quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Sobre o mês em que o Google me sugou

Aparentemente todo ser humano consciente sabe que uma das regras primordiais da internet é que não se entra no google para pesquisar sobre problemas de saúde. Eu me julgava coerente. Me julgava sã. Até o dia que resolvi pesquisar uma bobeirinha relacionada a isso e o google me sugou.

Se tenho vergonha de contar? Nenhuma. Vai que serve pra alguém que também esteja no vórtice errado, né? Então. Eu joguei “dor nas costas” no google. E descobri que, muito além do peso da minha bolsa dia após dia ou a falha na postura, eu poderia estar com câncer de pulmão. Ou quem sabe, nos ossos, mas esse eu consegui descartar porque aparentemente só se tem câncer nos ossos na infância. Fui no ortopedista tremendo de medo pensando que ele ia me internar direto. Ele disse que era dor muscular e me passou alongamentos.

Pensam que eu me contentei? Óbvio que não. Viciei na história e comecei a jogar a mãe no google. Comecei a ficar tão maluca que fui parar no ofalmologista (pra escutar que minha visão e todos os meus exames oculares estão mais que perfeitos, graças a Deus) e quase desmaiei de medo dentro de casa quando minha irmã falou que eu tava com roxos a mais que o normal. Eu sou estabanada e vivo roxa. Nunca me importei com isso, mas nas atuais circunstâncias, certamente era treta. Podia ser falta de vitamina K. Podia ser anemia. Podia ser leucemia. E eu deixei o pânico tomar conta de mim.

E eu descobri qual é a do google. Ele é o Datena. Ele te assusta tanto e te oferece tantas possibilidades de treta (se não for uma doença, certamente é aquela outra ali) que você perde o prumo e chega num nível que tem certeza absoluta de que alguma coisa você tem; que não tem chance nenhuma de você ser… saudável.

Eu descobri que existem dois tipos de pavores na vida. Eu tenho um primeiro pavor, que é o de agulha. Fujo de exame de sangue igual o diabo da cruz. E eu conheci o segundo pavor: o medo de ter alguma coisa séria, que colocou o primeiro no chinelo e me fez decidir fazer um exame de sangue por minha conta em risco, sem ordem médica nenhuma, só para saber o que de tão errado andava correndo nas minhas veias.

Eu não tenho nada. E eu estou tão, tão feliz. Nunca mais na vida eu entro no google. É um compromisso com a minha sanidade. Eu se fosse vocês faria exatamente o mesmo. Grata pela atenção.

8 comentários:

  1. "E eu descobri qual é a do google. Ele é o Datena." HUAHUA, praticamente guinchei, pois é uma bela duma analogia! Também tenho esse costume de procurar meus sintomas no Google, e sempre saio do computador achando que posso estar na fase terminal de alguma doença muito louca. Aí só minha mãe mesmo pra entrar na história e me dar um chá de camomila (mesmo eu detestando chá) pra me acalmar e deixar de ser paranoica. Internet é vida e é muito legal, mas a gente tem que saber parar de fazer o House e pensar que tudo é lúpus e punção. Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu nunca comento em blogs, mas tive que parar pra comentar esse post (que prontamente mandei pra minha amiga que concorda que o Google é dumal). A melhor definição da vida foi "O Google é o Datena". Outro dia eu estava com uma afta e joguei no oráculo-do-mal pra saber se bicarbonato resolve mesmo. Naquelas sugestões de busca já apareceu câncer de boca. OI?! Eu tenho 20 anos, não bebo e não fumo.
    Quando entrei na faculdade, engordei alguns kilos. Não sei se por hábito de comer e ir dormir ou se pela idade mesmo. Meus hormônios sempre foram muito loucos, mas eu sou muito ansiosa, e essas coisas mexem com os hormônios, né?! Cismei com a tireóide. Já pesquisei várias vezes, só pra ter certeza que não é ela. Além de ter cismado com meu pescoço. Hospital? Morro de medo.
    Já pesquisei gripe e sintomas. Câncer. Já pesquisei asma pra minha iniciação científica. Câncer de pulmão. Estamos todos no mesmo barco afundando num mar de sintomas que talvez nem existam de verdade. Socorro.
    Cerejinha do bolo: curso Biomedicina. Que belo curso pra uma hipocondríaca como eu, não?!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Pam :) Geralmente eu não respondo comentários por aqui porque as pessoas não são notificadas da resposta, então prefiro ir direto no blog delas. Como você não deixou nenhum link, espero que volte para ver a resposta, hahaha. Morri de rir com teu comentário. Impressionante como o google datena ama câncer. Qualquer coisa que você tenha acaba em câncer, Jesus. Depois desses dias de treva que eu tive vou ficar bem longe desse troço. Não to conseguindo nem ouvir falar em câncer que fico tonta. Deus nos proteja!
      Beijos!

      Excluir
    2. Volteei! HAHAHAHA Eu não tenho mais blog, por isso não deixei nenhum link! Será que as pessoas tinham essas paranoias na época daquelas enciclopédias da saúde?

      Bjs!

      Excluir
    3. Acho que menos, hein?? O google dá muitas opções ao alcance do clique! hahaha

      Excluir
  3. O Google é o Datena, cara. Zerasse a vida com essa conclusão, porque é muito isso. Faz um estardalhaço e deixa a gente com medo de sair de casa, com medo de existir na própria pele.

    Acompanhei o drama e fico feliz e aliviada que tenha acabado. Só quem já entrou no Google pra saber se estava infartando (e realmente acreditou que estava) sabe como o vórtice nos engole e torna a saída quase impossível. Google nunca mais, pelo amor de Deus.

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  4. "E eu descobri qual é a do google. Ele é o Datena." - Melhor análise que eu já li. Acredita que eu me meti a fazer a mesma coisa e com o mesmo problema (dor nas costas). Não cheguei a acreditar que era câncer, mas imaginei que tinha umas cinco hérnias. O ortopedista só faltou rir da minha cara, disse que eu não tinha nada, meu problema era falta de exercício. Não acreditei nele. Cheguei a ficar sem andar um dia por causa da dor... Aí eu comecei a fazer uns exercícios caseiros e passou.
    O google também me deixa hipocondríaco de doenças mentais. Pesquisei depressão uma vez e me identifiquei com uns cinco tipos diferentes, se não fechasse a busca era capaz de sair esquizofrênico.
    Enfim, também não uso mais o google ao invés de um médico normal. Não funciona.

    delirandoeescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. E eu, que há anos tenho dor de cabeça frequente? Fiz a mesma coisa e fui pesquisar. Pra quê?

    Pior ainda é que aqui no Canadá o sistema de saúde não é como aí, que você marca consulta com especialista quando bem quiser. Aqui tem que ter indicação do médico de família. Exame? Só se estiver morrendo praticamente. Ou seja, prato cheio para minhas caraminholas.

    Felizmente, deixei a preocupação de lado (tumor no cérebro tinha outros sintomas que eu não apresentava), e passei a observar a tal dor até chegar à conclusão que era TPM.

    Mas, sim, fazemos muito bem ao manter distância do Google para diagnóstico de doenças. :) Nunca mais.

    ResponderExcluir