segunda-feira, 5 de maio de 2014

Nosso Quatro de maio

O título desse post deveria ser "quatro de maio de dois mil e quatorze". Foi assim que foram nomeados os textos do ano de 2012 e 2013, isso porque inventamos esse meme diário na máfia, onde combinamos que todos os anos narraríamos o dia 4 de maio em detalhes. A escolha da data foi completamente aleatória. Quero dizer, era 2012, combinamos o que gostaríamos de fazer e juro que não lembro como a data escolhida foi essa. O que me faz lembrar que, realmente, com destino não se brinca.

Nesse ano não dá para narrar o dia 4 de maio sem contar um pouco do que veio antes. E eu conto mesmo, porque estou ansiosa para contar. Foram dias incríveis. Teve mar. Teve corridas na areia. Teve caipirinhas. Teve arpoador. Teve escadas rodando. Teve bicicletas. Teve cantoria. Teve Copacabana, Ipanema e Praia da Barra. Teve a gente.

Teve linhas e entrelinhas que são só nossas e de mais ninguém. Teve Natal. No dia 1° de maio. A distância enche um pouco do saco, na realidade. E correio enche mais o saco ainda. É muito bom chegar em casa e encontrar um pacote, mas nada paga o abraço e o sorriso de um presente entregue em mãos. E foi assim que praticamente montamos uma árvore de natal na sala, quando chegamos com malas e 8 pessoas presenteando 8 pessoas. O amigo nada secreto mais longo e bonito da história, onde todo mundo presenteou todo mundo e a folia era infinita. Natal.

Depois de dois dias e da melancolia do dia 3, onde muitas foram embora, chegou o dia 4 e com ele, vejam só, o dia de narrar o meme diário. E eu confesso que nem estava lembrando disso quando, por volta das 2 da tarde, na praia da Barra, eu, Paloma, Anna e Giu, as quatro que restaram para o domingo, nos demos as mãos e pulamos as sete ondinhas. Rimos: O ano até agora estava realmente errado. De abril eu nem comento: Nunca vi um mês tão zicado antes. Se existe ano novo chinês, japonês, judeu e o caramba a quatro, por que não inventarmos o nosso também? 4 de maio. Apenas alguns dias depois do natal. O dia do meme diário, que escolhemos 2 anos atrás sem saber o que ele nos traria em 2014. Destino. Sete ondas. Virada.

Diferente dos outros dias 5 de maio, dia em que narrei cotidianamente o tal do dia 4, neste ano encaro a tela branca com um vazio dentro do peito, e o corpo inteirinho doendo de saudade. "O tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela", disse John Green. Justo. E esse vazio não podia me deixar mais completa, porque ele só me prova que ontem eu fui feliz. Ontem, ante-ontem, ante-ante-ontem. São aqueles momentos que fazem a vida valer a pena como nunca. Que provam que estamos, de fato, vivos. Se a dor da saudade é o amor que fica, então é uma honra ter o coração partido depois por viver momentos tão maravilhosos. Momentos esses que me fazem pensar em várias coisas: que longe é um lugar que não existe, que casa é onde o coração está, e que AMIZADE é sim a palavra mais bonita que já inventaram.

Tem dias em que a gente une as mãos para rezar e não tem nem coragem de pedir. Só de agradecer. Foi assim que encerrei o meu 4 de maio, e assim encerro, de novo, a postagem que o reflete. Obrigada.

12 comentários:

  1. Entrei no avião agradecendo a Deus pela viagem maravilhosa e pelos dias lindos que tivemos. Tantas risadas, tanta beleza que nossos olhos encontraram. A gente, como você disse. Toda a mágica do nosso encontro celebrada num lugar tão lindo. Foi maravilhoso e como você sempre diz, a saudade é um preço justo a se pagar. Amo todas vocês e mal posso esperar pelo próximo!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Ana. Me emocionei com suas palavras.

    ResponderExcluir
  3. Que post incrível, Ana Luísa. O jeito que você escreve é realmente espetacular, já estava quase enchendo um baldinho com as minhas lágrimas. A amizade é realmente uma coisa mágica, faz com que um momento péssimo vire um dos melhores num estalinho de dedos. Clichê mas meus amigos, apesar de poucos, são os melhores!

    ResponderExcluir
  4. Já cansei de falar o quanto eu acho bonita essa amizade de vocês. Bonita pra caramba! Nem lembro como comecei a ler os blogs de vocês, mas uma levou a outra e talicoisa. Curti todas as fotos porque cara, amizade assim, é tão raridade.
    Que os anos passem e que vocês permaneçam unidas Analu, pra gente poder continuar lendo textos tão lindos e sinceros quanto este aí de cima.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Só Deus sabe o quanto eu queria ter estado com vocês e compartilhado esses momentos lindos. Mas eu estava, de coração e alma. Amo vocês absurdamente e agradeço todos os dias pela nossa amizade. Que venham mais dias assim <3

    ResponderExcluir
  6. Estar com vocês foi muito maravilhoso e é mágico que a gente tenha conseguido passar um dia 4 de maio juntas. Ainda não aceitei o fato de que vocês não estão aqui comigo, mas independente de qualquer coisa esse encontro (assim como todos os outros) valeu muito a pena. O tanto que meu coração tá partido agora só significa o tanto que a gente se ama, então tenho certeza que a dor compensa. Agradeço todos os dias pela gente, uma das coisas mais fantásticas que já aconteceu na minha vida. Amo você, e amo a gente <3

    ResponderExcluir
  7. AnaLu, eu amoamoamo a sua versão dos encontrões porque me sinto dentro deles, ai! <3 Quase senti o gosto de mate com água da bica e biscoito globo - que eu não faço a mínima ideia de que é feito, mas que de tantas fotos e comentários, já imagino o sucesso que é - na boca. Acho linda a forma como vocês se encontraram - e mais lindo porque eu acompanhei/acompanho na Máfia e sei que é de verdade esse amor todo. Nunca fui pra nenhum encontro, mas sempre me divirto só de imaginar a bagunça e a falação infinita que deve ser hahaha

    Vocês são incríveis e mereciam mesmo se encontrar na vida.
    Tomara que um dia eu encontre vocês também <3

    ResponderExcluir
  8. Bananildes, que post lindo <3
    Li várias vezes desde segunda, com o coração ao mesmo tempo apertado e leve. Apertado porque a saudade não dá folga e aparece até quando a gente está junta, mas leve porque eu sei que vivemos coisas lindas e se dói é porque é bom e especial. É sempre uma honra ter meu coração quebrado por vocês.

    A gente faz com que eu acredite mais na magia do mundo, sabia? E eu não posso agradecer o suficiente por isso.
    Te amo muito! <3

    ResponderExcluir
  9. Te falei que esse post era o mais doído: li um montão de vezes, e aff, que saudades. Queria tanto ter estado esse quatro de maio com vocês e pulado essas ondinhas, mas estava em casa, já dolorida de saudades. Vai ver foi por isso a dificuldade de mimar! Hahaha

    Sou tão feliz de ter encontrado A GENTE <3
    E de agora ter A GENTE na nossa pulseira! <3

    Te amo, te amo, te amo e te amo!

    ResponderExcluir
  10. Eu demorei pra comentar, eu sei. A verdade é que eu já li teu post várias vezes e todas as vezes que penso em comentar...não dá.
    Porque a saudade ainda tá bem fresquinha e qualquer movimento brusco faz arder. :'(
    Esses dias com vocês, com A GENTE, foi tudo que eu precisava para começar de vez o ano. E fazer parte dA GENTE é fantástico e eu apenas transbordo amor todos os dias quando lembro que, meu deus, A GENTE. <3

    ResponderExcluir
  11. Cheguei. Eu já tinha lido seu post. No dia que você postou. E doeu, sabe? Não dor tipo dor de quem cai no asfalto e rala um joelho. Dor de quem perde um braço, uma perna, metade do corpo, vários pedaços de si. Porque foi justamente isso que aconteceu.

    E agora eu reli, antes de vir escrever esse comentário. Queria dizer que chorei de novo, amiga. Que a saudade não funciona como tantas outras coisas que o tempo ajuda a amenizar. Parece que quanto mais o tempo passa, mais a maldita da saudade cresce, se multiplica, toma conta da gente. Doeu como antes e com certeza isso era o que você queria me dizer quando disse que "encontrão é um caminho sem volta". Pois eu não faria nada diferente.

    Nunca te agradeci devidamente por ter me dado a gente. Então aqui vai: obrigada, do cantinho mais especial do meu coração. A gente bem sabe que esse universo, ele não brinca em serviço. Pode ser cruel e fã de uma zica, mas também fica do nosso lado, às vezes. E eu tenho certeza que se ele planejou tantas coisas erradas pra mim, mandou vocês pra aliviarem a dor. Eu não sei o que seria de mim nesse feriado sem vocês, sem a gente.

    Como A GENTE costuma dizer: se dói desse tanto é porque foi real. E com certeza esse é um preço justíssimo a se pagar por dias tão incríveis e pessoas tão únicas.

    Saudade da gente, demais! <3 <3 <3
    TE AMO E AMO A GENTE (eu amo dizer isso)

    ResponderExcluir