quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Querida Ana de 33, - 13/31

Quando eu escrevi, ano passado, para a Ana de 12, eu pedi que ela se acalmasse e parasse de apostar todas as fichas no futuro. Que aproveitasse mais a vida que tinha sem a gana de crescer. Aposto que ela não entendeu direito... mas como cobrar isso dela se talvez eu mesma não saiba dar o exemplo como se deve?

A questão é, e me desculpo desde já ao tocar nesse assunto e te colocar tanta pressão, mas eu espero demais de você. Muito provavelmente eu espero mais de você do que já esperei qualquer outra coisa de qualquer outra pessoa na minha vida inteira.

Se eu podia tirar alguma conclusão sobre a temporada das cartas para o passado escritas em março de 2014, essa conclusão é a de que a galera que, aos 20, escrevia para si mesmo aos 10, estava perdida. Num geral, a gente implorava pra galerinha de 10 ter menos pressa porque aqui não estava tudo bem. Em contra-partida, a galera de 30 dizia pra galera de 20 acalmar o desespero porque tinha ficado tudo bem sim. Acho que foi aí que a coisa complicou para nós.

Gosto bastante dos 20. Pra falar a verdade, não queria sair deles tão cedo. Tendo nascido na geração que nascemos, Ana, os 20 são mais ou menos confortáveis. Eles permitem que não saibamos direito o que estamos fazendo com a nossa vida, porque quase ninguém sabe. Eles viraram quase uma extensão da adolescência: ainda podemos estar cheios de dúvida e a regra geral é de que não, a vida não está feita. Os 20 ainda nos dão a liberdade do desconforto com o próprio papel no mundo. Os 30, não. E é disso que tenho medo. E é isso que espero de você.

Quero muito que você, a Ana de 30, esteja lendo essa carta e sorrindo com o canto do rosto, condescendente. Quero você seja uma dessas pessoas que um dia vai escrever uma carta pra mim me contando que SIM, tudo ficou muito bem mesmo, conforme as outras pessoas diziam. As dúvidas diminuíram, a vida foi se ajeitando, a carreira deu certo, os filhos vieram, as amigas ficaram, a carteira de motorista foi tirada, as tatuagens foram feitas, o amor é lindo e a Itália tão linda quanto.

Eu sei que não é você que tem que responder sozinha em relação a isso. Eu sei que depende muito mais de mim do que de você. Se você chegou aí, é porque eu dei conta no meio do caminho. Mas podemos fingir um pouquinho que não está tudo nas minhas costas? Obrigada.

O que eu tenho pra te dizer aqui, dos 23, por enquanto, é que a vida nunca esteve pior, mas tampouco já esteve melhor. Quem me deu de presente essa epifania foi Taylor Swift, a alguns meses atrás. Inclusive, você continua escutando Taylor Swift, né? Espero que já tenha conseguido ir a algum show e que ela tenha lançado álbuns novos tão incríveis quanto os que eu amo. Mas então. A vida nunca esteve pior e nem melhor. Acho que os 20 são aquela fase crucial onde nós, de fato, somos lançados ao mundo de responder por nós mesmos. Isso é terrível e maravilhoso ao mesmo tempo.

Se eu tiver que resumir a nossa vida até aqui, para te dar uma contextualização do que eu penso sobre a gente, é que fomos muito bem de saída. Fomos uma criança meio tontinha, mas que dava bastante certo na vida. Demos uma boa desestabilizada no meio do caminho. Nunca foram os livros que definiram a vida e aqueles 10 em matemática realmente não funcionaram para te tornar uma estrela hoje. Nosso eu criança era sempre a melhor da turma porque sabíamos lidar muito bem com as apostilas. Eu, aqui onde estou, não sou mais a melhor no que costumo me propor a fazer. Descobri que nem tudo é fórmula; nem tudo é decorar a função de cada um dos hormônios. Vida real é na raça mesmo e não treinaram a gente direito pra isso. Eu tô cambaleando horrores aqui. Mas você conseguiu aprender, né? Entre os 23 e os 33, diz pra mim que nos tiramos desse vórtice?

Desculpa. Na carta que eu fiz para a Ana de 12 eu falei das previsões, eu disse o que estava bom e o que não estava, joguei uns spoilers, pedi para ela ser forte e vir com fé. Para você não consegui falar de muita coisa que não fosse uma boa dose de perguntas e muita esperança e expectativa, mas acho que é isso. Ah, sim, tem algo que eu falei para ela e também vou falar para você e é essencial para nós 3: estamos juntas e vamos que vamos. Só nós podemos fazer isso dar certo. 

14 comentários:

  1. Amei essa ideia um tanto que cê nem sabe. A Rebiscoito postou no snap um site que você escreve um e-mail pro seu eu do futuro e RECEBE NA DATA QUE VOCÊ COLOCA. Imagina que louco você, no auge dos 33, receber esse mail? Acho que vou fazer.

    Olha, Analu, sobre sua carta eu te entendo tanto não fazer mais previsões de nada e só partir pras perguntas, sabe? A vida dá cada reviravolta que há um medo real de tentar prever e sair tudo do controle. Acho que crescemos e vamos ficando menos pretensiosos. Se a Ana de 12 anos sonhava demais, a de 23 só pede plmdds que as coisas deem um pouquinho mais certo. Isso acontece com todas nós, acredito. Pelo menos comigo tá assim.

    Por isso espero de coração que tudo dê certo. Que pelo menos seus anseios de agora concretizem no futuro e que as perguntas sejam respondidas do jeito mais positivo.

    E Ana de 33, a Larie de 33 vai tá lá pra te abraçar em qualquer eventualidade da vida. <3

    Beijos, miga <333333

    ResponderExcluir
  2. Amiga, acho que sambei nas regras e fui pra um futuro um pouco além dos dez. Desculpem. :|

    Tá um barra esse vida de adulta aos 20 e poucos né. Socorro. Nunca esteve pior e nunca esteve melhor (essa parte é muito boa).
    O problema é que agora, parece que a gente não pode sonhar tanto né? Tem que realizar a todo momento, tem que ser incrível, tem que pagar conta em dia, tem que dirigir, tem que ter um emprego ótimo, mas não tá rolando bem assim.
    Tomara que no futuro ser adulto seja um pouco mais estável. haha
    Mas tenho certeza que a Analu de 33 terá muito orgulho da Analu de 23, de verdade.
    Tenho certeza que chegarão lá inteiras e lindas. <3

    (vou correr pra ler a carta pra Analu de 12, por motivos de: abri e vi a Kimmy baby ♥)

    Beijão .

    ResponderExcluir
  3. Fantástico Analu... estou me inspirando em você e me esforçando para escrever cada dia mais!

    ResponderExcluir
  4. Me identifiquei bastante Ana, se eu fosse escrever uma carta pro meu eu de trinta anos, seria só incertezas e esperanças. Me baseando no meu presente seria só um monte de expectativas. rsrss Mas vamos vê o que o futuro nos espera, tudo acontece no tempo certo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ai meu amor, porque a gente enche os nossos "eus" do futuro com perguntas e expectativas se a maneira que elas estarão só depende de nós? Aff eu prefiro fingir que elas vão resolver tudo por lá mesmo, no futuro, porque aqui continua uma bagunça. Apenas sei que vai ficar tudo bem e nós estaremos juntas no futuro rindo de todas nossas incertezas de agora. <3

    Te amo!!

    ResponderExcluir
  6. Futuro é uma coisa que da uns arrepios, né?
    Comentei com a Gabi que acho linda a ideia de escrever uma carta pra daqui 10 anos (inclusive to lendo a de todas vocês <3) mas eu realmente não consigo, coloco muitas expectativas no meu futuro e tenho medo de ler isso lá na frente e pensar "deu tudo errado"

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
  7. Que coisa linda Aninha! Escrever pro futuro é tão difícil né? Tantas perguntas e nenhuma resposta, porque tudo o que a gente falou aqui a gente de lá ja sabe - ou pelo menos a gente espera! Eu te entendo, de verdade! Amei <3

    beijo!

    ResponderExcluir
  8. "Vida real é na raça mesmo e não treinaram a gente direito pra isso. Eu tô cambaleando horrores aqui."

    Amiga, eu me sinto MUITO traída pela vida, porque cresci ouvindo que se eu fizesse tudo certo, tudo daria certo. Risos, risos eternos. Acho que esse foi meu grande choque de crescimento: descobrir que fazer as coisas certas nem sempre faz com que tudo dê certo no fim. Difícil, né? Eu também gostava das apostilas. Também espero muito desses próximos dez anos, fico fingindo que não porque sou cagona e morro de medo de quebrar a cara lá na frente, mas você bem disse: só a gente pode fazer isso dar certo. Uma das poucas certezas que tenho, e que me acalma, é que não estou e nem estarei sozinha nessa. Né?
    Te amo <3

    ResponderExcluir
  9. Eu precisei parar e respirar antes de vir aqui te mimar porque eu tinha certeza que sua carta ia mexer comigo de um jeito muito único, sei lá, e depois de chorar tanto com a carta das meninas eu pensei "calma". Não adiantou de nada, porque no final eu tô aqui, prendendo o choro no trabalho, porque fui abusada demais de ler uma coisa dessas no trabalho. Que difícil a vida, sem or. Acho que você falou uma coisa muito importante sobre não terem treinado a gente pra isso. Eu sinto isso o tempo todo, mas nunca tinha parado pra pensar dessa forma e nunca tinha conseguido colocar em palavras assim. E é isso. Apenas isso. Eu espero de verdade que a gente aprenda e que tudo dê certo. Que a gente esteja brindando, felizes da vida e muito realizadas. A gente ainda vai tropeçar muito pelo caminho, tenho certeza. Mas espero que você esteja lá pra me segurar nessas horas. Eu vou estar aqui pra segurar você.

    te amo <3

    ResponderExcluir
  10. Amiga, eu demorei para vir aqui pagar os meus três mimos, mas cheguei. Cheguei lendo isso aí, e entendo tanto. Porque foi tão fácil escrever uma carta pra gente adolescente, dizendo que tudo que ela se preocupava era ínfimo, e que sim, ia dar tudo certo até aqui. E ao mesmo tempo, a gente pede, reza, chora, imaginando se vai estar tudo bem daqui a 10 anos.

    "Vida real é na raça mesmo e não treinaram a gente direito pra isso. Eu tô cambaleando horrores aqui."

    Estamos aprendendo isso da forma mais difícil, mas estamos. E daqui a dez anos quero estar ainda pertinho de você, sendo sua amiga, e viajando, sempre!

    Te amo

    ResponderExcluir
  11. Amiga, acho que olhando de perto, a vida sempre parece uma bagunça, e mais do que resolver todos os nossos problemas, o que os próximos 10 anos vão fazer é nos ensinar a olhar tudo com mais perspectiva. Daqui de onde eu vejo, acho que você está indo muito bem. No fim, o que pesa mesmo são as milhares de expectativas que a gente cria; resta lembrar que mesmo que tudo aconteça de forma diferente, não significa que seja ruim.

    Te amo muitão <3

    ResponderExcluir
  12. amei ler essa tua carta, e a da anna vitória também. sempre muito emocionante. <3

    ResponderExcluir
  13. Adoro esses choques de gerações! Eu já estou mais perto do enta do que dos inte nessa minha fase, e sabe que ainda tem muita coisa que não tenho certeza? Pelo contrário, parece que nos 30+ as crises existenciais ficam cada vez mais espirituais, mais profundas, vão além do "o que vou fazer da minha vida?". Mas deixa você descobrir isso por si só. ;)

    Só queria comentar que pra mim também foi um baque sair da infância e adolescência de 10 nos boletins pra chegar na vida adulta e ver que eu não era a rainha da cocada preta. É uma surra na autoestima, né não? Até a gente ver que tudo bem. Que a gente não precisa ser perfeito em tudo. Ninguém é.

    Beijo, menina, fica bem! O melhor, e pior, disso tudo é que tudo passa.

    ResponderExcluir
  14. Ai, gostei tanto da sua cartinha <3

    Ano passado foi tão louco, que eu repeti pra mim mesma umas trinta vezes que tinha que escrever uma cartinha pro meu eu de 34 e nada aconteceu. Daniela-de-34 vai ver tua cartinha e morrer de inveja, mas acho que vai saber que eu não escreveria nada de diferente e lembrar que a Daniela-de-24 teve um ano desgraçado de difícil (e de maravilhoso).

    Estou colocando em dia uns seis meses de leitura, então é capaz que eu apareça por aqui ressucitando mais algum post antigo teu só pra te dizer que te ler sempre deixa meu dia melhor.

    Beijos :*

    ResponderExcluir