sábado, 24 de maio de 2014

100 dias felizes

Uma coisa sobre mim que talvez vocês não saibam é que eu adoro me enfiar em roubadas projetos fotográficos. Acho que o primeiro deles foi o dos 365 dias, no flickr. Tentei fazer com minha câmera boa e, nos mais ou menos primeiros 30 dias foi divertido. Eu ficava pensando na foto, me esforçada para ter ideias e produzir algo legal. Além disso eu estava no Espírito Santo e tinha uma variação confortável de cenários, entre casa de primas e casa de vovó. As férias acabaram, eu voltei para casa, e comecei a me entediar em pensar em fotos dentro do meu quarto. Porque, claro, não ia incluir uma câmera grande na minha rotina fora de casa: ela pesa na bolsa e eu não ia tirá-la aleatoriamente de lá na sala de aula para fotografar um professor dando aula. Isso sem contar na preguiça de ficar baixando foto para o computador todo dia. Comecei a tirar vários dias seguidos, e aí na hora de baixar eu já não sabia qual era de cada dia, nem se tinha pulado algum. Desisti com pouco mais de 60 dias, chutando deliberadamente porque fiquei com preguiça de abrir o flickr para conferir.

Aí chegamos ao advento do Instagram. Gente, que fácil! Eu amo o Instagram. A coisa mais difícil do mundo é eu ficar um dia inteiro sem postar alguma coisa, não tem como ser tão complicado assim. Toda vez que algum instagrammer famoso e/ou blogueira resolve lançar algum desafio diário eu acho que é uma ideia legal. Muitos eu arquivo mentalmente e nem começo. Alguns não passam da 3ª foto. Parece fácil, mas vai incluir, no meio da rotina, pensar em como tirar foto de “4”. Ou “rachadura”. Ou, sei lá, “tigre”. Parece fácil, repito. Mas imagine 365 palavrinhas dessas e a sua vida acontecendo enquanto você tenta participar de reuniões e parir a ideia de uma foto. Não consigo.

Ok. Câmera boa-e-grande pra cima e pra baixo não rola, desafios diários com temas definidos não rola, e aí alguém foi lá e inventou o 100 happy days que, extremamente apelativo, te faz a seguinte pergunta quando você clica no link: Você conseguiria ficar feliz durante 100 dias seguidos? Não contente com a nada inocente pergunta, ele ainda te joga a segunda: Você não tem tempo para isso, não é?

100

Quando você já está com os olhos franzidos e olhando para a tela com um ponto de interrogação bem atrevido rodando a sua mente, ele te joga esta ~bomba~ : 71% das pessoas que tentaram completar esse desafio falharam, citando a falta de tempo como principal razão. Essas pessoas simplesmente não tinham tempo para ser feliz. Você tem? 

TENHO, claro! Preciso provar para essas pessoas (who?) e para mim mesma (ouch!) que eu tenho tempo de ser feliz, ora bolas! Vou brincar disso sim, esfregar minha felicidade na cara de quem não consegue (404 error) e vou carregar as amigas comigo porque is only real when shared.

E foi assim que, a pouco mais de 100 dias atrás, eu joguei a ideia na máfia e arranjei mais parceiras do que imaginava. Criamos hashtag para as nossas fotos e tudo. Acredito que começamos brincando em 8 ou 10 pessoas e estamos terminando hoje, no 100º dia, em duas. Apenas eu e Nine chegamos ao fim. E sobre ela eu ainda não sei, mas eu cheguei por questão de honra só para poder escrever com propriedade a respeito do assunto. Depois dessa introdução enorme, deixarei meu pergaminho de conclusões e filosofias de boteco a respeito do projeto para o post seguinte. Hoje deixarei apenas uma pergunta que eu adoraria se vocês respondessem: Assim, sem pensar muito, o que vocês acham da ideia desse projeto?

10 comentários:

  1. Amiga, não vou te contar tudo o que penso sobre o projeto porque também pretendo postar a respeito, mas como já te disse, o saldo foi bem mais positivo que negativo e fiquei feliz de ter completado o desafio. E mais feliz por você ter me acompanhado até o fim. Dede também quase chegou nos 100! Adorava clicar na nossa hashtag e ver as fotos de vocês. Acho que vou sentir falta disso! Beijos e parabéns por ter conseguido ♥

    ResponderExcluir
  2. O que eu acho mais legal desse desafio é a coisa de dar valor as coisas pequenas que a gente nem repara. Já estou há algum tempo ensaiando para começar, mas eu não tenho muito hábito de tirar fotos, ainda acho que vou acabar esquecendo de postar. haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a ideia ótima, até pra gente aprender a valorizar o pequeno.
    O complicado é quando o grande eclipsa o pequeno, e não há projeto que nos salve.

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei a ideia desse projeto, mas parei logo no começo. Meu problema nem foi falta de tempo (pra ser feliz OU pra tirar uma foto), noventa por cento do tempo foi esquecimento mesmo hahaha Aí depois de roubar umas cento e cinquenta vezes no pouco tempo que participei, joguei a toalha. Mas parabéns pra você e pra Tatá por terem ido até o final! <3

    ResponderExcluir
  5. Parei pra pensar quem era essa tal de Nine e que história é essa de ter outros amigos. he. Amo a gente. Amo Nine também.
    Enfim, eu apoio toda e qualquer tentativa de ser feliz. Se é um desafio que vai me perguntar se eu sou capaz de ser feliz durante tanto tempo, gosto dele. Acho importante essas pequenas intervenções que nos param e questionam "ei, você tá feliz? como anda esse objetivo entre os tantos outros menores que você carrega?".
    Tudo isso à parte, jamais conseguiria cumprir o desafio. Não que eu não consiga ser feliz, é que eu não tenho paciência e nem olhar pra tirar foto todo dia. Menina de palavras, sabe como é.
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia, de verdade! Conheço uma menina que participa e já queria começar, mas saber que alguém conseguiu realmente TERMINAR o desafio me deu uma forcinha maior, hahaha. Vamos ver o que sai. Beijos! :)

    ResponderExcluir
  7. Então,
    Eu perdi essa folia, mas bem que queria ter começado e tal. Só que eu sei que não teria terminado. Ando mais sem tempo que Deus parando pra atender todos os pedidos das 7bi de pessoas vivendo no mundo, amiga, mas adorei acompanhar vocês usando a hashtag. Sou feliz por vocês.

    P.S. Eu fiquei na mesma situação de Milena. QUEM-DIABOS-É-NINE.

    HAHAHAHAHA

    Te amo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Respondendo sua pergunta:
    Achei o projeto ousado e capaz de fazer qualquer um refletir sobre a falta de tempo para ser feliz...

    Sem mais!

    http://www.opierrotmalamado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. eu não conseguiria com certeza. hahaha em UM dia fico feliz e triste mil vezes

    ResponderExcluir
  10. Prometi que vinha polemizar e cá estou eu. O que eu acho do projeto? Eu acho ele ótimo e péssimo ao mesmo tempo. Como tudo que eu faço na vida, entrei nele pra ferver com vocês mas desisti depois de menos de uma semana. Primeiro porque eu odeio ter-que fazer qualquer coisa que se misture com a minha diversão, e segundo porque eu não vejo sentido em querer ser feliz por 100 dias seguidos. Acho louvável quando olhamos pelo ângulo de prestar atenção nas coisas, olhar o lado bacana que existe até nos dias ruins, agradecer acima de tudo, etc. Acho bacana mesmo, por isso um projeto como esse sempre será válido. Mas acho ruim porque me incomoda esse imperativo da felicidade. A gente já vive tão pressionado pra ser feliz num mundo de aparências, onde nossa vida é espetacularizada nas redes sociais, que fico me perguntando qual é o sentido de cavucar lá no fundo uma felicidade forçada, se ela não é verdadeira. Percebi isso naquela primeira semana, quando tive um dia lixo e fui tirar uma foto. Eu não estava feliz, eu não queria estar feliz, eu queria deitar no sofá e ficar vendo Friends maldizendo a vida, sabe? Acho que temos esse direito de vez em quando. Por isso não gosto dessa provocação de ser feliz por 100 dias seguidos, embora ainda ache muito válido todas as reflexões que algo assim provoca. Como esses posts e nossas conversas, que eu amo demais e quero pra sempre.
    Parabéns por ter conseguido. Não tive dúvidas de que você chegaria no fim.
    Te amo <3

    ResponderExcluir