sábado, 31 de maio de 2014

Vamos falar de "Em Família"?

Vamos. E em primeiro lugar vamos nos dar as mãos e fazer um minuto de silêncio em homenagem à época em que Manoel Carlos arrasava. Porque já que somos obrigados a acreditar que Em Família está saindo da mesma mente que saiu Por amor, Laços de Família e Mulheres Apaixonadas, acho que temos o direito de ao menos podermos lamentar esse fato.

Manoel Carlos era meu favorito. Por mais que as minhas duas novelas favoritas da vida não sejam dele (Coração de Estudante e Cabocla, pfvr), as três que eu citei no primeiro parágrafo entram bem lindas no meu hall de preferências novelísticas, e, tudo bem que ele já tinha perdido o tom quando escreveu Páginas da vida e Viver a vida, mas em uma delas tínhamos toda a intriga do causo do nascimento dos gêmeos e da adoção escondida da menina Clara e, na outra, tínhamos Mateus Solano em dose dupla. O que temos em Em Família?

Cri. Cri. Cri.

Nada. Não temos nada. Gente, o que é essa novela? Eu assisto. Assisto e não perdi nem meio capítulo desde que começou por motivos de: serei fiel a Maneco até o fim, e também porque, claro, tenho companhias que assistem pelo mesmo motivo e não se controlam quando resolvemos debater o assunto no whatsapp. Se irritar o público fosse a função de Maneco, ele conseguiu. Nunca vi uma novela com um hall tão grande de personagens insuportáveis. Como provavelmente desistirei de listar os odiados, vou deixar claro que os únicos que escapam são Cadu, Nando, Verônica, menino Ivan e cadela Ariana. E de vez em quando fico de bem com a Shirley também, vai. Ela é divertida. Agora...

Luiza. Gente. Nem sei o que dizer sobre Luiza, porque ela é hours concours no quesito "me dá vontade de pegar pelos cabelos e ralar as fuça dela na brita". Essa garota tem doutorado em como ser insuportável. É contraditória, pedante, petulante, e diz pelos quatro cantos que é a mais madura das mulheres que conhece (!), o que inclui sua mãe, sua avó (?) e até Verônica (Helena Ranaldi, meu amor eterno). Ah sim, ela também diz que conquistou a independência quando começou a morar sozinha::::: quem assinou o contrato do apartamento foi o pai, e ela paga o aluguel e as contas com a mesada. Não conseguiu odiar ainda? Contarei um causo para vocês. A pessoa começa a namorar o amor-da-vida da mãe, mas isso vocês já sabem. O que talvez vocês não saibam (vai que não assistem?) é que ela passou um dia inteiro chorando e evitando o namorado, porque estava se sentindo culpada e deprimida porque a família toda estava contra ela. De noite, após, repito, chorar ALL DAY LONG, ela levanta e resolve conversar com a mãe. Aí você imagina o que acontece:

(  ) Ela chega chorando na casa dos pais, abraça a mãe, pede desculpas e elas choram juntas
(  ) Ela chama a mãe para uma conversa, ouve a mãe, e tenta expor seus argumentos
( ) Ela monta toda a sua pose de garota petulante, faz bico e grita nas fuça da mãe que ESTOU APAIXONADA PELO SEU PRIMO LAERTE E VOCÊ TEM INVEJA DE MIM PORQUE QUERIA ESTAR NO MEU LUGAR RECEBENDO TODO O AMOR QUE EU RECEBO DELE.

Odeio grandes frases em caps lock, mas não consegui me conter, porque, tratando-se de menina Luiza, era óbvio que ela escolheria a opção 3, de modo que Heleninha Lemmertz (que jamais poderia ser filha da Dona Chica-ca) deu um tapa na cara dela. Pensei em aplaudir, mas desisti. Heleninha tá mansa demais. Não sou a favor de bater nos filhos mas, se Heleninha eu fosse, tinha rasgado a cara dessa menina. 

Sílvia. Acho que essa é a segunda na minha lista. Podemos começar com o fato de que a pessoa estragou a boca inteira com alguma plástica duvidosa. Em segundo lugar, ela tem um noivo gato e apaixonado que eu não sei ainda quando vai cansar de brincar de corno manso e mandá-la para o quinto dos infernos. A parte disso, ela reclama-mas-bem-que-curte um joguinho com o Dr. Bebum Felipe, enquanto se derrete inteira para cima do Cadu::: a pessoa vai todos os dias na casa do paciente dizendo que quer estudar seu caso (?), mas vai de vestido colado & com decote & fica apenas sentada no sofá falando de trivialidades. Consulta. Aham.

Marina. Assim, Tainá Muller tá dando O SHOW de interpretação. Para mim é a melhor atriz do elenco, de longe (e olha que Helena Ranaldi está nele). Só de olhar para ela olhando para a Clara você sente a dor do amor quase-correspondido, que, venhamos e convenhamos, é pior que o não correspondido. Menina Clara tá curtindo a brincadeira de continuar com sua família feliz que inclui um filho ultra fofo & um maridão incrível, mas mesmo assim não larga do pé da Marina e não deixa a moça ir para outra. Marina chora, coitada, ao som de Só vejo você, o que aumenta astronomicamente a dor do público. MESMO assim, a moça é chata, porque é filhinha de papai, dá piti quando não pode comprar champagne porque o pai está falindo e RECUSA propostas bem lucrativas de trabalho porque não-está-com-cabeça. Fora o fato de que ela continua achando que é dona do mundo e pode ter tudo o que quer. Faz pose demais, manda em todo mundo e não tem o mínimo de bom senso. Aparecer no hospital para dizer oi para a Clarinha, quando o MARIDO da Clarinha está internado e ODEIA ela? Ah, Marina. Menos!

Clara. Não quer largar a família nem o maridão, mas faz gato e sapato de menina Marina que, apesar de jurar que é dona do mundo, chora ao som de Só vejo você e faz o público se doer junto. Nem torço por #Clarina, porque amo Cadu. Mas que dói, dói. Toma tento, Clara. Ou caga ou sai da moita, em português bem claro utilizado por vovó. 

Juliana. A BIA É MINHA FILHA, SÓ MINHA, NUNCA VAI CONVIVER COM A AVÓ E NINGUÉM VAI TIRAR ELA DE MIM. Define?

Giselle. A boca dela é tão feia que só de ela aparecer em cena ela já me irrita. Além disso, ela fica lambendo o papaizinho dela eternamente, sendo pentelha e ficando sempre do lado dele, mas bem que faz as pazes com a mãe quando ganha, sei lá, um carro. 

André. Maltrata a mãe fofa adotiva tendo vergonha de falar que ela é sua mãe só porque é negra. Dá patada nela dia sim dia também e é eternamente apaixonado pela tansa da Luiza.

Mãe do André. Aceita as patadas que ele dá e ainda faz carinho, afinal, "tadinho do meu filho". Faz bico de vez em quando, mas é raro. Além disso, é uma professora e, você sabem como é professor de novela. Está sempre dando aula feliz e chamando a atenção dos alunos quando eles estão olhando para a lua. Mas de forma fofa, claro. Sempre.

Laerte. Tinha esquecido dele até agora, gente! Gabriel Braga Nunes é bonitão, mas é tão ruim que eu tenho vontade domirzzzz toda vez que ele tá em cena. Além disso ele trocou HELENA RANALDI por Luiza e só por isso ele mereceria meu desprezo eterno. Não contente com isso, ele ainda deve ter aquela ideia de que homem que é homem precisa honrar as calças, de modo que não pode ver 01 rabo de saia na sua frente que já está dando em cima & criando clima. Lívia, fuja para as montanhas em quanto é tempo.

Lívia. Acabou de sair das páginas da polêmica obra de Nabokov. A pessoa jura que é a Lolita, ou ninguém reparou a cara de falsa santa que ela faz enquanto dá em cima do moço-Laerte-que-não-pode-ver-01-rabo-de-saia na frent?

Alice. A voz dessa atriz me irrita tanto que eu fico focada em gongar a voz e quase nunca presto atenção no que ela fala. Mentira, presto sim. Ela ficou revoltadine porque descobriu que era fruto de um estupro, gritou com a mãe (?) e depois resolveu virar justiceira e perseguir bandidos. Aplausos.

Ana. Quase nunca aparece, mas me irrita. Ninguém guarda uma paixão-não-correspondida por tantos anos na alma, gente. A ciência diz que paixão só dura 3 anos, e que amor não recíproco sempre dá um jeito de acabar, porque não é alimentado. Menina Ana é apaixonada por Virgílio há milênios. Ele já se mudou de Goiânia e quase nunca vai para lá, e mesmo assim ela continua apaixonada. Sabe que o cara é casado há mil anos com o amor da vida dele e mesmo assim faz questão de se declarar toda vez que o encontra. E assim, eu até entendo alguém babando ovo no Virgílio gato da segunda fase. Mas babar ovo eterno por um Humberto Martins com cara de mongo E cicatriz enorme na cara? Ana, vai viver, filha. E aproveita para dar uns pegas no Nando, que também não é nenhuma Brastemp, mas é fofo e tem cara de nerd.

Selma. O que é que essa mulher tem? Alzheimer, Cleptomania, Bipolaridade, tudo junto ao mesmo tempo agora? Me irrita.

Leto. Está sempre sorrindo (sempre! como não odiar?) e diz que ama a namorada, mas nunca, eu repito, NUNCA, contraria a mãe quando ela fala que ele devia ficar com a Luiza. Além disso, CONTOU todo alegrinho para a Luiza que sua mãe tinha dito que ele e ela deveriam se casar. 

Paulinha. O picolé de chuchu que o Leto namora. Me irrita porque sempre que aparece ou está sorrindo ou está cantando. Geralmente está sorrindo E cantando.

Acho que vou parar por aqui, porque destilaria preguiça eterna dessa gente toda que Maneco inventou, mas acho que já deu para entender que não-tá-dando essa novela, né? A melhor parte dela, de longe, é gongar em conjunto, e por isso eu continuarei firme e forte nela: é preciso poder criticar com propriedade. 

14 comentários:

  1. Oi, Nalu! Rsrs..

    Até que enfim um Post novo aqui, né? Tava ansioso! Mas, em compensação, você caprichou neste! Adorei.
    O mais interessante é que você não é como eu, que se limita a textos pequenos, por achar que os leitores vão se assustar com o tamanho e não lerão tudo. Quanto ao que eu escrevo, confesso que me limito, mas quanto ao que você escreve, dou força pra não se preocupar com o tamanho mesmo, porque quem é seu fã (como eu) vai ter o maior prazer de ler o texto na íntegra, comentar e ainda querer ler mais!

    Pois bem, sobre "Em Família", eu admito. Já fui um noveleiro nível MASTER. Sabia tudo sobre tudo de qualquer novela que passasse em qualquer horário e em qualquer canal (inclusive as que passavam em canais diferentes no mesmo horário. Como? Revistas de Novela, bebê! kkkkk...). Mas, com o tempo, fui me obrigando a desapegar e hoje consigo manter um relacionamento saudável com qualquer tipo de novela, assistindo só quando quero (e isso quase nunca acontece).

    Mesmo tendo perdido o costume (ou a paciência, não sei) para novelas, quando eu soube que viria uma novela do Manoel Carlos (e que, provavelmente, após essa ele não viveria muito mais tempo para escrever mais uma), eu falei: "Preciso assistir!". E foi o caso.

    Pra começar, perdi o primeiro capítulo. Tive compromisso no horário da novela.
    Quando peguei, estava na fase em que o antigo elenco de Malhação estava todo atuando nos papéis das personagens principais. Assisti e achei até que estava interessante. Mas, quando mudou de fase... Aí o negócio desandou. Começaram as comparações e as críticas de uma fase para outra! Eu mesmo,achei que se a novela continuasse naquela fase anterior, seria bem mais interessante.

    Sei lá.. Hoje, eu perco dezenas de capítulos seguidos e, quando, por acaso assisto, é como se houvesse assistido todos os dias, porque a enrolação não termina. Nada novo acontece na vida das personagens. Acho que o que me chama atenção em novela é como acontecia em "Avenida Brasil" > NÃO POSSO PERDER NENHUM CAPÍTULO! Era tanta coisa de tirar o fôlego, tanta coisa inesperada, que se a gente perdesse, TINHA que assistir no YouTube, sei lá, porque não se contentava de alguém simplesmente resumir pra gente.
    Até o Video Show se deu conta disso e passou a exibir um resumo do capítulo anterior da novela a cada programa. Era top!

    Enfim... Voltando a "Em Família"... Diante de tanta enrolação, achei que o Maneco tinha uma carta na manga, uma reviravolta na trama... Mas ouvi dizer que a novela acaba em Julho.. E, até agora, nada!

    Pois é..
    Acho que é isso.

    Tem Post novo no meu Blog, ok? Aliás, vários.. E nenhum coment seu. #Hunf!
    Passa lá! Bjs =*

    O Pierrot Mal Amado

    ResponderExcluir
  2. Menina! Também odeio todos esses personagens que tu citou e mais alguns outros. Como que tu gosta do Nando!? Só essa semana ele deu um advogado pra vó da Bia e foi pra conversa lá como representante da Juliana. E a avó da Bia nem achou isso estranho? Acho ele podre. Sem contar que ele mora com a Clara e o Cadu? Não suporto que ele fica mais com a família da ex-mulher do que a própria Juliana. Mas também continuarei assistindo até o final e ESPERO que haja casamento do Laerte com a Luiza e revival entre Laerte e Helena. Fiquei empolgada quando o Larte quis

    ResponderExcluir
  3. CONTINUANDO quis ensaiar a música Helena no capítulo de ontem!

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei tão decepcionada com essa novela que aproveitei pra encerrar minha adoração por elas. Porque eu era viciada. Eu ia sempre na casa da minha avó pra acompanhar cada capítulo com ela (e seus comentários, sempre os melhores) e quando eu perdia algum dia, ela vinha me contar, já com os comentários embutidos, e era a melhor sensação do mundo. Com Em Família, nem os comentários dela salvam o tédio que é essa novela. E, pior, esses personagens que só de olhar dá vontade de socar até a morte? É tanta coisa absurda, ridícula, não tem um núcleo que se salve. Aproveitei pra desapegar. Acho que tá me fazendo bem, mas sinto falta de ser noveleira com a vó. Hoje em dia ela vem me falar sobre os personagens e eu tenho que parar uns minutos pra tentar recordar quem são. A não ser a Luiza, que só de ouvir esse nome, sinto coceira nas mãos (aquela coceira de quem quer dar um soco e não pode). Também não sou muito fã da Verônica, acho ela bem pamonha. Mas enfim. Frustração total.

    Adorei seu post, pra variar.

    Ah, tô passando nos blogs que visitam o meu para avisar que troquei o nome do meu filho, haha! Queria voltar a usar "Olhos de Capitu", que é uma referência à um dos meus livros favoritos - Dom Casmurro -, mas alguém passou a usá-lo e fiquei imensamente frustrada com isso. Aproveitei para usar outra referência nacional, A Hora da Estrela, e adotei o nome "Macabéa Contemporânea", que atualmente, de fato, está fazendo mais sentido para o blog.

    http://macabea-contemporanea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tudo o que eu conseguia pensar enquanto lia o texto era: isso, exatamente isso. Saudades das novelas mais cativantes! O pior é ver que o elenco é bom.

    ResponderExcluir
  6. Ai Ana...
    eu me recuso a dar ibope pra isso aí. Desde que vi aquele pássaro gigante no primeiro capítulo, percebi o quão criticado seria esse folhetim. De fato, Maneco já teve épocas melhores. Ele não era meu favorito - inclusive eu costumava detestar a visão limitada dele em torno do Rio de Janeiro e o fato do Zé Mayer ser o símbolo sexual de suas novelas (sendo que Zé Mayer é bem melhor que isso). Mas quando dava, eu assistia. E gostava. Atualmente, sigo na atividade de desligar a TV e ler um livro. Ganho muito mais.
    Ah, o teu layout tá lindo, adoro essa simplicidade e combina contigo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Analu, eu ri MUITOOOOO!!! hahahaha vamos pegar todos esses posts revoltados e enviar numa carta gigantesca p/ Maneco? Eu gosto da Marina, ela é linda, é fotógrafa e usa uns batons vermelho vida, mas o amor acaba quando ela fica andando atrás da Clara e sem se dar conta de que as vezes ela é super inconveniente, sabe? Será que a pessoa não percebe que virou passatempo na mão da outra? Não acredito no amor da Clara por ela e não quero elas juntas por um único motivo também: CADU. Na minha cabeça não existe Marina linda que me fizesse largar daquele fofo! Morri de rir contigo falando da boca da Giselle, minha mãe implica com ela pelo mesmo motivo kkkkkkkkk A Alice é outra que não dá pra entender, a pessoa ao invés de ajudar a mãe a supercar o trauma que ela, obviamente, ainda não superou vai se colocar em risco para pegar tarado. go figure. Não suporto a Selma megera e essa Paulinha... aff só lembra dela cantando " Tô bem, tô zen, entrei na faculdade com o ENEM" e toda vez q ela aparece na tv tenho vontade de socar a cara dela. hahahaha sem mais. AMEI o post!

    ResponderExcluir
  8. HAHAHAHAHAHA Continuo achando que vocês são malucas por acompanharem esse treco religiosamente. Eu me contento com as cenas de Bruna Marquezine chorando (para melhorar minha performance, claro) e outras cenas aleatórias no site da Globo. Também amo o Cadu <3 E, apesar da divice de Tainá, acho a Marina uma manipuladora emocional gigantesca. Clara é outra. Não suporto quem não sabe se caga ou se sai da moita ¬¬
    O post ficou muito divertido, hahaha! Beijo, amiga =)

    ResponderExcluir
  9. Resolvi não ler seu post antes de escrever o meu porque eu sabia que nossa sintonia seria absurda e que falaríamos as mesmas coisas e eu ia acabar desistindo do meu, hahaha. Com eu previa, opiniões combinando loucamente, né? <3 Nem preciso repetir que meu ódio pela Luiza cresce a cada dia mais, e ainda bem que eu não vi essa cena em que ela diz que a Helena tem inveja do relacionamento dela com o Laerte, porque certamente teria quebrado a televisão igual minha tia Galiana fez.

    Não acredito que esqueci de xingar a Giselle Bocão, o Leto e a Paulinha. Eles são muito insuportáveis!!!!!! Sempre que eu vejo a Paulinha cantando e o Leto com aquela cara de bobo alegre tenho vontade de jogar sangue de porco na cabeça de ambos. E a Giselle nem tem o que comentar, né? Odeio desde a época da Malhação, só faz papel de chata que murmura e chora fazendo bico com aquela boca assustadora. Quero distância.

    Quem não me incomoda muito: Livia (não fede nem cheira), Ana (irrelevante) e até mesmo a Marina. Coloquei ela na minha lista, mas de odiar com fervor mesmo, odeio a Clara. Pra mim ela é mil vezes pior.

    Adorei o post e amo odiar essa novela com você <333

    ResponderExcluir
  10. Assinando embaixo de tudo que você e a Anna disseram! Maneco tá enfiando o pé na jaca, capítulo após capítulo. Quero Por Amor de volta. ;(
    E jura que cê também gosta da Helena Ranaldi? E jura que Coração de Estudante TAMBÉM é das suas favoritas? Me abraaaaaaaça Ana! Vem cá.
    Helena é deusa na terra! Pelamor. Não é atoa que AMO esse nome né?! (todo comentário eu arrumo jeito de falar de Helena, porque?)
    E Coração de Estudante, com o Wladimir e a Adriana Esteves, hilários. Como não amar? Sem contar na deusa, já citada acima.
    Peraaaaaaaaai: Por isso você gosta tanto do nome Clara? <3 <3 <3
    Que a Antonelli não te faça repensar no nome.
    Beijo procê.

    ResponderExcluir
  11. Assisti só à primeira fase, por insistência da melhor amiga carioca (esses cariocas e o amor incurável às novelas :) ) mas não deu jeito; Bruna Marquezine não me desce. Não goento essa atuação forçada de "espírito livre", "menina moleca" que ela faz. Depois veio o "crime", que eu não conseguia compreender toda a burrice do Laerte em não alegar legítima defesa (porque, tipo, foi.), e toda a incoerência com a idade dos personagens x idade/aparência dos atores. Não me apeteceu meeesmo =(. Deixei de assistir as produções globais lááá em Beijo do Vampiro, mas vivo fazendo maratonas das antigas (Cravo & a Rosa amorzinho) para lembrar de como ver novela já foi bom, de como Maneco já foi genial (meu dvd de Presença de Anita é o xodó supremo da coleção ♥).
    Ouvi dizer que vão encurtar a trama para acabar logo. Que venha algo assistível por ai para eu suportar acompanhar dessa vez =)
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  12. Essa novela é horrível! E olha, eu confesso meu lado noveleira aqui, não sei o que está acontecendo com os autores da Globo, mas não tá dando certo não, poxa vida! E outra, estou sentindo falta de uma vilão de verdade nessa novela, porque todos ali me parecem bonzinhos, cada um com seus defeitos e etc. A Luiza no entanto, tá para vilã, porque tô odiando tanto essa menina, que não consigo ler nada sobre ela.

    ResponderExcluir
  13. Você conseguiu expressar todo o meu ódio por essa novela sem noção, principalmente em relação a Luiza. Sem palavras, você já expressou tudo o que eu gostaria de falar sobre a novela, só assino em baixo mesmo, hahahaha

    ResponderExcluir
  14. Pela primeira vez não acompanho uma novela de Manoel Carlos. Eu que sempre disse que os textos deles eram poesias e que muitas vezes, os atores nem mereciam proferí-los.
    Mudo de canal.
    Falei.

    ResponderExcluir