sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Crème Bruleé

Se você é da mesma geração que eu e passou parte da adolescência cantando High School Musical (nem adianta negar, tô de olho) você lembrou do registro. Sim, no meio de Stick with the status quo, aquela coreografia gigante envolvendo mesas e cadeiras na cantina, no primeiro filme. Um dos personagens fala que sair do seu status quo seria assumir que gosta de cozinhar e que faz Crème Bruleé muito bem.

Eu nunca esqueci o tal do Créme Bruleé. Fui vivendo caminhando e cantando e seguindo a canção e de vez em quando lembrava do negócio que eu nem sabia direito o que era – mas que tinha um nome incrível e certamente parecia apetitoso.

Tenho uma colega de trabalho muito chique. Já rodou a Europa inteira, seus filhos são meio brasileiros meio franceses e ela é apaixonada pela França, de modo que resolveu comemorar seus 63 anos em um restaurante francês. Lá fui eu. Depois de uma champirinha e de um risotto de camarão com brie maravilhoso, qual não foi minha alegria quando abri o cardápio de sobremesas e dei de cara com ele. Majestoso. O crème bruleé.

Nem tive dúvidas. Pedi. E o garçom veio com ele e tostou na minha frente! Saiu aquela fumaça cheirando a açucar e eu senti ali que meu destino sobremesístico com a mousse de chocolate estava em perigo. Quando bati a colher na casquinha queimada e aquilo trincou, quando botei a primeira colherada do tal creme na boca, foi ali que eu descobri que nunca mais posso viver sem isso.´

Eu comi Créme Bruleé. Anos depois de ter ouvido falar dele no High School Musical. E só posso dizer que estou profundamente apaixonada. Só de pensar lembro do cheirinho do açúcar e da textura da casquinha rachando. Não acredito que passei tanto tempo distante dessa iguaria; perdemos 22 anos de amor.

6 comentários:

  1. ME ABRAÇA, ANA, e me apresenta esse seu amigo novo aí, por favor.
    <3

    ResponderExcluir
  2. Menina, pela primeira vez vou ter que trocar uma referência creiça e maravilhosa por uma phyna, porque quando penso em creme brulée a primeira coisa que me vem na cabeça é Amélie Poulain, aquele comecinho dela falando das pequenas coisas e que uma delas é o barulho da casquinha do creme bruléé quebrando. <3

    Sempre quis experimentar, mas nunca rolou, hahaha #pobrezas
    beijos <3

    ResponderExcluir
  3. *Zeke curtiu esse post.* :p
    Sua experiência maravilhosa com essa sobremesa que eu nunca vi nem comi, só ouço falar, me fez morrer de curiosidade pra conhecer o gostinho. Vou catar um restaurante que faça o favor de ter! haha.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi High School Musical e nem comi Creme brulée (apesar de querer muito), então to me sentindo deslocada neste post, com licença que vou mimar o próximo. <3

    ResponderExcluir
  5. JURO QUE NÃO TIVE MINHA FASE HIGH SCHOOL MUSICAL HAHAHAHAHAHA

    Quando falo em creme bruleé, logo penso em Amélie Poulain, mesmo sem nunca ter assistido o filme, de fato. É uma sobremesa que, como disse a Amanda, nunca vi nem comi, eu só ouço falar, mas que nunca tive lá muito interesse em experimentar. Só que aí eu venho aqui, leio esse post delicioso, e sinto a tristeza por ter passado 21 anos fugindo desse amor que tem tudo pra ser avassalador. Já providenciando meu jantar em algum restaurante francês dessa capital.

    ResponderExcluir
  6. Nunca comi. Estou há muito mais anos que você sem essa preciosidade então. E onde será que ouvi falar do Creme Brulê tem pouco tempo? Acho que foi num livro.

    ResponderExcluir