terça-feira, 20 de maio de 2014

Quebrando paradigmas

Esse é meu layout novo e ele não tem rosa. Esse comentário não fui eu que fiz, foi a Anna. Ela começou a bater palmas em emotions de whatsapp quando eu mostrei a obra nova da Tary para o meu blog. Aliás, o paradigma da Tary fazendo os meus layouts eu não quero mudar nunca. Sobre agora: realmente não tem rosa, e não foi só isso que mudou.

Acho que as relações interpessoais chegam num nível incrível quando as pessoas descobrem o que você quer ou pensa antes mesmo de você descobrir. E foi assim que, quando a menina Taryne disse que estava começando a fazer um layout novo para mim e me pediu uma figura, eu pensei por alguns minutos e logo bradei que queria uma moldura vazia ao lado do título. Ela disse que ia procurar a de Friends. Eu disse que Friends não, era muito emblemático. Queria apenas uma moldura vazia. Ela disse que uma moldura vazia não daria sentido nenhum e que era melhor usar a de Friends. Assenti, e no momento que assenti, percebi tudo.

Eu tenho um quadro de Friends no meu quarto. Tenho a moldura na minha porta. Tenho o sofá do Central Perk na escrivaninha. E tenho as 10 temporadas empilhadas, também em cima da escrivaninha. E não. A epifania que eu tive obviamente não foi que eu descobri que amo Friends, porque, alou. O que eu percebi foi que realmente chegou a hora do blog incorporar esse espírito, porque eu cheguei nele.

Não divido apartamento com meus amigos, nem pago as contas de luz da minha casa. Mas não sou mais a adolescente que eu era quando criei isso aqui. Quero dizer, acredito que a gente carrega a adolescência para sempre, e isso aqui não é para dizer que eu cresci ou evoluí. Muito pelo contrário: Ontem a essa hora eu estava chorando na minha cama por achar que estou com a vida arruinada (oi?) e ter certeza de que a Analu de 15 anos não ia querer olhar na minha cara nunca. Hoje, quando eu comecei a tentar fazer coisas que podem mudar meu estado de espírito para melhor, lembrei como as crises podem ser boas para nos impulsionar para frente. E o que é Friends senão crise, gente?

Sempre disse que entre os 6 eu era a Rachel, e me sinto cada vez mais assim, com a frase “real life sucks and you gonna love it” ecoando na minha cabeça. Não duvido que a vida real seja uma merda, mas aposto que a gente experimenta e gosta um tanto. Ainda não estou inserida até o talo nela – mas nunca tive tanta vontade.

E a quebra de paradigmas? Bom, não tem rosa no layout. E muitos layouts desse blog já mudaram. Mudanças vieram, mudanças se foram, e eu tinha insistido em não mexer em dois gadgets que eu inventei junto com a criação do blog. Um mais, e um menos, onde eu preenchi, ainda nesse dia da criação do blog, com coisas que eu queria mais no mundo, e coisas que eu queria menos no mundo. Olhei forte para elas hoje e pensei no sentido que elas fizeram e faziam, e resolvi que mesmo que ainda façam sentido, não cabiam mais ali. Deixarei registradas aqui, para não esquecer dessas palavras que me acompanharam nesses quase 6 anos de blog:

  • Mais: Amor, amigos, festas, beijos, abraços, música boa, crianças, filhotes, felicidade, paz, sorrisos, risadas, piadas, livros, palavras que tocam a alma, janeiro, verão, sol, chuva pra dormir, passarinhos cantando, Friends, sapatos, Calvin Klein, fondue, batata frita, domir, acordar.
  • Menos: Dor, gente passando fome, funk, punk, meninas de 9 anos engravidando, jiló, abobrinha, sábado em casa, propaganda eleitoral, fila, trânsito, gente que não dá valor à vida, corrupção, brigas, perda de tempo com inutilidades, dormir no ponto, acordar de mau humor.

O que foi que eu reparei? Que a penúltima palavra do “mais” era DOMIR e não DORMIR. 5 anos e 6 meses de blog, gente. 5 anos, 6 meses, e um R a menos. Se formos usar a teoria do ato-falho de Freud, podemos concluir que isso aí era uma forma de me mostrar que no fundo eu nunca quis dormir mais. Metaforicamente. Dormir é bom, mas a gente precisa estar acordado para a vida. Mesmo quando está dormindo. Ainda dá tempo. E quando a gente senta para chorar e tem certeza que não faz a menor ideia do que está fazendo com a própria vida, é bem nesse momento que a gente percebe que precisa fazer mais. É bem aí que a gente cresce, pelo menos um pouco.

rachel

12 comentários:

  1. Quanto tempo de blog tu tem mulher! Caramba! Sou uma baby nesse meio ainda. :p E olha, a maturidade não chegou lá no Pratododia viu. Ele mudou a roupa, tem branco, amarelo e preto agora, mas um rosinha também, porque não sou tão forte quanto você pra tirá-lo da minha vida, ou melhor, tirar a adolescência de mim. E sim, sou casada e mãe do Macgyver, pago conta adoidado, mas nããããão, nãão tirem o rosa de mim. hahahaha
    Apesar de que no dia-a-dia prefiro o preto.
    Calma, é só o sono atropelando as ideias. Respira Ana, respira!
    Bom Ana, que bom que você amadurecer nestes cinco anos né? E olha, apesar do 'popuco' tempo que acompanho a tua vida como ela é, dá pra ver que você amadurece a cada novo texto e nova descoberta! De longe, obbservo.
    E chorar de medo do que nos tornamos, é bom pra gente vê que nos tornamos melhor que esperamos, nem que seja cá dentro: porque o mundo tá tão estranho, que ninguém mais assume que chora nessa vida, nem assume fragillidade. E isso é nobre.

    Beijo.

    Adorei o azul bebê. Me lembrou do teu Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. Como eu acabei de dizer: entrei no seu vórtex, amiga. Que frase errada mas estranhamente verdadeira. Pois é. O vórtex de levantar a cabeça e seguir. Aquele em que eu e você, depois de uma (ou umas) noite de choro e lamúria, nos demos conta de que viver é preciso apesar de todas as coisas que nos fazem pensar o contrário. Vórtex errado, nunca mais.

    Você sabe, eu aprendi muitas coisas ultimamente. E uma delas é que a vida quase sempre pode ser uma boxta, sim, mas que também depende de como nós nos propomos a analisar a situação. Uma crise não é só uma crise. Um término não é só um término. É o universo dando um sacode na gente, um tapa na cara ou uma rasteira só pra gente acordar do transe e reagir.

    A Analu dos 15 pode muito bem não querer olhar pra sua cara, mas, a essa altura, o que ela pensa ou deixa de pensar já não faz tanta diferença, né? Quem tem que amar ou odiar essa vida, agora, é a Analu dos 22. A Analu que quebra paradigmas que jamais na história desse planeta imaginamos que seriam quebrados.

    Dormir é ótimo, amiga. Você sabe que eu amo dormir. Mas é aquela coisa: de que adianta dormir e sonhar, se a gente não acordar, em algum momento, pra realizar?

    Hoje é meu aniversário e eu entrei nessa vibe cósmica filosófica, se você der pano pra manga, vamos passar o dia todo nessa, então, de tudo que eu disse, quero que você foque em duas coisas: quando a vida falhar, perder o timing e esquecer de te dar um sacode, eu vou estar ali pra isso. A outra, óbvia, você já sabe: eu te amo muito <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  3. Amiga,

    Você sabe que sou apaixonada por alguns dos seus posts. Aliás, sou apaixonada por quase todos, mas tem uns que eu levo pra vida — por exemplo, o do "pelo amor de Deus", que, inclusive, vou revisitar assim que terminar de escrever esse comentário, porque tá encaixando bem neste momento da minha vida —, e esse será um deles, justamente porque eu acho que entendi muito bem, como você disse que eu entenderia. Eu adoro essas epifanias que dão na gente vez ou outra na vida, e tenho certeza que Freud explicaria seu "domir" da mesma forma que você descreveu.
    E, olha, pode ter certeza, uma coisa que aprendi com One Day é que todo mundo tá perdido aos vinte e pouco. Ou trinta, eu sei lá, algo do tipo. Tento colocar isso na cabeça sempre que os dias são meio "da vida arruinada" — e eles são muitos, cê sabe bem, hehe.

    Amo você um tantão! "Amo, amo!" <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Analu, amei o lay novo.
    Já tentei ter um lay azul, mas não deu certo pra mim. Talvez eu ainda não tenha passado pela minha grande mudança. Não sei. Mas, ó, eu me vejo muito nesse seu texto que você escreveu e tenho certeza que vou levar essas suas palavras finais comigo pra sempre (texto favoritado, bjs) porque a vida é muito isso. A gente se dá conta quando entra em desespero, quando a cabeça não deixa a gente dormir, quando as lágrimas brotam sem vontade de cessar. Mas no final a gente aprende e arranja a coragem que nos faltava para encarar a vida de frente. <3
    Você não está só.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Seus lay são sempre lindos, eu adoro. so que nesse a cor amarela, pelo menos pra mim, não dá para ver direito.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Amiga, me abraça. Me abraça, porque, como diria Rafitcha, todo mundo é perdido nessa idade. Até eu, que sempre fui decidida e cheia de mim, passo (demais, até) por esses momentos em que eu me pergunto quem eu sou, afinal de contas, e o que porra eu tô fazendo com essa vida.

    Adorei o layout novo. Na verdade, apesar de tudo o que você colocou no post, ele me transmitiu calma, acima de qualquer outro sentimento. É a calmaria, provavelmente, que vem depois da tempestade. Também penso assim, que nem você: que as crises são boas para nos impulsionar pra frente, para nos fazer crescer. (:

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Bananitcha, acho que esse post e esse layout - maravilhoso, diga-se de passagem - são o marco de uma mudança na sua vida. Talvez não dessas mudanças UAU, que mudam tudo num piscar de olhos, mas uma mudança interior bem pequena que tem consequências gigantes na nossa vida. Amei o post, amei o lay novo, amei tudo, assim como amo você. E quero muito ver o que vem daqui pra frente dessa cabecinha brilhante. Te amo! <3

    ResponderExcluir
  8. Bananeira, adorei sua análise freudiana do DOMIR. Sabe que eu sempre tive um carinho especial por essa seçãozinha do seu blog? Toda vez que eu vinha aqui, eu dava uma lida nela e sentia toda uma ternurinha, porque eu sabia que aquilo era antigo e muitas daquelas coisas já não tinham mais a ver com você, enquanto outras não mudam nunca e isso é incrível. Crescer é uma coisa incrível, sabe. Dói às vezes, quase sempre, mas não deixa de ser bonito observar nossa própria ~jornada~ e ver de onde saímos e onde chegamos. Basta pegar a Rachel como exemplo, pense nela na primeira temporada e tudo que ela viveu até chegar na última, e pense (especialmente você!) só na última!!! Não é sempre bom, mas acredito muito nesse poder das mudanças de nos levarem pra frente, pra um lugar diferente. Eu acredito muito em você e sei que esse momento meio perdida ainda vai te levar para lugares maravilhosos. Só não me perde no meio do caminho, viu? Tá pensando que sou suas nega?
    Te amo muito! <3

    ResponderExcluir
  9. Analu, antes de tudo eu queria dizer que:
    EU AMO ABOBRINHA e acho que vc deveria dar outra chance pra ela aproveitando essa nova fase hihihi.
    Gostei muito dessa reflexão do post. Blog é uma coisa muito legal porque deixa nossas mudanças aí escancaradas. Não tanto pros outros, mas pra nós mesmos

    ResponderExcluir
  10. . Alguma força obscura da internet não me deixou escrever mais no comentário anterior. Mas eu só contar que toda vez que vc cita Friends sinto muita vontade de assistir todos os episódios seguidos e não um ou outro aleatório como fiz a vida inteira.. Beijoca!

    ResponderExcluir
  11. Ai Ana, até hoje eu leio coisas antigas no meu blog e vejo um monte de erros e letras faltantes... o que mais durou foi uma TAG "opnião" ao invés de "opinião". hehe Vc com seus Rs a menos e eu com meus Is. Já são tantos anos que é normal que o blog siga suas fases, seu estado de espírito. Este pode até não ter rosa, mas que é mais bonito, isso é. Assim como sua fase, eu espero :)

    ResponderExcluir
  12. Esse é oficialmente seu layout que eu mais gostei. Se bem que a Tary é tão musa dos layouts que eu devo dizer isso toda vez. Mas amei do fundo do coração. É a sua cara, ainda mais porque azul me lembra você muito mais do que rosa.
    Pensando bem, queria que a sua vida fosse rosa o tempo todo, porque sei como essa realidade é inconveniente e não desejo isso pra uma das minhas pessoas preferidas. Mas sei o quanto é importante encarar essa real life que sucks. Você vai chegar lá aos poucos. Só espero que você ame.
    Quando ao domir, era só me perguntar. Nunca tinha reparado nisso aqui do lado, mas podia te informar que você odeia dormir por perder o que acontece no mundo enquanto isso. Foi a primeira coisa que eu notei. <3
    Beijo <3

    ResponderExcluir