quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Dublado e com propaganda - 05/31

Quando as meninas escolheram esse tema para uma de nossas postagens coletivas do BEDA eu fiz bico, cruzei os bracinhos e disse que não ia brincar nessa. Não ia brincar porque eu não sou cinéfila e posts com enumeração de filmes sempre me irritam, porque eu nunca sei o que comentar. Além disso, eu estudava a tarde quando era criança, então não vivi intensamente essa cultura de Sessão da Tarde – até porque o meu pai sempre disse que não tem sentido nenhum assistir filme dublado e com propaganda. Dublado eu assistia mesmo, porque era criança. Mas ENFIM.

Acontece que aí eu fui pensando em alguns filmes e concluí que, ah, mesmo que eu possível e provavelmente não tenha visto nenhum deles na Sessão da Tarde de fato, eles tem toda a vibe do negócio, entendem? Foi assim que eu decidi descruzar o braço, parar de fazer mimimi e voltar para a brincadeira. Minha lista é a seguinte e não tem ordem de preferência.

Matilda


Perdi a conta de quantas vezes na vida eu assisti esse filme. Em uma certa época da vida, tínhamos o costume de, toda sexta-feira, pegar papai no trabalho e ir direto para a locadora. Era aquela festa: eu rodava, rodava e rodava entre as estantes e em 50% das vezes saía com o VHS (!) de Matilda debaixo do braço e cruzava os dedos para ele não perceber. Meu pai nunca entendeu essa filosofia de vida de repetir as coisas que a gente ama, mas se eu sabia que Matilda era diversão certa, porque diabos gastaria meu tempo locando outro filme? Ano passado li o livro, como ele é bem curtinho e levinho, descobri que a adaptação é exatamente a mesma coisa e que, inclusive, gosto mais do filme – e toda vez que eu assistir vou ficar enjoada na parte que a diretora obriga o menino a comer o bolo de chocolate inteiro. Sem or!

A Fantástica Fábrica de Chocolate



Esse filme foi uma grande questão na minha vida por muito tempo. Todo mundo falava dele, ele tinha um título incrível, já tinha assistido uma adaptação feita por uma escola de dança e... nunca tinha visto o filme sabe-se lá por que. Ok, talvez tenha sido porque eu fiquei locando Matilda por vezes a fio sem olhar para os filmes do lado mas, whatever também. Sei que em alguma dessas páscoas da vida, quando eu ainda morava em São Paulo e passava o feriado em Curitiba na casa do meu tio, cheguei lá e achei essa maravilha na gaveta de DVDs dos meus primos (bem mais velhos), que tiveram que aturar as músicas durante toda a páscoa. Sem brincadeira, devo ter assistido umas 8 vezes em 3 dias. Life is pure imagination, gente, e um filme que nos presenteia com uma CACHOEIRA de chocolate não tem como dar errado.

Operação Cupido



Esse eu assisti pela primeira vez lá pelos 14 anos. Tarde, também. Já disse que não tinha a filosofia de essão da Tarde e coisa e tal. Nessa maravilha temos Lindsay Lohan em dose dupla e cheia de sardinhas na bochecha ilustrando a história de duas irmãs gêmeas que não sabem que são gêmeas porque vivem separadas. Quando eram nenéns, os pais se divorciaram e tiveram a ideia mais genial do mundo: vamos cada um para um lado e cada um fica com uma das meninas (??). Fico pensando em como foi que eles escolheram quem ficaria com cada, se foi no unidunitê ou alguma teoria mais elaborada, enfim. O fato é que um dia as duas se descobrem no mesmo acampamento e resolvem trocar de lugar para fazer uma pegadinha e unir os pais novamente. Como em toda boa comédia romântica, é óbvio que depois de um punhado de trapalhadas (cena clássica da ~madrasta má~ caindo na piscina), tudo fica bem e a família finalmente fica junta.

Madeline



Também assisti inúmeras vezes, mas curiosamente só lembro que a menina era ruiva, vivia num orfanato e aprontava todas. Lembro também de uma cena onde ela é internada e os coleguinhas vão tudo visitar, levam cartinha, fazem declaração e coisa e tal. Ai, aquele monte de criancinha com uniforme era a coisa mais fofa do mundo.

Bebês Geniais 


Acho que não tenho nada a falar sobre esse filme a não ser BEBÊS QUE FALAM E PLANEJAM DESTRUIR A TIA DO MAL. Gente, na boa. Eu tinha uns 10 anos de idade e meu útero já se contorcia de tanta vontade roubar aqueles bebês para mim – a loirinha de olho azul era o meu xodó, beijos para a identificação. O filme é tão equivocado e tão fofo ao mesmo tempo que não tem como não ser maravilhoso. Como assim vocês nunca assistiram?

> Agora que vocês já conhecem a minha lista, corrão para ver a das migas mafiosas Anna, Palo, Couth, Iralinha, Rafinha, Xará e da miga adotada Ana Flávia!

14 comentários:

  1. Gente, meus critérios foram os mais retardados possíveis na hora de escolher os meus filmes: porque sim. hahaahaha

    Quase coloquei Operação Cupido, mas segui a linha de pensamento dos que eu via com minha mãe nas férias e esse acho que não vimos juntas.
    GENTE! Sr. Wonka! Como pude esqueceeeeeeeer? Melhor filme e o livro é tão incrível quanto. ♥
    Matilda, sem palavras.
    Madeline lembro só do desenho que passava no canal Futura.
    Bebes geniais é muito incrível mesmo! Me lembra aquela série 'Olha quem está falando'. Que foi um punhado de filmes de bebês falantes.

    Adorei você me emprestar esse tema e salvar um dia de beda! ♥
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, amo tanto todos esses filmes. Inclusive, amargamente arrependida por não ter forçado um top 10, mas preciso ~otimizar~ meu tempo, fica pra próxima. Incrivelmente não assisti "A Fábrica de Chocolate", nem a versão clássica nem a do Johnny Depp, o que é um abuso da minha parte, mas pretendo resolver isso logo.

    No mais, amei demais essa título e que esse post fique de prova que você pode falar de filmes também, sua creiça.

    te amo <3

    ResponderExcluir
  3. Amiga, partilhamos da problemática de estudar de tarde e assistir os filmes da Sessão da Tarde muito de vez em quando. Desses, além de Matilda obviamente, eu lembro só do filme das gêmeas e mais ou menos do filme da Madeline (que ela era ruiva e usava uniforme, apenas). Mas afffff eram tão bons, né?

    E tão bom alugar o mesmo filme mil vezes.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Nananinha, amei sua listinha e to muito orgulhosa <3

    Todos os itens são muito maravilhosos e amo do fundo do coração. Sou A-PAI-XO-NA-DA por Princesinha. O livro e o filme são maravilhosos, mas acho que minha relação é igual à sua com Matilda, já amava tanto o filme que mesmo que o livro seja lindo demais, o filme sempre vai ser especial.

    Só Matilda que eu só vi uma vez, mas é fofíssimo.

    Te amo muitão <3

    ResponderExcluir
  5. Amiga, posso falar? Não dou muita moral pra Matilda e, atenção: nunca vi a versão original d'A Fantástica Fábrica de Chocolate. Pode me bater. Ou pode vir aqui e ver Clueless comigo, junto com Matilda e A Fantástica Fábrica de Chocolate! Hahahah

    Mas: Operação Cupido <3

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Sua postagem me fez ficar pensando nos filmes da Sessão da Tarde que poderiam ter me marcado e tudo que consegui foram imagens muito fragmentadas. Acho que, afinal, seu pai tinha razão: não há sentido em ver filmes dublados e com propaganda!

    ResponderExcluir
  7. HAHAHAHAH Nalu, eu fazia isso com a VHS de Mulan e minha mãe nunca comprou pra mim! Teria sido mais fácil né? Você APENAS desenterrou alguns classicos que já tinha esquecido mas que eram muito sessão da tarde e gente... estudar de tarde? Que morte horrível!

    Eu sempre gostei mais do desenho da Madeline do que do filme, mas esse segundo é fofinho também haha

    beijo! <3

    ResponderExcluir
  8. Confesso que até hoje MORRO DE MEDO dessa versão da Fantástica Fábrica de Chocolate! Hahaha trauma de infância. Só Johnny Depp para mudar minha opinião <3
    Filmes com a Lindsay Lohan? Todos, por favor. ♥

    ResponderExcluir
  9. "um filme que nos presenteia com uma CACHOEIRA de chocolate não tem como dar errado" = SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIM ♥ hahahaha

    Recentemente li o livro d'A fantástica fábrica de chocolate e: puro amor, gente. Vale a pena.

    Ai, esses filmes maravilhosos, quero rever todos, como lidar? Essa postagem coletiva de vocês tá me matando, hahahaha

    Beijo! ;*

    ResponderExcluir
  10. Eu acho muito engraçado pensar que teve gente da minha geração que cresceu fora da ~cultura~ de Sessão da Tarde. Claro que não tem nada demais nisso, não é porque minha infância foi assim que todas as outras foram parecidas, mas mesmo assim acho curioso. Minha infância girou muito ao redor de Sessão da Tarde e filmes no geral. Tipo A Fantástica Fábrica, que eu nunca vi na tv, mas via sempre com minhas amigas do prédio. Elas tinham uma coleção enooooooooorme de fitas de vídeo, todo domingo o pai chegava com duas de presente, e eram umas coisas antigas e diferentes, tipo esse filme. Acho que eu nunca tinha visto um filme tão velho, e me sentia meio que assistindo a um tesouro, sabe? Por isso que odeio com todas as minhas forças a adaptação do Tim Burton e aquele Willy Wonka bizarro do Johnny Depp. NUNCA SERÁ.

    Matilda e Operação Cupido eu nem preciso comentar, Bebês Geniais se vi esqueci (desculpa), mas Madeline é totalmente desconhecido por mim. Aliás, eu meio que lembro de um desenho animado que passava na tv Cultura (?) que se chamava Madeline, e talvez tivesse um orfanato envolvido, mas também não me recordo de muita coisa.
    Enfim, ainda sonho com o dia que ficaremos duas semanas inteiras vendo filmes clássicos de formação pra preencher esse seu gap.
    Mas eu te amo mesmo assim. Hehe <3

    ResponderExcluir
  11. Eu me lembro pouco de ver Sessão da Tarde, então tô aqui vendo essas listas e me identificando com a situação, MAS Matilda <3 e Operação Cupido <3 ótimos filmes. Fantástica Fábrica de Chocolate nunca curti muito porque: medo dessa versão... E se bobear não curto até hoje, hahaha.

    ResponderExcluir
  12. Amiga, primeiramente muito obrigada por ter deixado o mimimi de lado e ter embarcado nessa com a gente. Te amo.
    Segundamente, eu não faço ideia que filme é esse Madeline!!!! Gente??? Nunca OUVI FALAR. Não pode ser. Preciso ver, né?
    Bebês Geniais é um amor na minha vida, mas não lembro de assistir ele na Sessão da Tarde como te falei antes, por isso não ta na minha lista, mas estará para sempre no meu coração. Hahahaha
    Te amo!! <3

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Analu, nostalgia bateu forte aqui!
    Eu não era muito cinéfila também (comecei a me interessar por cinema no ano passado, veja só), mas não perdia um bom filme da sessão da tarde. Sentava na sala com minha vó e passávamos os intervalos comentando sobre o filme ou sobre as novelas. Ela sempre tem alguma coisa pra comentar sobre as novelas.

    Adorei os filmes escolhidos. Nossa. Assisti repetidas vezes todos, com exceção de Madeline. Acho que nunca vi essa versão em live action. Lembro que passava a versão em animação no canal Futura. Essa sim eu assistia e me derretia com as menininhas de uniforme.

    Matilda é um clássico, assim como a fantástica fábrica de chocolate. Meu coração transborda amor lembrando de Operação Cupido e o que falar desses bebês que mal conheço e já considero pakas?

    Ah, lembrei agora de um filme que eu também sempre assistia. Era um que tinha um bebê loirinho super esperto que fugia dos ladrões que sequestraram ele, algo assim. Eles estavam na torre de um relógio (?) e no final, depois de todas as trapalhadas e aventuras, o bebê é resgatado e vai pra casa em segurança. Não lembro o nome, mas bateu uma saudadinha. Pensando seriamente em reassisti-lo.

    Beijo!

    ResponderExcluir