sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Taylor Swift Book Tag

Sim, finalmente vou postar essa tag também porque eu posso até tardar, mas não falho – principalmente se a questão envolver livros e Taylor Swift, duas das minhas coisas favoritas no mundo. Como todo mundo já deve saber o que é, porque esse trem tá rolando pela internet há séculos, vou poupá-los das explicações. Quem me indicou foi a Duda e eu queria deixar claro publicamente que a demora em responder foi pura malandragem, mas de nenhuma forma descaso. Simbora então.

tay   Que que 6 tão usando meu santo nome em vão por aí?

1. Red (escolha um livro com a capa vermelha): Vou de “A Sangue frio”, do Capote. A capa é todinha vermelha, exceto pelas fotos das pessoas que foram assassinadas na história. E não, não é spoiler porque o tempo todo o leitor sabe que se trata ta história real do assassinato dessas pessoas e, enfim. Não podia ter outro livro tão vermelho na minha estante.

2. We are never ever getting back together (um livro ou série que você estava amando, mas que depois você decidiu que queria "terminar" com ela): Acho pesado pensar que eu não voltaria jamais comm essa série porque, muito pelo contrário, morro de vontade reler e morrer de rir. Estou falando de “Desventuras em série”, aquela delicinha de 13 livros igualmente trágicos, cômicos e sensacionais. Quero dizer, pelo menos 12 deles, porque Lemony Snicket conseguiu a proeza de estragar tudo com um 13º (e último) livro péssimo! Tudo bem que não dá para não aceitar a ironia da situação: durante todos os outros ele ia dizendo, nas sinopses, para desistirmos porque o final seria ruim.

3. The Best Day (um livro que te deixe nostálgica): Assim como minha xará, não consigo não cair no clichê e falar de “Harry Potter e a pedra filosofal”, porque foi com ele que tudo começou. Se hoje eu como livros no almoço (no café da manhã e na janta também) 90% dessa culpa é de J. K. Rowling e eu lembro exatamente do momento em que meu pai abriu a caixa da Submarino e disse que tinha comprado para mim um livro que via muita gente lendo no ônibus. Ele leu comigo a primeira página e eu consigo ouvir, se fechar os olhos, o tom de voz dele falando sobre a Rua dos Alfeneiros número 4. Talvez, sendo bem dramática, esse tenha sido o primeiro dia do resto da minha vida.

4. Love Story (um livro com uma história de amor proibida): Fui longe agora. Franzi os olhos, mirei fundo a minha estante e, suddenly, lembrei de um livro que nem está nela. “O Crime do Padre Amaro”, do Eça, que li no segundo colegial. Me lasquei na prova porque não soube responder a pergunta profunda da professora, que era sobre qual tinha sido, de fato, o maior dos crimes de Amaro. Nem sei se poderia, na verdade, encaixar esse livro em uma história de amor proibida, porque Amaro foi um grandissíssimo FDP com a pobrezinha da Amelia. Mas enfim, foi dele que eu lembrei.

5. I knew you were trouble (um livro com um personagem mau, mas que apesar disso, te conquistou): Pensei,pensei,encarei a estante por minutos a fio, cocei a cabeça, saiu fumaça do meu cérebro e minha conclusão é de que nunca me apaixonei por um vilão literário. Consigo odiá-los facilmente.

6. Innocent (um livro que alguém estaragou o final para você): Também não consegui me lembrar de um spoiler tenebroso na minha vida literária não. E to pasma até agora que tenho 59 músicas da Tay no meu IPod e nunca ouvi falar dessa aí, vou tratar de ouvir agora.

7. You belong with me (um livro que você está ansiosa para que seja lançado): Olha, acho que nunca na vida vou experimentar de novo a ansiedade desesperadora pelo lançamento de um livro como a que vivi esperando pelos Harry Potters 5, 6 e 7. Nunca. De qualquer forma, vou de “Attatchments” da Rainbow Rowell, que ainda não chegou ao Brasil e eu morro de preguiça de ler em inglês, mas estou curiosa. Mas assim, nem curto muito a Rainbow (dei 2 estrelas pra E&P, lembram?) e essa ansiedade é apenas uma marolinha, de forma que me sinto até culpada de relacioná-la com YBWM, uma das músicas de Taytay que eu mais amo e que tem um clipe absolutamente brilhante.

8. Everything has changed (um livro em que o personagem se desenvolve bastante): Quando li o nome da música dessa categoria achei que pediriam um livro que teria mudado a sua vida. Eu responderia “Coisas que ninguém sabe”, que é meu livro favorito no universo e me assolou de uma maneira impressionante. Sendo a descrição diferente do que eu imaginei, vejam que coisa, continuo dando a mesma resposta porque acho que os personagens evoluem o psicológico de forma linda. Chorei e aplaudi enquanto lia esse livro.

9. Forever and always (o seu casal literário favorito): heheheheclichêhehhehe Elizabeth e Mr. Darcy, claro. Sempre. (E eu acho essa música bem chatinha).

10. Come back… be here (um livro que você não empresta, por medo dele não voltar): Já falei sobre isso uma vez no blog, mas vou resumir: O livro mais importante da minha estante, com a dedicatória mais linda do universo, eu emprestei e nunca mais vi de volta. Não me lembro pra quem emprestei, portanto nem posso cobrar. O fato é que esse livro foi embora com a dedicatória dentro e levou junto uma enorme parte de mim. Nunca vou me perdoar por tê-lo emprestado. Como nenhum outro livro que tenho chega aos pés desse, acabo que não tenho medo de emprestar nenhum. Só queria esse de volta.

Então, são essas 10. Mas como já vi gente que, ao fazer, inventou mais categorias, me julgo no direito de escolher também a minha bonustrack, porque acho que não pode existir uma TAG de Taytay que não envolva essa música.

11. 22 (um livro que fez com que você se sentisse feliz, livre, confuso e solitário, ao mesmo tempo e da melhor maneira): “A Lista de Brett”, da Lori Nelson Spielman, que eu li esse ano e, despretensiosamente, me arrebatou. Acredito que, justamente, por ele me deixar nadando em todos esses sentimentos citados, de forma muito bem narrada. Eu se fosse vocês tratava de ler.

Indico para as minhas sempre companheiras de cilada, Anna e Mimi.

taytay VLW FLW

7 comentários:

  1. Achei bem legal essa tag, primeira vez que estou vendo. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei dessa TAG! nunca ouvi as musicas da Taylor Swift esta na minha lista de musicas novas para ouvir.

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente, diferente da maioria, eu não conhecia essa tag. Não sou uma grande fã da Taylor, mas reconheço o talento e carisma dela. Sem contar que é uma moça lindíssima.
    Gostei da originalidade da tag e Darcy e Elizabeth amor verdadeiro, amor eterno. Ah, tenho aqui na estante o "Coisas que Ninguém Sabe", comprei pelo título, tenho certeza de que vou gostar também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Banana Luísa, me responda, encarecidamente, NA ONDE que a capa de A Sangue Frio é vermelha? Aquilo é laranja, menina. Laranja laranjíssimo! LARANJA! Meu Deus, como você colocou um livro laranja na categoria RED (amo essa música demais) e ainda disse que não dá pra existir um livro mais vermelho? Fiquei pessoalmente ofendida.

    MAS ENFIM.

    Essa tag é bem traiçoeira, porque parece fácil e divertida na primeira vez que você olha, mas assim como aquela das palavras cruzadas, é bem difícil quando você analisa de perto. Já tinha sido indicada (chegaram primeiro que você hehehe) e estou enrolando porque alguns itens não tem resposta e outros tem respostas demais??? Te amando e odiando pela questão 22 porque ótima ideia porém não sei o que responder :(
    Mas claro que farei <3

    Beijos beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Eu amei essa tag porque livros e Taylor Swift. Respondi à tag, há uns dias, bem empolgada, mas tive que deixar algumas perguntas sem resposta (tipo você, com o vilão) ou uma resposta bem mixuruca porque não sabia o que mais responder (tipo do spoiler) (aliás, essa não é a música que supostamente tem a ver com Kanye West por motivos de VMA?)

    Respondi as mesmas coisas pra The Best Day e Forever and Always rsrs (existem outras respostas possíveis pra essas duas perguntas?)

    Adorei a adição da pergunta 11, por sinal, porque amo 22!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. AMEI essa tag! Ia amar responder, mas sinto que teria sérias dificuldades em dar apenas uma reposta em cada item rsrs

    ResponderExcluir
  7. Que amor de TAG. Ela é velha, mas nunca tinha ouvido falar dela #pudding
    Penso em responder, mas meus livros ainda estão dentro de um armário e isso me causa uma depressão horrível.
    Ah! Gostaria muito de saber se afinal de contas o livro A Sangue Frio é vermelho ou laranja como Anna Vitória diz. hahaha
    <3

    ResponderExcluir