nem era comigo. Vontade dá e passa e o medo que eu ia ficar depois da leitura ia durar mais tempo do que o necessário. Não valia o esforço.

Só que aí de repente eu vi  muita gente começar a falar desse livro. Muita gente postar foto dele no Instagram dizendo que tinha se apaixonado e coisa e tal. Se faltava algum estopim, este foi minha amiga Rafinha que surgiu na Máfia dizendo que podíamos todas comprar para bichar (lê-se: ler todas ao mesmo tempo) e foi assim que eu me rendi e comprei o livro.

Acabou que, assim como grande parte dessas tentativas de ler em conjunto quando você tem um grupo de mais de 10 pessoas envolvidas, não deu certo e eu acabei pegando o livro antes de todo mundo. Se vocês estão me esperando falar que foi uma péssima escolha e que estou apavorada desde então, desculpem. É só que mais uma vez eu fiquei parágrafos a fio falando sobre um mote que não é o verdadeiro tema do post, hehe #meujeitinho.

Na verdade eu só contei essa saga anterior à aquisição do livro pra dizer que era um livro que eu absolutamente não pegaria para ler, mas que acabei pegando porque, enfim, tinha muita gente mesmo comentando e dando 5 estrelas e eu senti que precisava quebrar essa barreira momentânea. Não tinha como ser algo tão hard como no livro de Saramago que é uma epidemia de cegos e coisa e tal. Era só uma menina, eu ia superar e tudo ia ficar bem. No fim das contas o fato da menina ser cega nem é o principal da história, e se tornou algo tão intrínseco que eu nem lembrava mais.  

O que eu vim falar de fato sobre o livro é só que, como já informou o spoiler que soltei no título, não achei o livro tudo aquilo que as pessoas acharam. Eu dei 3 estrelas.

Minhas amigas vivem dizendo que eu sou a menina das 3 estrelas. Elas me indicam livros que amam e já vem me ameaçando: “Se for avaliar com 3 estrelas nem leia porque ficarei magoada”. Quando a previsão se torna verdade, eu apenas respondo: “ajuda se eu disser que foram 3 estrelas com um sorrisinho?”. 

Porque tem diferença, sabe? É muito pra minha cabeça aceitar essa classificação entre 1 e 5 estrelas sem criar minhas próprias diferenciações internas. Portanto, 3 estrelas com sorrisinho são: “é um livro apenas bom, não ótimo, mas bom, e até que legal!”. Mas infelizmente eu acho que esse não foi o caso de Toda Luz. Acho que foram 3 estrelas sérias mesmo. O livro é bom, mas nem é legal, e foi isso. Só isso. 3 estrelas.

Ele é mais grosso do que deveria, o que faz com que a história se arraste. O livro é bom, mas lento. Lia, lia, lia e as coisas não aconteciam. Parece quando a gente cisma em assistir novela do Manoel Carlos todo dia mesmo sabendo que a história não vai andar, sabe?

Ele tem pontos positivos sim, mas, no geral,  acho que a trama principal se perde demais, é mal aproveitada e acaba ficando vaga; solta. A história dos dois protagonistas se cruza MUITO de leve. Utilizando uma expressão linda criada pela minha amiga Couth, é quase um suspiro. Suspira. Suspirou? Acabou. Confesso que achei até poético e bonito não tornar esse encontro o grande plot do livro mas mesmo assim achei que faltou um tiquinho mais de sutileza e força nesse encontro rápido. Não sei. 3 estrelas, gente. 3 estrelas sem sorrisinho. Eu e minhas 3 estrelas. De novo. Fazer o que.

11 comentários:

  1. Sabe que eu vi várias pessoas falando sobre e lendo esse livro e não senti nada? Tipo, absolutamente nada? A única coisa que pensei é que nem lascando vou pegar essa bíblia pra ler. Não que eu seja preguiçosa assim, embora eu esteja. É só porque ele não me chamou a atenção em nada. Então sei lá, deixa pra lá.
    Sobre as três estrelas: o que fazer se o skoob não me deixa dar meia estrela, né? Vai três pra não ser duas e meia, vai três sem sorriso, vai três com sorriso. Sei como é.
    I feel u, miga. Hahahahah.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, eu não sei porque ainda não li vários livros que me indicou, porque sei que quando indica é porque são ótimos mesmo. Tipo: Jodi Picoult e Sophie Kinsella <33
    Mentira, sei sim. Porque fiz promessa de não comprar mais nenhumzinho até que eu tenha lido TODOS que estão parados lá em casa. Mas esse ano tive várias ressacas, socorro.

    Meu estrelômetro é meio suspeito, tem livros que povo amou e eu odiei, e vice versa.
    Pra ser quatro estrelas tem que prender mais, pra ser cinco tem que ser incrível e não me fazer largar. Sei lá.

    Sou dessas que evitam certos livros porque sei que ficarei pensando neles eternamente, apavoradinha. Cê já viu que tudo vira pesadelo depois né?!

    Beijo, bom final de semana! ♥

    ResponderExcluir
  3. #AI #BANANA
    heheheh <3

    Finalmente passei da primeira metade do livro (a culpa é do BEDA), e concordo que o desenvolvimento é lento, são suspiros muito curtos e distantes entre si pra manter um bom ritmo de leitura, mas apesar disso, estou adorando a leitura?? Provavelmente escrevei sobre (se Jesus permitir termino ele antes do BEDA acabar), mas acho que ele merece o sorrisinho, justamente porque é cheio deles. O que isso significa vou deixar pro texto futuro (hahah desculpa, tô com preguiça de desenvolver), mas diga ao povo que estou gostando.

    Odeio quando não somos gêmeas de critérios literários, mas seria meio estranho se concordássemos tanto em absolutamente tudo.
    beijos
    te amo!

    ResponderExcluir
  4. Também to lendo, amiga. Não consigo ler mais que dois ou três capítulos, mesmo eles sendo curtos. To achando bem enrolado por enquanto, mas assim como a Anna to adorando. Não sei muito bem o porquê, alguma coisa nele faz com que eu volte, sabe?

    Mas tu e as tuas 3 estrelas: um caso sério. Hahahahah Mas tudo bem, na maioria das vezes eu compreendo. Entendo até o sorrisinho. Hahaahah

    Beijos! te amo <3

    ResponderExcluir
  5. Eu também tenho um problema muito sério com a ideia de ficar cega. Digo isso desde pequena e posso deixar de fazer qualquer coisa, desde que minha visão fique comigo. Não sei. Quando vi Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, a ideia do protagonista cego me deixou um pouco aflita, e as limitações dele me incomodavam. Porque podia ser qualquer um, né? Imagina eu, que me viro mal tendo os dois olhos, como seria? Não consigo.
    Nunca li o livro do Saramago, mas vi o filme, mas o meu choque maior não foi a cegueira dos outros. Honestamente, depois de certo tempo, você esquece, ou pelo menos passa a ficar mais assustada com coisas diferentes. Não sei se isso vale como recomendação??????, mas é definitivamente incrível. Se qualquer dia tomar coragem, veja.
    Lembro de uma aula de Teoria Literária que o professor (que é fascinado por qualquer coisa que envolva cegueira) comentou sobre como a Clarice Lispector trabalha a questão da visão. Não me deixou mais tranquila quanto a ler qualquer coisa onde as pessoas não sabem de fato o que está acontecendo, mas certamente fez ficar mais poético????. Enfim.

    Vi muita, muita, muita gente amando esse livro, tanto aqui quanto fora do país, e ele simplesmente não faz piscar em mim a vontade de ler????????? Sei lá. Eu consigo achar até interessante, um pouquinho, mas tem tanta coisa mais legal na minha pilha de atrasados que eu não colocaria esse na frente. Quem sabe um dia. Quem sabe nunca. Vai saber. E eu queria que o Skoob/Goodreads dessem meias-estrelas, porque facilitaria muito a minha vida. D:

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Obviamente comprei o livro quando todas decidiram comprar #bichas mas juro que pensei em esperar um pouco até começar a ler. Quer dizer, eu vim de um parto com "A Trama do Casamento", você bem sabe, e de repente olhar aquele calhamaço me pareceu o terror. Ai eu comecei "A Esperança" e engoli em dois dias. Ai agora eu pensei em começar um chick lit mas só li o primeiro capítulo e sei lá, talvez espere o BEDA passar? Questões.

    O lance é que agora eu li esse texto e não sei se fiquei um pouco desanimada ou se ele me deu, de fato, mais vontade de ler o livro. Ver as meninas dizendo que estão lendo me dá mais vontade ainda, claro, mas ao mesmo tempo acho que eu devia sossegar e esperar esse mês passar porque nossa, que difícil. Mas eu espero muito gostar. E dar mais de 3 estrelas. Gente, eu odeio três estrelas.

    amo você <3

    ResponderExcluir
  7. Pela resenha, estou dispensando o livro.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Achei a capa desse livro TÃO linda mas esses calhamaços estão me desanimando muito, nem cheguei a folhear, mas não fiquei nem curiosa haha apesar de amar mesmo a capa!
    EU to a rainha das 5 estrelas esse ano, não sei se foi sorte ou karma só ter escolhido livros bons esse ano, maaaaas dei 3 estrelas já e não me arrependo, tem coisas que não tem como né miga?

    beijo! <3

    ResponderExcluir
  9. Adorei a capa e o título do livro, mas a sinopse em si não me empolgou. Parece bacana, mas não senti aquele AI MEU DEUS PRECISO LER AGORA. Ainda assim, sua resenha não me desestimulou porque to cansada de conhecer a senhorita e suas três bananas.

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  10. Eu também tenho relacionamento bem firme com as 3 estrelas, e sou alguém eternamente chateada por não existir a meia estrela no Skoob: resolveria muita coisa. ^^

    ResponderExcluir
  11. Fico feliz por ler essa resenha porque me poupa o trabalho de tentar ler. Mas tenho que ver a opinião das minhas almas gêmeas literárias, Pássara e Chica, e elas me dirão.

    Ai, amiga, até hoje morro de medo de indicar livros para você por causa dessas suas três bananas de sempre. Mas te amo!

    ResponderExcluir