quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O mundo não tem como estar tão errado

Acabou de aparecer na minha timeline um twitte assim: o mundo está todo errado vê se pode. E eu sempre acho o máximo essas indignações em 140 caracteres, que são tão indignadas que não merecem nem pontuação. Fui quente pra retweetar e desisti.

Desisti porque ah, sei lá. O mundo pode estar mesmo muito errado, mas eu sou a última das otimistas. Aquela que sempre acredita que tem alguma coisa que tá indo tão bem que faz tudo valer a pena, sabe assim? Então.

Tem muita coisa que faz meu mundo valer a pena. Outro dia eu estava na piscina com a minha família, fazendo farra. Meus primos tiveram a brilhante ideia de brincar de briga-de-galo na piscina. Aquele jogo em que uma pessoa monta nos ombros da outra, pra lutar com a que montou nos ombros da pessoa da frente. E lá fomos nós. Eu e Laís em cima, Moa e João embaixo, eu derrubei a Laís e tudo ficou feliz.

Um pouco antes disso, a Anninha tinha pedido pra brincar. Claro que ela ia achar o máximo, não é de negar fervo a minha baixinha. E então fomos brincar com ela. Eu já estava sentada em cima do João, ela sentou no Moa, ela encostou em mim e eu me joguei, óbvio. Adoro a carinha que ela faz quando ela ganha.

Só que ela não ficou feliz. Ela chorou. Chorou, fez bico, veio se aninhar no meu colo e me abraçou toda magoada. Com a boquinha tremendo de choro, ela me disse: – Lu, eu não queria te machucar, você é tão minha amiga, você me desculpa?

Eu tentei explicar que tinha sido uma brincadeira, mas não consegui convencer a moça. Ela disse que foi muito errado o que ela fez e que ela nunca mais ia me empurrar, porque ela me ama muito.

Tá bom, a cena narrada por parecer ter sido bem melodramática, mas eu achei maravilhosa. Não só pelo biquinho lindo que ela faz pra chorar, mas por tudo o que está envolvido nisso aí. Anna Beatriz é linda. É minha pequena notável. É a anjinha protetora que eu encontrei na minha vida. Ela foi meu gás quando eu me mudei pra Curitiba e deixei toda a minha vida em São Paulo. Ela me mostra que eu sou uma pessoa bacana quando troca algum colo pelo meu. Ela diz que me ama tanto que eu devia morar na mesma casa que ela, e faz meu coração inflar. E sabe, eu acho que o mundo não tem como estar tão errado quando eu estou sendo abraçada por aqueles micro-bracinhos e ouvindo tanta coisa linda vindo da boca de uma criança de 3 anos.

Um dos grandes mantras da minha vida é “Mais amor no mundo”, não é? Então. Nada mais lindo do que ver gente tão pequenininha que sabe amar de uma forma tão grande e tão bonita.

anna2

O mundo está muito certo, porque você mora nele, minha pequena!

26 comentários:

  1. Oba, post da Anninha <3 Adoro quando você fala dela. Porque ela é uma flor e eu sei o quanto vocês são apegadas. Fiquei imaginando a cena dela toda sentida por ter te empurrada, tadinha! Aí não dá nem pra gente acreditar nisso aí de que o mundo tá tão errado. Bom, na verdade, até que está. Mas tem tanta gente espalhando amor por aí que não consigo perder as esperanças de que pode melhorar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mas que coisa bonita, essas suas palavras. Acho que, as vezes, o otimismo é quase sinônimo de esperança. Há tanta coisa errada nesse mundo, e ainda assim, tanta coisa que pode dar certo. Acredito que com o passar do tempo, as dores e os obstáculos da vida fazem com que desgastemos a nossa fé, e por isso, o mundo vai parecendo cada vez pior. Espero que eu guarde sempre um pouco de otimismo dentro mim, nem que seja bem pouquinho. Só pra continuar seguindo em frente.

    ResponderExcluir
  3. Também não gosto de dizer que as coisas estão erradas, me sinto bem dizendo que elas estão em "processo de melhoramento", isso me da uma grande esperança para o futuro. Vejo os erros, meus e do meu "próximo" não como situações perdidas, mas como lições.

    A Aninha parece ser super fofa >.< Cuide bem desse amor (:

    ResponderExcluir
  4. que fofa essa guria! Juro que imaginei voce encenando uma queda toda dramática com direito a agua espirrando pra tudo quanto é canto e ri muito, mas que graça essa Anninha!

    Adoro esses seus textos leves e cheios de açucar chefa!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Há algumas maneiras de se ver o mundo e, partindo do seu post, temos três bem latentes:

    - Pessoas que vêem o mundo como "completamente errado" tem motivação e interpretação deturpadas. Geralmente esse tipo de pensamento tem como gatilho algum evento, grande ou pequeno, importante ou nem tanto, que deveria acontecer e não aconteceu, ou vice-versa. Geralmente são pessoas que só se movimentam entre o sofá e a geladeira, ou pouco mais do que isso;

    - O mundo está de fato trilhando um caminho bem errado, que qualquer hora vai dar no extermínio da espécie humana ou no fim de qualquer possibilidade de igualdade entre as pessoas, e toda e qualquer alegria tem o mesmo efeito e finalidade de uma dose de anestésico;

    - O Universo está nos trilhos certos, dada a sua capacidade de autorrenovação e recuperação do equilíbrio, e toda essa história de "mundo todo errado" e "mundo todo certo" não faz a mínima diferença no fim das contas (como disse o Dr. Manhattan em "Watchmen" [filme que recomendo]: a guerra atômica pode devastar a Terra, matar bilhões e... o Universo nem mesmo se dará conta disso).

    Fico com a terceira. Fecha mais com o meu cinismo.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Analu, tem um filme do Woody Allen que eu sei que você não viu, chamado Crimes e Pecados. O final dele tem um monólogo maravilhoso e, como eu sei que você não vai ver esse filme tão cedo - e eu vou me esforçar pra te amar mesmo assim -, vou colar o finalzinho dele aqui, porque tem tudo a ver com seu post:
    " Tudo se dá de maneira tão imprevisível, tão injusta, que a felicidade humana não parece ter sido incluída no projeto da Criação. Somos nós, com a nossa capacidade de amar, que atribuímos sentido a um Universo indiferente. Assim mesmo, a maioria dos seres humanos tem a habilidade de continuar lutando e até de encontrar prazer nas coisas simples, como sua família, seu trabalho, na esperança de que as futuras gerações alcancem uma compreensão maior."

    Te amo!

    ResponderExcluir
  7. mesmo o mundo estando errado, alguma coisa depende de nós para que haja "alguma luz no fim do túnel"

    ResponderExcluir
  8. Gente, que coisa mais fofa! Está pra nascer coisa mais amor do que a Anninha, Nalu.
    Eu também sou do seu time, otimista eterna, e acho que - sim, tem muita coisa errada no mundo -, mas também tem muita coisa certa. O problema é que as coisas erradas sempre são mais divulgadas, o que não é nada justo!
    Beijões.

    ResponderExcluir
  9. A Anna Beatriz é um sonho, sério mesmo. Que criança mais doce! Deve ser bom demais quando ela expõe o amor dela por você, Ana Luísa. Dá até vontade de ser mãe assim. :D

    E sim, o mundo não parece tão errado desse jeito. *-*

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  10. Mas guria, essa criança é um ENCANTO. Que coisa linda!

    Eu não sou muito otimista, sabe? Na verdade sou pessimista até dizer chega, mas quando acontecem coisas assim, principalmente quando envolvem crianças que são tão puras, eu começo a ter fé no mundo de novo. <3

    Um beijo meu Amor de Analu. <3

    ResponderExcluir
  11. Lindas! Você e ela. As crianças nos ensinam muito. Quem tem disposição e sensibilidade (e humildade) pra aprender, é quem enxerga o mundo como ele é.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho meus momentos otimistas, mas não é sempre. Acho que a humanidade tem jeito, mas só se todos colaborassem. Como isso não vai acontecer, a gente fica só com esses momentos lindos mesmo.
    Sei lá, acho que esses pequenos prazeres fazem a vida ter sentido, nos faz ter vontade de continuar a viver nesse mundo - seja ele errado ou não.

    ResponderExcluir
  13. Às vezes a gente vê tanta gente falando mal do mundo, dizendo que só tem coisa ruim, aí a gente acaba esquecendo que o mundo é bom sim. É como a Rita Apoena afirma em um de seus textos, que as coisas mais simples, como uma abraço caloroso, uma folha caindo ao chão, não saem nos jornais, então as pessoas vêem tanta coisa do mal que acreditam que o mundo é essencialmente assim. Porém, quantas pessoas estão, nesse exato momento, amando? provocando um sorriso? estão sendo gentis? Milhares, porque o ser humano é essencialmente bom e amar é algo natural pra gente.
    Então eu só acho que nós temos que parar de ficar achando que não vai dar certo, que o mundo não vai mudar e devemos começar a enxergar a vida como ela é, bonita apesar dos pesares. E entender que a mudança começa em cada um de nós e, assim, vai se espalhando pelo resto do mundo.
    Adorei o texto e achei a Anninha linda! Se os seres humanos fossem como as crianças, como ela, acho que o mundo seria um lugar ainda melhor.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Eu tô tentando comentar, mas tô ocupada babando por essa criança! Fiquei aqui rindo que nem uma idiota da fofura dela. Ela não quer te machucar!
    O mundo não tem mesmo como estar tão errado! Só de ler esse texto eu passei a acreditar um pouco mais nele. Se quase todos os erros do mundo são culpa nossa, podemos diminuir os danos aprendendo a amar melhor, né?
    Anna Beatriz é uma iluminada.
    Você também.
    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  15. Analu, tenho que te dizer isso: você é um doce! Todo texto seu vem recheado de carinho e delicadeza, dá até vontade de ter essa sua visão de mundo. <3 E olha que eu tento, como tento! Tenho um gênio difícil, me irrito facilmente com pouco, mas sempre me esforço a olhar as coisas por um ângulo diferente antes de explodir. Esse ano tomei isso como uma meta: tentar ser mais leve e espontânea! Pq tenho que concordar com você que apesar da quantidade absurda de coisas erradas nesse mundo, temos uma quantidade mais absurda ainda de coisas boas pelas quais vale muito viver. E linda a foto! *-*

    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Comassim não vi esse texto? E aff, eu fico feliz quando tenho 7 comentários e vc vai implorar por mimos quando tem 15... mundo errado! HAHAHAH
    Morro de vontade de conhecer a Anna porque ela parece tão fofa e tão meiga que nem tenho como expressar! Adoro brincar de briga de galo e fingir que caio pras criancinhas ficarem felizes, mas na minha família elas de fato ficam e me zoam por terem me derrubado e eu sorrio, porque, bem, faz parte. Amei aquela flor no canto do teu layout, não tinha reparado! E, omg como tu é meiga!
    Preciso te abraçar, viu?
    <3

    ResponderExcluir
  17. Crianças são tão sinceras que simplesmente não tem como não amar. Elas, em sua inocência, nos mostram que o mundo pode mudar. Acreditar no mundo e nas crianças é o que faz a gente continuar com fé e otimistas ;)

    Viva a Anna Beatriz!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. "O mundo está ao contrário e ninguém reparou", já dizia Nando e eu não poderia concordar mais. Entretanto, admito, que o fato de ele não estar lá tão correto não significa também que está perdido, que coisas boas e maravilhosas - como as demostrações de amor dos nossos pequenos - estejam aniquiladas. O mundo pode até tá errado pra uns, meio torto pra outros, mas pra mim ele continua surpreendente. E é isso que faz a vida ficar bonita de verdade.

    Sabe outra coisa linda que o Nando disse?
    A vida não precisa de juízes - e eu acho que o mundo também não - , a questão é sermos razoáveis ;)


    Ai, Twitter, preciso voltar a te usar rs

    Feliz Ano Novo, Lu <3!

    ResponderExcluir
  19. Ai, amiga. Eu sempre achei que fosse uma pessimista. Mas descobri que sou uma otimista que tenta se disfarçar. Porque eu acredito no mundo, nas pessoas e no lado bom das coisas. E essa é a maior virtude de uma criança. A pureza, a nobreza, o amor. Acho que é por isso que não podemos perder nosso lado criança. Ela é a coisa mais fofa do mundo igualzinha a você. Cheia de amor. Te amo!

    ResponderExcluir
  20. Ah, esse post me fez sorrir!
    As crianças são prova genuína de que ainda existe amor puro no mundo. A gente aprende muito com esses pequenos. Você tem muito a ensinar para esta garotinha, mas, principalmente, ela tem muito a te ensinar também! Feliz 2013, Ana!

    Madi.

    ResponderExcluir
  21. QUE AMOR! É absurda a vontade que eu tenho de abraçar e morder a Anna Beatriz cada vez que você faz um post amorzinho desses.
    Também não acho que o mundo esteja tão errado, apesar do meu estar uma bagunça. Eu ainda tenho fé no mundo, poxa vida.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  22. you know, I it when read that understood, what I want with you podetit'sya information about that is favour help solving algebra problems and it very much needs many. I hope it and useful for you also!

    ResponderExcluir
  23. O mundo pode até estar errado, mas o fato de ainda sermos felizes em um lugar como esse só prova que ainda tem cura, galera mais pessimista, a esperança ainda existe exatamente pra isso!Essa garotinha é tão linda e tão sábia...

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. O mundo pode até estar errado, mas o fato de ainda sermos felizes em um lugar como esse só prova que ainda tem cura, galera mais pessimista, a esperança ainda existe exatamente pra isso!Essa garotinha é tão linda e tão sábia...

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Amei esse texto! Quase chorei e textos assim que tocam mesmo, é só quem pode né Analu! Depois desse post, me inspirei em fazer uma listinha, just for fun, escrevendo razoes porque o mundo tá certo, sim. Até que seria um bom meme, nao? Com fotos inclusive. O que acha? Vou fazer o meu, quem sabe eu poste ou no Tumblr ou no Facebook. Vou nomear de Mil e Uma Pequenas Razoes do Mundo Estar Tao Certo.


    Ok, voltando ao seu texto, eu sei o que voce sentiu, sim, Analu. Tenho 2 irmaos pequenos e tem muitos momentos que eles falam coisas simples assim que mexe com o nosso coracao. Espero que esse sentimento continue fluindo sempre que tiver chance nesse ano que se inicia - aliás, Feliz 2013! - E pode ter certeza, que esse sentimento vale a pena e que se repitir, nunca enjoa.

    Amei realmente o texto! Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Ah, só pra constar... Mil e Umas Pequenas Razoes... Se isso se realizar como meme, é claro que nao é pra escrever Mil e Uma (isso quem quiser), até porque é muita coisa e eu só usei como uma hipérbole (:

    Outro beijo de chocolate, Lu.

    ResponderExcluir