quinta-feira, 22 de maio de 2014

Selecionando

Confesso: Apesar de gostar bastante de Young Adults, a primeira sensação que me vem à cabeça quando ouço falar em uma nova trilogia distópica adolescente se resume em preguiça. Não que eu dê atenção a essa preguiça. Nadei nela quando ouvi falar em “Jogos Vorazes” e acabei viciadíssima. Li os três de uma tacada. Não foi diferente com “A Seleção”.

Via algumas meninas com esses livros por aí, encontrei posts em blogs falando deles, mas olhava para aquela menina de vestido na capa e só pensava: boring. Até que a dona Deyse viciou nesse negócio e começou a falar direto da série em nossas conversas na máfia. Ela ainda aproveitou para reclamar que ninguém levava a sério as sugestões dela. Eu disse que estava até que ficando com vontade ler, e então ela logo se prontificou a me dar o primeiro e o segundo de aniversário. Claro que topei.

Após nossa troca gigantesca de presentes no encontrão do Rio de Janeiro, voltei para casa com um milhão de livros na mala. Cheguei, posicionei-os cuidadosamente na minha pilha de não-lidos e nem pensei duas vezes em por onde começaria: o livro da menina vestida de azul estava me gritando. Deitei na minha cama e, em meio à depressão pelo fim do encontrão, decidi ver qual era.

Assumo que o começo de leitura foi me mostrando diversas falhas. Eu tenho sérios problemas com fantasia mal explicada. Culpem a J. K. Rowling, que montou tão perfeitamente o mundo de Harry Potter que eu me sentia absolutamente parte dele, sem nenhuma dúvida de como tudo funcionava. Kiera Cass é tão direta que já começa o livro falando dos enroscos da personagem, sem fornecer explicação alguma sobre o contexto. Tudo o que eu entendi logo de cara era que a população era dividida em castas, e entendi, mais ou menos, que não dava para mudar de casta: você nascia e morria na mesma. Um pouco mais à frente na narrativa, me irritei com o machismo, e se vocês não sabiam o que era a tal da seleção, explico agora: o príncipe precisa se casar e todas as meninas do reino podem se inscrever para um “big brother” no castelo. 26 meninas são escolhidas e se mudam para o castelo, e então, o rei, a rainha e o príncipe ficam morando com elas enquanto o príncipe decide com qual ele vai se casar. Que alegria: Contexto ficcional mal explicado, castas, e mulheres-objeto. Começamos bem, Kiera.

Pode ter parecido, mas não vim rechaçar a obra não. Vim falar bem dela, e o que eu disse no parágrafo anterior foi basicamente tudo o que me incomodou. No entanto, tão logo prossegui na leitura e esses pepinos foram sendo abafado pelo desenrolar da história. Gente, essa mulher é boa. Ela sabe muito bem o que ela está fazendo, conseguiu me fazer comer três livros com farofa, e, a mais ou menos 40 páginas no final, me peguei sentada na cama com o coração moído, sem fazer absoluta ideia de como aquilo ia terminar.

Eu AMO autores que conseguem me fazer chegar ao fim do livro sem ter ideia de como ele vai acabar. Não porque tudo parece vazio, e sim porque existem muitas opções, e porque ela soube muito bem não ser previsível. Ainda mais, enquanto eu estava em dúvida entre reles duas possibilidades, ela botou o mundo para CAIR no meio da questão e me deixou completamente embasbacada. Meu lado crítico diz que ela apelou para a questão política para não ter que decidir sozinha no emocional. Meu lado mais crítico ainda dá os parabéns, porque ela conseguiu fazer isso brilhantemente. Moral da história: Se você quer apelar, saiba fazer isso, ou vai apenas parecer que você subestima a inteligência do leitor. Ela conseguiu. 

Falta 1 capítulo para eu acabar o livro. Sim, eu consegui colocar o livro no chão, apagar a luz e dormir antes de acabar, mas porque eu precisava deixar um gostinho para hoje. No penúltimo capítulo eu já soube qual das duas possibilidades vai acontecer, então, o último capítulo só vai me contar exatamente como isso vai se desenrolar. Mas minha angústia já acabou, já voltei a respirar, e fui dormir com o coração um pouco mais tranquilo e uma vontade de gritar: Leiam isso. Não sei se darei 5 estrelas para a trilogia. Dei 4 estrelas para cada um dos primeiros dois livros, e ainda não sei o que farei com o terceiro. Isso por causa das pequenas falhas. Mesmo assim, não tenho dúvidas de que Kiera soube fazer muito bem o que queria, e que esse livro é muito mais do que sugere uma “simples e idiota seleção de menininhas para casar com o príncipe”. 

11 comentários:

  1. Já está devidamente baixado e no kindle, apenas aguardando o momento de começar a ler! Que aliás, já prevejo uma viagem de trabalho semana que vem, que irei devorá-lo no avião! <3

    Amo você!

    ResponderExcluir
  2. Estava nessa de não ficar interessada em trilogias e passando longe dessa, mas VOCÊ ACABOU DE ACABAR COM MEUS PLANOS! (mimimimimi).
    E sabe do que mais? Eu fiz promessa de não comprar livros até 23:59h do dia 31/01/2014. Õ/
    (Apesar de ter burlado o estatuto da minha promessa duas vezes já este ano - pedir o marido e os pais livros de presente). (EU AMO O SUBMARINO).
    Enfim, e agoraaaa? Nem moro em Curitiba pra você me emprestar. (mimimimi).
    Me ferrei Analu, me ferrei. :/

    Se você queria instigar a leitora, você fez isso brilhantemente, :D

    ResponderExcluir
  3. Graças às impressões de ontem à noite TÔ SECA PRA LER ISSO!
    Juro que não tinha a menor vontade. Gosto mais dos livros solo do que das séries YA, porque não tenho muita paciência pra acompanhar. Mas agora preciso conferir! Preciso saber por que diabos o menino queria abrir a porta!!!!!!
    Lá vou eu crescer minha lista de quero-ler. Tô bem.
    (sdds encontrão que não fui sdds troca de presentes sdds mts sdds)
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  4. Amo essa série e suas palavras só vieram confirmar que meu amor não é loucura. Também acho que tem algumas coisas mal explicadas na história mas acho que no mais a autora brilhou, estou ansiosa para ler o último.
    Bj!

    ResponderExcluir
  5. Preciso ler, né? Claro.
    Controladissima que sou vou comprar o primeiro e só depois de lido, o segundo.
    Eu era super preguiçosa com Jogos Vorazes e agora estou no fim de Em Chamas quase morrendo do coração. Hahahaha
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  6. Ai, amiga, sabe que eu não sabia nem do que se tratava? Pois é, estava com vontade de ler só pela festa mesmo. E agora fiquei com mais vontade ainda, porque: ya + distopia + série viciante + romance = eu. Né. Pena que (a) ESTOU DETERMINADA a não comprar livro nem tão cedo, como você sabe a situação tá crítica na minha estante; e (b) eu sei que vou querer ler tudo numa tacada só porque eu obviamente não tenho controle. Mas assim que surgir a chance, esses serão os próximos. Vou até colocar de desejado no skoob, just in case alguém resolva me dar um presente fora de hora (a esperança, ela é a última que morre hahahah - e eu não preciso me sentir culpada se não fui eu quem comprei, né?). Te amo <3

    ResponderExcluir
  7. Amiga, Dede me instigou super, depois um vlogueiro que é fã da série e agora você. O livro ainda está longe na minha listinha de prioridades, mas estou com muita vontade de conferir. Essa premissa me atraiu, nem tanto pela distopia, mas pelo romance. Estou precisando de uma série para amar :) Beijos, te amo <3

    ResponderExcluir
  8. Analu, eu tô relendo a trilogia toda. Reli o primeiro em um dia e quase alcancei essa graça com o segundo. Tô obcecada de novo. Amo a Kiera, amo que ela conseguiu criar esse mundo e fiquei muito triste por ele ter terminado, mas acredito que foi na hora certa. É como você disse: ela sabe o que está fazendo e apesar de eu não ter ficado surpresa com quem a America acabou, amei o final de qualquer forma.

    E por falar nisso: que team você é? HAHAHAH eu sou muito dividida. MUITO mesmo. sdds aspen como amante e maxon como marido. #aquelas.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  9. Estou com o último livro aqui, lacrado. Por causa da faculdade e também porque comecei a ler "O chamado do Cuco" e não consigo terminar, tive que adiar um pouco esta leitura e estou evitando resenhas. Mas fico feliz que a maioria das pessoas que leu ficou com este mesmo gostinho seu. Tem falhas, mas ficou bom. Estou louca para ler! haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu morria de preguiça desses livros, que nem você. Mas o lançamento do fim da trilogia gerou tanta comoção na minha timeline do twitter que fiquei tentada a ler. Daí li seu post e me convenci. Gostei porque você citou os problemas logo de cara e no fim disse que deu 4 estrelas apesar deles. Comecei a ler o primeiro ontem e cheguei nos 70% há pouco. Gostaria de dizer que vou ler outra coisa depois que terminar, mas provavelmente vou devorar as sequências. Ainda não consegui ver essas coisas que você citou mais pro final do texto, e tem sim uns problemas bem gritantes na construção do mundo ficcional, mas tá 5 estrelas no fator entretenimento e eu não consigo parar de ler!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir