quarta-feira, 14 de maio de 2014

O (maravilhoso?) mundo da Academia

Meus pais sempre se julgaram super ativos. Desde que eu sou pequena ouço falar de um indo jogar futebol, a outra indo jogar vôlei, os dois indo caminhar no parque, correr e coisa e tal. Eu, que devo ter sido ginasta em alguma outra vida, mal tinha 5 anos de idade e já sonhava em entrar na Ginástica Olímpica. A primeira experiência foi catastrófica, e a segunda durou 4 anos e foram anos muito felizes até meu médico dizer para a minha mãe que eu ia ficar nanica e ela me tirar da ginástica e me obrigar a fazer natação.

Já falei desse blablablá aqui algumas vezes, mas é só para explicar o contexto. Eu odiei a natação e fiz obrigada por alguns 2 anos. Depois fugi e entrei na Yoga, mas minha paciência para ficar me alongando no escuro com gente meditando era bem baixa. Mudei para Curitiba e aboli o esporte (?) da minha vida. Teatro conta?

Acontece que ano passado a minha irmã resolveu ficar viciada em academia, contrariando todas as minhas previsões de que ela ia se matricular, comprar roupa, comprar tênis, fazer 1 mês e desaparecer. Ela realmente VICIOU no negócio. Começou a querer malhar todo dia, tomar aquele tal de Whey, e choramingar pela casa quando não dava tempo dela ir para a academia.

Eu, que já tinha tentado brincar disso aos 15 anos e não tinha durado 2 meses, pensava abismada em como isso era possível. Viciar em puxar ferro, gente, sério mesmo? O problema é que /aidadebatenaporta/ e a primeira coisa que mostra isso é nosso corpo. De repente a gente começa a comer sem parar E engorda, coisa que nunca-tinha-acontecido-antes-na-história-desse-país. E você percebe que precisa tomar vergonha na cara.

Resolvi entrar na onda da Helena e me matriculei na tal da academia. A primeira semana, gente, ela foi linda. Eu queria ir todos os dias. A segunda, a terceira, continuaram lindas. E vou dizer que, 4 meses depois, ainda não virou um pesadelo e, apesar de ter ficado uns 15 dias sem aparecer (compromissos) eu ainda tenho esperança nela. O que não me impede de morrer de preguiça, claro. Mas o motivo desse post não é nada disso, é apenas brincar de analisar antropologicamente o ambiente da academia, que é um cenário um tanto peculiar.

Minha academia tem um tamanho médio. Umas 7 esteiras e geralmente apenas 1 aparelho de cada. 3 instrutores que ficam passeando e ajudando e corrigindo todos os (clientes?) e uma cantina cheia de refrigerantes no freezer (acho um abuso). Além disso, lá tem: 

- Os bombados: Geralmente são um pouco mais baixinhos que a maioria dos homens. Sempre saem do banheiro com um copo de shake na mão, andam com os braços meio duros e levantam pesos astronômicos. Se acham meio donos da academia e se tem alguém no aparelho que eles querem usar ficam nitidamente bolados.

- As senhoras: Chegou perto dos 50 ou coisa assim e resolveu que precisa retardar o envelhecimento. Passam O DIA na academia, e quando eu digo O DIA é O DIA mesmo. Tem uma mulher que SEMPRE está lá, por mais que eu apareça em um dia de semana aleatório ou horário aleatório. Ela usa um cinto para formar cintura e tem um personal trainner só para ela. Além disso ela está sempre sorrindo. Me irritam um tanto porque, de uma forma bem diferente dos bombados, elas sim tem certeza que compraram a academia: Ficam meia hora em cada aparelho, e enquanto descansam, continuam deitadas nele, batendo papo com o personal. Moça, eu tenho hora!

- Os nerds: O tipo físico deles varia: Ou são gordinhos ou são magrelos. Meio termo não existe. Mas invariavelmente eles são branquelos e tem as pernas mais brancas ainda que o resto do corpo. Acho que não sabem muito bem o que é luz do sol e passam o dia na frente de um computador. São de longe os mais tímidos: nunca ouvi a voz de um deles. Além disso, eles olham para os aparelhos como se nunca tivessem visto aquilo na vida antes.

- As gordinhas: Atarracadas e bem cheinhas, resolveram dar um jeito no corpo e malhar. Adoro essas! Dou a maior força, telepaticamente. Torço para vê-las felizes e emagrecendo um pouquinho, porque elas geralmente estão sorrindo e suando bastante.

- As menininhas: Onde eu e minha irmã nos enquadramos. Young Adults, para ser mais exata. Roupas estilosinhas (em geral, não as minhas), tênis coloridos, cabelo preso em rabo alto, fazemos o possível para sugar a barriga e damos duro nos exercícios de perna, enquanto fazemos moleza nos de braço. Quase choro de preguiça quando tenho que pegar os halteres, mas o agachamento a gente faz numa boa: tudo pelo bem das coxas.

Vou dizer: Não é um ambiente que eu ame não: prefiro nitidamente os tipos de pessoas que analiso nas livrarias. Mas dá para o gasto. Deixa as pernas durinhas e não é tão insuportável quanto vestir um maiô para encarar a piscina com 2 graus de temperatura. 

5 comentários:

  1. Ai Analu! Te contar que nunca fui de me exercitar você acredita?
    Fiz dança e só. Amava (e amo) dançar, mas academia, academia é uma coisa que não me atrai. E eu não sei nadar! Pasmem! Então entraria na natação, mas sabe como é, agora o frio chegou e não, não vou entrar numa piscina às 6h da manhã.
    Minha opção é o Circuito, que tem corrida, abdominal, jump, luta, tudo junto. Fiz uma vez, numas férias, acho que voltarei este mês.
    Porque realmente, a idade chega e começa a aparecer umas molezas onde não tinha, e uns furos a mais na pele que não é 'gostosa' em braile, de jeito nenhum. hahahahah
    Beijoca procê. E pra Helena (que tem o nome mais lindo do mundo, e não, ainda não convenci o marido a colocar o nome de Helena na nossa filha. :/)

    ResponderExcluir
  2. acho que toda academia é exatamente como descreveu hahaha, na minha tem umas 4 esteiras, e uns 2 aparelhos de cada. exatamente como descreveu hahaha ♥
    ~ gislei.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que esses tipos de academia são meio universais, porque lembro de todos eles da época que eu era uma pessoa determinada e frequentava esses ambientes. Se bem que nunca durei mais do que dois meses. Acho que eu era um híbrido entre a ~menininha~ e a senhora, porque, desculpa, eu enrolava meia hora em cada aparelho e sempre me distraía sentada ouvindo música. Em minha defesa só digo que nunca ia pra academia em horário de pico, hahaha

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Da última vez que tentei fazer academia só fiquei uma semana, mas a meu favor vou dizer que tive uma amigdalite muito tensa (como sempre, pra falar a vdd) e quase morri. Tenho muita vontade de voltar a fazer exercício físico, mas ai kd vontade? O bom de Floripa era que eu podia juntar o exercício com o cotidiano, eu andava o dia todo.

    E ah, na tua academia não tem aquelas meninas que tiram selfie no espelho? Ou tu e tua irmã fazem isso??? hahaha

    ResponderExcluir
  5. Hahaha adorei suas observações; Eu ficaria no grupo dos nerds (pelo lado magro de ser), mas não tão quieto hahahah

    ResponderExcluir