terça-feira, 4 de agosto de 2015

Eu acreditava em você, MasterChef - 04/31

Tem coisas com as quais a gente sabe que não deve se envolver mas se envolve mesmo assim. Aquele tipo de ideia que você sabe que não vai dar boa, que vai magoar, que vai gerar stress, enfim. Mas o ser humano, ele é mestre em procurar sarna para se coçar e eu sou só mais um exemplar dessa espécie.

Minha cantora favorita é a Taylor Swift, que não faz show nem na América Latina quanto mais no Brasil. Meu segundo seriado favorito é Grey’s Anatomy, que mata todo e qualquer personagem pelo qual eu certamente acabei de me apaixonar. A maior parte das minhas relações humanas mais chegadas são cuidadas à distância, porque se fosse fácil não seria tão belo e... além de tudo isso eu resolvo, de quando em quando, acompanhar Reality Show.

Televisão, aquela maravilhosa falsiane que a gente já conhece há muitos verões. Como se não bastasse o jornalismo tendencioso e as novelas que mudam de foco e trama à medida que o público vai demonstrando sua reação, chegamos às manipulações dos Reality Shows que, vamos relembrar, deveriam ser, no mínimo, REAIS (?).

Com Big Brother eu já joguei a toalha tem tempo, mas depois de cansar de me sentir excluída da internet quando todo mundo parava o que quer que estivesse fazendo na terça-feira para falar de MasterChef, decidi que iria assistir também. Se você não pode vencer o inimigo, junte-se a ele. MasterChef, então.

Primeiros episódios são só alegria. Eu me divertia horrores, dava risada da grosseria dos jurados, amava o fato de que o programa dura duas horas e ficava chateadíssima por ter que esperar mais uma semana para ver o próximo. Logo depois do primeiro capítulo bombou nas redes um texto interessantíssimo falando que o programa era, na verdade, uma metáfora da vida. E meio que é, mesmo.

A gente sabe que acontece. A gente sabe que a menina que atua e canta bem pra caramba pode perder o papel em um musical para a outra que tem costas quentes – só que isso costuma a acontecer debaixo dos panos. Na televisão fica feio, Band, muito feio.


Vamos voltar para o Big Brother rapidinho. Aquela palhaçada é, estritamente, análise de convivência humana e joguinhos de concorrência e comida e que, muito provavelmente mesmo, só tem audiência se tiver um barraco ou outro. Agora, não consigo aceitar que, em um reality show de GASTRONOMIA, o público seja obrigado a aceitar, com cara de pastelão, gente que cozinha bem ser eliminado em detrimento de quem faz mais tipo.

Se você assiste, vai me entender. Não dá para acreditar que mais de metade das pessoas já foi embora e Sabrina e Aritana continuam ali. Uma tem rostinho bonito, a outra adora falar mais do que deve. Ambas vivem apresentando pratos ruins e estão sempre em cima da corda bamba, de onde, com toda a certeza do mundo, acabam salvas antes do fim do episódio. A cada bom cozinheiro que eu perco eu sinto mais raiva das duas e ter sido obrigada a me despedir da Carla na terça retrasada me deixou com o dobro de irritação. Carla era sensata, liderava bem as provas de equipe, cozinhava bem, não arrumava encrenca, geralmente acabava entre os melhores pratos do dia e... na única vez que ficou entre os piores, foi eliminada, mesmo com a Aritana tendo apresentado uma gororoba.

A gente sabe que televisão é uma grande mentira, mas o mínimo que se espera de um reality show de gastronomia é que permaneça na competição QUEM COZINHA MELHOR. O Fernando, por exemplo. Todo mundo sabe que ele é prepotente, egoísta e insuportável. Adoramos falar mal dele no twitter. Mas não consigo me irritar com o fato de ele ainda estar lá: o cara cozinha PRA CARAMBA e, vamos lembrar só mais uma vez, é um reality show de gastronomia. Eu aturo o Fernando não ser eliminado, por mais mané que ele seja. Ele é uma péssima pessoa, mas é um ótimo cozinheiro, fazer o que? O problema é, terça após terça, ter que aturar o tanto de injustiça que acontece. O tanto de gente boa que sai enquanto Sabrina e Aritana continuam por ali.

Eu sei que já saiu na mídia o nome dos finalistas, mas não fui atrás do spoiler e estou assistindo no escuro mesmo, então não faço ideia do que vai acontecer hoje. Mas aviso desde já que toda paciência tem limite e que se o Lucas sair no lugar de alguma delas eu não brinco mais de gastar energia mental com isso – vou desligar a televisão e dar conta dos meus livros. Eles não costumam curtir com a minha cara desse jeito.

16 comentários:

  1. Amiga, compartilho de sua indignação!
    Teve um dia que achei Sabrina boa, até a elogiei no instagram e talicoisa, mas depois foi só ladeira abaixo.
    Aritana então, como o próprio Jacquin disse, faz papinha! não dá pra entender! :/
    Na vez passada não foi assim!
    Nunca vou superar a saída da Carla! </3

    E agora é sério, se tirarem a Bel de novo eu largo tudo.
    Ou a Jiang, ou o Lucas, ou o Fernando.

    Pensando bem, acho que não largo, pra ver se assistir Paola faz com que eu pegue um pouca da divindade dela. QUE MULHER!

    E claro que é genial postar sobre o MasterChef numa terça! :)
    Tinha programado falar do programinha também!

    Beijo miguis! ♥

    ResponderExcluir
  2. Só assisti masterchef reprise um dia, então lembro razoavelmente da Sabrina e da Aritana fazendo merda. Então não sei. Eu nunca consigo acompanhar essas coisas Hahahahah

    Beijo, amiga, não sofre!

    ResponderExcluir
  3. Longe de mim defender a Band, nunca vou superar a saída da Carla e sou a maior militante a favor da saída da Sabrina, mas ano passado Tarine me explicou que é regra do Masterchef considerar o prato do dia, e não o histórico do participante. Foi por isso que a Izabel foi eliminada, e foi assim que a Cecília, que era minha favorita ano passado, saiu. A Cecília era tão boa que as pessoas chamavam aquele mezanino de camarote da Cecília, porque ela sempre era a primeira a ir pra lá. Daí no único dia que fez cagada, saiu. A lógica é meio: se você tiver num restaurante e fizer um prato ruim, o cliente não vai querer saber se todos os outros foram bons, ele vai embora pra nunca mais voltar por causa daquele único prato ruim. Entende? Não acho que seja realmente justo, o histórico é importante, mas pelo menos eles são coerentes.

    O foda é que eu pessoalmente acho o nível desse ano bem inferior ao do ano passado, e os melhores saíram muito rápido e ficou gente que tira total a credibilidade do programa. Sempre que vejo eles cometendo erros primários me dá uma vergonha e uma tristeza no coração. Acho que nem o Mohamad (que era tipo a Sabrina do ano passado) fazia tanta raiva.

    Enfim, vamos acompanhar. Espero que hoje seja melhor.
    beijos!
    te amo <3

    ResponderExcluir
  4. Eu sou adepto dos Tribalistas quando dizem aquela famosa frase: "Não tenho paciência pra televisão...". Eu até tento, mas não consigo mais me prender a nada na televisão, especialmente essas coisas que têm continuação...

    Sobre ser uma grande mentira, o que me irrita é as pessoas (acostumadas a serem manipuladas pela TV) não acreditarem quando a gente diz que tudo lá é uma grande mentira. Meus olhos se abriram quando eu participei do Programa "Ídolos" da Record e éramos reprovados às levas (mesmo aqueles que estavam cantando maravilhosamente bem) porque já haviam selecionado a cota que precisavam.

    Gosto nem de lembrar...

    Beijos
    Adoro seu Blog =)


    O coração do menino

    ResponderExcluir
  5. Eu sinto um amor quase incondicional por reality shows, e nem é guilty pleasure. Eu, tipo, amo ABERTAMENTE. Minha vida era Big Brother até que eu cheguei num nível que, gente, não rolava mais. Não tinha como defender. Eu com certeza assistiria MasterChef se o horário me permitisse (muito tarde pra mim e não gosto de ver sozinho), parece hilário e ótimo, mas, graças ao universo, eu descobri Survivor e nunca mais me decepcionei com realities.

    Em Survivor, ganha quem for o melhor, pronto e acabou. Isso porque o público não se mete, não tem jurados parciais, nada disso. Os próprios participantes votam em quem será o vencedor, e, se vc foi digno do voto da maioria, foi porque, de alguma forma, você mereceu. Não tem erro. Até quando nossos favoritos perdem, a gente sabe que foi justo.

    Uma pena que não é tão famoso no Brasil, porque tem os melhores barracos, as melhores pessoas e as melhores viradas de jogo.

    ResponderExcluir
  6. Eu li todo o teus post, e li o comentário de Anna e respirei aliviada? Porque se a lógica for essa mesma, de não pensar no histórico, faz sentido as pessoas que saíram terem saído (?), né? Vamos parar de sofrer como pediu Couth. Tu ainda não sabe dos finalistas e acredite, isso é uma DÁDIVA, porque eu fiquei sabendo sem querer saber e assistir agora é mais terrível ainda. Não desiste amiga. Vamos ver hoje no que dá.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  7. Amiga querida, disseste apenas verdades. Eu não acompanhei a primeira edição de MasterChef, eu já larguei BBB de mão faz tempo e só assisto mesmo quando não tenho nada melhor pra fazer (o que mais ou menos quer dizer que eu assisto sempre, mas não me envolvo mais como me envolvi um dia). Eu vi quem são os finalistas porque sou retardada e amo um spoiler, mas sinceramente, podia ser bem pior. Torço pra que Aritana e Sabrina saiam logo porque não aguento mais ver elas passando em cima de gente que de fato cozinha. Antes eu achava que rolava uma puxação de saco pro lado da Aritana por causa do pai dela (?) mas com a Sabrina não tem muita explicação então sei lá? Enquanto isso sigo amando odiar o Fernando e xingando muito no nosso camarote. Inclusive: a noite promete, eu espero.

    te amo <3

    ResponderExcluir
  8. Quando eu entro no twitter só dá gente comentando sobre isso e, juro, morro de vontade de assistir, mas: KD TEMPO PRA ISSO, MELDELS?! Não páro em casa pra ver tevê, gente, hahahaha E ainda não achei links decentes da coisa (aliás, se tiver, me passe). Portanto: ficarei só lendo os comentários alheios sem poder falar sobre por enquanto. ~snif~

    ResponderExcluir
  9. AMIGA DO CÉU, ESSE TEXTO!!!! Eu ainda não engoli que Carla saiu e ARITANA ficou no lugar dela. Eu não consigo engolir isso e não vou tão cedo. Quanto ao Marcos, foi dureza mesmo, mas achei justo o Lucas ficar (na real, minha torcida agora, que antes era pra Carla, tá com ele e com a Jiang).

    Me incomoda muito que a Aritana se salve sempre, mas a Sabrina eu já aprendi a lidar. Ainda assim, eu detestava o Murilo, mas achei injusto ele sair também — ainda mais considerando que, na prova em grupo daquele dia, ele tinha sido o melhor.

    Mas, no final das contas, eu tenho tanta raiva do FERNANDO, que acho que se Aritana algum dia tirasse ele, eu iria ignorar que ela não merece estar ali e sorrir de olho em olho.

    Te amo!

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por esse post! Eu estava esperando alguém falar de MasterChef, porque todo mundo comenta tanto no Twitter, mas ninguém escreve sobre nos blogs (quando a temporada terminar vou escrever um post enorme sobre ela porque sim). Enfim. Comecei a assistir o programa só nessa temporada e concordo com você, no começo eu achava tudo o máximo. Agora já estou cansando da grosseria dos jurados (há limites, né), quero que o programa acabe logo e NÃO.AGUENTO.MAIS.A.ANA.PAULA.PADRÃO.
    Essa história da Carla sair, sei lá, eu entendo que o programa julga pelo prato da prova, então é justo (mas, é claro, tudo pode ser conspiração desde o início, vai saber, a gente não experimenta os pratos, haha), mas ao mesmo tempo acho que devia julgar pela trajetória mesmo. Eu assistia Top Chef e era a mesma coisa, o que era muito frustrante nas finais, quando tinha um participante incrível e que ganhava todas as provas desde o início e o outro que só se destacou no final ganhava, por exemplo. E acho (espero) que a Sabrina ou a Aritana vão embora logo, porque agora estão ficando só os melhores mesmo
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. É engraçadinho ver o pessoal amador se batendo numa cozinha, mas não sou nenhuma fã do programa; vi apenas os dois últimos episódios. Do que entendi, acredito que para os jurados não importa se você é um cozinheiro que faz as coisas com amor e dedicação, se tem um tempero divino, se fez pratos maravilhosos em outros episódios; fiquei com a impressão de que tudo é baseado na técnica.

    Entregou o prato certinho, com o ponto perfeito e tal? Continua. Também não fui com a cara da tal Aritana (reclamona demais) nem da Sabrina (parece ser exibida). Quanto ao cozinheiro que todo mundo detesta... ele tem a arrogância típica de certos "chef de cuisine" famosos, mas tecnicamente é o melhor de todos.

    ResponderExcluir
  12. Aquele Lucas tem cara de gente boa e é criativo, mas aquele suflê... tava um cocô!

    ResponderExcluir
  13. hahahahaha ai Ana! Que dó!
    Eu nem assisto masterchef, mas todo mundo na central assiste então eu acabo sabendo quem é quem por tabela, a Aritana tem uma cara de sonsa que a vontade é sacudir pra ver se ela pega no tranco ;~

    De resto, não acredito mais na TV, só fico no combo telecine + hbo + warner e de vez em quando a universal porque sempre tem bons filmes e as séries que gosto, de resto prefiro dormir ou ficar no computador, ou ler... Pois é ;~

    beijo! <3

    ResponderExcluir
  14. O TWITTER INTEIRO FALA DISSO E EU NUNCA ASSISTI
    Me sinto horrível
    Mas eu assisto o Cozinha Sob Pressão do SBT, serve? :~
    (BBB ficou tão nojento né? Só vejo gente malhada e bêbada)
    Obs: te citei no meu último post

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
  15. Não sabia que já tinha saído o nome dos finalistas. Então, como curiosa que sou, fui procurar. Acho melhor não fazer comentários sobre isso...
    Também concordo. Estou acompanhando MasterChef e vejo que a Aritana e a Sabrina já perderam o foco faz tempo. Perdi o episódio de repescagem em que a Isabel retornou ao programa, então não sei como foi a prova, mas achei injusta essa oportunidade. Eu gostava dela, porém, tantos outros bons cozinheiros saíram depois dela e não tiveram a chance de retornar que não vejo muito sentido nisso.
    Espero que esses que não foram salvos consigam ter muito sucesso.

    ResponderExcluir
  16. Post de masterchef é o post de filmes da minha vida, amiga hahaha Mas vou fazer um esforço por você.

    Eu ano programa de culinária envia masterchef gringo, mas quando começaram as edições brasileiras eu não consegui acompanhar. Me sinto tão por fora :(

    Ainda assim, compreendo sua indignação e se você diz que devo me revoltar, eu me revolto.

    Te amo MUITO <3

    ResponderExcluir