quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Já pode acabar

Pode ser que isso sempre tenha acontecido e eu só esteja reparando agora. Ou pode ser que realmente esteja mais forte dessa vez. O fato é que nunca antes na história dessa minha vida eu ouvi e li tanta guerra e trocação de farpas a respeito de uma eleição.

Parece que as pessoas estavam aguardando quietas nos cantinhos, loucas para arranjarem um motivo para se odiarem. Aí então a guerra começou no primeiro turno e foi só chegarmos na tão já conhecida batalha PSDB+PT que o troço pegou fogo e tá indo bomba pra tudo quanto é lado.

No facebook, confesso, nem sei mais porque entro. Não aguento mais os avatares politizados, não aguento mais vídeos de um, vídeos de outro, não aguento mais campanha dissimulada e discurso de ódio. Por favor, gente, vocês nem estão recebendo para colocarem a mão no fogo publicamente pelo candidato de vocês. E querem ler a opinião de alguém que não confia em nenhum dos dois e vai votar no que acha menos pior? Se não quiserem ler não tem problema, vou falar mesmo assim: continuem colocando a mão no fogo e vão se queimar bem feio.

A idolatria por um dos lados me faz pensar que o mocinho só fez milagres por Minas Gerais – que não o elegeu. A fixação pelo outro lado me faz acreditar que realmente aquela confusão em junho do ano passado era realmente só pelos 20 centavos – como podia estar todo mundo arretado com o governo e de repente defender apaixonadamente a presidente dele? Não entendo. Não entendo essa paixão avassaladora de nenhum dos dois lados. Eles não valem nossa sanidade mental.

No início me preocupei horrores, tentei me envolver mais, li sobre os dois, fiz pesquisa e dou a cara pra bater aqui afirmando que, nobremente ou não, cansei. Cansei porque estava prestes a ficar doida. Cansei porque não aguentava mais me envolver em discussão e baixaria. Cansei porque parece que as pessoas não querem votar consciente – querem tacar pedras na escolha do outro, falar mal do candidato do outro, chamar de imbecil quem vota no outro e coisas do tipo. De um modo ou de outro, estamos em uma democracia. O dia 26 vai chegar, vamos votar, as urnas vão nomear um ~campeão~, o povo vai xingar mais uma semana e uns 10 dias depois o facebook vai voltar a se encher de mensagens de “bom dia” com florezinhas piscando. Não vejo a hora.

- Nesse texto você leu que: Estou de saco cheio dos discursos de ódio e trocação de farpas nas redes sociais.
- Nesse texto você NÃO leu que: Estou defendendo um dos dois. Estou criticando um dos dois. Estou botando o dedo na cara de você que vota em um ou em outro. Estou dizendo que meu voto não é consciente. Estou largando mão do Brasil.
- Portanto: Se vier discursar contra ou a favor de um ou de outro na minha caixa de comentários eu vou mandar passear, vou logo avisando. Se na rede social tem democracia, aqui quem manda sou eu e não quero saber de politicagem no meu canto. Obrigada.

6 comentários:

  1. 2014 me deixou sem assunto!
    Pior agora, o "ódio declarado" no face... Pertenço ao grupo que só observa a baixaria "em cima" do muro e esta rezando para essa palhaçada TODA acabar...

    ResponderExcluir
  2. Sabe, amiga, no início eu estava achando incrível todo mundo falando sobre política. Ainda acho válido, de certa forma, quebrar esse tabu do nosso país. Baby steps. O negócio é que o debate está virando desculpa pra difundir ódio, ódio puro, gratuito, desses que fazem mal, e acho que isso não faz bem pra ninguém. Não é positivo. Não é inteligente. E só contribui pra desinformação, pra nós que já vivemos num país tão mal informado.
    Está dificílimo e eu também não vejo a hora disso tudo acabar.
    beijocas <3

    ResponderExcluir
  3. Essas brigas desnecessárias sobre política (partidos e blablabla) pela rede andam me deixando cansada, acredito que todas nós, né?
    Bem, só espero que o Brasil ganhe com quem quer que vire presidente, resta para nós ter fé no país e nas pessoas, ou não? ><
    Enfim, mandou ver, guria!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Como assim, Analu?! VOCÊ TEM QUE VOTAR N... não, brincadeira! :P

    Sabe o que eu fiz no Facebook? Parei de seguir os militantes (de ambos os lados). Minha timeline chegou a fazer "ufa", sonoramente. Quer dizer, eu tenho uma opinião política, bem forte até, às vezes solto umas e outras no twitter, mas não tá certo humanizar o político, sabe? A gente deve manter certa distância. É por isso que eu digo que as manifestação de 2013 (que eram pelos R$0,20, por favor) deram em nada. Ou deram em alguma coisa, vá. Mas não no que queríamos ou esperávamos (o que acaba dando na mesma).

    Agora, sendo sincera, tem gente levando muito a sério, é verdade, mas tem uns memes que fazem valer a pena.

    ResponderExcluir
  5. Eu não me envolvo em assuntos políticos porque os eleitores de um partido ou outro sempre me irritam. As vezes tudo o que quero é uma informação clara e imparcial, mas sempre tem os militantes e gente que nem sabe onde tá indo mas abraça a causa. Facebook então eu praticamente nem entro. E aqui em casa coloco os fones de ouvido quando o assunto é política. Tenho meu voto e pra mim isso basta, vamos ver o que acontece depois.

    ResponderExcluir
  6. Nunca vi tanto quebra-pau online por causa de eleição na minha vida. E olha que eu nem tenho facebook (salvo pelo do blog, mas eu nunca vejo aquela página). Defendo que daqui há quatro anos os debates se resolvam no ringue.
    Falando sério agora, finalmente os partidos políticos viraram time de futebol, com torcedores fieis e brigas constantes sobre qual é o melhor e qual é o pior, quando na verdade não faz a menor diferença.
    Sinceramente, vejo o governo como aquele filho indesejado que já é maior de idade, mas não consegue arranjar emprego. E nós, cidadãos, enquanto pais temos que sustentar o canalha. E ele ainda tem a cara de pau de roubar pra comprar droga e passar noites e mais noites na balada. Já tá mais do que na hora de nós jogarmos esses cretinos na rua. O que vai ficar no lugar? Não importa. Uma vassoura com um balde-cabeça com um sorriso desenhado à caneta pendurado no cabo é melhor que qualquer um dos candidatos atuais, independente de partido.

    delirandoeescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir