quarta-feira, 19 de agosto de 2015

À procura de Sophie - 19/31

Não consegui resistir a esse título infame quando pensei em fazer a resenha de “À Procura de Audrey”, novo livro da Sophie Kinsella, sua estreia no universo dos YAs. Não consegui resistir e na verdade nem fiz esforço, porque foi isso que fiz durante a leitura inteira: procurei Sophie.

Procurei, página após página, me agarrar a qualquer registro que me provasse que o livro era da Sophie Kinsella e até agora não achei. Não que eu tenha gostado de tudo o que ela escreveu até agora. Já achei que a autora errou feio a mão em “Lua-de-mel”, mas ainda assim parecia ela mandando mal mesmo. Dessa vez absolutamente não pareceu que era ela escrevendo.

O livro conta a história de Audrey. Ou será que não? Fiquei em dúvida. Os personagens são rasos e mudam de ideia como quem muda de roupa: a mãe é completamente maluca, o pai é um pastelão que só acena para tudo o que a mãe diz e a Audrey tem transtorno de ansiedade severo mas de repente decide que ficou boa e que pode voltar e encarar o mundo só porque conheceu um garoto. Sim.

Sophie propôs abordar uma diversidade de assuntos e foi desistindo de todos eles. No final, inclusive, parece que ela ficou com preguiça e achou melhor largar mão, porque resolveu tudo tão mal e porcamente que me deu vergonha. Foi algo do tipo: vamos juntar todos os conflitos dos personagens aqui no último capítulo e resolver tudo com uma única solução, olha que maravilha, olha que lindo, fechou.

Peguei esse livro sem pensar muito no assunto, na verdade. Estava morrendo de vontade ler em inglês (fui picada pela mosquinha, desculpa) e Sophie saltou na minha frente. Milena estava junto e resolvemos bichar: bichamos tão bem dessa vez que começamos e terminamos o livro no mesmo dia e depois, de quebra, ainda pudemos ficar falando mal juntas. Amo quando minhas amigas acabam um livro com a mesma opinião  que eu.

No fim das contas, valeu mais por isso mesmo. Me diverti porque li em inglês e estava bem acompanhada pela minha amiga, senão teria sido dinheiro jogado fora. Mas comprar livro é isso, né? É comprar uma promessa. Uma promessa que ninguém prometeu mesmo. Próximo?

10 comentários:

  1. Amiga, acho que vocês atingiram o ápice da bichice. É tipo um cometa, algo que pode nunca mais se repetir nessa vida. Quase inacreditável.

    Que pena que o livro desapontou, curti tanto os livros dela que li até hoje. Mas se deu pra falar mal juntas, não foi um tempo perdido, né.

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  2. Ana, acredite se quiser, mas eu nunca li nada da Sophie. Nada mesmo. O que é estranho porque ela escreve livros que normalmente eu curto ler. Só que no caso dela, nunca peguei nada na mão.
    Que pena que o livro foi ruim. Mas coisas da vida, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Minha crítica literária favorita.
    Faz a crítica sem agressividade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. De Sophie só li Shopaholic, e acho que só até o terceiro, e nem lembro, hahah.
    Mas que bom que você tá aí me dizendo para nem me dar ao trabalho, né?

    Te amo!

    ResponderExcluir
  5. Eu só li até hoje o Fiquei com seu Número da Sophie, mas anotei todas as suas indicações pra ler quando acabar minha pilha.
    Lua de Mel ma amiga odiou e nunca mais quis saber da Sophie.

    Que pena ela se perder assim. Odeio quando pego um livro e não encontro nenhum pedacinho do autor. :/

    Mas o lado bom foi conseguir bichar direitinho com a amiga, né?
    Tudo tem um lado bom. haha

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada dessa moça, mas anotei bonitinho aqui que esse livro, então, não é nem pra considerar. Acho um saco quando x autorx promete um monte de coisa e não cumpre. :(

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada da Sophie, mas quase comprei esse livro porque o exemplar em inglês pulou na minha frente e ah, faz tanto tempo que eu não leio em inglês, ia ser uma boa... não, pera, tá caro demais. Salva pela pobreza. Não sei se vou desistir de todo, mas é tão ruim criar expectativas e sei lá, não receber. Mas né, pelo menos vocês bicharam direito, coisa que jamais serei capaz de fazer rsrsrsrs.

    amo você <3

    ResponderExcluir
  8. Poxa, amiga, que chateação isso :(
    eu tava bem animada pra ler esse livro, fiquei curiosa de imaginar como seria um YA da Sophie e você não é a primeira pessoa a dizer que é bem decepcionante. Piora um pouco quando a gente pensa que ela foi tratar de um assunto sério e tropeçou feio, né? Uma pena. Queria que todos os livros fossem Fiquei Com Seu Número, hahahah!
    te amo <3

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que você que li esse post! Tava doida para ler pq 1) AMO Sophie 2) ela vai vir pra Bienal e eu queria pedir autógrafo 3) a capa é linda. Hahaha, próximo! Vou ter que escolher outro agora.

    ResponderExcluir
  10. Poxa Nalu, fiquei namorando esse livro esses dias na Cultura mas não consegui me convencer a leva-lo, agora que não gasto meu suado dinheirinho mesmo... Ele parecia tão promissor, a capa é tão fofinha ):

    Nunca li nada da moça, mas agora to com o pé atrás de procurar outra coisa dela hahahah
    não que eu estivesse planejando, mas agora peguei bode, como lidar?

    Beijo! <3

    ResponderExcluir