domingo, 27 de janeiro de 2013

Onde o som da música desperta as montanhas

Semana passada, Tary resolveu fazer um post post extremamente poético contando sobre o filme no qual ela gostaria de morar. Acabou que mais meninas resolveram falar sobre o assunto e virou um meme. Eu resolvi que faria também, mas fiquei algumas tardes com o pensamento flutuando, sem chegar a nenhuma conclusão. Em qual filme eu gostaria de morar?

Meu primeiro chute foi Harry Potter. Claro! Queria ser bruxa, voar de vassouras, gritar empolgada na torcida de uma copa de Quadribol e pegar um Expresso para ir ter aulas em Hogwarts. Seria mágico. Então eu comecei a me imaginar naquele castelo enorme e escuro, com monstros escondidos em câmaras e aranhas gigantescas morando na floresta, isso sem contar nas ameaças iminentes de bruxos do mal apontando uma varinha na sua cara e te trucidando com uma única frase que libera luz verde. Amo Harry Potter, mas estou dispensando a moradia.

Pensei, então, no Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Eu falaria francês, tiraria fotos em cabines românticas e minha vida seria verde e vermelha. Eu andaria de bicicleta ouvindo aquela trilha sonora deliciosa e teria um cabelo chanel maravilhoso. Mas estava parecendo um pouco quieto demais morar nesse filme.

Desisti de pensar no assunto e ele despencou sozinho na minha cabeça me trazendo todas as respostas para uma pergunta que, se mais esperta fosse, nem teria perdido meu tempo perguntando. Se meu filme favorito é “A noviça rebelde”, um musical de 3h (sendo que eu não tenho paciência pra filmes longos), onde mais eu deveria morar se não ali, no meio das montanhas austríacas?

znovis

Sim. É em “The Sound of Music” que eu gostaria de morar. Moraria ali porque tudo vira música. Porque as as casas tem escadarias lindas e salões de baile, sem falar nos belos quintais que revelam lagos maravilhosos. Moraria ali porque as pessoas aprendem a cantar em piqueniques no meio das montanhas austríacas. Porque as crianças sempre tem espaço na cama dos adultos em noites de chuva, e porque cantar sobre laços de fita ou bigodes de gato deixam as pessoas com menos medo.

znovis2

Moraria ali porque ali capitães rígidos se revelam verdadeiros lords sentimentais ao se perceberem apaixonados por sorrisos sinceros e músicas graciosas. Porque as danças são poéticas, as flores são brancas, pequenas, brilhantes e parecem sorrir ao se depararem com você pela manhã. Moraria ali porque o amor é simples e porque as pessoas sabem que se amam sem antes precisar tentar se relacionar. Porque elas se pedem em casamento após o primeiro beijo, e tem certeza absoluta do que estão fazendo. Porque cantam uma pra outra que, para merecerem o amor que estão vivendo, certamente fizeram algo de muito bom em sua juventude ou meninice.

znovis3

E eu moraria ali porque apesar de qualquer coisa que venha a dar errado, por mais que os tempos escuros existam e o medo pareça tomar conta, o sol sempre vai aparecer de volta.

E as montanhas sempre hão de despertar com o som da música.

13 comentários:

  1. Fantástico!
    Todas as possibilidades de escolha são excelentes.
    Lindo post.

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu texto e, embora eu provavelmente não descartasse Hogwarts assim tão rápido, acho que eu ia acabar fincando meu pezinho em Nárnia.
    Feitiçaria, campos abertos e florestas extensas, animais mágicos que falam, um Rei Leão cheio de sabedoria e um reino que se estende de praias de areia branca até o limite do lampião, lá nos fundos do misterioso armário que dá pro mundo real de escadarias e salas grandiosas de uma casa cheia de segredos? Tá pra mim. Eu gosto de magia e mistério. Acho que ia me cair bem.
    Adorei, adorei a proposta, as palavras e o seu mundo ideal de filme. Mas Noviça Rebelde pra mim está fora, com os nazistas e tudo .-.
    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  3. Que lugar lindo... Eu escolheria algo parecido. Quando vi "um filme para morar" pensei em alguma época passada, onde a inocência, a confiança faziam-se tão presentes. Esse filme que você escolheu, parecer ser realmente um bom lugar para se viver. Se um dia tu for morar nesse filme, me leva junto? HAUHAUHA Um beijo!

    Diva Pensante (perfil)

    ResponderExcluir
  4. MAS QUE DÚVIDA CRUEL, Ó DEUS, EM QUAL FILME SERÁ QUE ANALU QUERIA MORAR?

    Ah, mas essa eu sabia. Porque eu super te vejo lá, com vestidos dos anos 50, acinturados e rodados, mesmo sendo de pano de cortina. Te vejo lá brincando e correndo pelos campos. E veja bem se esse filme não é bem a sua cara, se lá todo mundo tem pulga na calcinha e até a hora de tomar remédio vira música!

    Independente de ser seu filme favorito, acho lindo você querer morar num clássico, tão cheio de beleza e poesia, coisa que não se vê mais nos filmes de hoje em dia!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Amo esses Filmes antigos ^^ seu blog é muito show, se puder segue o meu tmb ^^
    http://ghislleibr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Belíssima escolha!

    Eu provavelmente ficaria muito tentada à escolher Harry Potter, mas você tem razão, viver em Hogwarts pode não ser tão maravilhoso quanto parece...

    Também amo demais The Sound of Music! ♥ Quando assisti pela primeira ver fiquei totalmente encantada com aquela beleza sensacional!

    É um caso difícil escolher apenas uma resposta, são tanto filmes bons, né? Até agora, mesmo depois de tempos pensando, não faço ideia de onde eu gostaria de morar. Mas, espero que, como você, a resposta ainda apareça, sem muito raciocínio, apenas sinais que amor deixa mesmo!

    Ah, te indiquei pra um meme lá no blog, é uma Campanha de Incentivo à Leitura, super legal de fazer! Espero que goste!

    Beijão! :*

    ResponderExcluir
  7. Chorei para sempre com esse post, principalmente porque Noviça Rebelde é tipo meu segundo-musical-favorito-quase-o-primeiro-por-muito-pouco. Amo esse filme, amo essa paisagem, e só viajei para a Suíça com minha mãe para tentar sentir um pouco desse sentimento de Montanhas Vivas. E sou apaixonada por montanhas, quero morar lá, sempre, para sempre.

    Amei amei amei, amei tudo!
    Também pensei logo de cara em Harry Potter, mas as possibilidades de morte iminente realmente são meio chatas... Embora na Noviça tem o probleminha light do nazismo.

    Bichei pra sempre e queria morar com você lá, e ainda tenho que pensar em que filme moraria...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Amiga, tava em dúvida se sua resposta seria mesmo essa ou Harry Potter, mesmo. Ainda bem que foi uma dúvida plausível, ao menos. E daí eu poderia falar que seu texto foi lindo e inspirador, mas não posso dizer muito mais que isso pq agora vou fazer uma revelação que pode acabar com nossa amizade: nunca assisti A noviça Rebelde. Nunca. Nunquinha. Nem tive a chance.
    Tou só esperando você ver esse comentário e ir lá berrar comigo.

    ps.: pqp, segunda vez que vou publicar algo e tou logada no perfil errado. Tou muito burra hoje, mesmo. Apaga o meu erro?

    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. The hills are alive with the sound of music!
    Amooooooooooo esse filme (e olhe que odeio musical!)
    Bela escolha ;)

    ResponderExcluir
  10. Adoro "A Noviça Rebelde". Ótima escolha, Analu! Gostei muito da forma como você foi, aos poucos, explicando o porquê de ter escolhido este filme e como foi descartando as suas opções anteriores. Acho que se eu fosse morar em um filme, provavelmente seria um musical...qual, eu ainda não sei! Vou pensar e depois posto no meu blog :)

    Beijos e boa semana para você,

    Michas
    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Amiga, eu não posso acreditar que você hesitou! Até eu que não estou na sua pele tinha CERTEZA que essa seria sua escolha, hahaha!

    Eu consigo te enxergar perfeitamente nesse filme. Tirando a falta de internet, né? Porque aí você não poderia me contar as maravilhas e me mandar vídeos das canções recentes. (Taryne viajando na maionese)

    Preciso assistir esse filme de novo! É maravilhoso, mas é foda reservar 3 horas do seu dia pra ele. Igual o My Fair Lady, que também é um musical de 3 horas, sou apaixonada por ele, mas só consegui ver uma vez =/ Quero um viratempo! (sempre acabamos voltando pra HP).

    Beijos, te amo <3

    ResponderExcluir
  12. Ótima escolha de filme, parece ser bem alto astral.
    Boa semana!

    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  13. Em matéria de filmes clássicos eu fico devendo bastante. Assisti poucos e esses poucos não me encantaram em quase nada. Mas esse que você escolheu pra morar me pareceu bem aconchegante! Mesmo não tendo assistido, gostei do que você escreveu - e pelo o que conheço de você através do blog, super combina você morar em um filme tão gracinha!
    Beijo!

    ResponderExcluir