quinta-feira, 31 de julho de 2014

Gente que inspira a gente

Fico impressionada em notar como tem gente criativa nesse mundo. Amo quando estou vagando pela internet e encontro algo sensacional, sem esperar. Já falei em algum momento que meu blog não tem uma linha editorial definida: eu posto o que me vem na cabeça. Por essas e outras, aqui já apareceram contos, resenhas, homenagens, cartas, listas e enfim. Mesmo acreditando que eu não conseguiria me ater a um projeto editorial definido por mim mesma, vivo um sonho americano onde isso seria possível quando encontro alguém que consegue. 

Logo que conheci o blog do Pedro Fonseca, fiquei completamente encantada e pensei em porque diabos não tinha tido a ideia de fazer um blog só de cartas. Tudo bem que ele escreve cartas para os filhos e eu (ainda) não tenho filhos mas, ai, eu podia ter dito a ideia de escrever cartas para pessoas variadas! Um amigo, um primo, um colega, talvez até um desconhecido! Teria sido sensacional. Mas Pedro teve essa ideia antes e então meu blog continua aqui, cheio de cartinhas perdidas entre os arquivos.

Essa semana descobri outra sacada genial: 1001 pessoas que conheci antes do fim do mundo, da Aline Vieira. A proposta é escrever um texto para cada uma dessas 1001 pessoas que ela vai conhecendo na vida. Eu li os 81 textos que ela já postou em DUAS sentadas e só não posso dizer que foi em uma porque quando faltavam só 8 eu precisei sair do computador momentaneamente. Nesses textos ela inclui gente que ela só viu uma vez, gente com quem ela só trocou um ou dois diálogos, e até gente com quem ela teve uma relação maior, como uma amiga de infância, por exemplo. Isso me fez pensar que ela mantém as pessoas que passam por ela tão bem registradas e que eu provavelmente esqueço várias! Porque não tive esse ideia? Poderia deixar registrada cada uma das minhas crushs de ônibus, ou cada um dos papos aleatórios que a gente tem no elevador. 

Não sou o Pedro Fonseca, mas tenho cartas perdidas pelo meu blog. Não sou Tatiana Feltrin, mas tenho resenhas perdidas pelo meu blog. E por isso, pensando em conjunto com minha parceira de crimes e demais ciladas Anna, concluímos que não somos Aline Vieira, mas que seria uma ideia bacana criar uma série dentro de nossos blogs só para registrar pessoas que conhecemos por aí nessa vida. É possível que dure, é possível que não, e ainda nem conseguimos combinar uma frequência. Mas o fato é que é bem provável que logo mais vocês comecem a ler, entre outros milhões de temas que passam por aqui, histórias de pessoas que, por acaso ou não, em algum momento cruzaram suas linhas de vida com as minhas. Todas terão em cima o link do blog da Aline, claro, para todos poderem conferir as falas de quem sabe fazer isso bem melhor do que eu. Adoro gente que tem ideias legais. 

16 comentários:

  1. Ha eu amo também encontrar pessoas que nos acrescentem criatividade e amor!!
    Cartas... huum ótima ideia mesmo!!
    Existem outros projetos relacionados á escrita :)

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. O tema dessa semana é sobre isso, as pessoas que me impressionam e eu já tive o prazer de conhecer ou sobre as pessoas que eu gostaria de ter conhecido.

    ResponderExcluir
  3. Gente que inspira a gente mesmo. Encantada com o "Doseupai", me lembrou um pouco o Para Francisco, da Cris Guerra.
    E essa ideia das 1001 pessoas, gente, que demais! Tem gente que passa um segundo na nossa vida e fazem uma mudança radical. Merecem texto e registro.
    Adorei. Ansiosa pra ler estas cartas. :D

    ResponderExcluir
  4. Ana, vou amar ler sobre as pessoas que passaram pela sua vida. Não só porque é uma proposta incrível, mas porque já tentei diversas vezes e falhei miseravelmente. Especialmente num caso de uma senhorinha que vi uma única vez no supermercado. Não sei o nome dela, nem a idade, nem onde mora. Mas sei que ela foi professora de português e que me deu um dos abraços mais gostosos que já ganhei nessa vida, que mudou um dia totalmente cagado que eu tava tendo. Nunca mais a vi e nunca consegui escrever sobre esse dia, apesar de querer muito. Nunca nem sequer falei sobre ela pra ninguém. Minha mãe é a única pessoa que sabe desse episódio porque tava lá comigo e presenciou tudo, além de você agora. HE. Mas enfim, encorajo muito a fazer essa série. Com certeza vou estar aqui do outro lado, lendo tudo ♥

    ResponderExcluir
  5. Ana, eu amo tanto tudo que você escreve! Ter conhecido seu blog foi uma das maiores alegrias da vida. E agora, com esse "projeto", vai ficar ainda melhor! <3

    http://complexar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ás vezes eu gosto tanto de gente de que tem ideias geniais, que fico com raiva (?). Porque diabos eu não tive essa ideia antes??? Aff
    Eu amo o blog 1001, acho super inspirador e já pensei em fazer algo igual. Por isso super apoio a tua ideia. Adoraria ler sobre as pessoas que passam na tua vida e trazem algum significado. <3
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Ai gente, odeio essas pessoas que têm ideias simples e óbvias, mas que ninguém mais conseguiu ter! Tipo, um blog só de cartas... Isso é tão nossa cara, amiga. O quê que a gente tava fazendo que não pensou nisso antes, me diz? Só em ler sobre essa ideia eu já fiquei com coceira e provavelmente vou passar o dia escrevendo cartas aleatoriamente - quem sabe eu não imito você e Annoca e também, inspirada nesses projetos alheios, reavivo os meus marcadores de cartas enviadas e não enviadas do blog :)
    Tô muito curiosa pra saber sobre quem você vai falar! Comecem logo!
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  8. To apaixonada pelo 1001 pessoas, não conhecia! Lindo o seu cantinho.

    Um beijo, www.namesmafrequencia.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amiga, como é que você não me manda um link desses inbox?

    Claro que acabei de abrir o 1001 pessoas aqui e já coloquei nos favoritos pra ler tudinho mais tarde. Eu tenho essa mania de escrever cartas pras pessoas, mas normalmente pra aquelas que já conheço pelo menos um pouco. Você sabe, eu te mostrei uma carta dia desses. Mas elas ficam todas guardadas no meu computador e tem bem umas trinta. Nem todas são publicáveis, mas quem sabe, né?

    Beijoca <3

    ResponderExcluir
  10. Amei esse miniprojeto de vocês!!! Tô ansiosa pra que comecem logo e eu leia sobre as pessoas interessantes de Curitiba e Uberlândia! Ou os textos interessantes que vocês vão escrever sobre pessoas às vezes até tão normais. E sabe que eu prefiro blogs sem essa minha editorial? Porque cansa de escrever o mesmo tipo de coisa ou ler o mesmo tipo de coisa anos e anos? Ter aquela surpresa de entrar no seu blog e pensar que tipo de coisa vc escreveu dessa vez! beijocas

    ResponderExcluir
  11. OI Ana! Lindo este projeto da Aline, já abri o link para ler em seguida. Eu amo essa coisa de cartas, tem um tumblr chamado "te dedico" onde eles postam dedicatórias encontradas em livros, algumas beeem antigas, acho bem legal também. Amo essas coisas. Eu deveria escrever mais sobre essas pessoas que passam em minha vida, tem algumas que foram muito especiais e nunca irei me esquecer, mesmo hoje estando perdidas por aí. Coisa linda essa ideia da Aline de registrar um pouco disso, não deixar se perder; Vou amar ler isto aqui no seu blog, que já gosto assim, vou gostar mais.

    ResponderExcluir
  12. Sabe por que somos amigas? Claro, porque a gente é a gente e esse encontro tava escrito desde os primórdios do universo, mas não é só isso. Sou absolutamente contra aquela máxima que diz que amigos são a família que escolhemos. Eu nunca escolho meus amigos. É como se apaixonar, acontece e pronto, quando você vê já ama aquelas pessoas e não vive sem elas. Mas o incrível é que eu escolheria vocês mil vezes. E é justamente por isso.
    Tem uma quote atribuída à rainha absoluta Amy Poehler que é mais ou menos assim: “I want to be around people that do things. I don’t want to be around people anymore that judge or talk about what people do. I want to be around people that dream and support and do things”. Vocês são assim, vocês me inspiram. Vocês me apoiam e eu adoro apoiar vocês. Seja numa semana louca de crônicas, seja numa maratona literária ou nos nossos vários projetos pela metade.
    Você com certeza não é Pedro Fonseca ou Aline Vieira, porque você tá bem ocupada sendo Ana Luísa Bussular e inspirando as pessoas por aí de formas infinitas. Amei isso de lembrar de quem a gente conhece por aí. Me deixam entrar na brincadeira? (pergunto só por educação, se não me deixarem entrar na brincadeira arranco os cabelos de vocês, tão pensando o que?)

    TE AMO! Beijo <3

    ResponderExcluir
  13. Adorei os projetos que você citou, não conhecia, valeu pela indicação. Estou torcendo para que esse projeto dê certo!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a ideia, Ana! Eu sempre tenho receio de escrever sobre pessoas, mas tenho alguns posts do tipo lá no blog. Boa sorte com o projeto. Lerei tudo. ♥

    ResponderExcluir
  15. Banana, amo nossas piras malucas. Amo que quando você me falou sobre cilada e começou a citar esse blog, eu já pensei que você tinha pensado (do they know that we know that they know that we know) em algo do tipo, e fiquei super feliz, porque obviamente estava pensando o mesmo.

    As ideias a gente não tem, mas a cara de pau pra se inspirar é infinita. Vou amar contar essas histórias com você. Obrigada por me escolher pros seus crimes.
    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  16. Eu adorei esse texto! Fico muito, mas muito feliz mesmo com os feedbacks lindos que vejo do 1001pessoas.com por aí. E mais feliz ainda de ver que pessoas que escrevem maravilhosamente bem me elogiam. Fico sorrindo de orelha a orelha, juro. SUPEROBRIGADA! <3

    ResponderExcluir